BONFIM PERDE DIREITO DE SEDIAR ÓRGÃO ESTADUAL PARA JUAZEIRO, 5ª REGIONAL DA DEFENSORIA DEU ADEUS ONTEM DE BONFIM


O inevitável aconteceu, e nada foi feito para impedir!

Ainda no ano passado, nossa reportagem alertou a comunidade e as autoridades locais, regionais, e representantes desta terrinha, que vem cada vez mais perdendo a patente de sede de instituições estaduais, federais, etc. A mais nova foi a retirada da sede da 5ª Regional da Defensoria Pública de Senhor do Bonfim para Juazeiro, conforme edital publicado no dia 18 de abril de 2013.

Temos conhecimento que apenas o presidente do Conselho Comunitário e Social de Segurança Pública, José Alcides foi a Salvador tirar satisfações sobre o assunto, mas as informações que nos passavam era de que tudo não tratava de boatos, e que Juazeiro iria ganhar uma sede, sem onerar a de Bonfim, (balela), por que isso aconteceu de fato e nada foi feito, lamentável.

Defensoria transfere sede da 5ª Regional para Juazeiro

Foi publicada na edição desta quinta-feira, 18, do Diário Oficial, a Portaria 228, de 17 de abril de 2013, determinando a transferência da sede da 5ª Defensoria Pública Regional do munícipio de Senhor do Bonfim para o município de Juazeiro. A decisão, respaldada pelo Conselho Superior da Defensoria Pública, considerou como uma das principais razões para a mudança o contingente populacional, já que Senhor do Bonfim tem 74.419 e Juazeiro 197.965, segundo dados do censo de 2010 do IBGE.

Outros fatores considerados na análise foram o número de órgãos de execução, pois, enquanto há três em Senhor do Bonfim, existem seis em Juazeiro; o número de defensores públicos em atuação, dois em Bonfim e cinco em Juazeiro; como também o número de unidades judiciárias, cinco em Bonfim e 10 em Juazeiro, o que, na esfera do Poder Judiciário, a comarca foi elevada à entrância especial, isto é, a categoria da comarca, de acordo com sua importância forense.

O coordenador das Regionais, defensor César Ulisses, esclarece que não haverá qualquer mudança no atendimento à população de Senhor do Bonfim, em decorrência da transferência da sede. “É um procedimento de caráter administrativo. A população de Bonfim pode ficar tranquila, pois não será afetada em absolutamente nada. Os serviços continuam da mesma forma”, garantiu.

Assessoria de Comunicação

(71) 3116-3477 / 3480 / (71) 9605-6533

Manuela Damaceno / Camila Moreira / Roberto Melo
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE