ARTIGO: UM PROJETO QUE TRABALHA O INCENTIVO À LEITURA

Equipe de A Hora do Conto. Foto: Arquivo do grupo

A Hora do Conto é um projeto desenvolvido por alunos do 4º período do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro, sob a orientação da Professora Selma Maria Campos, durante a disciplina Educação Infantil.

Esse projeto tem o intuito de incentivar a leitura infantil e/ou infanto juvenil, explorando vários meios de linguagem como teatro, música, fantoche, poesia, dança, etc. As leituras acontecem de duas à três vezes, durante um período semestral.

O tema, as atividades e o figurino, são escolhidos pelos alunos, que divulgam o trabalho no Campus e na comunidade. Toda a turma participa, e os grupos são divididos entre: atividades, elaboração de materiais de apresentação e divulgação.

A estudante Katiuscia Maria da Silva, aluna do 4º período do curso de Pedagogia, informou que no último encontro promovido pelo projeto, estiveram presentes cinco escolas públicas e uma particular, durante 2 horas de apresentações, tendo como público alvo Crianças e adolescentes de diferentes idades, na educação infantil, Professores e toda a comunidade.

Apresentação do A Hora do Conto. Foto: Lizandra Martis

“Nossa aprendizagem se dá pela prática de variadas metodologias pedagógicas, para ensinar de uma forma dinâmica e divertida. Não só leitura, mas todo o universo cognoscitivo em torno de todas essas atividades, que também desenvolvem a sociabilidade de todos os envolvidos”, afirma Katiuscia.

Os encontros acontecem no Anfiteatro Canto de Tudo da Uneb. O próximo ocorrerá em dezembro, mas ainda não tem data marcada.


Por: Cátia Lopes
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE