segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CAMINHÃO DESGOVERNADO CAIU NO CANAL DA MALÁRIA


Na madrugada de sábado para o domingo, (10), por volta de 02h20min, um Caminhão de cor branca, placa GTQ 0853, licença de Senhor do Bonfim, carregado com caixas plásticas vazias, apresentou problemas no freio e acabou caindo no canal da malária, próximo ao Rua Amazonas, no bairro Alto do Cigano.




Maravilha Notícias

HOMEM COMETE SUICÍDIO EM ANTONIO GONÇALVES

Foi encontrado sem os sinais vitais, por volta das 14h30min desse domingo (10), o corpo do senhor COSMO VIEIRA DE FREITAS, residente na localidade de Catuabo interior de Antonio Gonçalves.

De acordo com com informações, Cosmo se suicidou com um tiro de espingarda no maxilar, falecendo no local.

Os motivos ainda são desconhecidos.

Maravilha Notícias

PAPA BENTO 16 ANUNCIA QUE IRÁ ABANDONAR A CHEFIA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA


Papa Bento XVI é a renunciar no final deste mês, depois de quase oito anos como o chefe da Igreja Católica, dizendo que ele é velho demais para continuar com a idade de 85.

O desenvolvimento inesperado - a renúncia primeira papal em quase 600 anos -, os governos do Vaticano surpreendeu observadores de e até mesmo seus assessores mais próximos.

O Vaticano diz que espera um novo Papa a ser eleito antes da Páscoa.

Cardeal Joseph Ratzinger se tornou Papa em 2005, após a morte de João Paulo II.

Um teólogo conservador, com vistas inflexíveis sobre sacerdotes homossexualidade e as mulheres

O correspondente da BBC David Willey, em Roma afirma que a medida veio como um choque - mas acrescenta que, em teoria, nunca houve nada que possa impedir o Papa Bento XVI ou de qualquer de seus antecessores de pisar de lado.

Sob o código que rege a Igreja Católica, Direito Canônico, as únicas condições para a validade de tal renúncia são de que um ser livre e ser devidamente publicado.

Mas a renúncia é extremamente raro: o último papa a renunciar foi o Papa Gregório XII, que renunciou em 1415 em meio a um cisma dentro da Igreja.

Conselho médico
Um porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que até o Papa Bento XVI assessores mais próximos não sabia o que ele estava planejando fazer e ficaram "incrédulo". Ele acrescentou que a decisão mostrou "grande coragem" e "determinação".

Primeiro-ministro italiano Mario Monti é citado como dizendo que ele estava "muito abalado com essa notícia inesperada".

O irmão do papa, nascido na Alemanha, disse o pontífice havia sido aconselhado por seu médico a não fazer viagens transatlânticas mais e estava considerando deixar o cargo por meses.

Falando de sua casa em Regensburg, na Alemanha, Georg Ratzinger disse que seu irmão estava tendo dificuldade para andar a aumentar e que a sua demissão foi parte de um "processo natural".

Ele acrescentou: "Sua idade está pesando sobre ele Nessa idade meu irmão quer mais descanso.".

O Papa não é esperado para participar do conclave que vai escolher seu sucessor, e, então, retirar-se para a residência papal de Castel Gandolfo, quando ele deixar o cargo.

Padre Lombardi disse que o Papa, então, mudar-se para um mosteiro renovado utilizado por freiras de clausura dentro do Vaticano, por "um período de oração e reflexão".

'Liberdade total'
Aos 78, o cardeal Joseph Ratzinger foi um dos mais antigos da nova papas na história quando eleito.

Ele assumiu o comando como um dos mais ferozes tempestades a Igreja Católica tem enfrentado nas últimas décadas - o escândalo de abuso sexual de crianças por padres - estava quebrando.

Em um comunicado, o pontífice disse: "Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, eu vim para a certeza de que meus pontos fortes, devido à idade avançada, não são mais adequados para um adequado exercício do ministério petrino.


Damian Thompson, ex-editor do Catholic Herald, diz o Papa fez uma "atitude corajosa"
"Estou bem ciente de que este ministério, devido à sua natureza espiritual essencial, deve ser feita não só com palavras e ações, mas não menos com a oração e sofrimento.

"No entanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de relevância profundo para a vida da fé, a fim de dirigir o navio de São Pedro e anunciar o Evangelho, a força da mente e do corpo são a força, necessária que, nos últimos meses, tem-se deteriorado em mim na medida em que eu tive que reconhecer a incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado.

"Por esta razão, e bem conscientes da gravidade deste ato, com total liberdade Declaro que renunciar ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiada por cardeais em 19 de abril de 2005, de tal forma , que a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20:00 horas, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, será livre e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocada por aqueles cuja competência é. "

Um teólogo conservador, antes e durante o seu tempo como Papa, ele tem tomado posições tradicionais sobre a homossexualidade e ordenação de mulheres, enquanto pedindo abstinência em vez de abençoar o uso de contraceptivos.

Renúncia do Papa choque por motivos de saúde é uma "erupção de modernidade" no Vaticano, de acordo com Ezio Mauro, editor-chefe do La Repubblica Itália diária.

O diário espanhol El Mundo afirma Bento XVI será lembrado como "vassoura de Deus" - o homem que tentou resolver os inúmeros problemas "da Igreja que fez tanto mal a sua imagem".

O editor da emissora alemã Deutsche Welle , Bernd Riegert, chama movimento do papa "um passo corajoso, um passo revolucionário". "Ele ajudou-se a liberdade, ele está definindo limites. Já não vai ser capaz sucessores para se prender seu escritório."

Meios de comunicação europeus atordoados
Suas tentativas de relações inter-religiosas foram mistas, com os muçulmanos, os judeus e os protestantes se ofender em vários momentos, apesar dos esforços em curso para alcançar e visita aos principais locais sagrados, incluindo aqueles em Jerusalém.

Um porta-voz do governo alemão disse que ficou "comovido e tocado" pela demissão surpresa do pontífice.

"O governo alemão tem o maior respeito pelo Santo Padre, por que ele tem feito, por suas contribuições ao longo de sua vida à Igreja Católica.

"Ele deixou uma assinatura muito pessoal como um pensador à frente da Igreja, e também como um pastor."


http://www.bbc.co.uk

MULHER SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM POVOADO DE ITAPICURU ZONA RURAL DE BONFIM


Depois de ter passado a noite no bar de sua prima, a senhora MARCIANA PEREIRA MACIEL, 31 anos, residente no Povoado de Itapicuru  decidiu ir para sua casa dormir, e já próximo foi surpreendida por dois homens em uma moto, que ao avistarem dispararam dois tiros na direção dela, e por fim um terceiro tiro que lhe atingiu as costas lado direito transfixando-lhe o peito.

Ela revelou ao blog Maravilha Notícias que mesmo baleada conseguiu correr indo até o bar da prima, informando que havia sido baleada, vindo a desmaiar.

Atendida no Hospital D. Antonio Monteiro, ela permanece internada e respira com dificuldade.

Questionamos se ela teria possíveis inimigos que pudessem tentar contra sua vida, fomos informados, que recentemente ela denunciou o comerciante bonfinense JOSÉ LUIZ XISTO LIMA, 42 anos, vulgo “LUIZINHO”, por abusar sexualmente de sua filha, uma adolescente de apenas 13 anos de idade, filha de Luizinho e Marciana, e depois da denuncia Luizinho foi preso, e mais recente ainda condenado a 14 anos de prisão já julgado pelo Excelentíssimo Juiz Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura.

Ela não afirmou, mas suspeita que os meliantes que tentaram contra sua vida possam ter alguma ligação, com o comerciante condenado.


Maravilha Notícias



BULLYING EM ESCOLA DE ITIÚBA VAI PARAR NO FACEBOOK



O que é bullying? Confira a definição

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Nos links, abaixo, você encontra respostas para as dúvidas mais recorrentes relativas ao tema.

''O autor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar na qual tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz isso no ambiente escolar'', explica o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).

As vítimas chegam a concordar com a agressão, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrário?"

Veja os conselhos dos especialistas Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro Bullying Escolar (132 págs., Ed. Artmed, tel; 0800 703 3444):


Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
Sozinha, a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um praticante de bullying. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida, a menos que seja tratado", diz.

Quais são as consequências para o aluno que é alvo de bullying?

O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento.
Uma pesquisa da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia) revela que 41,6% das vítimas nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas.
Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que não são covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provocá-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.

O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?

Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. "Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o pediatra Lauro Monteiro Filho.
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;
- Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos;
- Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola.


Qual o papel do professor em conflitos fora da sala de aula?

O professor é um exemplo fundamental de pessoa que não resolve conflitos com a violência. Não adianta, porém, pensar que o bullying só é problema dos educadores quando ocorre do portão para dentro. É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as relações são respeitosas.
''Deve-se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões fora do ambiente escolar, como na internet, por exemplo'', explica Adriana Ramos, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do curso de pós-graduação ''As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral'', da Universidade de Franca (Unifran).
''A intervenção da escola também precisa chegar ao espectador, o agente que aplaude a ação do autor é fundamental para a ocorrência da agressão'', complementa a especialista.

Conceitos por Drª. Vera - Psicóloga
Vídeo enviado por facebook

A UNIÃO ESTÁVEL E OS DIREITOS DO CASAL

Josemar Santana
A UNIÃO ESTÁVEL é definida como sendo a união sem vínculo matrimonial (sem casamento civil), isto é, resultante de “uma convivência semelhante à de pessoas casadas” (como ensina a advogada carioca Liliana Rodrigues Delfino em entrevista concedida ao site MeuAdvogado), sem, contudo, o casal optar pelo casamento formal, apesar da relação prolongada e com as características de família constituída.

Na UNIÃO ESTÁVEL, entretanto, o casal possui alguns direitos iguais e outros diferentes dos existentes entre casais que formalizaram a união pelo casamento, nos termos estabelecidos no Código Civil.


Especialista no assunto, a advogada Liliana Rodrigues Delfino abordou alguns aspectos relativos a direitos do casal na UNIÃO ESTÁVEL, estabelecendo diferenças, em alguns casos, com os direitos relativos a casais que formalizaram casamento, conforme disposto no Código Civil.

Resumidamente, são essas as situações abordadas na entrevista pela advogada Liliana Rodrigues Delfino:

A mulher vive em regime de UNIÃO ESTÁVEL e herda um bem do seu pai. Esse bem será dividido (partilhado) com o companheiro, em caso de separação?

- Não será dividido, porque o bem de herança ou oriundo de doação não fica sujeito a divisão com o companheiro ou, mesmo se fosse casada civilmente, também não seria dividido com o marido.

Documentos que comprovam a União Estável e o casamento.
- A Escritura Declaratória de União Estável, feita em Cartório (Tabelionato), vale como prova da União Estável. A Certidão de Casamento prova o casamento civil do casal.

Hipóteses de proibição da União Estável.
– pais com filhos;
– parentes em geral, como os irmãos, tio(a) sobrinha(o);
– pessoas casadas;
– o cônjuge sobrevivente com o (a) assassino(a) de seu esposo (esposa);
– o (a) doente mental.

Hipóteses de proibição para o casamento civil.
– os ascendentes com os descendentes (pais com filhos);
– o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem foi o adotante;
– os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau, inclusive;
– as pessoas casadas;
– o cônjuge (marido ou mulher) sobrevivente com o(a) condenado(a) por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte (marido ou mulher);

Procedimentos de separação para casais em UNIÃOE ESTÁVEL e casais em CASAMENTO CIVIL.
- O CASAMENTO CIVIL é dissolvido (acaba) com o divórcio, enquanto a UNIÃO ESTÁVEL termina com a dissolução. Um e outro podem ser feitos em Cartório (Tabelionato). Na hipótese de UNIÃO ESTÁVEL que não tenha sido formalizada por meio de Escritura Declaratória, primeiramente há de ser reconhecida a UNIÃO para ocorrer a DISSOLUÇÃO. Judicialmente, pode ocorrer na mesma ação o RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL.

Diferença entre CONCUBINATO e UNIÃO ESTÁVEL.
- CONCUBINATO é caracterizado pelas relações NÃO EVENTUAIS entre o homem e a mulher, impedidos de casar.

- A UNIÃO ESTÁVEL, ao contrário, ocorre quando o indivíduo, mesmo estando separado de fato (não oficializou a separação na Justiça), tiver um relacionamento firme (sólido), definitivo, com intenção de formar família com outra mulher.

Situação da herança na relação de CASAMENTO civil.
- A sucessão legítima obedece a seguinte ordem: 1º, aos descendentes (filhos da parte falecida) em concorrência com o cônjuge sobrevivente; 2º, aos ascendentes (pais), em concorrência com o cônjuge sobrevivente; 3º, ao cônjuge sobrevivente e, por fim, 4º, aos colaterais (irmãos etc).

Direito sucessório do convivente/companheiro(a).
- O(a) companheiro(a) participará na sucessão da parte que faleceu somente nos bens que foram adquiridos onerosamente (mediante compra), enquanto estiveram juntos. A parte sobrevivente fica com metade e a outra metade vai para os herdeiros legítimos, na ordem citada no item anterior.

Conversão de UNIÃO ESTÁVEL em CASAMENTO.
- É possível, estando o casal de comum acordo e a qualquer tempo. Basta requerer ao Oficial do Registro Civil .

Beneficiário(a) de Seguro de Vida.
- O art. 793 do Código Civil garante validade ao companheiro (ou à companheira) ser instituído (a) como beneficiário (a) de seguro, desde que, na data da formalização do contrato de seguro, ele (a) já estava separado (a) judicialmente, ou separado (a) de fato, caso ele (a) tenha declarado a outra parte o (a) beneficiário (a). Se declarar o (a) beneficiário (a) qualquer outra pessoa, essa pessoa será a beneficiária do seguro.

*Josemar Santana é jornalista e advogado, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Salvador (Ba) e Senhor do Bonfim (Ba).

GANHADORES DO FESTIVAL BENEFICENTE DE FILADÉLFIA


Aconteceu com um número recorde de participantes, (quase 10 mil pessoas), segundo a PM, mais uma edição do Festival Beneficente de Prêmio da Equipe Sisal, que a cada dia mostra credibilidade no que faz, conheça os ganhadores:


1º Prêmio - Lucivaldo Araújo, da cidade de Valente, contemplado com uma poupança de R$ 1.000,00


2º Prêmio - Humberto Marijonas, residente em Sítio do Felix - Itiúba, ganhou uma poupança no valor de R$ 2.000,00


3º Prêmio - João Neto Costa Gomes e Adalberto Santana, ambos residentes em Filadélfia, ganharam juntos o Corsa Wind


4º Prêmio - Wellington Pereira Machado, residente na Fazenda Saco - Filadélfia, ganhou Um Gol Bola CL 1.6


Cartelinha Extra - Ailson Simões da Silva, residente no Povoado de Mulungu - Filadélfia, ganhou um Fiat Uno 4 portas, Placa JOR 9328


5º Prêmio - Reginaldo Pereira da Silva, residente em Filadélfia, ganhou Um Saveiro Bola 1.6.


Estiveram fiscalizando os serviços para mostrar a transparência do evento, o Presidente da Câmara de Vereadores de Filadélfia, o Presidente da Associação de moradores de Filadélfia, o Radialista Augusto Gomes.

A PM esteve garantindo a tranquilidade de evento, que transcorreu na normalidade.

Maravilha Notícias.