COBERTURA FESTA DO PADROEIRO DE CAÉM


Acontece no município de Caém (80 km de Senhor do Bonfim), a tradicional festa do Padroeiro da cidade: São Gonçalo de Amarante. Entre os dias 1 e 10 de janeiro, a festa que já é esperada por fiéis e populares, assim como turistas, busca o resgate da cultura local, envolvendo jovens, crianças e as pessoas mais idosas, sendo que os mesmos participam ativamente, apresentando danças culturais e criações mais modernas.
CAÉM
Os organizadores do evento apostam na tradição como meio de trazer, principalmente, os mais jovens ao meio cultural, como afirma Ana Quércia, uma das organizadoras do evento e da noite do dia 08: os jovens envolvidos com os eventos culturais e religiosos estão de certa forma, protegidos de se envolver em coisas erradas, uma vez que além da cultura, também divulgamos o bem.
Há mais de 50 anos comemora-se o novenário na Igreja, como conta José Adilson, membro da Igreja Local e responsável pela PASCOM. Já a tradicional quermesse com as apresentações culturais, teve início em 2002. A partir de então, a população pode ter a sua cultura religiosa resgatada, trazendo momentos já vividos. “Já brinquei de roda, mas a minha filha está sabendo o que é isso só agora”, relembrou D. Omair (53) ao assistir a dança de rodas, promovida por D. Neguinha.
A cultura nordestina está em nós, as suas ricas manifestações podem ser apreciadas sem ir muito longe. Ainda há atrações culturais hoje (09) e amanhã (10) o encerramento com leilões e a missa matinal.

Joanir de Queiroz Santana

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE