BRASILEIRO PEDE ATENÇÃO PARA INCLUSÃO E DEFESA DOS DIREITOS DOS AUTISTAS


Na data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o deputado Carlos Brasileiro (PT) requisitou mais atenção e apoio para a promoção da inclusão e defesa de direitos dos autistas, incluindo saúde, educação, lazer, liberdade e respeito. Ele destacou que é preciso, cada vez mais, estimular o desenvolvimento social e comunicativo dos portadores, além de garantir o apoio às famílias. O parlamentar requisitou hoje, à mesa diretora da Assembleia Legislativa, a realização de uma sessão especial.
O autismo é um transtorno se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença. O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente.

Brasileiro lembrou que, na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência. Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com tratamentos que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico. “É importante lembrar que os autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características até de genialidade”, citou.

Para o deputado, é preciso, cada vez mais, estimular o desenvolvimento social e comunicativo destes cidadãos, além de aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas, diminuindo comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano.


Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE