OFICIAIS DA PM ACUSADOS DE AGREDIREM COMISSÁRIOS DE MENORES EM BONFIM SERÃO OUVIDOS SEXTA-FEIRA 12 POR FELIPÃO


No último dia 21 de junho enquanto prestavam serviços, dois comissários de menores foram agredidos verbal e fisicamente, por oficiais da PM lotados no 6º BPM, em Senhor do Bonfim, motivados por uma discussão sobre estacionamento de um veículo utilizado pelos comissários no interior do Campo Clube.

O caso foi parar na Justiça, na Delegacia e os envolvidos da PM serão ouvidos nesta sexta-feira na Delegacia de Senhor do Bonfim, pelo Delegado e Coordenador da 19ª Coorpin, Dr. Felipe Neri da Silva Neto, e ainda serão ouvidos pelo comando da CPRN com sede em Juazeiro.


CONFIRA NOTA DE REPÚDIO DOS COMISSÁRIOS DE BONFIM

NÓS COMISSÁRIOS DE MENORES VOLUNTÁRIOS DA COMARCA DE SENHOR DO BONFIM, VIEMOS ATRAVÉS DESTA NOTA DE REPUDIO

"Queremos deixar registrado aqui nossa indignação, no dia 21 de junho de 2013 dois colegas que fazem um belíssimo trabalho junto ao Poder Judiciário, foram agredidos verbalmente e fisicamente por dois oficiais da POLICIA MILITAR DO 6º BPM (COMANDANTE E SUBCOMANDANTE), ambos estavam em serviço, pois são COMISSÁRIOS DE MENORES VOLUNTÁRIOS HÁ MAIS DE DEZ ANOS, isso mesmo VOLUNTÁRIOS, foi registrado ocorrência na Policia Civil, agora vamos confiar em quem? Como poderemos pedir apoio da PM, se nos agridem. Estamos fazendo o trabalho de fiscalização e tentando inibir o consumo de bebida por menores, muitas vezes encontramos o perigo, mas queremos que nossa JUVENTUDE seja LIMPA (sem drogas), e não vamos parar, isso nos fortalece, quando estamos usando a camisa de Poder Judiciário, representamos o JUIZ, merecemos respeito por toda a população e não sermos humilhados e intimidados por quem deveria nos dar segurança e trabalharmos em parceria como vinha acontecendo anteriormente . ACORDA BONFIM e nos ajude a termos bons cidadãos."

Na manhã dessa quarta-feira (10), recebemos nota de esclarecimento assinada pelo Comandante do 6º BPM, Ten. Cel. Anselmo Bispo, acompanhe o que diz a nota:


NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COMANDO DO 6º BPM

"O Comandante do Sexto Batalhão da PM, por força de noticias postadas em blogs regionais, nas redes sociais e divulgadas na programação de emissoras de rádios desta cidade, onde o próprio e o Major PM Sidney Carvalho de Lima, são acusados de praticarem agressões a prepostos do Comissariado de Menores desta comarca, vem, por respeito a comunidade bonfinense, aos seus comandados, à instituição a qual representa, mas, acima de tudo, em respeito à sua história pessoal e profissional, bem como à do Maj PM Sidney, esclarecer o seguinte:

1. A Policia Militar da Bahia tem na sua história uma base de respeito ao cidadão a às instituições, e a nossa Unidade aqui localizada, também ao longo desses anos, tem uma história de relevantes serviços prestados à comunidade bonfinense e dos demais municípios sob a sua jurisdição, responsável por diversas ações proativas para a segurança pública, como a execução de mais de 80% das prisões em flagrantes delitos efetuadas na região, em especial em Senhor do Bonfim, sem registros de agressões gratuitas, abusos de autoridade ou de poder, inclusive no período de sua maior festa, o São João, que, este ano, teve uma redução de mais de 50% das ocorrências, tendo como base o ano anterior. Mesmo este ano tendo o acréscimo de mais um dia de festa e do fenômeno do show da Banda Chiclete com Banana, conhecida por trazer um grande público às cidades em que realiza seus shows;

2. Este Oficial Superior, ora comandando esta importante Unidade da PMBA, com mais de 29 anos de serviços prestados, 17 deles em comandos independentes, inclusive de Companhias Especializadas, bem como o Maj PM Sidney, também com quase 27 anos, exercendo diversas funções importantes na Corporação, não tem ao longo desses anos, histórico nas suas vidas (funcional ou particular) de quaisquer tipos de abusos;

3. No que se refere ao fato levado a público por dois componentes do Comissariado de Menores, o mesmo foi provocado por um componente que, de maneira descortês, desrespeitosa e desatenciosa, não levou em consideração a recomendação e solicitação, primeiro de um preposto da PMBA e posteriormente deste Comandante, instante em que era solicitado, tão somente, que o dito estacionasse o veículo, que ora servia àquela instituição, em local que não prejudicasse o tráfego dos veículos oficiais no interior da concha acústica do Campo Clube, espaço este sob a administração da PM naquele período junino, ação que não prejudicaria em nada a execução do mister institucional do Juizado de Menores, não sendo em nenhum instante proibida a permanência do veículo nem dos agentes do Juizado, afirmando, a todo instante, que não atenderia a solicitação e tentando amedrontar a nós com a utilização de nome de autoridades, sendo portanto, a luz da lei, devidamente admoestado por sua inconveniência;

4. No referente a agressões verbais ou físicas, fica este signatário tranquilo quanto a inexistência dos fatos, cabendo aos acusadores o ônus da prova e ao final, a responsabilidade recairá sobre os ombros daqueles que a tem;

5. Este comandante quer e não se furtará a quaisquer apurações que este fato seja alvo, sejam estas nas esferas criminal, civil ou administrativa, mesmo porque uma acusação por si só não condena ninguém, tendo os acusados o direito constitucional a defesa e ao contraditório, e ao acusador, como já dito, o ônus da prova, inclusive já tendo este Comandante, solicitado a Corregedoria Geral da PMBA, órgão que detém com exclusividade o poder de apuração de fatos que tenham o envolvimento de Comandantes de Unidades PM, a instauração de procedimento administrativo, para apurar tais fatos e, ao final, concluir quem terá a culpa;

6. A comunidade pode ficar tranquila que, como já foi explicitado às autoridades do judiciário e ao Juizado de Menores, o fato não demanda, por parte da PMBA e, em particular, do Sexto Batalhão, nenhuma crise institucional, sendo tratado como um fato isolado, que, em nenhum instante, teve a intenção de colocar em cheque a autoridade de quem quer que seja:

7. Por fim, ratifico a nossa certeza de ter agido dentro dos ditames legais, por isso a nossa tranquilidade quanto às apurações que porventura advirem, pois não hesitarei em nenhum instante a me posicionar contra quem tentar vir de encontro à autoridade dos prepostos por mim comandados, mesmo que isso implique em responsabilidades, haja vista que estes riscos qualquer comandante que preze pelo respeito à lei, às instituições e às pessoas, deve correr, sob pena de perder o respeito da sua tropa e envergonhar-se de si mesmo.

8. Por fim, renovo com a população desta e das demais cidades que compõem o orgânico do Sexto Batalhão, o COMPORMISSO DE BEM SERVIR E PROTEGER !

9. Aos meus comandados: JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS A PMBA !!!"


JOSÉ ANSELMO MOREIRA BISPO – TEN CEL PM
COMANDANTE
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE