ORGANIZAÇÃO VERSUS REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

FEIRA LIVRE DE SENHOR DO BONFIM: VISITE ANTES QUE ACABE

Talvez o tema acima seja um tanto duro, mas para chamarmos atenção é necessário muita das vezes frases de impacto. Faremos um relato a seguir, da real necessidade urgente e emergente de se REVITALIZAR e MODERNIZAR a nossa Feira Livre, não apenas organizar, no sentido de acomodar feirantes, pois de uma extensão de quase 1.000m que já tivemos, hoje somos um aglomerado, diria até amontoado.

A realidade é que, aquela que já esteve entre as três maiores feiras livres do Estado, quiçá do Brasil, visitada e admirada por turistas, encontra-se em processo de estagnação. É preciso termos consciência que a nossa feira não é apenas e simplesmente uma FEIRA LIVRE, acima de tudo é um acontecimento social, econômico e cultural, que ao longo dos últimos 30 anos vêm entrando em estado de extinção. A culpa de quem é? De todos nós, mas principalmente da ingerência política, das entidades de classe como Associação Comercial, CDL, SEBRAE, além de feirantes, consumidores, pois assim, como em outros setores da economia, a feira livre de Senhor do Bonfim necessita de mudanças para sua própria sobrevivência.

É preciso transformar a nossa feira livre em um sistema econômico de distribuição de renda, gerada pelas diversas atividades atreladas à mesma. No estudo de Economia existe o fluxo de mercado e demanda de economia, dentro deste contexto a nossa feira livre, em termos econômicos tem uma interrelação, assim como na Economia com demais Ciências, nesse sentido a nossa feira livre tem que ser respeitada em sua relação política, geográfica, sociológica, matemática e estatística.

Portanto, precisa-se pensar e ter objetivos como: reforçar o potencial comercial da área; promover o desenvolvimento urbano; melhorar a qualidade de vida dos atuais e futuros usuários da feira; melhorar o visual do local e a qualidade ambiental; e melhorar a infraestrutura de comercialização. E, para que isto
aconteça, só através de PROJETO de REVITALIZAÇÃO e MODERNIZAÇÃO, para fomentar a economia, saúde pública, transformar a nossa feira livre em um espaço digno e atrativo, e deverá ser iniciado com cadastramento, regularização e capacitação dos feirantes e o fortalecimento das políticas públicas em apoio ao setor. E quando falamos em projeto, não é projeto imediatista, mas projeto com devido planejamento, pensado na importância que nossa feira livre representa na economia comercial não só para cidade de Senhor do Bonfim, mas para todo Território do Piemonte Norte do Itapicuru.


VAMOS TRANSFORMAR NOSSA FEIRA, NA RIQUEZA DE UMA FEIRA DE CARUARU(PE) OU DE UMA FEIRA DO GUARÁ(DF).

Por: Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho), Pós-Graduado em Administração Hospitalar, Pós-Graduando em Controladoria, Pós-Graduando em Gestão Governamental, Bacharel em Ciências Contábeis (Contador) CRC/BA nº 014.951, ex-vereador, Pregoeiro Oficial, servidor público do Estado
há 23 anos
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE