quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BIRO-BIRO LAMENTOU A CONDENAÇÃO DE BRASILEIRO QUE FOI REPROVADO NA NOITE DESSA QUINTA-FEIRA


Biro-Biro, lamentou o ocorrido na noite dessa quinta-feira, onde alegou, que Senhor do Bonfim perde com a Inelegibilidade de Carlos Brasileiro, um homem que cresceu muito nos últimos anos na política baiana.

O presidente também argumentou a forma como foi feita a votação nesse momento, em que Bonfim deveria estar dando passos para a frente, mas acaba de dar grandes passos para trás.


LUCIA VOTOU A FAVOR DO TCM, E CARLOS BRASILEIRO ESTÁ INELEGÍVEL

Foto: Maravilha Notícias

Era grande a expectativa sobre o voto da vereadora Lucia Cerqueira onde muitos achavam que ela estaria indecisa, mas mostrando firmeza em suas palavras, votou a favor do parecer do TCM.

Dessa forma se Brasileiro precisava de no minimo sete votos, agora a situação complica para Brasileiro, pois, quatro votos foram a favoráveis, a rejeição das contas do executivo 2001.

Em Seguida ao Voto de Lucia Cerqueira, o vereador Tavinho, votou contra o TCM, isentando Brasileiro.

Maravilha Notícias

LAÉRCIO TAMBÉM VOTA A FAVOR DO TCM E CONDENA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias

Laércio Muniz, recordou as aprovações de ex-prefeitos já falecidos, tais como: Zé Leite, Jonas Costa e Cândido Augusto, que tiveram suas contas aprovadas.

O Vereador disse que os Vereadores, Carlos de Tijuaçu e Ivan Barbos, terão emprego garantidos pelo Governador, como advogados.

O presidente da Câmara foi ovacionado, por Laércio  que parabenizou Biro-Biro, que em seu primeiro mandado como vereador, teve suas contas aprovadas sem ressalvas.

Com a frase "pelo bem de Bonfim, pleo bem da Bahia, eu voto a favor do TCM", assim Laércio Muniz condena Brasileiro.

Maravilha Notícias


VEREADOR IVAN BARBOSA É CONTRA PARECER DO TCM E ISENTA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias

Nesse momento o Vereador Ivan Barbosa, está analisando tecnicamente, e acompanhado de um dicionário, compara termos utilizados pelos técnicos do TCM.

Quanto a locações de carros, Ivan, justifica que os carros precisam de combustíveis, e comparou as contas de Entre Rios, onde somente de combustíveis foram investidos cerca de R$ 800.000,00, e lá as contas foram aprovadas.

Passagens, sendo feita pela empresa São Luiz, não havia possibilidade de destingir médicos de pacientes, alega Ivan que não houve irregularidades.

Ivan disse que o relator do TCM, é reconhecido como "Caçador", de prefeitos do PT.

Alegsndo que nunca viu algo que pudesse macular a imagem de Carlos Brasileiro, o vereador Ivan Inocentou o ex-prefeito, Carlos Brasileiro, e votou contra o parecer do TCM.

Maravilha Notícias.

HELSON VOTA A FAVOR DO TCM E CONDENA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias

Helson de Carvalho, fez duras críticas contra a administração do ex-prefeito, Carlos Brasileiro, inclusive alegando de erros em repasses de INSS, desvios de FNDEF, que segundo o vereador foram desviados.

Citando trechos do parecer do TCM, Helson argumentou várias outras irregularidades, e citou uma multa em 2002, e que até hoje nunca foi recolhida aos cofres públicos.

Alegando estar julgando um parecer técnico, Helson de Carvalho, votou a favor do parecer do TCM, e condenou Brasileiro.

PM DENTRO DO SALÃO, ÂNIMOS ESQUENTAM NO SALÃO DA CÂMARA

Foto: Maravilha Notícias

PM ´acionada mais uma vez e agora encontra-se no salão nobre da Câmara, com a finalidade de conter os Ânimos da plateia.

GUSTAVO VOTA CONTRA TCM E ISENTA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias

Vereador Gustavo Miranda, fez alusões de contas de ex presidentes de câmara, de gestões passadas, tais como do edil Gerivaldo Sampaio, que era presidente em 2001.

E votou contra o parecer do TCM, isentando também o ex-prefeito, Brasileiro.

BEL VOTOU CONTRA TCM E ISENTA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias
Em poucas palavras o Vereador Gilberto Pires, também fez comparações de laços de famílias e votou contra o parecer dos Técnicos do TCM, isentando Brasileiro.

GERIVALDO SAMPAIO CONFIRMA PARECER DO TCM E CONDENA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias
Gerivaldo Sampaio, replicou as colocações de Carlos de Tijuaçu, dizendo que Carlos não conhece a política de Bonfim.

Exaltado, Geri, lançou provocação para que Calos, dissesse o que os técnicos do TCM, quiseram dizer, o que se referia aos erros em vários documentos da era de 2001.

Geri apontou os gastos excessivos, com gastos de locação de carros na época em análise, Geri, falou que em todos os anos as contas de Brasileiro nunca foram aprovadas sem ressalvas.

Aplaudido pela plateia Gerivaldo votou a favor dos Técnicos do TCM.

Maravilha Notícias


CARLOS DE TIJUAÇU VOTA CONTRA OS TÉCNICOS DE TCM E ISENTA BRASILEIRO

Foto: Maravilha Notícias

Vereado Carlos de Tijuaçu, iniciou seu pronunciamento, chamando atenção da plateia, sobre a data do centenário de Gonzagão, questionou também se o julgamento seria técnico ou político.

Carlos se dirigindo a Gerivaldo disse que o voto contra  Carlos foi motivado pelo fato dos dois serem de Quicé e Geri querer o domínio do Distrito, e disse que não conseguiria mudar  o voto de Geri.

Calos disse que Helson não mudará seu voto, por ser um político histório de oposição contra Brasileiro.

quanto a Laércio até disse que se Deus descesse do céu, Laércio não mudaria o voto.

Lucia, Carlos levou para o lado emocional, fazendo comparações familiares, dizendo que Lucia tem filhos e se seus filhos errarem, ela utilizaria o sentimento materno, e ali corrigiria no seio da família. Carlos inda relembrou perseguições em que Lucia foi vitima, naquela casa legislativa  e que a casa não fez julgamento olho por olho e nem dente por dente.

Resumindo Carlos de Tijuaçu votou contra o parecer dos Técnicos no TCM, e disse não temer retaliações.

Maravilha Notícias.

PM É ACIONADA DURANTE MANIFESTAÇÃO DE PLATÉIA NO JULGAMENTO DAS CONTAS DE BRASILEIRO 2001

Foto: Maravilha Notícias

Após a leitura do parecer da Vereadora Lucia Cerqueira, era agora vez então do Vereador Gilberto Pires fazer a leitura de seu parecer, quando o vereador quis passar seu parecer para ser lido por outro vereador, foi argumentado novamente pleo vereador Helson, se o vereador Bel, não saberia ler, a plateia se manifestou, e o presidente Biro-Biro, acionou a PM para conter os ânimos dos presente.

Maravilha Notícias

VOTAÇÃO DAS CONTAS DE BRASILEIRO: MULTIDÃO LOTA CÂMARA DE VEREADORES PARA ACOMPANHAR JULGAMENTO DAS CONTAS DE BRASILEIRO 2001

Foto: Maravilha Notícias

Como já havia dito anteriormente da imensa quantidade de pessoas que acompanham o julgamento das contas do Ex-Prefeito Carlos Brasileiro.

Tanto o Salão, quanto a parte externa da Câmara está repleta nesse momento, onde anseiam a rejeição ou a aprovação, de o parecer dos técnicos do TCM for aprovada Carlos Brasileiro ficará inelegível por pelo menos 8 anos.

Nesse momento esquentam os ânimos entre os vereadores e a plateia começa se manifestar, onde depois que o Vereador Gustavo quis fazer questionamentos, após a leitura do parecer da Vereadora Lucia, Gustavo foi interrompido por Helson de Carvalho, que argumentou que o presidente estava perdendo o controle da situação.

Maravilha Notícias

JULGAMENTO DAS CONTAS DE BRASILEIRO 2001


Depois de informar à platéia presente, as regras, de como se funciona as sessões, em especial essa em que serão julgadas as contas de um ex-prefeito, sendo que de acordo com o presidente, não será permitido qualquer manifestação por parte dos presentes, para que não venha ocorrer conflitos entre os prós e contras o julgamento das contas.
Foto: Maravilha Notícias

Um desentendimento surgiu quando o presidente pediu que os vereadores, Lucia Cerqueira, e Gilberto Pires, pedindo que fosse lido pelos edis, os pareceres novos, dos mesmos em relação as contas do exercício 2001, gestão Brasileiro.
O Vereador Helson de Carvalho tomando a palavra argumentou questionando se há no regimento interno, a possibilidade de dois pareceres, sobre um tema.

Replicando o presidente Biro-Biro, disse que apenas será lido o novo parecer e não votado.

Foto: Maravilha Notícias

Lucia Cerqueira fez a leitura de seu parecer, onde concordou com os técnicos do TCM, ou seja reprovando as contas do senhor Carlos Brasileiro.

Maravilha Notícias

Brasileiro pede agilidade à Conab nos processos para aquisição de ração

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), atento às demandas do seu mandato, e em especial as referentes à seca que ainda assola o semiárido baiano, agilizou junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a liberação dos processos de dezenas de produtores da região de Senhor do Bonfim para aquisição de milho com preço subsidiado pelo governo. A medida atende criadores rurais que utilizam o produto na ração animal e têm encontrado dificuldades para manterem o plantel com a seca que ainda assola a região.
Segundo o deputado, dos 96 processos encaminhados por criadores da região, 76 foram liberados. “Faltam apenas 20, que, por questões burocráticas, como pequenos problemas em cadastros, não tiveram o processo concluído”, afirmou. Brasileiro afirmou que aqueles produtores que tiveram dificuldades no atendimento, seja na emissão de boletos de pagamento ou com irregularidades nos cadastros, podem procurar o seu gabinete, em Bonfim ou Salvador, para que o mesmo possa ajudar no encaminhado das demandas.
Brasileiro informou ainda que, segundo a Conab, uma parte do milho destinado à ração deve chegar nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

FINAL DO CAMPEONATO BAIANO DE BASQUETE SUB 19‏


Neste sábado dia 15 de dezembro à partir das 17:00 horas no Núcleo de Esportes acontece a grande final do Campeonato Baiano de Basquete sub 19, a Liga Bonfinense/PMSB enfrentará a equipe do Esporte Clube Vitória, esta será a segunda partida da final melhor de três, na primeira que aconteceu na capital baiana os meninos de Bonfim não tomaram conhecimento e derrotaram os rubro negros com uma vantagem de 21 pontos e colocaram uma mão na taça.

A equipe bonfinense será tri campeã na categoria, se vencer por qualquer placar, já a equipe do vitória precisa vencer para forçar o terceiro jogo que se necessário acontecerá no domingo dia 16 as 11:00 horas também no Núcleo de Esportes.

Será um Grande jogo e a força da torcida será indispensável para empurrar os bonfinenses para a conquista de mais um título para o basquete de Senhor do Bonfim, a entrada será franca e quem for ao Núcleo de Esportes verá um show de basquete.

Atenciosamente,

Diretoria LBB

SESSÃO DE JULGAMENTO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO CARLOS BRASILEIRO EXERCÍCIO 2001



Casa lotada, como já era de se esperar na noite dessa quinta-feira, (13), depois de uma protelação que aconteceu na última terça-feira, quando seriam julgadas as contas do ex-prefeito Carlos Brasileiro, exercício 2001.


Simpatizantes, amigos, do ex-prefeito, bem como muitos opositores chegaram cedo a Casa Legislativa, para acompanharem de perto cada voto dos edis.

Vamos acompanhando em tempo real e informando nossos leitores de tudo o que está acontecendo.

Nesse momento está sendo feira a leitura da ata da última sessão, que ocorrera na terça-feira, quando foram aprovados a concessão de Títulos de Cidadão Bonfinenses, para vários colaboradores de Bonfim.

Maravilha Notícias

PEQUENOS PRODUTORES DE SENHOR DO BONFIM ESTÃO SENDO CONVOCADOS PARA RETIRADA DE GRÃO NA SECRETÁRIA DE AGRICULTURA

Caro Neto Maravilha, recolhimento de grãos de milhos será  amanhã 14/12/2012.
Onde os produtores devem procurar a Secretaria de Agricultura, ou ligar para o nº 74 9199  - 0130 /// 9971-6225 falar com Luciano.

Desde Agradeço o Apoio.
Segue lista dos produtores da zona rural de Senhor do Bonfim:


PRODUTOR                                     ENDEREÇO  –   SENHOR DO BONFIM

Ademario Gomes de Souza Martins       -          Fazenda Nova Holanda
Agenário Gonçalves da Silva      -           Fazenda Boa Esperança
Agnelo Felisberto da Silva Filho      -           Fazenda Lameira
Ailton Pires Nascimento      -          Fazenda Raposa
Ana Maria Conceição Santana      -           Fazenda Varzinha
Armindo Bezerra Santana      -           Fazenda Pedro de Souza
Armindo Gama Evangelista      -          Fazenda Lagoa do Coxo
Aurelina Carnero da Silva      -          Fazenda Lagoa do Coxo
Aurino de Oliveira      -          Fazenda Barrito das Oleinas
Carlos da Silva      -          Fazenda Algoroba
Carlos Dias      -          Fazenda Gameleira
Clecio Rodrigues da Silva      -           Fazenda Boqueirão
Delson Almeida Loula      -          Fazenda Alagoinhas
Domingos Alves Chagas      -          Fazenda Rancharia
Dorivaldo Inacio dos Santos      -          Fazenda Lagoa Grande
Durval Gracindo dos Santos      -           Fazenda Tapuia
Edson Nunes de Souza      -          Fazenda Cajazeira
Edvanilton Ferreira do Nascimento      -          Fazenda Quicé
Elielson Oliveira Silva      -          Fazenda Pirajá
Eliston Nunes Felisberto da Silva      -          Fazenda Floresta
Evanilde dos Santos Silva      -          Fazenda Assentamento Pa Jiboia
Francisca Francinete Peres      -          Fazenda Caldeirão
Genivaldo Santos da Silva      -           Fazenda Jiboia
Genivan da Silva Freitas      -           Fazenda Barro de Baixo
Geraldo Costa Almeida      -          Fazenda Boa Vista de Baixo
Gessivaldo Gonçalves da Silva      -          Fazenda Barro Branco
Getulio Figueiredo da Silva      -          Fazenda Passagem
Gilson Barbosa da Silva      -          Fazenda Jabuticaba
Givaldo Ferreira de Melo      -          Fazenda Picada
Gizinete Feliz Pires      -           Fazenda Lagoa do Boi
Idelcio Barra da Silva      -          Fazenda Tocaia
Jacione de Castro Silva      -          Fazenda Bela Vista
Jadilson Malta de Santana      -          Fazenda Caldeirão de Dentro
Jonas Benício Viera      -          Fazenda Arruda
José Aleixo de Araujo      -          Fazenda Barro
José Amilton Gomes da Silva      -          Fazenda Campo do Meio
Jose Augusto Ribeiro da Silva      -          Fazenda Troncho
Jose Gabriel Aleixo de Araujo      -           Fazenda Barro
Jose Lopes Cardoso      -          Fazenda Lagoa do Peixe
Jurandi Batista Brasileiro      -          Fazenda Lagoa da Pedra
Jurandy Pereira Bispo      -          Fazenda Pedra do Umbu
Juvenal de Souza      -          Fazenda Várzea Queimada
Manoel Monteiro de Oliveira      -          Fazenda Tapuia
Macolino Dias Santana      -          Fazenda Cruz do Deserto
Macos Evangelista da Silva      -          Fazenda Cajarana
Maria da Silva Brandão      -          Fazenda Campo do Meio
Maria do Carmo Nunes da Silva      -          Fazenda Olhos D'Água
Maria Irene de Lima      -          Fazenda Lagoa do Boi
Maria Joana da Silva      -          Fazenda Velho
Maia julia Ribeiro      -          Fazenda Boa Esperança
Maria Madalena Rodrigues      -          Fazenda Jiboia
Maria Modesta de Souza      -           Fazenda Canavieira
Milton Fernandes da Silva      -          Fazenda Tapuia
Maria Julia Ribeiro      -          Fazenda Sitio Washi

Maravilha Notícias

LEI SECA PODERÁ FICAR MAIS RIGOROSA E MULTA DOBRAR O VALOR


Nesta quarta-feira (12), os senadores da Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovaram o projeto que poderá fazer com que a Lei Seca fique mais rigorosa a partir das festas do fim de ano. O projeto inclui vídeo e testemunhas como provas de embriaguez do motorista. Além disso o valor da multa será dobrado.

O objetivo é diminuir os números de acidentes de trânsito envolvendo motoristas alcoolizados. Segundo os dados da Polícia Rodoviária Federal, 345 pessoas morreram nas estradas por conta do abuso do álcool, ou seja, cerca de 20% de todos acidentes com vítimas envolve um motorista que abusou da bebida.

Além do bafômnetro que já é utilizado durante as blitzs de Lei Seca, o projeto busca utilizar outros meios para identificação da embriaguez. Os outros métodos que poderão ser aplicados são exames de sangue, vídeos e testemunhas. Segundo o novo projeto o que será analisado será a 'capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência'.

Em relação a nível de álcool, a nova proposta irá manter a concentração mínima de seis decigramas de álcool por litro de sangue para a prisão do condutor. Já a multa será dobrada para aquele que for flagrado dirigindo alcoolizado. O valor da multa dobra: passa de R$ 957 para R$ 1,915. E se no prazo de um ano, o motorista for flagrado de novo ele vai ter que pagar R$ 3,830 e a carteira de habilitação será recolhida. Além disso, o valor é dobrado novamente caso a mesma infração tenha sido cometida nos 12 meses anteriores.

A proposta, que foi aprovada sem alteração, será encaminhada em regime de urgência para apreciação do plenário do Senado.

iBahia

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA QUILOMBONITO - ASS. DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS E ARTESÃS QUILOMBOLA DE ALTO BONITO


EDITAL DE CONVOCAÇÃO  ELEIÇÃO – Nº3.

ASSEMBLEIA GERAL  ORDINÁRIA

ARTIGO 1º - No uso  de suas atribuições o  presidente  da QUILOMBONITO –Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesãs Quilombolas  da Fazenda alto Bonito – Tijuaçu  - em Comprimento  ao que determina seu  Estatuto Social “capitulo II- Título IV –do Processo eleitoral – Artigo 35º ao  37º” , CONVOCA  todos os  associados , para  a ASSEMBLEIA ORDINARIA , A REALIZAR –SE EM

DATA: 13 de janeiro  de 2013 (domingo) , as 9:00 da manhã, em primeira convocação.
LOCAL: Centro Comunitário Mauricio Idelfonso Santana .
ENDEREÇO: Fazenda alto Bonito –Tijuaçu –Senhor do Bonfim –BA

PAUTA :
I – Prestação de contas conselho de administração acompanhado com o parecer do conselho fiscal de janeiro a dezembro de 2012.
A – Relatório de gestão
B – Balanço patrimonial
C – Demonstrativo de resultados (ativo e passivo)

II – destinação das sobras, de recurso ou rateio de perdas apuradas das contribuições para cobertura de despesas.

III – eleição do Conselho fiscal biênio 2013/2014.

IV – Eleição da nova diretoria biênio 2013/2014, o que houver.

Artigo 2º Não havendo quorum suficiente de 50%+1, ou seja, metade mais um do numero de associado  em  primeira convocação realiza-se em segunda e ultima convocação 01(hora ) hora depois, ou seja  ás 10:00hs  com no mínimo 1/3 (um terço) dos seus associados (artigo 42º).

Artigo 3º para efeito de calculo do quorum, vide anexo I – Relação dos associados, aptos e em condições de voltar e ser votado.

Fazenda Alto Bonito, Tijuaçu – Senhor do Bonfim  13 de dezembro de  2012.

NOME DOS ASSOCIADOS APTOS A VOTAR E SER VOTADOS
  • Adelson Simas
  • Ana Rodrigues Damasceno
  • Ariane Rodrigues Alves
  • Arismário Rodrigues Santana
  • Celso Idelfonso Silva
  • Edilania Dias Damasceno
  • Edilania Santana da Silva
  • Edmundo Rodrigues Damasceno
  • Elaina Santana Damasceno
  • Eliene Rodrigues Santana
  • Eucassia Maria da Silva
  • Evandro Rodrigues da Silva
  • Fabiciano Rodrigues
  • Iolanda Rodrigues da Silva
  • Ivone Idelfonso Silva
  • Joenilza Rodrigues da Silva
  • Josenildo Damasceno Rodrigues
  • Jucimar Rodrigues da Silva
  • Nailde Silva Santos
  • Nilma Rodrigues da Silva
  • Normeide Damasceno Rodrigues
  • Odelice Damasceno da Silva
  • Valdete Fagundes da Silva
  • Verônica Rodrigues
      ________________________________
Edmundo Rodrigues Damasceno.
Presidente.

DENÚNCIA À JUSTIÇA ELEITORAL DE SUPOSTA CAPTAÇÃO DE SUFRÁGIO POR PARTE DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM




Presidente do PSDC entra com pedido de cassação de diploma do Presidente da Câmara de Senhor do Bonfim.

Cresce em nossa sociedade a preocupação com a ética na política e em especial no processo eleitoral. Exige-se, cada vez mais, pelo menos em discurso, que os políticos atuem pautados pela ética. À velha prática da chamada "compra de votos", já tipificada no Código Eleitoral, somou-se o instituto da "captação de sufrágio", introduzido pela lei nº 9.840/99, na tentativa de coibir os abusos perpetrados pelos candidatos em busca de votos. A própria lei referida foi resultado dos postulados da sociedade organizada, que viu na norma contida na lei uma forma de combater o problema da chamada "corrupção eleitoral" ou "compra de votos". É de maneira inconcebível que essa prática tenha partido de “edis” e em particular do presidente daquela Casa Legislativa que deveria ser uma reserva moral de direito e ética. Fique registrado que o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, é contra e sempre se posicionará contra a esse tipo de prática ou quais quer outras que maculem o processo eleitoral.

Dâmaso Rocha
PRESIDENTE C. PROVISORIA DO PSDC MUNICIPAL 

Em outra ocasião, outros cidadãos estão impetrando na Justiça Eleitoral, com pedido de cassação do diploma cedido ao Presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, alegando os mesmo possível compra de voto, onde em certa ocasião relatou um dos denunciantes alegando que o edil teria dito, "Vou deixar essas coisas aqui, conto com você, se precisar de mim estou a disposição", e que inclusive há informações de que as conversas estão gravadas.

O Blog Maravilha manteve contato com o Vereador denunciado, que revelou que ainda não foi notificado sobre esses possíveis processos, e que se assim for irá acionar a sua defesa.

Maravilha Notícias

SE AINDA VIVO, LUIZ GONZAGA COMPLETARIA 100 ANOS HOJE



Hoje, 13 de dezembro de 2012, o Brasil comemora 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga e celebra o legado deixado por um dos maiores ícones da história artística brasileira.

Não sem consistentes motivos, a obra de Gonzaga é lembrada mesmo após 23 anos de sua morte. As suas músicas lideram rankings das mais tocadas até hoje. Acrescentam-se o ineditismo; a forma como ele conseguiu representar através de um estilo a cultura, os costumes, o jeito de seu povo.

Causou revolução no imaginário brasileiro quanto ao nordeste, aproveitando o bom momento dos meios de comunicação à época e apresentando o sertão como um dos vários “brasis”.

Gonzaga influenciou o nordeste, ou o nordeste influenciou Gonzaga? Quando você percebe que muita gente ainda se perde ao responder a pergunta, é sinal do quão importante foi a existência dele para a formação cultural e identidade nacional. Gonzagão e sertão confudem-se. 

SERTÃO EM FOCO

PREFEITURA ILUMINADA TRANSMITE CLIMA NATALINO EM BONFIM



Linda como sempre, na época de Natal, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim já está totalmente iluminada, as comemorações alusivas ao momento natalino.

Momento esse em que as pessoas aproveitam para fotografar, o prédio que fica iluminado até o inicio do ano novo.

Foto: Cinco Mil

NOVO RESGATE DE VITIMA DE ACIDENTE EM BONFIM FEITO EM CARRO ABERTO


Na noite dessa quarta-feira, (12), mais um acidente de atropelamento, de Itamaraty, quando um homem aparentando sintomas de embriagues, teria se jogado na frente de uma moto, causando assim o sinistro.

De acordo com informações, o senhor SEBASTIÃO ALVES DE AQUINO, 30 anos, residente no Bairro Itamaraty, transitava pela via, quando de repente teria se chocado com uma moto, causando puro profundo em sua perna direita, naquela parte chamada descanso da moto.



O condutor da moto, Roberto Silva Araújo, saiu ferido com um corte no ombro lado esquerdo, também medicado no HDAM.

De acordo com informações, ligaram para o SAMU, que já estava em nova paralisação, e quem fez o atendimento às vitimas foi uma enfermeira, que ao tomar conhecimento, se deslocou do HDAM, a pé e foi ao local do acidente, para prestar os suportes técnicos que o caso requeria, e com o auxilio da PM, a vitima foi socorrido em um carro aberto.

O pai do homem acidentado prestou queixa na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, acusando o SAMU de omissão de socorro.

Maravilha Notícias

ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES DO IF BAIANO FAZEM PARALISAÇÃO EM BUSCA DE MELHORIAS E SE NÃO VEREM RESULTADOS ESTA SEMANA CONSEQUENTEMENTE ENTRARAM EM GREVE


Boa tarde Netto, venho através deste e-mail colocar a Carta Aberta à comunidade acadêmica do IFBaiano Campus Senhor do Bonfim e à sociedade bonfinense em geral


Carta Aberta à comunidade acadêmica do IFBaiano Campus Senhor do Bonfim e à sociedade bonfinense em geral.

É o conhecimento que nos dá autonomia para intervir naquilo que sabemos ser necessário. Também é necessário entender que, diante da atual situação de exigências e demandas em que se encontra o mercado de trabalho, precisamos desenvolver habilidad

es e competências que satisfaçam a esse mercado. Caso contrário, estaremos excluídos dele.

Precisamos dominar nossos instrumentos de trabalho, suas técnicas e especialidades. Sem isso, seremos incapazes de analisar, construir sínteses e modificar nossa realidade, através de nossas ações. É o domínio dos instrumentos científicos que possibilita ao indivíduo analisar a realidade de forma crítica e é o motor que faz a ciência avançar.

As condições objetivas de estudo que foram oferecidas aos estudantes do curso de Lic. em Ciências da Computação, no período em que aqui estudamos não se adequam ao nosso potencial intelectual e acadêmico, muito menos permite que avancemos nesse sentido.

Logo no primeiro semestre, tivemos que nos esforçar para conseguirmos que o IFBaiano “funcionasse” à noite pois, quando aqui chegamos, em abril de 2010, não havia cantina com lanches à venda, a secretaria acadêmica não era aberta e nem mesmo a xerox atendia aos estudantes da primeira turma de LICC. Pagando uma passagem de R$ 3,00 por noite, chegávamos e voltávamos para casa sendo acompanhados apenas pelos professores. Essa situação perdurou por meses até que, com a devida pressão, conseguimos que houvesse atendimento a essas necessidades elementares de qualquer curso.

Diante disso, nós, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Computação da instituição supracitada vimos, através desta, expor os pontos que nos fizeram, dada a sua longa duração e gravidade, protestar e tomar as medidas necessárias para que melhorias sejam feitas e nós sejamos dignificados com uma educação de qualidade – direito constituído e garantido por lei.

Ao longo de dois anos e oito meses, tempo que estamos estudando nesta Instituição, enfrentamos situações adversas que colocaram em xeque a qualidade da nossa formação acadêmica e profissional. Professores foram removidos sem que houvesse substitutos; a falta de estrutura física do único laboratório de informática que havia e que durou dois anos, tempo exato da construção dos novos laboratórios, e que só teve início APÓS o início do curso; a completa falta de acervo bibliográfico que servisse aos estudantes dos semestres correntes, situação esta que permanece até hoje.

A solução para as questões pontuadas acima foram propostas – e prometidas –
desde o início do curso. A solução é um concurso para professores de cargo efetivo na área específica de Computação, para darem conta da nossa grade curricular, precisamos de professores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Programação, Redes, etc., investimento massivo para a compra de livros, visto que as compras já feitas são insuficientes até mesmo para o primeiro semestre.

No entanto, o mais grave permanece sem solução: somente neste semestre faltam, no mínimo, três professores da área de Computação. A grade curricular, feita às pressas, e sem o acompanhamento adequado, possui mais de 50% de sua totalidade de disciplinas da área pedagógica, o que prejudica fundamentalmente nossa formação específica. O campus conta com professores disponíveis para essa área (pedagógica) e por isso tem-se a ilusão de que há professores, sim, no curso e de que tudo está seguindo normalmente. Isso não é verdade, uma vez que temos disciplinas de Computação atrasadas desde o segundo semestre, justamente por falta de professores da área específica.

Neste curso, só há um professor efetivo da área e que, obviamente, não consegue dar conta de todas as disciplinas. Quanto aos professores substitutos, seus contratos não foram renovados nem foi lançado edital para vagas efetivas a tempo, o que abriu portas para que fizessem outros concursos e deixassem a instituição. Nós estudantes, mais uma vez, arcamos com as consequências do descaso do IFBaiano com a formação de seus alunos.

Diversos relatórios, requerimentos e ofícios foram enviados, ao longo desses dois anos, à reitoria e à direção do campus, por alunos e coordenações do curso, sendo que um dos autores de um desses relatórios foi impedido de entregá-lo. O conteúdo desses documentos é, justamente, a solicitação de professores, de livros e de necessidades previstas para um futuro próximo. Não se pode jamais alegar de que não houve avisos. Os coordenadores de colegiados empenharam-se bastante para que fossem, com urgência, sanadas essas dificuldades, sendo, no entanto, ignoradas pela instituição.

Nós não estaríamos estudando aqui se as vagas não tivessem sido ofertadas. Por isso, exigimos respeito com o tempo, o dinheiro e a nossa integridade moral e física, que empenhamos todos os dias para aqui estarmos.

O descaso com os estudantes do nível superior causa significativa evasão nas turmas, pois a desmotivação e a frustração causadas pela falta de qualidade e de investimentos nesta modalidade de ensino tem causado muitos transtornos aos alunos que ingressam na instituição com esperança de uma educação de qualidade. Frisamos mais uma vez que estas observações são referentes ao curso superior, e não às outras modalidades.

Queremos não ter que sofrer embaraços e constrangimentos em nossa vida profissional (como já vimos sofrendo), por causa dos “buracos” causados em nossa formação por falta de professores, livros e demais necessidades. Por conta dessa completa falta de estrutura, não é possível desenvolver pesquisas na área de Computação, visto que não temos orientadores suficientes e capacitados para tal. É impossível construirmos condições de estudo e de desenvolvimento da Ciência da Computação sem que haja mestres e doutores a nos ensinar!

Passamos todo este tempo aguardando que as medidas fossem tomadas, e que não seria necessária uma intervenção nossa. Porém, fomos subestimados em nossa paciência, tolerância e inteligência. Fomos, inclusive, acusados de acomodados e inertes com relação à situação que se arrastou por esse período. Bem, aqui está nossa resposta à instituição:

BASTA! A FARSA ACABOU! NÃO SUSTENTAREMOS A ILUSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO BEM-SUCEDIDA, QUANDO O ABANDONO DO ENSINO SUPERIOR ESTÁ SENDO COMETIDO À CUSTA DE NOSSA DIGNIDADE. É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO!

ESTA É, TÃO SOMENTE, A PRIMEIRA, DE VÁRIAS PROVIDÊNCIAS QUE TOMAREMOS A FIM DE CONSEGUIR AS MELHORIAS NECESSÁRIAS A UMA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DE FATO, DE QUALIDADE.

... ESTAMOS SÓ COMEÇANDO!!

Registramos aqui que, embora o curso de Ciências da Computação tenha dado o pontapé inicial ontem realizando um protesto na entrada do campus, e fazendo a leitura desta carta na presença do reitor, do diretor e demais dirigentes e autoridades presentes, agora contamos com a adesão e o apoio dos alunos do curso de Lic. em Ciências Agrárias ao nosso movimento,também na luta por melhorias em seu curso.

Att,
Alunos de LCC & LCA.