ASSENTAMENTO RURAL DE SENHOR DO BONFIM É BENEFICIADO COM UNIDADE DE PALMA PARA ALIMENTAÇÃO DO REBANHO

Mais de 54 famílias de agricultores assentados no Projeto de Assentamento rural da Jiboia, em Senhor do Bonfim, foram beneficiadas com uma unidade de palma, implantada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA). A palma servirá como reserva estratégica para o rebanho da comunidade.

A unidade faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, programa da EBDA, que vem revolucionando o sistema de reserva alimentar para os animais que sofrem com os efeitos severos da seca. Os 350 animais do rebanho do assentamento terão alimentação garantida para o período de estiagem mais acentuado que vai do mês de agosto a novembro.

“A palma vai ser de grande valia para nosso rebanho; vai ajudar a superar o tempo de seca que estamos passando. Nós aprendemos a plantar de um jeito novo e vamos levar esta cultura adiante”, afirmou Pedro Alves, presidente da Associação de Camponeses e Camponesas do PA Jiboia.

O assentamento tem uma forte parceria com a EBDA, que lhe rendeu o acesso a inúmeros fomentos de apoio para a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares. A comunidade possui assistência técnica rural de qualidade, desenvolvida pelos técnicos da EBDA, teve acesso a um trator; foi capacitada para a implantação da cultura do milho, de forma hidropônica, dentro outras ações diretas.

“Uma das principais conquistas da nossa parceria com os assentados foi a construção de uma barragem subterrânea, que é uma nova tecnologia de convivência com o semiárido. Esta barragem vai auxiliar a manutenção das culturas de plantio no período da seca, e juntamente com a produção de palma ajudará substancialmente na manutenção do rebanho”, afirmou Ailton Almeida, gerente Regional da EBDA, em Senhor do Bonfim.

Outras sementes plantadas

Além do assentamento Jiboia, outros cinco serão beneficiados com unidades de palma. Os agricultores familiares dos assentamentos serão incumbidos, posteriormente, de serem multiplicadores das técnicas de plantio adensado de palma, utilizada nas unidades do projeto, que apresentam uma produção maior e mais rápida do que o modelo convencional de plantio.


Fonte: Assimp/EBDA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE