sábado, 23 de fevereiro de 2013

HOJE A NOITE TEM AMOSTRA GRÁTIS DAS OFICINAS DO RISO NO CENTRO CULTURAL CECILIANO CARVALHO


CONVITE

Neste sábado dia 23 as 20h haverá uma mostra aberta para a comunidade bonfinense no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho com os diálogos montados nas oficinas de CLOWN e TEATRO DO ABSURDO com atores profissionais de Morro do Chapéu .
E no dia 24 de fevereiro(domingo), das 9h as 19h Oficina - A CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO PALHAÇO com os Terapeutas do Riso.

NOVOS PROCURADORES TOMAM POSSE COM COMPROMISSO DE LUTAR CONTRA A CORRUPÇÃO


Em solenidade realizada na última segunda-feira (18 de fevereiro), no auditório Juscelino Kubitschek da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, foram empossados os 83 novos procuradores da República aprovados e habilitados no 26º concurso público para a carreira de Procurador da República, nomeados mediante a Portaria PGR nº 58, de 14 de fevereiro de 2013, publicada no dia seguinte (15/02) no Diário Oficial da União, seção 2, páginas 62 e 63.

Para maior brilho da solenidade, o cerimonial da posse contou com uma guarnição e a banda musical do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, Unidade do Exército Brasileira oficialmente denominada como Dragões da Independência, que sempre foi responsável pela guarda da Presidência da República.

Entre os novos procuradores da República - nomeados em 14 de fevereiro e empossados no dia 18 - está o jovem bonfinense Elton Luiz Freitas Moreira, 27 anos, filho do casal Luiz Moreira e Maria Freitas Moreira. Além da família, que compareceu em peso ao evento, também estiveram em Brasília participando das festividades de posse alguns ex-colegas e amigos.

Além do Procurador Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos - que presidiu a cerimônia, também compuseram a mesa a vice-procuradora-geral da República Deborah Duprat; o corregedor-geral do MPF, Eugênio Aragão; a ouvidora-geral do MPF, Ela Wiecko de Castilho; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Arnaldo da Fonseca; o procurador-regional da República Vitor Hugo Gomes da Cunha; o secretário do 26º concurso, Luiz Fernando Bezerra Viana; e o diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União, Nicolao Dino.

Coube ao primeiro colocado no concurso, Antônio Henrique de Amorim Cadete, o privilégio de falar em nome dos novos membros do Ministério Público Federal (MPF). Segundo ele, os novos procuradores devem batalhar pelos ideais republicanos de defender as minorias e combater implacavelmente a corrupção e a impunidade.

Antônio Cadete aproveitou a oportunidade para homenagear o colega pernambucano Pedro Jorge de Melo e Silva, procurador da República morto há 31 anos por tentar combater um esquema fraudulento de desvio de verba pública conhecido como o “Escândalo da Mandioca”. “Precisamos fazer jus aos que nos antecederam”, disse.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho em seu discurso aos empossandos falou sobre a missão que eles assumiam ao tomar posse, dizendo que o ofício de procurador da República é basicamente o dever de proteger as pessoas, e que, apesar da grande conquista após árdua batalha, o trabalho estava apenas começando e que não seria fácil. “Tudo o que nos diz respeito, tem a ver com confrontação e com persistência”, concluiu.

Na sua saudação aos novos membros da instituição, além das boas-vindas, o Procurador-Geral Roberto Gurgel ponderou o quão essencial era a chegada dos novos procuradores, pedindo-lhes para trabalharem com “uma certa dose de romantismo, com os pés no chão e os olhos na realidade”.

Ao ressaltar a importância do poder investigativo do Ministério Público, fez menção à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 37/2011 (aprovada numa Comissão Especial da Câmara dos Deputados e que precisa seguir agora para o plenário da Casa e, em seguida, para o Senado Federal), que, segundo ele, retira o poder de investigação do Ministério Público, confinando-o apenas às polícias Federal e Civil.

Gurgel destacou que deve haver a integração entre a Polícia e o MPF, para realizar a coleta de provas seguindo as regras institucionais. “Impedir o Ministério Público de conduzir investigações é uma atividade indissociável do cumprimento de sua obrigação constitucional”, afirmou.

O procurador-geral disse ainda que negar o poder ao Ministério Público é incapacitar a sociedade contra a criminalidade e a corrupção. “A quem interessa tirar esse papel investigativo da instituição?”, questionou.
Roberto Gurgel convocou os novos procuradores a contribuírem com a construção de um Ministério Público Federal que trabalhe cada vez mais em prol da sociedade, acrescentando ainda que até 2020 a instituição “deverá ser reconhecida pela excelência na promoção da Justiça e da cidadania, e no combate ao crime e à corrupção”. Para tal, relembrou a atuação do Ministério Público no julgamento do Mensalão.

No final do seu discurso, o Procurador Geral da República lembrou também da importância de antigos membros da instituição, afirmando que o Ministério Público é obra coletiva, construída pela inteligência, pela dedicação, pelos esforços, pelo suor e pelas lágrimas, e até pelo sangue dos que os antecederam, mas que prima pela necessidade das novas idéias daqueles que chegam para a construção contínua do Ministério Público".

Coquetel – Após a cerimônia de posse, autoridades, empossados e convidados participaram de um coquetel nas dependências do Espaço de Eventos Porto Vittoria, casa de festas situada às margens do Lago Paranoá.

Neste mesmo local, em 22 de novembro do ano passado foi realizado o coquetel de comemoração da posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ocasião em que o ministro Luiz Fux surpreendeu o novo presidente da Corte Suprema com uma homenagem inusitada: Fux tocou e cantou a música Um dia de domingo, canção composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas, que se transformou em grande sucesso na gravação de Tim Maia e Gal Costa.

Ingresso e Vitaliciamento – Os novos procuradores da República estão participando agora do Curso de Formação, Ingresso e Vitaliciamento, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O curso teve início no dia 19 de fevereiro e vai até o dia 24 de abril de 2013, em Brasília.


Luiz Moreira

IF BAIANO FAZ CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS DE LISTA DE ESPERA DO SISU


O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) convoca todos os candidatos que estão na lista de espera do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que preencherão vagas remanescentes da educação superior, para uma reunião na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, nos campi Catu, Guanambi e Senhor do Bonfim no horário das 13 às 15 horas.

Caso o candidato não compareça à reunião, será dado como desistente e a vaga será disponibilizada para o candidato seguinte.

Endereços dos campi:

CATU
Rua Barão de Camaçari, 118, Barão de Camaçari (auditório do Centro de Treinamento)

GUANAMBI
Distrito de Ceraíma, Zona Rural, Guanambi (auditório)

SENHOR DO BONFIM
Km 4, Estrada da Igara, Zona Rural, Senhor do Bonfim (auditório)


Mais informações: http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=18793

ASSENTAMENTO RURAL SUPERA OS EFEITOS DA SECA COM OLERICULTURA

Agricultores familiares do assentamento Serra Verde, em Senhor do Bonfim, driblam os efeitos negativos da seca com força de vontade e respeito ao meio ambiente. Com a preservação das nascentes e o trabalho manual de irrigação, os assentados continuam produzindo olerícolas para a comercialização nas feiras da região.

Cenoura, coentro, cebolinha, beterraba e couve são cultivadas e garantem o sustento das 18 famílias assentadas. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio de cursos de capacitação e treinamentos aos agricultores, como os de agroecologia e compostagem, tem auxiliado na manutenção das culturas, mesmo durante o longo período de seca.

“Nós plantamos e continuamos colhendo para o nosso sustento. Não utilizamos agrotóxicos e levamos para a mesa das pessoas alimentos de boa qualidade”, afirmou Jairo Joanildo da Silva de Jesus, agricultor familiar assentado no Serra Verde.

Cada agricultor familiar consegue arrecadar aproximadamente um salário mínimo, por mês, com o cultivo das verduras e legumes. As leiras são cultivadas individualmente, porém, uma leira comunitária é mantida para usu comum de todos os agricultores.

Os assentados do Serra Verde participaram, no ano passado, de um intercâmbio ao município de Tucano, promovido pela EBDA, no qual compartilharam experiências relativas à agroecologia, o que tem auxiliado diretamente no cultivo da terra, de maneira ecológica e sustentável.

“A assistência técnica é necessária para que mais agricultores possam trabalhar a terra com respeito e sustentabilidade; este é o nosso papel: ser intermediário neste processo”, disse Ailton Almeida, gerente regional da EBDA de Senhor do Bonfim.

ASCOM EBDA

VUGNER SILVA IRÁ PARTICIPAR DO CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE JIU JITSU NA CALIFÓRNIA EUA


O ano para o atleta e professor de jiu-jítsu, Vugner Silva começou em janeiro, conquistando o terceiro lugar no Europeu em Lisboa Portugal, desta vez o atleta terá sua grande chance de ir até os Estados Unidos, onde irá representar a cidade de Senhor do Bonfim, no período de 20 á 24 de março de 2013.

Tudo certo para a viagem, mas a partir de agora começa a principal luta desse atleta que sempre representa a nossa cidade que é a busca de apoio para concretizar esse sonho, que é representar mais uma vez a sua cidade.

“Venho através desse meio de comunicação pedir o apoio de empresários, comerciantes, poder público e da população em geral, aqueles que possam me ajudar, serei eternamente grato, pois, irei representar a nossa amada cidade”.

Contatos pelos telefones: 74-9135 9268/9111-2502.

Atenciosamente
VUGNER SILVA

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DO SEBRAE EM JACOBINA


A ação visa aperfeiçoar o atendimento e a gestão da empresa

Os empreendedores de Jacobina interessados em iniciar um negócio ou aperfeiçoar a gestão de sua empresa já podem se inscrever nas capacitações oferecidas pelo Sebrae. No total, já estão programados cinco cursos: Atendimento ao Cliente, Gestão Visual de Lojas, Técnicas de Vendas, Gestão de Estoque e Técnicas de Negócios. Para participar, basta se cadastrar no Ponto de Atendimento do Sebrae no município, na Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) ou na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL). Cada curso tem duração de quatro dias e dá direito a certificado.

Segundo o gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae em Jacobina, Eraldo Sousa, os cursos são voltados para empresários e profissionais que mantenham contato direto com o público. “Através dos conteúdos explorados nos cursos, são apresentados conhecimentos para que os participantes apliquem no dia a dia. Cada curso tem sua definição para a melhoria do empreendimento”, explica.

Para o coordenador da Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, as capacitações vão proporcionar o conhecimento de técnicas e recursos para aprimorar o atendimento. “O treinamento têm foco na prática, com ferramentas para aplicar no negócio e, com esse conteúdo, o empresário pode obter a permanência e evolução no mercado”.

Contato

Ponto de Atendimento do Sebrae em Jacobina: Rua Senador Pedro Lago, 100, salas 1 e 2, Centro. (74) 3621-4342/4341
Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija): (74) 3621-3802/3502
Câmara de Dirigentes Lojista (CDL): (74) 3621-4259

Programação

Atendimento ao Cliente: de 19 a 22 de março
Gestão Visual de Lojas: 23 a 26 de abril
Técnicas de Vendas: 4 a 7 de junho
Gestão de Estoque: 23 a 26 de julho
Técnicas de Negócios: 20 a 23 de agosto


Morgana Gonçalves

ANVISA TIRA O SONO DOS PROPRIETÁRIOS DE FARMÁCIAS NO PAÍS


Por falta de mão de obra, eis o motivo de concurso público urgente, previsto já para 2013, não estão dando conta do contingente de solicitação de renovação de AFE (Autorização de Funcionamento)e AE(Autorização Especial).

A AFE é um documento que sem ele farmácias e drogarias poderem adquirir e comercializar medicamentos, sejam éticos, genéricos, similares, controlados, e etc. Já a AE é para os mesmos fins mas voltada as farmácias de manipulação.

O grande transtorno gerado é que empresas EM TODO O PAÍS, que tem suas licenças com vencimento a partir de janeiro já estão sentindo na pele o bloqueio das distribuidoras para o fornecimento de medicamentos aos seus estabelecimentos.

O fato é que a ANVISA ainda está analisando as AFEs e AEs enviadas em setembro de 2012 para serem publicadas no Diário Oficial. E como os documentos para a renovação deles devem ser enviados com um prazo de 60 a 90 dias antes dos vencimentos, empresas que venceram em dezembro, janeiro, fevereiro e possivelmente março em diante, ESPERARAM ainda a análise e publicação de suas licenças no Diário Oficial POR BASTANTE TEMPO, mesmo tendo enviado nas datas corretas. Fato este que pode ser melhor explicado no texto em anexo abaixo que pode ser obtido junto ao site as agência solicitando uma explicação junto ao ANVIS@TENDE, que é um link no setor de ouvidoria do órgão, a qual irá lhe fornecer esta resposta por e-mail, ou pelo 0800 462 9782.

Parecer Final: Prezado(a) Senhor(a),

Com o intuito de informá-lo(a) a respeito dos prazos atualmente despendidos pela Unidade de Autorização de Funcionamento de Empresas - UNAFE/GGIMP para análise de petições de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e Autorização Especial (AE), listamos abaixo o estágio das análises por tipo de peticionamento. As petições de cada tipo são analisadas exclusivamente por ordem cronológica de protocolo na ANVISA. Todavia, por decisão da Diretoria Colegiada da Agência, petições relativas à concessão inicial da AFE estão sendo priorizadas em relação às petições de renovação e alteração, uma vez que as empresas dependem dessa autorização para iniciar suas operações.

Na presente data, estamos analisando os pedidos de:

- Renovação de AFE para farmácias e drogarias com peticionamentos físicos protocolizados em setembro de 2012 e peticionamentos eletrônicos protocolizados em setembro de 2012;

- Alteração de AFE para farmácias e drogarias com peticionamentos físicos protocolizados em setembro de 2012 e com peticionamentos eletrônicos protocolizados em setembro de 2012;

- Concessão de AFE para farmácias e drogarias com peticionamentos físicos protocolizados em setembro de 2012 e com peticionamentos eletrônicos protocolizados em outubro de 2012;

- Concessão de AE para farmácia de manipulação com peticionamentos físicos protocolizados em dezembro de 2012 e com peticionamentos eletrônicos protocolizados em janeiro de 2013;

- Renovação e alteração de AFE e AE com peticionamentos físicos para farmácia de manipulação protocolizados em maio de 2012;

- Renovação e alteração de AFE e AE com peticionamentos eletrônicos para farmácia de manipulação protocolizados em dezembro de 2012;

- Concessão de AFE para cosméticos, produtos para saúde e saneantes protocolizados em setembro de 2012;

- Alteração de AFE para cosméticos, produtos para saúde e saneantes protocolizados em junho de 2012;

- Concessão de AFE e AE para as demais empresas*protocolizados em janeiro de 2013;

- Renovação e alteração para as demais empresas* protocolizados em maio de 2012;

- Cumprimento de Exigência cosméticos, produtos para saúde e saneantes protocolizados em setembro 2012.

Isso pode levar a uma queda significativa em vendas, fechamento de estabelecimentos, inclusive as farmácias de manipulação e o bloqueio de vendas de redes privadas que possuem o PROGRAMA SAÚDE NÃO TEM PREÇO, convênio do Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

*Fabrício Teodoro R. da Silva é farmacêutico e bioquímico.
Especialista em Gestão e Saúde Pública e Sanitarista.

ESCOLA DO DERBA ESTÁ ENTREGANDO DECLARAÇÕES PARA MATRÍCULAS

Aviso

Em virtude da municipalização dos alunos da Escola Estadual Senhor do Bonfim DERBA, a diretora , a Srª Perpetua Andrade, convoca os pais a comparecerem na escola para pegarem as declarações dos alunos , pois os mesmos só serão matriculados nas escolas do município com a declaração em mãos.

Atenciosamente

Maria Perpetua Andrade - diretora