DIA DE LUTA DOCENTE


Acontece em 9 de abril, o Dia Estadual de Luta Docente, uma atividade de mobilização em defesa da categoria docente e do ensino público superior na Bahia. A ação acontecerá simultaneamente na Uneb, Uesb, Uefs e Uesc. Enquanto o governador Jaques Wagner conta vantagens e alardeia na mídia a pujança do Estado, seus representantes continuam a desrespeitar o Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Com a pauta de reivindicações da categoria protocolada no Executivo, desde junho no ano passado, até o momento, os professores não receberam do governo nenhuma proposta que demonstre, efetivamente, interesse em atender as demandas dos docentes e da educação pública.

O descaso e a morosidade com que o Executivo age na mesa de negociação foram comprovados com a rebaixada proposta oferecida ao MD e rejeitada por unanimidade pelas Ueba. Na ocasião, o governo desconsiderou a reivindicação de reajuste de 28%, prolongou as datas de incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho - CET, e ainda tentou dividir a categoria ao excluir da proposta especialistas e aposentados (leia aqui).

Ao grave cenário é acrescentado o fato que o governo ainda não divulgou em qual data acontecerá o pagamento do reajuste linear de 5,84%, que historicamente vem sendo pago em março, com retroatividade ao mês de janeiro.

Durante esse período, enquanto os professores são obrigados a travar intensa trabalha contra a intransigência e autoritarismo do governo, Jaques Wagner anuncia que o PIB da Bahia, que já era o maior do Nordeste, aumentou 3,1% em 2012, contra apenas 0,8% do resto do país.

Indignados os professores constroem dia a dia a mobilização. Segundo os docentes, a tendência é de radicalização caso o governo não apresente uma contraproposta que, de fato, se aproxime da pauta de reivindicações da categoria.

Mobilização Já

Diante do desrespeito do estado é necessário mais força e mobilização por parte dos professores. Por isso, em 9 de abril, Dia Estadual de Luta Docente, estão previstas ações em todos os Campi, sendo que fica a cargo de cada Campus definir suas próprias atividades de mobilização. De maneira geral, na Uneb, acontecerá a distribuição de panfletos, fixação de cartazes, utilização da camisa na Campanha Salarial, visitas aos Departamentos e salas de aula para esclarecer à comunidade acadêmica.

Junte-se a nós, professor! Essa luta também é sua! Vamos unir forças contra o autoritarismo e desrespeito do governo Wagner!

Elaborado pela assessoria de comunicação da ADUNEB, o serviço de Clipagem apresenta um resumo das informações ligadas à Educação e ao movimento sindical publicadas pelos principais jornais, agências e sites de notícias do país.

É utilizada pela ADUNEB como ferramenta para manter os professores atualizados. Os conceitos e opiniões veiculados nas matérias são de responsabilidade exclusiva do veículo em que foram publicadas e não refletem, necessariamente, a opinião da ADUNEB, diretoria e assessoria de comunicação.

Fonte: Aduneb

Agenda

Reunião com o governo
Dia: 15/04
Local: Fundação Luís Eduardo Magalhães
Horário: 10h

Profa. Mirian Ferreira de Brito
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE