terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CÂMARA DE SENHOR DO BONFIM APROVA PROJETOS NA RETA FINAL DA GESTÃO

Na reta final dos trabalhos do Legislativo do ano de 2012, a Câmara Municipal, que entra em recesso sexta-feira dia 14 de Dezembro, acelera aprovação de projetos em pauta, confira:

Aprovado projeto de lei do executivo que enquadra profissionais de educação de Senhor do Bonfim

Foi aprovado o projeto de lei do executivo de Nº 02/2012, que altera a lei municipal de Nº 1.039/2007, com a redação que lhe foi dada pela lei municipal de Nº 1.239/2011.

Art. 3º- Fica criada a progressão horizontal por antiguidade, que é a passagem do servidor de uma calasse para a imediatamente seguinte, dentro do nível, a cada três anos de efetivo exercício profissional, mediante requerimento do servidor interessado, com percentual de 4% a cada três anos, beneficio esse que terá sua vigência contada a partir da data de posse de cada servidor.

Cândido Martins homenageado com nome de praça

Foi aprovado o projeto de lei do executivo de Nº 032/2012, que modifica o nome da Rua Manoel Vitorino para praça Candido Augusto de Freitas Martins.

Praça do Jel na Olaria

Foi aprovado o projeto de Lei de Nº 33/2012, do Executivo, que passa denominar a Praça do Jel (JEOVANI DOS SANTOS) a praça existente, próximo a igreja católica de Santa Luzia, no bairro da Olaria, na sede do Município.

Município doa área de terra para UNIVASF

Foi aprovado o projeto de lei de Nº 042/2012, do executivo, que autoriza o município a doar à UNIVASF, uma área de terra pública, para ampliação de suas instalações. O terreno doado foi em uma área de 756,35M2,(Setecentos e cinqüenta e seis metros quadrados e trinta e cinco centímetros).

TITULO DE CIDADANIA

Projetos de decreto do Legislativo

Projeto de Lei de Nº 01/2012, de autoria do Vereador Carlos do Tijuaçu, que concede o Titulo de Cidadão Bonfinense ao Senhor do Bonfim ao Senhor Rildo Oliveira Fagundes;

Projeto de Lei de Nº02/2012, de autoria do Vereador Carlos de Tijuaçu,que concede o titulo de cidadão Bonfinense ao Senhor Cosme Monteiro da Silva;

Projeto de Lei de Nº03/2012,de autoria do Vereador Gerivaldo Ribeiro Sampaio que concede o titulo de cidadão Bonfinense ao Senhor Eladio Monteiro de Souza;

Projeto de Lei de Nº04/2012, de autoria do Vereador Gustavo Miranda que concede o titulo de cidadão Bonfinense ao Senhor Marcos Carvalho;

Projeto de Lei de Nº05/2012, de autoria do Vereador Gustavo Miranda que concede o titulo de cidadão Bonfinense ao Senhor Luis Carlos Antunes;

Projeto de Lei de Nº06/2012, de autoria do Vereador Ivan Barbosa que concede o titulo de cidadão Bonfinense ao Senhor Walter Palmeiras Costa;

O Titulo de cidadão Bonfinense será entregue na sessão solene na próxima terça-feira, dia 17, às 19 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

ASCOM CÂMARA

RESULTADO DO 1º FESTIVAL DE MÚSICAS INFANTIS, REALIZADO PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB CAMPUS VII


Está de parabéns a organização da primeira Feira de brinquedos e Festival de músicas infantis realizados nos dias 06,07 e 08 do corrente mês no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim. Onde tivemos como finalistas do Festival os artistas Dalmo Funchal da cidade de Campo Formoso, em 1º lugar, em 2º lugar Eva Júlia e Samuel Ribeiro (irmão de Eva Júlia) em 3º lugar ambos de Senhor do Bonfim. A noite de sábado nos lembrou os grandes festivais onde tivemos bons concorrentes, torcida organizada e verdadeiros talentos. A festa foi um brilho só, muito bem dirigido pelo jovem Pedro Paulo
(Peu) mestre de cerimônias e coordenada pela Prof.ª Beatriz (Uneb) e pelo nosso baluarte da comunicação bonfinense Tito Rocha. A todos nossos parabéns e que venham outros festivais...

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL DE ITIÚBA PRENDE LADRÃO DE MOTO DE PONTO NOVO



Uma equipe de Policiais Militar e Civis do Município de Itiúba, sob o comando do Delegado de Polícia Dr. Claudio Gomes e Sargento PM Celso Pereira, após receberem informações que um veículo tipo BROS cor preta e prata, placa policial JST 3233, licença de Senhor do Bonfim, teria sido furtada no vizinho Município de Ponto Novo e que possivelmente o transgressor da Lei se deslocou para o Município de Itiúba.
Diligências policiais foram efetuadas pela Policia Militar, conseguindo êxito na localização do individuo identificado por VAGNE MENDES DA SILVA, o qual estava em poder do veículo furtado no Povoado de Camandaroba, sem portar documentos pessoais e alusivos ao referido veículo. 


O Meliante foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Itiúba, sendo apresentado a Autoridade Policial do Município, que após o seu conhecimento Jurídico determinou a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito em desfavor de VAGNE MENDES DA SILVA, por prática de crime de furto, encontrando-se preso na cadeia pública do complexo policial de Itiúba, à disposição da Justiça Criminal da Comarca.
O Veículo encontra-se no Pátio da DEPOL de Itiúba, para as providências cabíveis e entrega ao seu legítimo proprietário. Levantamento efetuado pelo Setor de Investigação o flagranteado possui passagens na Polícia de Ponto Novo e Caldeirão Grande por práticas de Atos Ilícitos.  

Polícia de Itiúba

MOTO ROUBADA EM FEIRA DE SANTANA FOI RECUPERADA EM ANDORINHA


Por volta das 18h00min dessa terça-feira, 11/12/2012, a guarnição do 2° Pelotão de Andorinha, ao fazer abordagem rotineira em veículos, e ao averiguarem uma moto Honda Biz 125, cor cinza, ano 2009, placa JSC 7052, foi constatado através de pesquisa no sistema do "INFOSEG" que a referida moto havia sido roubada em Feira de Santana, e que tinha sido registrado boletim de ocorrência n° 008688 na delegacia daquela cidade, pela pessoa MARIA JOSÉ SANTANA.

POLÍCIA CIVIL DE BONFIM COLOCA MAIS UM ESTUPRADOR ATRÁS DAS GRADES



Quando retornava de uma festa na localidade de Vila Peixe, a jovem, que aqui chamaremos de “LN”, quando já próximo de sua casa, em um campo de futebol, que fica próximo a sua casa, na localidade da Fazenda Salgado, zona rural de Andorinha, a jovem LN, foi atacada por dois elementos em uma moto de cor vermelha, e o carona da moto desceu retirando o capacete ficando apenas com uma máscara de cor preta no rosto, e arrastou a jovem para um matagal, que fica às margens da estrada vicinal, e de forma violenta o individuo derrubou a jovem ao chão e rasgando suas roupas, houve resistência da parte da moça que conseguiu correr, mas logo foi alcançada, e novamente derrubada ao chão, quando o estuprador passou a abusar sexualmente de LN.
Com muita luta a jovem ainda conseguiu tirar a máscara e reconhecer o seu abusador, identificando como LUIS FERNANDO BATISTA DE SOUZA, 23 anos, que reside na cidade de Andorinha, e que segundo informações Fernando havia roubado a moto do namorado da vitima, nos últimos dias.
Além de Fernando, o condutor da moto que não foi reconhecido, também abusou da jovem.

Ao tomar conhecimento do acorrido na madrugada de segunda-feira dia 10, a polícia iniciou as investigações, quando foi localizado, o Fernando, na cidade de Andorinha, e autuado por Dr. Edilzo Santana, sendo conduzido à Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, onde permanece a disposição da Justiça Criminal, desta comarca.

Em uma breve conversa com Fernando, nosso blog, ouviu do mesmo, “eu nem conheço essa mulher, e no dia do ocorrido, eu estava em casa com minha mulher”, disse o suspeita que disse desconhecer porque está sendo preso.

Maravilha Notícias

OPERAÇÃO DO MP, SEFAZ, IBAMETRO E ANP DETECTA IRREGULARIDADES EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM BONFIM E REGIÃO


Quase metade das bombas de 18 postos de combustíveis instalados nas cidades de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Antônio Gonçalves e Campo Formoso foram reprovadas em vistorias realizadas pelo Ministério Público estadual, em parceria com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), e Agência Nacional do Petróleo (ANP). A força-tarefa, que conduziu a fiscalização nos dias 27 e 28 de novembro, teve à frente, representando o MP, os promotores de Justiça de Senhor do Bonfim, Gilber Santos de Oliveira e Ítala da Silva Carvalho Luz, e o promotor de Justiça de Campo Formoso André Fetal, contando ainda com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Em um posto de combustíveis, no município de Jaguarari, os dois responsáveis pelo estabelecimento foram presos em flagrante por comercializar óleo diesel em quantidade inferior à registrada nas bombas. Em Senhor do Bonfim, um posto foi interditado por comercializar gasolina com quantidade de etanol acima da proporção permitida e o responsável pelo estabelecimento somente escapou da prisão em flagrante por não ter sido encontrado, informou Gilber Oliveira. 

A Sefaz detectou nos computadores de diversos estabelecimentos a utilização de programas ou impressoras não autorizados. Dos 18 postos de combustíveis, 12 estavam em débito com a Taxa de Exercício do Poder de Polícia (Feapsol). A operação foi deflagrada com base em um procedimento administrativo preliminar conjunto, instaurado pelas 1ª e 4ª Promotorias de Justiça de Senhor do Bonfim.

No dia 11 de dezembro, as associações nacionais representativas dos membros do Ministério Público, Brasileiro lançaram a campanha nacional “Brasil contra a IMPUNIDADE”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da temerária Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, também chamada de “PEC da Impunidade”, onde a proposta confere poderes investigativos exclusivos às polícias, Civil e Federal na seara criminal, inviabilizando a atuação de outros órgãos do Estado, como o Ministério Público.

Maravilha Notícias
ASCOM Ministério Público

MISSA DE 7º DIA DE SILVÂNIA DIAS



A família de Silvânia Dias da Silva, ainda consternada com seu falecimento  comunica a todos os Parentes e amigos que a missa  de 7º me sufrágio de sua alma será realizada na próxima sexta-feira  dia 14/12/2012 na catedral diocesana de Senhor do Bonfim, às 19h30min.
Desde já a família enlutada agradece a todos que foram solidários nesse momento de dor.

BRASILEIRO PEDE MAIS RECURSOS PARA A DEFENSORIA PÚBLICA EM 2013

O deputado Carlos Brasileiro (PT) apresentou indicações para que o Governo do Estado proceda suplementação orçamentária em prol da Defensoria Pública do Estado da Bahia. A complementação proposta é da ordem de R$30 milhões, no Orçamento de 2013. O parlamentar lembra que a Defensoria se encontra em fase de ampliação estrutural, inclusive com aprovados em concurso público aguardando convocação para ser nomeados, o que ainda não ocorreu por insuficiência de recursos.
O deputado lembrou que a maioria dos municípios ainda não dispõe de defensores públicos em suas comarcas, o que impossibilita a adequada prestação jurisdicional a centenas de milhares de cidadãos baianos. “É necessária, portanto, a estruturação das sedes da Defensoria em cada município que seja orfão da instituição, inclusive através do aporte de recursos para as despesas com pessoal e custeio, garantindo, dessa forma, as condições mínimas para um atendimento adequado à população carente”, justificou Brasileiro.
A Defensoria garante aos seus assistidos a representação perante a Justiça, por meio dos defensores públicos, que, conforme o caso, podem propor ações, acionar acusados, fazer defesas, atuar junto às unidades prisionais e ao consumidor, dar orientações, fazer acordos, conciliações e termos de conduta, entre outras medidas. A Defensoria pode ainda prestar serviços de assistência jurídica às associações de bairro e organizações, desde que estas comprovem não terem condições de pagar as despesas do processo, propondo ações civis públicas.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileir

DIPLOMADOS PREFEITOS, VEREADORES E SUPLENTES DE BONFIM E ANDORINHA



Presidida pelo Exmo. Juiz eleitoral da 45º Zona eleitoral de Bonfim e Andorinha, Dr. Antonio Gomes de Oliveira Neto, às 10h20min, dessa terça-feira, foi iniciada a solenidade de diplomação dos políticos eleitos no último dia 07 de outubro de 2012, data do pleito eleitoral municipal.

Estiveram compondo a Mesa, Dr. Antonio Gomes - Juiz Eleitoral, Drª. Ítala Suzana - Promotora eleitoral, Ten. Cel. Anselmo Bispo - Comandante 6º BPM, Inspetor Cayres - PRF, Dr. Aurelio Soares - Vice-prefeito de Senhor do Bonfim.

Pelo município de Senhor do Bonfim foram diplomados:


Prefeito – Dr. Correia
Vice-prefeito – Renato Almeida

VEREADORES


Mario Jambeiro, Lúcia Cerqueira, Rê do Sindicato, Chocolate, Helson de Carvalho, Laércio Muniz, Dr. Jorginho, Tavinho, Ivan Barbosa, Biro-Biro, Gerivaldo Sampaio, Adelson Bahia e Gilberto Pires.

Pelo município de Andorinha foram diplomados:


Prefeito – Zé Branco
Vice-prefeita – Dorineide

VEREADORES


Marinaldo, Renato Brandão, José Vitor, Manoel Amorim, Cantídio Barbosa, Nilton de Oliveira, Ailton, Gilberto Passos e José Nilton.

SUPLENTES DE BONFIM E ANDORINHA

Damaso Rocha, Carlos de Tijuaçu, Andreilton, Juviniano, Agnaldo, Edinho, Santilha, Anselmo, José Albino e Lucinete Antunes.

O salão Do Júri ficou repleto de correligionários, familiares dos diplomados, que aplaudia a cada nome chamado pelo Juiz.


O Juiz Dr. Antonio Gomes, disse “Muito feliz, consciência tranqüila, dever cumprido, entrego a sociedade aqueles que ela (sociedade), quis para governar seus municípios pelos quatro anos, a nossa parte, a Justiça Eleitoral cumpriu a sua função coordenando e conduzindo todo o pleito, e entregando na democracia aquilo que a própria sociedade decidiu”.


Dr. Correia além de ser convidado para fazer o uso da palavra, em nome de todos os diplomados, disse a nossa equipe, “É um sentimento de grande responsabilidade de orgulho, por essa situação que o povo me fez, e espero que Deus nos ilumine o suficiente para que nós possamos corresponder às expectativas do povo, que está muito carente”.


O vereador Chocolate relatou ao blog Maravilha Notícias, sua emoção de estar sendo diplomado, mesmo depois de uma longa e dura batalha, nas campanhas, e ainda o enfrentamento de um processo, q     eu tentou evitar a diplomação do vereador.
“Essa emoção de estar sendo diplomado vereador, primeiramente quero agradecer a Deus, às pessoas que votaram e votaram limpo, votaram honestamente, sem ser comprada, votaram de livre e espontânea vontade sem dever nada e sem ser compradas, vamos fazer de tudo para justificar esse voto, a responsabilidade é muito grande, mas vamos fazer de tudo mesmo para trabalhar e mostrar ao povo de Senhor do Bonfim, que uma pessoa que vem de baixo pode fazer um trabalho brilhante nessa cidade”, concluiu Chocolate.


O Prefeito diplomado de andorinha, Zé Branco, agradeceu a Justiça Eleitoral, em nome do Dr. Antonio, pelo belo trabalho, e acrescentou, “quero dizer que a partir de hoje já esta começando realmente, para aqueles que não acreditavam que Zé Branco, não iria receber o diploma, que não iria tomar posse, eu acho que hoje dá pra calar a boca de muita gente, e que eles não terão mais o que falar, agora é só rezar e fazer um bom trabalho pelo nosso povo, que é realmente o que o povo de Andorinha está precisando”, finalizou Zé Branco.


Marinaldo, o vereador maios votado pelo município de Andorinha falou que, não somente atenderá as pessoas que lhe confiaram a maior votação em Andorinha, mas, que em parceria com Zé Branco e Dorineide irá fazer uma boa administração, e irá tratar o povo de Andorinha como de fato ele merece.
Marinaldo acrescentou que em um acordo, decidiu que o vereador José Vitor, poderá ser o presidente da Câmara, e que ele se contentará em ser vice-presidente.

Maravilha Notícias

GERÊNCIA DE ESPORTES CONVOCA EDUCADORES À APRESENTAR CALENDÁRIOS


A Gerência de Esportes e Gerência de Futebol solicitam as entidades esportivas de Senhor do Bonfim que ainda não entregaram seus calendários para serem acrescentados no calendário municipal 2013, que deverão entregar estas informações até sexta-feira dia 13 de dezembro.

As informações deverão ser entregues no setor de esportes na Secretaria de Educação ou na Gerencia de Futebol no Estádio Pedro Amorim, vale ressalta rque estão dependendo destas informações para a conclusão do calendário.

Maiores informações com Longuinho ou Pedro Neto pelos telefones 3541 9736, 9117 0858 e 9142 0068.

Contamos coma a colaboração de todos.

Atenciosamente,

José Alberto Longuinho
Coordenador de Esportes

Pedro José de Souza Neto
Gerente de Futebo

EX - ADMINISTRADOR DO HOSPITAL D. ANTONIO MONTEIRO CONCORDA EMPARTES COM O CAOS NA SAÚDE DE BONFIM

O CAOS NA SAÚDE EM BONFIM - VERDADES

Prezado jornalista,

A despeito das considerações e justas indignações sobre a saúde em Senhor do Bonfim, eu, na condição de consultor da Prefeitura com início em 01.01.2012 e de Diretor Administrativo no Hospital D. Antonio Monteiro – HDAM , com início em 06.05.2012, ambos com término em 31 de outubro do ano corrente, passo a informar o que se segue:


01 - Do Sistema de Saúde Nacional

O sistema de saúde nacional, na sua essência e na personificação do SUS, é hoje o de maior amplitude no mundo dentro do pressuposto constitucional de que a saúde é uma obrigação do estado e um direito do cidadão. Desta forma louvemos a concepção e filosofia do sistema, malgrado a sua aplicação.

02 - Da aplicação do Sistema de Saúde

O sistema de saúde, antes centralizado, foi liberado aos municípios que se enquadram na legislação, podendo estes fazerem a administração direta dos recursos da saúde originários da União, o que chamamos de GESTÃO PLENA, havendo ai as transferências de recursos sem que estes não tenham pouso e, ou, ingerência do Estado nas suas aplicações, como é o caso de Senhor do Bonfim. Para os municípios que não alcançaram a gestão plena, os recursos com origem na união, pagam antes pedágio na secretaria de saúde do estado.

03 - Das obrigações dos Entes Federados

Na concepção do SUS, estão definidas as obrigações dos entes federados, estando os municípios vinculados aos atendimentos de baixa e média complexidade e o estado e união com os atendimentos de média e alta complexidade. Este, hoje, um problema real a ser encarado já que as demandas judiciais feitas pela população caem, sempre, no colo do município. É necessário que a Secretaria de Saúde esteja em constante alerta para defender-se de obrigações que não são suas.

04 - Da Regionalização do Estado

O Estado da Bahia foi regionalizado em macro e micro-regiões, no caso Senhor do Bonfim ficou como sede de microrregião do piemonte norte do itapicuru e Juazeiro com sede de macrorregião, o que lhe confere receber maiores e melhores recursos por parte do Estado e da União - recursos financeiros e materiais. Esta é uma lógica que mostra-se errada, pois obriga aos municípios de todas a micro regiões a transferirem seus pacientes de maior complexidade para os centros de macro - Juazeiro, Salvador etc.), razão pela qual ficamos a mercê de ambulâncias e pessoal técnico especializado para as transferências, distorcendo os serviços do SAMU local.

05 - Dos Serviços de Saúde de Senhor do Bonfim

Os serviços de saúde existentes em Senhor do Bonfim estão divididos entre aqueles de obrigação direta do município ( Centros de Saúde ) e aqueles feitos de forma tripartite, envolvendo o financiamento de todos os entes federados. Neste ponto identificamos os PSFs, ACS, SAMU, CAPS etc., serviços em que o município recebe incentivos do estado e da união e fica com os encargos de gestão e complementação dos dispêndios necessários ao cumprimento das ações de acordo com os convênios assinados.

06 - Da Dinâmica dos Serviços

Os serviços de saúde, individualmente, tem dinâmica própria cabendo ao município gestor fazer a interligação deles, dando-lhe metas e objetivos que se integrem e se interajam formando um todo. Esta seria uma forma correta de trabalho, no entanto, a penetração da política na distribuição de cargos de coordenação, além das ingerências nas admissões desnecessárias ou impróprias, desvirtuam os objetivos da área e os desqualificam.

07 - Do Orçamento da Saúde

O orçamento da saúde é composto de verbas próprias dos municípios - 25% das receitas próprias - e verbas de transferência do estado e da união. No presente momento os recursos mensais estão numa média mensal de R$ 1.200.000,00 ( hum milhão e duzentos mil reais ) que servem para o pagamento de todos serviços, estando ai a Clinefro com R$ 400.000,00 ( quatrocentos mil reais ), o Hospital com R$ 435.000,00 ( quatrocentos e trinta e cinco mil reais ), o SAMU com R$ 220.000,00 ( duzentos e vinte mil reais ) e o troco para pagamento de endemias, administração, marcação de consulta, centros de saúde, odontologia, PSFs, ACS, transportes, combustíveis etc.
Como se nota, os recursos são poucos para a gama de serviços não havendo verbas suficientes para o pagamento da mão-de-obra médica de PSFs, SAMU, Centros de Saúde e Consulta e Serviços Especializados.
Além da insuficiência dos recursos, existem ainda os atrasos de repasses financeiros por parte do Estado e União, que tornam mais difícil a gestão operacional dos serviços de saúde, pois todos querem receber o que lhes é de direito no quantum e no tempo exato. Neste ponto verificamos que quem recebe a carga de insatisfação é o município, pois é dele a responsabilidade de administrar.

08 - Do Repasse de Recursos.

Além de não receber do Estado e União investimentos de materiais e equipamentos para serviços hospitalares de maiores complexidades, a diferença do montante repassado para o município sede de micro e para o município sede de macro, como é o caso de Senhor do Bonfim e Juazeiro, mais precisamente nas transferências de PMAQ - procedimentos de media e alta complexidade - identificamos que enquanto Senhor do Bonfim recebe R$ 600.000,00 ( seiscentos mil reais ), Juazeiro recebe R$ 3.200.000,00 ( três milhões e duzentos mil reais ). Como visto, há uma diferença incrível nos valores, o que define Senhor do Bonfim como mero transferidor de pacientes.

09 - Do Hospital D. Antonio Monteiro

Como já dito em outros momentos, o hospital é uma entidade que deveria estar capacitada a atender aos serviços emergenciais para o equilíbrio do paciente, resolvendo aqui o que lhe fosse possível e necessário, alem de cirurgias que o hospital e médicos estivessem em condições de execução. Infelizmente o nosso hospital precisa URGENTEMENTE, reformar o seu centro cirúrgico, ter material suficiente para a operacionalização dos trabalhos e profissionais médicos em quantidade e qualidade ( especializações ), suficientes para o atendimento da população da nossa cidade e microrregião. Diga-se aqui que os projetos de reforma do Centro Cirúrgico e Emergências, estão prontos necessitando do repasse da Prefeitura das verbas, fruto das vendas dos lotes no Parque da Cidade, então acordado com o Prefeito.
Identificado o repasse da produção do hospital, hoje, de R$ 435.000,00 diferente da arrecadação do hospital em 2010 que alcançava a média de R$ 540.000,00 ( quinhentos e quarenta mil reais ), concretamente podemos dizer que aquela entidade não tem como cumprir o seu papel já que gasta R$ 410.000,00 só com as folhas de médico e empregados ( líquidas ), não havendo recursos para os recolhimentos de previdência, FGTS e IRRF, haja vista a necessidade da compra de materiais médicos, limpeza, lavagem de roupas, alimentação, etc..

10 - Conclusão dos Itens Acima

Reconhecidamente temos, hoje, serviços que não funcionam e que, não se integram e não cumprem os seus objetivos. Não há como conceber melhorias sem um melhor volume de recursos e equipamentos. Desta forma, só nos resta priorizar os atos da saúde subordinando-os às carências mais prementes da população. Assim, convêm fazer uma análise ampla de cada serviço, abordando o seu custo/benefício. Se na abordagem se verificar que os PSFs. não cumprem o seu papel, postos haverão que fechar ou, de outra forma, se os serviços hospitalares, ainda que com incremento de novos recursos, não satisfizerem à população, que se mecha nos serviços restringindo-os, não obstante devamos atentar para a legislação que compatibiliza o serviço hospitalar com a GESTÃO PLENA DO SUS.
Num contexto, que acredito improvável, a redução de serviços do hospital implicará no corte de cirurgias eletivas, transformando o hospital em um estabelecimento de saúde para emergências, sob o contexto do equilíbrio paciente, assim como numa casa de partos. O que acho, insisto, não seria bem visto como solução por ninguém.
Em observação rápida, a título de conhecimento geral, chamo a atenção para o leilão de mão-de-obra médica, feito por nossos municípios vizinhos que valorizam mais o profissional médico, seja pelo aspecto de maior pagamento ou redução de horas trabalhadas nos PSFs. Esta atitude implica em transtornos nos serviços do SAMU, PSF e Hospital. Por outro lado, os atrasos de pagamento redundaram na opção médica de não aceitarem os serviços do SAMU e PSF, além da falta de especialidades no hospital ( pediatria ).

11 - Caos na Saúde

A bem da verdade, quando falamos de má qualidade nos serviços de saúde, não estamos a falar, somente, da cidade de Senhor do Bonfim, mas de todo o Brasil, conforme reportagens feitas pelas empresas de televisão. No caso de Bonfim, receio que o pós eleição tenha refletido de forma negativa na área, ao serem demitidos e, ou, transferidos vários servidores, inclusive a pessoa do próprio Secretario que foi exonerado, quebrando a espinha dorsal de corpo que, apesar dos problemas vinha funcionando. A nomeação do atual Secretario que administra a secretaria juntamente e só com suas filhas, demarcam uma estratégia que visou somente o corte feito pelo antagonismo da visão política, transformando a saúde, na nossa terra, em uma gestão, embora transitória, mas de forma que se aproxima da GESTÃO TEMERÁRIA.
Se no início do ano promovemos a despolitização de vários setores da saúde, o Sr. Prefeito re-configurou o setor, retornando aos momentos mais desprezíveis da ingerência política num setor eminentemente técnico.

12 – Da Relação Sindicato e Hospital Regional

Aproveitando o ensejo, refuto aqui e com total veemência, os escritos efetuados pelo Sindisaúde que, na falta de uma melhor atenção aos seus filiados resolvem atacar as administrações que pelo hospital passaram, e o fazem de forma IGNORANTE, não conhecem, na verdade, o dia a dia do hospital, além de outros atos como sejam:
A - Iniciamos pelo simples fato de, por muitos anos, identificarem a pessoa de Mara Lisboa, como representante sindical e, por tal, teria a estabilidade provisória não podendo ser demitida.

B – Nunca vi nenhum documento de filiação dos empregados, no entanto é descontada a parte do sindicato, como filiados fossem.

C – O Hospital perdeu o seu Alvará de funcionamento a muitos anos, no entanto não se vê nenhuma ação do sindicato neste sentido.

D – Não existe pressão sobre qualquer pessoa, existiu sim, na minha gestão e de Patrícia Viana – enfermeira-chefe - , cobrança de trabalhos nunca feitos ou feitos de forma inadequada. Travamos luta contra o mau atendimento à população e dispomos os enfermeiros em escala que trabalhem em conformidade com as necessidades do hospital. A entidade não pode ser vista como BICO, priorizando sempre o outro emprego. Sim, é normal os técnicos e enfermeiros terem 2 ( dois ) empregos, o que não pode é valorizar um, em detrimento do outro.

E – A carga horária de técnicos e enfermeiros é de 36 horas semanais e o pagamento é feito em cima de salários mensais e não de hora trabalhada. Em sendo assim, nos meses de 30 e 31 dias, teríamos variação de horas para todos os trabalhadores, nisto, volto a insistir, é IGNORANCIA LEGISLATIVA.

F – Repetindo a mesma IGNORANCIA LEGISLATIVA, identifico que pelo decorrer do tempo de INTERVENÇÃO da Prefeitura no hospital, os funcionários desta entidade já estão cobertos pelo guarda-chuva da Prefeitura, esta na condição de segundo responsável, e que poderá ser indicada como responsável direta em qualquer demanda judicial de qualquer empregado.

Assim sendo e na melhor forma de explicação que preconizo, para a população, despeço-me com a cordialidade e o respeito que o povo de Senhor do Bonfim merece.


Salvador(Ba), 11 de dezembro de 2012

ALERTA AOS TRABALHADORES DO HOSPITAL DOM ANTONIO MONTEIRO E A POPULAÇÃO BONFINENSE!

Foto: Maravilha Notícias - última paralisação do HR
DEFLAGRADO A PARALISAÇÃO DO HOSPITAL DOM ANTONIO MONTEIRO PARA O DIA 18/12/2012.
O CORPO DE TRABALHADORES DECIDIU PARALISAR SUAS ATIVIDADES, NESTA TERÇA-FEIRA DIA 18/12/2012.

1- Pagamento do retroativo do reajuste salarial da categoria que não foi repassado desde maio de 2011/2012 e 2012/2013. Quando do fechamento das Convenções Coletiva de Trabalho (CCT).

2- Pagamento do 13º salário como prevê a legislação trabalhista. Até o momento não foi pago nem a 1ª Parcela.

3- Fim do desrespeito aos trabalhadores que chega perto do assédio moral.

4- Melhor condição de vida e trabalho para os funcionários com um atendimento digno à população bonfinense e da região.

5- Respeito à Escala com a carga horária de acordo a convenção, se são 12 plantões, porque coloca 13 exigindo que o trabalhador faça os 13 plantões?

6- Credi-Bonfim- Desconta do contra cheque e não repassado

7- Convênios com a empresa de gás, também é descontado não repassado

8- Desconta mensalidade sindical, taxa assistencial, Imposto sindical, tudo Isto é descontado e não repassado.

9- INSS são descontados dos trabalhadores e não é repassado para quem é de direito.

10- O FGTS, que desde 2002, não é depositado.

ANTONIO RAIMUNDO T. CARVALHO

DEPOIS DO CAOS NA SAÚDE AGORA É COLETA DE LIXO DEIXA A DESEJAR EM SENHOR DO BONFIM



A cidade amanheceu com os lixos colocados no dia de ontem nas portas das lojas no centro de Senhor do Bonfim, e até o momento ainda não foi solucionado.

Nossa reportagem esteve conversando com o senhor Joelson, responsável pela empresa SEDIC, que tem seu escritório no município de Campo Formoso, e fomos informados que a empresa conta hoje com um quadro de 25 homens, 4 carros coletores, e 2 caçambas.

Porém um detalhe chamou a atenção da sociedade bonfinense na manhã dessa terça-feira, quando a notícia que os lixos amanheceram como adormeceram, diante dessa informação procuramos o senhor Joelson, e fomos informados que dois dos quatro carros coletores serão transferidos para a cidade de Itabuna, restando apenas dois em Senhor do Bonfim, e que para surpresa de todos, um dos dois que restou em Bonfim quebrou na noite passada.

Como medida paliativa, a empresa contratou mais uma caçamba, totalizando 3 veículos que farão a coleta aos moldes antigos, onde funcionários arremessam os saco, no alto do carro.

Enfim a empresa que faz a coleta de lixo dispõe apenas de um caminhão hoje, e três caçambas.

Maravilha Notícias

O GOVERNO CUIDANDO DE NOSSA GENTE CORRIGIRÁ PROBLEMAS DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE SENHOR DO BONFIM


Demonstrando que deseja encerrar o seu mandato de forma digna e responsável, o Prefeito Paulo Machado assinou nesta segunda-feira (10) em seu gabinete, ordem de serviço para que a empresa PETRA SERVIÇOS AMBIENTAIS E ENGENHARIA LTDA., inicie ainda esta semana a pavimentação asfáltica nos seguintes logradouros: Avenida Salvador, Praça Nova/ Salustiano Figueredo, Cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Rua Julio Silva, Rua Floriano Peixoto (Rua da Decalk), Cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Av Dois de Julho, Cruzamento da Avenida ACM com a Av Agricultura e Cruzamento da Rua João Rodrigues com a Av. Visconde do Rio Branco, na sede do município de Senhor do Bonfim/Ba. Também foi assinado Contrato conforme Edital Convite 012/2012, Processo Administrativo nº 0142/12, proposta de preços da contratada e Contrato de Empreitada nº 1286/2012, firmado entre a empresa e o Município de Senhor do Bonfim-Ba, em 30 de novembro de 2012. A empresa foi representada no ato pelo Sr. CARLOS AUGUSTO MACHADO JUNIOR, estando as obras orçadas em R$ 139.750,38 (cento e trinta e nove mil, setecentos e cinqüenta reais e trinta e oito centavos.

ASCOM BONFIM