CAOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SENHOR DO BONFIM E MICRO-REGIÃO


Amigo Netto

Nestes dias de carnaval e posteriores, eu, Humberto Santiago e Sérgio Emmanoel Teixeira, nos deslocamos de Salvador para, em conjunto com Arnaldo, grande esportista da bicicleta e Mauro Coelho, todos filhos da terrinha, nos propusemos a andar pela serra de jacobina e variantes, na procura das nascentes de agua que desaguam nos rios do aipim e da prata, que, por sua vez, produzem as represas que abastecem, Bonfim, Antônio Gonçalves, Campo Formos, etc.

O nosso ponto de vista não é técnico, mas meramente cidadão que quer tomar e dar conhecimento da nossa situação de abastecimento de água potável para a população da micro-região..

Lamentavelmente, o que vimos não deixa dúvidas quanto a situação das serras, que é de verdadeiro caos, como sejam:

a - Nascentes destruídas pelos desmatamentos estes feitos de forma criminosa e ignorante para aqueles que acham que o capim irá matar a fome das pessoas. Um engano que desalenta a qualquer crença de inteligência em tais pessoas.

b - Miradouros em atividade que tiveram suas água barradas e canalizadas para atender a um pequeno número de pessoas, impedindo o fluxo natural das águas.

c - Desmatamento em serra com ângulos de até 45°, conclamando às erosões já que, caso o capim lá cresça não fará a proteção da terra. Ao final o fazendeiro só terá uma depressão sem vida e as terras, logo abaixo, invadidas por cascalhos tornando-as improdutivas.
OBS. Ainda que o anila suba para comer, ele estará gastando grande quantidade de energia, tornando sem efeito o que puder comer.

d - Barragens com águas enlameadas que não chegarão ao fim de março e com total assoreamento e sujeiras, fatos que deveriam estar sendo trabalhados pela EMBASA, no sentido de lhes dar maior vazão e limpeza das barragens, tornando a água mais límpida.

e - Busca desenfreada pela EMBASA, nos leitos dos rios secos - laginha - na procura de poços artesianos que dêem vazão suficiente para abastecer a população em carros pipa, embora sem o devido tratamento de cloro qualificativo - própria e imprópria.

Enfim caro Neto, verificamos o caos de abastecimento de água em andamento, sem que os poderes públicos através da ANA Agência Nacional de Águas, IBAMA, EMBASA etc. estejam tomando as devidas providências para afastar a destruição em andamento, assim como as efetivas ações que possam, neste exato momento, reduzir o grande sofrimento da população que se avizinha e irá acontecer, com maior ou menor intensidade.


Humberto Santiago
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE