quarta-feira, 20 de março de 2013

SENHOR DO BONFIM SEDIA ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROINFÂNCIA

Nesta sexta-feira, 22 de março, município recebe 12 cidades da região. Objetivo é contribuir para fortalecer a política pública municipal de educação infantil no interior da Bahia

Oferecer melhor qualificação profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil do interior da Bahia. Essa é a proposta do projeto ProInfância, que recebe em Senhor do Bonfim, em 22.03, sexta-feira, 12 municípios da região para um Encontro de Formação. O evento acontece no na Câmara Municipal, Av. Antônio Carlos Magalhães, 135, térreo, Jardim Aeroporto.

Depois da participação maciça dos municípios na primeira Reunião Técnica, acontecida em fevereiro, chegou o momento de iniciar o processo de qualificação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Segundo a coordenadora geral do projeto, a pesquisadora de UFBA, Marlene dos Santos, nesse encontro está previsto o aprofundamento das discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil. “Todo nosso trabalho é pautado nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”, explica a pedagoga.

Para atuar na qualificação dos participantes do projeto estará presente no Encontro uma equipe formada por uma especialista em educação infantil, a professora coordenadora do polo e uma estagiária do curso de pedagogia da UFBA. “A formação será feita a partir das especificidades de cada município, do que pensam e necessitam. Por isso, além da discussão de textos, vamos escutar cada município, pois queremos conhecer suas experiências e demandas. Todo o trabalho foi pensado para que, no final do processo, os municípios consigam elaborar e desenvolver suas propostas pedagógica para a educação infantil”, observa Marlene.

Durante todo o ano de 2013, estão previstas novas visitas técnicas e encontros temáticos, que acontecem em dez polos regionais.

ProInfância Bahia

O objetivo principal do programa é oferecer assessoria pedagógica aos municípios contemplados pelo ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil. A ação é realizada por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores.

Municípios que pertencem ao Polo de Senhor do Bonfim do projeto ProInfância

Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Canudos, Curaçá, Filadélfia, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçú, Ponto Novo, Queimadas e Remanso


Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou Facebook ProInfância Bahia.

Para repercutir o assunto sugerimos como fonte as pesquisadoras da UFBA e coordenadoras do projeto na Bahia:

1- Marlene dos Santos (coordenadora geral do Projeto)

Mini-currículo: Marlene dos Santos é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Integrante do Comitê Baiano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Integrante do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

2- Maria Izabel Souza Ribeiro (coordenadora adjunta do Projeto)

Mini-currículo: Maria Izabel Souza Ribeiro é Psicóloga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, integrante do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), integrante da Secretaria Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.


Murilo Bereta
Assessor de comunicação