BRASIL: O DESPERTAR DO GIGANTE ADORMECIDO


Onda de manifestações no Brasil é destaque na mídia internacional

Finalmente depois de passarmos a ultima década em frente as tvs vendo com indiferença os noticiários com os temas vivenciados cotidianamente pela população mais carente de nosso país, o comodismo parece ter acabado.

Na ultima segunda – feira (17/06), o Brasil finalmente saiu da letargia e nos surpreendeu com o que chamados de “ O DESPERTAR DO GIGANTE ADORMECIDO”. A população brasileira foi as ruas para protestar contra tudo que tinha deixado passar sem cobrança durante anos, os mais variados temas foram abordados nas manifestações, como o aumento continuo das passagens de ônibus, a PEC 37, saúde, segurança, educação, salario mínimo, seca no nordeste e o sistemático modelo de corrupção implantado no país nos últimos anos, destaquem para “o mensalão”, onde manifestantes usaram mascaras representando os envolvidos no esquema de corrupção.

Apesar de alguns manifestantes terem extrapolados os limites do bom senso, o que desencadeou ações truculentas por parte da policia, a onda de protestos se alastrou por várias capitais do país e foi destaque internacionalmente como relatou o NEW YORK TIMES que disse que “Os crescentes protestos estão entre os maiores e mais ressonantes desde o fim da Ditadura Militar em 1985". Outros veículos destacaram os “altos custos” das obras para a copa do mundo o que em contra partida teria enfurecido a população, já que em alguns estados os gastos com segurança publica foram reduzidos aumentando assim os índices de violência como foi o caso da Bahia por exemplo. De acordo ainda com a imprensa internacional indícios de que algo assim aconteceriam em nosso país ficou nítido quando na abertura da copa das confederações a presidente Dilma foi vaiada.

Tanto a Presidente Dilma, quanto os ex presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, não se opuseram contra as manifestações.

Vários artistas e pessoas publicas postaram vídeos em favor das manifestações entre eles Amanda Gurgel que defendeu o direito de se manifestar e a queda da ditadura que a imprensa parecia vivenciar até esse momento no país.

Na manhã da terça - feira (18/06), as redes sociais como facebook e twitter destacaram os protestos como o assunto mais comentado e marcam várias manifestações espalhadas por todo o país incluindo cidades daqui da região onde estariam sendo organizados protestos para acontecer nos próximos dias.

Imagens: Facebook

Por: Tatiana Pereira
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE