ASSENTAMENTO RURAL SUPERA OS EFEITOS DA SECA COM OLERICULTURA

Agricultores familiares do assentamento Serra Verde, em Senhor do Bonfim, driblam os efeitos negativos da seca com força de vontade e respeito ao meio ambiente. Com a preservação das nascentes e o trabalho manual de irrigação, os assentados continuam produzindo olerícolas para a comercialização nas feiras da região.

Cenoura, coentro, cebolinha, beterraba e couve são cultivadas e garantem o sustento das 18 famílias assentadas. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio de cursos de capacitação e treinamentos aos agricultores, como os de agroecologia e compostagem, tem auxiliado na manutenção das culturas, mesmo durante o longo período de seca.

“Nós plantamos e continuamos colhendo para o nosso sustento. Não utilizamos agrotóxicos e levamos para a mesa das pessoas alimentos de boa qualidade”, afirmou Jairo Joanildo da Silva de Jesus, agricultor familiar assentado no Serra Verde.

Cada agricultor familiar consegue arrecadar aproximadamente um salário mínimo, por mês, com o cultivo das verduras e legumes. As leiras são cultivadas individualmente, porém, uma leira comunitária é mantida para usu comum de todos os agricultores.

Os assentados do Serra Verde participaram, no ano passado, de um intercâmbio ao município de Tucano, promovido pela EBDA, no qual compartilharam experiências relativas à agroecologia, o que tem auxiliado diretamente no cultivo da terra, de maneira ecológica e sustentável.

“A assistência técnica é necessária para que mais agricultores possam trabalhar a terra com respeito e sustentabilidade; este é o nosso papel: ser intermediário neste processo”, disse Ailton Almeida, gerente regional da EBDA de Senhor do Bonfim.

ASCOM EBDA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE