quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DESABAFO DE UM CIDADÃO BONFINENSE


Eu deveria ter uns 6 anos de idade, quando ficava ansioso pela chegada do carro pipa na Avenida Salvador. Isso a mais de 32 anos atrás. Amanhã, completará 8 dias que pingou água nas torneiras. E a culpa é de quem???? Durante todos esses anos os políticos pouco ou nada fizeram para a solução desse problema. Bonfim cresceu, Jaguarari cresceu, Campo Formoso cresceu, Andorinha cresceu, Pindobaçu cresceu, Ponto Novo cresceu e durante esses 30 anos o que de grande foi realmente feito. Vi a construção da barragem do aipim, barragem de Pindobaçu e a de Ponto Novo.

O poder público tem o exato conhecimento de que, se a estiagem demorar um pouco mais além do previsto, toda essa região não iria suportar e é isso que acontece agora na nossa cidade. Estamos voltando há 30 anos. Cândido governou 10 anos, disse que iria fazer a BARROCA DO FALEIRO E NADA. Brasileiro na sua gestão, colocou uma faixa no calçadão com o nome de vários deputados do PT, onde dizia que o dinheiro da BARRAGEM DA BARROCA DO FALEIRO, já se encontrava depositado na Caixa e nada; o Paulo Machado governou quatro anos e nada, agora estamos com um novo gestor, em que a população de Bonfim acreditou e acredita que fará a diferença e todos nós estamos na torcida para que seja um governo de grandes realizações. Bonfim tinha três hospitais, AMEC, REGIONAL E A UAI. O estado de Senhor do Bonfim é tão grave, que quando chove e venta um pouco, a energia cai, a Sky, cai, os Celulares não funcionam, coisa que acontecia a 30 anos atrás.

Termino esse desabafo, informando a todos, que estou triste e ao mesmo tempo esperançoso, pois vejo durante muitos anos a minha cidade regredir.

Atenciosamente,
Marco Bartilotti

BOLINHA PRESO NOVAMENTE POR PORTE INDEVIDO DE EXPLOSIVOS EM MINÉRIOS DE PINDOBAÇU


Em conversa com o Delegado Felipe Neri da Silva Neto, coordenador de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, que informou que recentemente foi procurado por um cidadão bonfinense que informou que havia ocorrido um sequestro e que inclusive os sequestradores confundiram o denunciante com outro irmão, e que  armados eles chegaram se passando por policias do estado do Pernambuco.


Após essas informações o Delegado Felipe Neri iniciou uma investigação e pediu representação para busca e apreensão na casa de “Bolinha”, e completou Dr. Felipe “naquela operação que fizemos junto com o exercito, o Bolinha já havia sido preso, pelo crime de desobediência, por ter reaberto o garimpo dele ilegalmente porque estava fechado pelo DNPM, anteriormente já havia ocorrido aquelas cinco mortes, e hoje nós fomos fazer o cumprimento do mandato de busca e apreensão na casa dele por volta das 05h00min da manhã, e para nossa surpresa encontramos uma arma que até coincide com o que a pessoa falou, um rifle, encontramos 206 bananas de dinamites, algo em torno de 75 kg de dinamite, 100 espoletas já preparadas e modificadas da forma pirotécnica para a forma elétrica, o que não pode por lei e é um verdadeiro perigo, mais de 200 espoletas ainda intactas, fiação para estopim, tudo de forma ilegal tudo contrariando a legislação vigente que proíbe a modificação desse material”, disse Dr. Felipe.

Bolinha foi enquadrado nos artigos, 12 e 16 da lei 10.826/03:

Artigo 16 do Estatuto do Desarmamento - Lei 10826/03

Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem:
I - suprimir ou alterar marca numeração ou qualquer sinal de identificação de arma de fogo ou artefato;
II - modificar as características de arma de fogo, de forma a torná-la equivalente a arma de fogo de uso proibido ou restrito ou para fins de dificultar ou de qualquer modo induzir a erro autoridade policial, perito ou juiz;
III - possuir detiver fabricar ou empregar artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar;
IV - portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado;
V - vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente; e
VI - produzir, recarregar ou reciclar, sem autorização legal, ou adulterar, de qualquer forma, munição ou explosivo.

Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento - Lei 10826/03

Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa. ‘jusbrasil’



Maravilha Notícias

MORADORES DOS LOTEAMENTOS BRISAS DO MONTE E CIDADE NOVA BLOQUEIAM BR 407 PEDINDO ÁGUA


Alegando que estão sem água e pelo menos uns 12 dias, moradores dos loteamentos Brisas do Monte e Cidade Nova, estiveram esperando pela chagada de água através de carros pipa, que estavam previsto para chegar antes do meio dia dessa quarta-feira, oriundo da cidade de Ponto Novo, porém com a demora do carro pipa e irritados sem nem ao mesmo ter água para cozinhar, dezenas de moradores decidiram bloquear a Rodovia BR 407, no trecho defronte ao acesso dos loteamentos, e com pedaços de tronco de coqueiros, galhos secos e pedras a estrada ficou interditada por pelo menos 30 minutos.


Com a interdição da BR, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada e entrou em negociação com os responsáveis pelo bloqueio, e parecia que nada seria solucionado naquele momento, até que o PRF, Gonzaga propôs levar os responsáveis até o Posto da Delegacia para juntos confeccionarem um oficio solicitando providências da Embasa, justamente no momento em que o Senhor Pedro Jambeiro representante local da empresa compareceu ao local e prometeu colocar água para os moradores, suspendendo assim o manifesto.



Ainda no local havia um morador chamado Marcio Gonçalves, residente no loteamento Brisas do Monte, que disse ser contra o manifesto dos demais moradores, e acrescentou, “eu sou contra essa manifestação porque o carro pipa abasteceu a metade do Brisas do Monte e foi buscar outro caminhão e demorou um pouco e o pessoal não teve paciência e fechou aqui a pista isso é errado, se a polícia tivesse que agir hoje para conduzir pessoal aqui tinha que conduzir”, disse o morador. Ainda em conversa com o senhor Marcio ele disse que mora com cinco pessoas em sua casa e tem uma caixa d’água de mil litros e estava paciente esperando a água chegar a sua casa.

Márcia Cabrita, informou que o bloqueio foi devido a falta de água que a pelo menos 15 dias estão sem receber e a água que estava chegando nos carros pipas estava com uma coloração amarelada, de péssima qualidade, e garantiu que os manifestantes encerrariam o movimento de o representante da Embasa garantisse que pelo menos as torneiras das residências tivesse água pelo menos uma vez na semana.



O representante da Embasa Pedro Jambeiro alegou que a situação está desse jeito devido ao racionamento em que está sendo implantado em Senhor do Bonfim e garantiu que colocaria três carretas com capacidade de 40 mil metros cúbicos.

Logo após as negociações a BR foi liberada e os moradores receberam água em vasilhas ao moldes antigos de épocas de seca braba.


Maravilha Notícias

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE VAGA PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA TOPA – TODOS PELA EDUCAÇÃO


A Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Educação, está selecionando pessoas que tem interesse em atuar como coordenador de turmas, na condição de BOLSISTA VOLUNTÁRIO do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, neste ano de 2013.

Para participar do programa os interessados devem preencher alguns critérios de seleção.

O coordenador de turma deverá, preferencialmente, estar cursando ou ter o ensino superior completo (com comprovante de escolaridade proveniente de instituições reconhecidas pelo MEC);

No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos:

CPF;
RG;
Comprovante de residência;
Certificado de escolaridade;
Histórico escolar;
Currículo devidamente comprovado;
Certificado de Proficiência em LIBRAS (apenas para candidatos a categoria de tradutor intérprete de libras).
As inscrições estarão abertas até próxima sexta-feira, 7 de fevereiro, na Secretaria de Educação e Esportes SEMEC, situada à rua Padre Champagnat, nº 238, bairro Maristas, das 8h às 12h.

Em breve serão abertas também pelo programa vagas para alfabetizador e caso haja necessidade para tradutor intérprete de LIBRAS, nestes casos as condições de seleção são as descritas abaixo:

O alfabetizador deverá ter concluído o ensino médio (apresentar histórico escolar), com experiência de no mínimo um (1) ano em educação, preferencialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos;

O tradutor intérprete de LIBRAS deverá ter, no mínimo, formação de nível médio com certificação de proficiência em Libras.

Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone (74) 3541-9734.

ASCOM BONFIM

ENTENDA SE POSSÍVEL ESSA DATA

Leitora do Blog Maravilha Notícias, argumenta como "negligência", a data marcada para a realização da coleta de material para exames no LACEN, Laboratório Central de Saúde Pública, assinada com o nome de Eduarda Almeida, porém a data mencionada na guia deixa duvidas de quando será realizado essa coleta, seria 06/03/13 ou 06/04/14?

Confira a imagem.


Maravilha Notícias

CAPIM GROSSO: PREFEITO SIVALDO NOMEIA NOVO SECRETARIO DE FINANÇAS


Na tarde de terça-feira, dia 05 de fevereiro, foi nomeado para exercer a função de Secretario de Finanças do Município de Capim Grosso, o senhor Veronilson Oliveira Matos. No mesmo dia, Humberto Araujo, que antes exercia o cargo acima citado, foi nomeado para exercer a função de tesoureiro.


ASCOM - PMCG

ITIÚBA CARTÕES DE BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS SERÃO ENTREGUES NESTA QUINTA-FEIRA 07


COMUNICADO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIÚBA, ATRAVÉS DAS SECRETARIAS DE AGRICULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, COMUNICA A TODOS OS BENEFICIÁRIOS DOS PROGRAMAS: GARANTIA SAFRA, BOLSA ESTIAGEM E BOLSA FAMILIA QUE NESTA QUINTA-FEIRA DIA 07/02/2013 SERÃO ENTREGUE PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, OS CARTÕES DOS PROGRAMAS ACIMA REFERIDOS.

OBS: AS PESSOAS QUE DEVERÃO COMPARECER SÃO AQUELAS CONTEMPLADAS E QUE AINDA NÃO RECEBERAM O CARTÃO.

LOCAL: CLUBE UNIÃO 2 DE JULHO
HORÁRIO: 8:30


Atenciosamente,


Silvano Santos de Carvalho
Prefeito Municipal

CAPIM GROSSO: SECRETÁRIA DE SAÚDE DAYANA CARIBÉ VISITA BRASÍLIA A CONVITE DO MINISTRO ALEXANDRE PADILHA


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Capim Grosso, Dayana Caribé, esteve em Brasília, entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro a convite do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o acolhimento dos secretários de saúde de todo o Brasil. O tema foi: “É hora de reduzir o tempo de espera”. Foram exibidas as propostas e portarias que serão executadas no ano de 2013, como a de novos programas, regras e incentivos financeiros que serão articulados para induzir o SUS a alcançar atendimento de saúde com qualidade no tempo adequado.
Aproveitando a oportunidade, Dayana visitou os setores que mais são deficientes no município, como o de Urgência e Emergência e o Departamento de Atenção Básica, que precisam ser fortalecidos por meio de estratégias.
Foi possível garantir o custeio da UPA, que antes era mantida com recursos próprios: “Nosso grande objetivo é aperfeiçoar o atendimento. Serão possíveis mais investimentos com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, exames e na farmácia”, completou a secretária.
Questionada sobre a reabertura do Hospital Nossa Senhora da Saúde, ela disse que o contrato já foi assinado, no momento está em processo de adequação de espaço e que até março o hospital será reaberto.
“Nossa pressa é até maior que da população. A reabertura do hospital irá ajudar muita a secretaria, pois no momento estamos deslocando os pacientes para outras cidades, as ambulâncias não param e o custo está sendo alto”, afirmou a secretária.
Para finalizar, Dayana Caribé fez um convite para que a população possa atuar junto com a secretaria, pois disse que não é possível fazer saúde sem a população mostrar onde estão as principais deficiências, pois só assim será possível favorecer o crescimento da saúde pública no Município.


ASCOM - PMCG

SECRETARIA DE SAÚDE DE JAGUARARI ENTREGA PRÓTESES DENTÁRIAS À PACIENTES DO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE


Para melhorar ainda mais o atendimento nos postos e hospital da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está executando uma série de ações que visam assistir de perto e de forma eficiente, os pacientes do sistema público de saúde.

Uma dessas ações foi realizada na segunda-feira (04), no Centro de Saúde das Casas Populares, com a entrega gratuita à população de baixa renda, de mais de sessenta (60) unidades de próteses dentárias. A ação faz parte do programa federal, lançado em 2004, pelo Ministério da Saúde, “Brasil Sorridente”.
Da microrregião apenas três municípios participam do programa: Uauá, Itiúba e Jaguarari.

Antes de receber as próteses dentárias, o paciente passa por acompanhamento especializado em uma das unidades Básicas de Saúde Bucal, onde o dentista verifica a necessidade de uso da prótese. Só então, de posse do Cartão do SUS, o paciente é encaminhado ao Centro de Saúde da Sede para fase final do acompanhamento.

Feito o molde da prótese, o dentista envia o material ao Laboratório de Próteses, situado na cidade de Juazeiro (Laboratório Rogério Prótese). “Até a prótese ser entregue, o paciente passa em média, por quatro ou cinco consultas. E no prazo máximo de 40 dias, a prótese é entregue”, explica o Coordenador da Saúde Bucal do Município, Bruno Vieira.

Gregório José de Souza, 64 anos, morador do Distrito de Santa Rosa de Lima descreveu o sentimento de ser um dos beneficiados pelo programa: “Estou realizando um sonho. Sofria muito por falta de uma prótese dentária e não conseguia nem comer direito. Agradeço a equipe da Secretaria de Saúde, por trazer esse projeto para Jaguarari”, disse Gregório.

De acordo com Bruno Vieira, “as próteses são de qualidade. E as pessoas terão de forma gratuita toda assistência necessária, caso precisem de ajustes em suas próteses”, concluiu.

Estiveram presentes a cerimônia de entrega das próteses, o Coordenador da Saúde Bucal do Município, Bruno Vieira, a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, além de membros da equipe do Laboratório Rogério Prótese, Drª Gloria Mendes, Cirurgiã Dentista, Marcos Almeida, Protético e Uélton Nascimento, Auxiliar Técnico.


ASCOM JAGUARARI

CURSOS LIVRES CETESB 2013 GARANTA JÁ O SEU


CURSO DE CAPACITAÇÃO EM INTENSIFICADOR DE IMAGEM (ARCO EM C)
Público Alvo: Técnicos em Radiologia
Carga Horária: 20 horas
PERÍODO: 20 e 21 de ABRIL
Horário: das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h
VAGAS: 30
Local: CETESB

CURSO DE NR10 BÁSICO
Público Alvo: Técnicos em Segurança do Trabalho, Eletricistas e Auxiliares de Eletricista.
Carga Horária: 40 horas
PERÍODO: 16 /17 / 23 E 24 de FEVEREIRO
VAGAS: 40
Local: CETESB

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SALA DE VACINA
Público Alvo: Auxiliares, Técnicos e estudantes de enfermagem.
Carga Horária: 40 horas
PERÍODO: de 04 a 15 de MARÇO (noturno) e dia 16 de MARÇO (diurno)
VAGAS: 40
Local: CETESB

CURSO DE CUIDADOR
Público Alvo: Todos que queiram cuidar de idosos.
Carga Horária: 40 horas
PERÍODO: 22 e 23 de FEVEREIRO (Sexta a noite e sábado Integral)
01 e 02 de MARÇO (Sexta a noite e sábado Integral)
08 e 09 de MARÇO (Sexta a noite e sábado Integral)
VAGAS: 40
Local: CETESB

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO AO CLIENTE
Público Alvo: Todas as pessoas que atuam em comércio, em clínicas, hospitais, hotéis e etc.
Carga Horária: 20 horas
PERÍODO: 16 e 17 de MARÇO
Horário: das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h
VAGAS: 30
Local: CETESB

CURSO DE IMOBILIZAÇÃO GESSADA
Público Alvo: Técnicos em Radiologia e Enfermagem
Carga Horária: 36 horas
PERÍODO: 09 e 10 de MARÇO
13 e 14 de ABRIL
11 e 12 de MAIO
VAGAS: 30
Local: CETESB

Garanta já a sua vaga. Maiores informações no CETESB, localizado à Rua Mariano Ventura, 74 - 1º andar - Centro - Senhor do Bonfim - Bahia. Telefones: 74 - 3541-4611/9941-1469/9138-6965.

ITIUBENSE É PRESA EM SALVADOR, ACUSADA DE ALICIAR BRASILEIRAS NO SUBÚRBIO E REVIVE TEMA DE NOVELA DA GLOBO


O casal que foi preso esta semana, no subúrbio de Salvador, Denílson Pereira Reis e Elizânia Evangelista, acusados de aliciar brasileiras para trabalhar na Espanha, tem uma ligação direta com o município que hoje faz parte do território do sisal, no centro norte da Bahia, isso porque a mulher acusada e detida na operação é filha de Itiúba. Elizânia morou na Rua São Gonçalo, Itiúba – Ba. O casal, segunda a polícia federal, estava a serviço do espanhol Bermudez Motos, o dono do prostíbulo que a reportagem do Fantástico mostrou em Salamanca, na Espanha e a brasileira Renata Gomes Nunes.

Tudo só foi possível, após uma mãe de uma das garotas, inspirada na novela Salve Jorge fazer uma denuncia pelo DISK 180. A Polícia Federal investigou o caso com a Polícia Nacional Espanhola. Na semana passada, as duas polícias decidiram agir. Em Salamanca, policiais brasileiros e espanhóis invadiram o prostíbulo onde as mulheres eram mantidas em cárcere privada. Em Salvador, o casal Denílson Pereira Reis e Elizânia Evangelista (filha de Itiúba) foi preso, acusado de aliciar brasileiras para trabalhar na Espanha.
De acordo com as investigações, antes de sair do país, algumas garotas passavam por uma espécie de preparação: eram levadas para trabalhar numa casa no subúrbio de Salvador, onde funcionava um bar e um prostíbulo.

Antes da viagem, elas recebiam dinheiro vivo para comprar roupas e ir ao salão de beleza. Também levavam muitas notas de euros para mostrar ao serviço de imigração quando desembarcassem no aeroporto espanhol. Assim, fingiam que eram turistas com dinheiro pra gastar.
Mais tarde, quando começavam a trabalhar em prostíbulos, tudo era cobrado delas, juntamente com o valor da passagem de avião. Só que essa dívida era aumentada em até 300%, o que as deixava totalmente dependentes dos exploradores.
Se aproveitando do gancho, deputada estadual baiana entra com requerimento para criação da CPI do Tráfico de Pessoas na Bahia

A deputada estadual Luiza Maia (PT) entrou, nesta segunda-feira (4), com requerimento para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) crie, com urgência, a CPI do Tráfico de Pessoas. “Essa situação é preocupante. Como podemos aceitar que em pleno século 21 pessoas sejam enganadas, enroladas com promessas de trabalho e riqueza para depois serem vendidas? Isso é um absurdo! Não podemos deixar que mulheres e crianças sejam mantidas como escravas por esses criminosos. Precisamos investigar e acabar com essas quadrilhas que só perdem em lucratividade para o tráfico de armas e drogas”, condenou. Para contribuir com a discussão, a parlamentar baiana convidou o presidente da Comissão do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal, Arnaldo Jordy (PPS-PA), para uma audiência pública, logo após o carnaval. “A Bahia é o terceiro Estado com maior número de mulheres traficadas e a intenção é fazer uma série de reuniões tendo como ponto de partida o casal preso em Salvador pela Polícia Federal e queremos contar com o apoio do Congresso Nacional”, disse. Conforme levantamento da ONU, cada mulher levada para ser prostituta no exterior rende as quadrilhas mais de R$ 100 mil. No total, o número de pessoas levadas para o exterior por traficantes já soma 70 mil. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a máfia de pessoas movimenta por ano mais de US$ 30 bilhões. Cerca de 10% desse dinheiro passa pelo Brasil.

Aroldo Pinto

JOVEM NÃO RESISTE E MORRE EM DECORRÊNCIA DE FACADA NO RIM EM SENHOR DO BONFIM


Por volta das 22h30min da última segunda-feira, dia 04/02/2013, aconteceu uma tentativa de homicídio tendo como vitima o jovem RAFAEL PEREIRA PASSOS, 22 anos, residente no bairro Itamaraty.
De acordo com informações ainda na noite do domingo (03), Rafael havia se desentendido com seu colega de trabalho, MAICON DOS ANJOS LIMA, e na noite da segunda-feira, estando de folga do trabalho, Rafael retornou ao local de trabalho, Restaurante China Real, onde Maicon encontrava-se trabalhando, e ao avistar Rafael, Maicon telefonou para seu pai, ELIEZER, que feriu o jovem Rafael, com um golpe de arma branca atingindo-lhe no abdômen lado esquerdo, tal golpe causou perda do rim esquerdo do rapaz, que foi hospitalizado no Hospital D. Antonio Monteiro, e na tarde de terça-feira (05) ainda não apresentando melhoras no seu quadro de saúde foi transferido para outro hospital em Juazeiro e não resistindo veio a óbito.
A princípio Maicon foi conduzido à Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, onde permanece sob custódia a disposição da Justiça local.

O autor do golpe ELIEZER, encontra-se foragido, e deverá responder por "lesão corporal seguida de morte".

Maravilha Notícias

OPERAÇÃO CARNAVAL - DEL. PRF 10/04‏


A Del. PRF 10/04 - Sr. do Bonfim, com circunscrição na BR 407, do KM 10 ao 230 ( Juazeiro - Capim Grosso ), e BR 324, do KM 356 ao 444 ( Capim Grosso - Riachão do Jacuípe ), realizará a “Operação
CARNAVAL”, iniciando às 00:00 horas do dia 08/02/2013 (sexta-feira) até às 24:00 horas do dia 13/02/2013 ( quarta-feira ).

As viaturas operacionais serão estrategicamente posicionadas em locais previamente levantados como de maiores índices de acidentes, visando dar uma maior percepção de segurança aos usuários, e
consequentemente, inibindo que eles cometam infrações de trânsito que possam contribuir com os acidentes, como ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade.

No período noturno, onde o fluxo diminui, será intensificado o combate a criminalidade, sendo realizadas rondas noturnas, visando impedir ações de meliantes, como assaltos a ônibus e o tráfico de drogas.

Em cada viatura operacional, terá um etilômetro ( "bafômetro" ), para realização de testes nos condutores, com o objetivo de inibir a ingestão de bebida alcoólica por parte destes. Será realizado um mínimo
de 40 testes diários. Vale ressaltar, que uma vez constatado que o condutor ingeriu bebida alcoólica, estando este acima de 0,29mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões ), que
equivale a uma média de quatro copos de cerveja ( varia de organismo pra organismo), o condutor além de pagar uma multa de R$ 1.915,40, é preso em flagrante por crime de trânsito, podendo ter também sua CNH suspensa por um período de um ano.

A Delegacia 10/04 está tendo uma atenção especial com animais nas rodovias federais que cortam a região.
Haverá restrição de trânsito para os veículos de mais de 02 combinações e aqueles que precisam de Autorização Especial de Trânsito (AET) para trafegar. Esta restrição visa evitar acidentes de grandes
proporções no horário de pico, principalmente com os automóveis. Neste período, os veículos de grande porte devem ficar estacionados em locais seguros, como os postos de combustíveis, até que cesse o horário de restrição, para poder seguir viagem.

HORÁRIOS DA RESTRIÇÃO

09/02/2013 ( sexta-feira ) - Das 16:00h às 24:00h
10/02/2013 ( sábado ) - Das 06:00h às 12:00h
12/02/13 ( terça-feira ) - Das 16:00h às 24:00h
13/02/13 ( quarta-feira ) - Das 06:00h às 12:00h

RESULTADO OPERAÇÃO CARNAVAL 2012

Acidentes sem vítimas: 2
Acidentes com feridos: 1
Acidentes com mortos: 0
Total de feridos: 2
Total de mortos: 0
Acidentes por embriaguez: 0
Total de acidentes: 3
Total de vítimas: 2
Testes de etilômetros ( bafômetros ): 57
Total autos de infrações: 123
Veículos fiscalizados: 353
Veículos retidos: 4
Pessoas fiscalizadas: 153
Veículos recuperados: 1

A checagem da documentação pessoal e do veículo, dos equipamentos obrigatórios, obediência a sinalização, não ultrapassar em local proibido, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, não
exceder a velocidade e usar o cinto de segurança, torna-se indispensável para que possamos ter um trânsito mais seguro e responsável em nossa
região.


ATT:

Insp. Lopes Júnior