sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DOA VEÍCULO PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA


O prefeito Edivaldo Martins Correia (PTN), e o presidente da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, vereador Laércio Muniz (PTN), assinaram na manhã desta sexta-feira, 01, o termo de doação de um veículo Ranger (ano de fabricação - 2009, placa JRZ-7736) de propriedade da Câmara, para a Prefeitura de Senhor do Bonfim.

Estiveram presentes no evento os vereadores Laércio Muniz, Helson de Carvalho, Lúcia Cerqueira e Adelson Bahia, além do coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária, Marcelo Rodrigues, e o chefe de gabinete, Ricardo Aquino.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Washington Sobreira, o veículo ficará à disposição da Vigilância Sanitária, que intensificará as suas ações de fiscalização no município.

O prefeito de Senhor do Bonfim agradeceu a doação dizendo: “A prefeitura recebe com gratidão este bem do município”.

ASCOM BONFIM

FARMÁCIA POPULAR ACEITA RECEITA MÉDICA TANTO DO SUS COMO DO SETOR PRIVADO


O programa Farmácia Popular garante medicamento gratuito ou com desconto para todo cidadão brasileiro. Basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica ̶̶ com validade indicada para cada tipo de medicamento. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto por um por médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. De acordo com levantamento feito em agosto, 53% das receitas apresentadas para a retirada de medicamentos nas farmácias vêm do serviço de saúde privado e 47% do público. Em 2012, 13,8 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa. Desse total, 80% dos pacientes tiveram acesso gratuito aos medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.

Pela Portaria 2928/2011, que regulamenta a dispensação de medicamentos no SUS, documentos do serviço privado também são aceitos. Desde então, todo tipo de prescrição é aceita no Programa Farmácia Popular, permitindo maior interação entre os serviços de saúde. No entanto, é muito importante que o médico prescreva o medicamento pelo princípio ativo e não pelo nome comercial. Pois os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar todas as marcas de um medicamento.

Desde 2011, com a criação da ação Saúde Não Tem Preço, a população tem acesso a 11 medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. A partir de junho de 2012, mais três medicamentos para asma passaram a ser ofertados de graça. Em sete meses, a iniciativa já beneficiou 401 mil brasileiros.

Medicamentos para colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia, anticoncepção e fraldas geriátricas também são vendidos com até 90% de desconto nas farmácias populares e unidades credenciadas ao programa em todo o País ̶̶ identificadas com o cartaz Aqui tem Farmácia Popular. São 113 itens nas farmácias próprias e 25 itens nas drogarias conveniadas.

Aumento - No último ano, o programa registrou um crescimento de 34% com relação a 2011, quando 10,3 milhões de pessoas foram beneficiadas. O número de farmácias credenciadas também aumentou de 20 mil para 25 mil unidades. Atualmente, o programa está presente em 3.730 municípios brasileiros, dos quais 1.278 são considerados de extrema pobreza.

Por Rhaiana Rondon, da Agência Saúde – Ascom/MS

PARAÍBA: VACA PARIU BEZERRA COM 3 VAGINAS E SETE PATAS


FATO IMPRESSIONANTE – Mais um caso de anomalia foi registrado no Sertão da Paraíba, desta vez no Sítio Xique-Xique, zona rural de Cajazeiras, onde uma vaca pariu uma bezerra com três vaginas e sete pernas. O fato aconteceu por volta das 17 h de terça (29), o agricultou José Nildo de 60 anos, estava observando a vaca, quando percebeu que a mesma estava parindo e com ajuda de populares conseguiu
expelir o animal com a anomalia que chamou atenção dos moradores da região.


Fonte: Jeremoabo Agora

SECRETÁRIA JOSEFA IODÁLIA REALIZA ENTREGA DE ALIMENTOS NA ZONA RURAL

Foto da Internet
Entre as ações governamentais voltadas ao enfrentamento da seca em nossa região e pensando nas famílias carentes do município de Capim Grosso, a Secretária de Assistência Social, Josefa Iodalia, com o apoio do Prefeito Sivaldo Rios de Carvalho, teve a iniciativa de ir até Salvador tentar, por meio de ofício e dialogo, algum benefício para a população carente. E assim, com o apoio da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado, através da Casa Civil, conseguiu 15 mil toneladas de feijão, 172 litros de leite para atender o Programa Leite Fome Zero, que por conta da grande estiagem o município estava sem receber e também foram concedidos 10 toneladas de arroz.

A secretária Josefa Iodália comentou sobre a distribuição dos alimentos: “Entendendo que a política pública não se faz sozinha, por isso convidei representantes da sociedade civil organizada e membros do Conselho Municipal de Assistência Social, para que juntos pudéssemos decidir a melhor maneira de distribuição do feijão e do arroz, já que o leite ficou para atender as famílias que já são cadastradas no programa Leite Fome Zero”.

Ficou acertado entre os membros do Conselho Municipal de Assistência Social, e o representante do ROTARY CLUB juntamente com a secretaria Josefa Iodália, que os alimentos fossem distribuídos apenas para as pessoas que moram na zona rural, da seguinte maneira: 15 kg de feijão e 5 kg de arroz para as famílias que já são cadastradas no CADUNICO, ou seja; para as famílias que já tem a inscrição do NIS (Número de Identificação Social). As entregas já foram realizadas nas localidades como na Várzea Suja, com 57 famílias, Rio do Peixe, 129, Melancias, 64, Fazenda Nova, 39, Mandassaia, 31, Lajedo, 42, Colônia (Camboeiro, Barro Vermelho, Capitão, Fazenda Voltam, entre outras) 120 e Fazenda Tigre com 40 famílias contempladas.

A partir do dia Primeiro de Fevereiro as entregas serão realizadas na Região da Mata do Estado, no período da manhã, no prédio onde funciona o PETI.

Á tarde a entrega será feita na Comunidade de Caiçara, no prédio da Associação.
Diante aos acontecimentos, Dona Josefa Iodália disse se sentir realizada: “Estou muito feliz por ter contribuído com a contemplação dessas famílias que tanto precisam do apoio humano e amparo das políticas públicas. Um dos motivos que nos leva a servir é que não importa o que você faz e sim como você faz, o importante é colocar amor e sensibilidade no servir” finalizou a secretaria.


ASCOM-PMCG






SECRETARIA DE ADMINSTRAÇÃO ESCLARECE PAGAMENTO DAS GRATIFICAÇÕES DOS PROFESSORES

A Secretaria Municipal de Administração e Planejamento no intuito de esclarecer dúvidas e dar transparência ao processo administrativo informa a todos os professores municipais que:

• Enquadramento
• Regência de Classe
• Gratificação por deslocamento para zona rural
• Gratificação por lecionar em Sala de Recursos
• Gratificação por lecionar em séries iniciais
• Gratificações por lecionar em salas multiseriadas.

São gratificações somente pagas quando o professor está em sala de aula, os servidores que fazem jus as gratificações e que estão em período de férias não são contemplados as mesmas, para maiores informações ligue: (74) 3541-8363.


ASCOM BONFIM

RAINHA FM PROMOVE EVENTO PARA OUVINTES NESTE SÁBADO NA PRAÇA NOVA


OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim, 1º de fevereiro de 2013


Está selecionando candidatos à vaga de:


Chapista de Lanchonete: 01 vaga
Ensino fundamental completo;
Sexo feminino;
Experiência 06 meses.

Corretor de imóveis: 01 vaga
Ensino médio completo;
Sexo feminino;
Com CREA ou curso em andamento.

Dentista : 01 vaga
Superior completo;
Ambos os Sexos.

Endodontista: 01 vaga
Superior completo;
Ambos os Sexos.

Cozinheiro de Restaurante: 01 vaga
Ensino fundamental;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses.

Mestre de Obras: 01 vaga
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses em CTPS.

Encarregado de Obras: 01 vaga
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses em CTPS.

Encarregado de Pedreiro: 01 vaga
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses em CTPS.

Garçom: 01 vaga
Ensino médio completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses.

Vendedor Externo: 02 vagas
Ensino médio completo;
Ambos os Sexos;
Experiência 06 meses.

Farmacêutico: 01 vaga
Superior completo;
Ambos os sexos.

Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

DIOCESE DE BONFIM COMEMORA ANIVERSÁRIO DE D. FRANCISCO CANINDÉ PALHANO


A Assessoria de Comunicação da Diocese de Bonfim convida a comunidade católica bonfinense e diocesana para participar das homenagens ao nosso querido Pastor Dom Francisco Canindé Palhano, quando celebramos o seu aniversário natalício, hoje, dia 1º de fevereiro, e seu aniversário de Ordenação Sacerdotal, amanhã, dia 2 de fevereiro de 2013.

Convocamos a todos os irmãos e irmãs a se fazerem presentes de forma expressiva, a fim de estarmos juntos, nestes momentos tão importantes na vida do nosso Bispo, celebrando, em comunidade cristã, sobretudo, os seus 38 anos de vida sacerdotal a serviço do Reino de Deus.

A Santa Missa em Ação de Graças acontecerá sábado, dia 2 de fevereiro, às 19h30, na Catedral Diocesana.

SECRETARIA DE SAÚDE TREINA ARTICULADORES PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL CONTRA A DENGUE


Os articuladores treinados pela Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim participam durante todo o dia de hoje, 31, no auditório da UNEB, da Oficina de Capacitação de Articuladores do Projeto de Mobilização Social contra a doença; eles estão sendo capacitados para convocar a população na luta contra o mosquito da dengue.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães e a Secretaria de Saúde do município.


Palestras, panfletagens, e visitas domiciliares levarão a mensagem de prevenção e controle da dengue ao cotidiano dos cidadãos dos bairros mais propensos à proliferação do Aedes aegypti. Os articuladores são moradores das próprias comunidades trabalhadas.

ASCOM BONFIM

PRESIDENTE DA CÂMARA DE BONFIM IRÁ DOAR VEÍCULO PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO

Em conversa com o o Presidente da câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz, fomos informados que a Câmara estará doando para a Vigilância Sanitária do Município um veículo da fronta daquela casa.

Segundo o Presidente os fiscais estão sem condições de fazer apreensões de mercadorias que encontrem-se fora dos padrões de consumo humano.


Maravilha Notícias