CÂMARA DISCUTIU REALIZAÇÃO DA GUERRA DE ESPADAS


Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 04 de Junho, audiência publica na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, onde foi discutida a viabilidade da realização da guerra das espadas.

Na Pauta:

1-Local da Guerra de espadas
-Circuito da guerra;
-Horário do inicio e termino;
-Se haveria proibição da guerra foram do circuito;
-Local da queima da Fogueira;
-Guerra das Moças dia 30 acontecerá;
-Fechamento das ruas pelo DMTRANS;

2-Estrutura para realização da guerra de Espadas
-Planejamento do atendimento do Corpo de Bombeiros
-Necessidade de reserva de carros Pipas?

Saúde

-Ambulâncias à disposição e SAMU;
-Postos de saúde em funcionamento-dias e horários;
-HDAM-atendimento de emergência aos queimados;

Segurança

-Policia Militar-Planejamento de atendimento;
-Comunicação a população (Orientações);

3-Uso de equipamentos de Segurança
-Luva, capacete, Bota e Mascara;
-Proibição de fogos de estampido (bombas)
-Serviço da Coelba – assistência em caso de falta de interrupção do serviço;

4-Participantes


Participaram da audiência publica, compondo a mesa além do presente da Câmara Vereador Laércio Muniz, 1º Secretário Gerivaldo Sampaio e do 2º Secretário Chocolate, a promotora de Justiça Dra.Rita de Cássia, Dr.Gilber Promotor, Dra.Antonia Jane – Delegada da Policia Civil, Sargento Marcelo Diniz representado o corpo de Bombeiros, Capitão Gabriel representante do 6º Batalhão da Policia Militar; Arinaldo Urbano secretário de Cultura, Dr. Washington Sobreira Secretário de Saúde, Paulinho Cerqueira representante dos espadeiros.

Franqueada a palavra


-O Secretário de indústria comercio e turismo-Valberto Pereira da Silva, fez uso da palavra sugerindo a criação do circuito da guerra de espadas através de uma lei municipal.


-O Senhor Dori representante dos ignorantes disse que o roteiro da guerra e feito através de convites de cidadãos bonfinenses, a exemplo de Dr. Helio Palmeiras, Zé do Pão entre outros que fazem questão em receber em suas residências os espadeiros.


-Augusto Gomes apresentador do programa pega fogo da Rádio Rainha, falou da origem da guerra das espadas na Rua Padre Severo e que no momento os fabricantes de espadas estão no ostracismo e que necessitavam de uma motivação, uma vez que a categoria esta em extinção.


Paulinho Cerqueira representante dos espadeiros sugeriu a criação de uma associação de espadeiros para fiscalizar a vinda de espadas de outras regiões, determinar ruas onde ocorrerá a guerra e apagamento da luzes para abrilhantar mais a guerra, implantação de equipamentos de segurança dos participantes e orientação aos turistas sobre o evento.


Vereadores

Biro-Biro, Dr.Jorginho, Ivan Barbosa, Bel, Rê, Chocolate, Gerivaldo, Adelson Bahia, Lúcia Cerqueira, Mário Jambeiro e Helson de Carvalho, todos se colocaram a favor da realização da guerra no município desde que ocorra uma regulamentação do evento obedecendo regras.


-O Secretário de Cultura Ari Urbano defendeu a realização do evento como um marco cultural do município. Segundo o secretário o governo estava completamente a favor da guerra e que a secretaria de cultura estava disposta a acordar tudo o que fosse viável para a realização da guerra.

Sugeriu que a fogueira do prefeito seja realizada este ano no bairro Alto do Cigano com o inicio às 18h00min, até as 22h30min; e que o roteiro fosse respeitado os atuais como Padre Severo, Cotegipe, Costa Pinto, Rua da Umburana e Visconde.

-A Promotora de Justiça Dra.Rita de Cássia representando o ministério publico, disse que existem dois processos em andamento na segunda vara da justiça, impetrada pela promotoria de cidadania tendo invista aos danos Patrimoniais e a saúde, denunciadas feitas por parte da população prejudicada.

Disse ainda que o local onde ocorria a guerra na ladeira da prefeitura, e na Rua Visconde do Rio Branco vinha infringindo no direito constitucional do cidadão de ir e vir ,além dos danos materiais e patrimoniais constatado pela vistoria do corpo de bombeiro,fato ocorrido no ano de 2011 e que caso ocorresse a guerra nesses locais acima citados o município poderia ser condenado ao pagamento de uma multa de R$400,000(Quatrocentos Mil Reais) e que esta penalidade continua em vigor.

Adequação do local

Dra. Rita de Cássia disse ainda que para realização da guerra em outro local necessitaria de uma vistoria do corpo de bombeiros e uma autorização judicial. Segundo Dra. Rita disse existir duas ações uma contra o município, proibindo a guerra na ladeira da prefeitura e outra contra os organizadores da festa das moças na Rua Visconde do Rio Branco e adjacências e que estas duas ações estão em vigor nestes dois locais.


Dr.Antonio Campos advogado disse que o legislativo, executivo, ministério Publico, se reúnam em um fórum menor a fim de traçar diretrizes dentro de uma legalidade sem ferir os direitos do cidadão.

Dr.Gilber Promotor de Justiça, disse que assumiu a 3ª promotoria em Julho do ano passado, sendo que logo se deparou com os processos contra pessoas que foram flagranteados por desobedecer a ordens judiciais.

Falou ainda que o ministério publico em seu relato não era a favor do fim da guerra, mais que ela atendesse os padrões e normas da legalidade.


Sargento Marcelo Diniz representado o corpo de Bombeiros, Capitão Gabriel representante do 6º Batalhão da Policia Militar, Falaram que não eram contra a guerra, mais que as instituições defendiam a segurança da população dentro de uma preventividade.


Dr.Washigton Sobreira Secretário de Saúde, falou da estrutura que será oferecido pelo município como funcionamento do I centro de saúde, médicos de plantão, medicamentos e ambulâncias.

Nova reunião com vereadores,autoridades policiais,judiciais e espadeiros acontecerá quinta-feira,dia 06,às 18 horas,na sala de reuniões da Câmara Municipal.


ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE