quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PREFEITO DE FILADÉLFIA PEDE MEDIDAS URGENTES PARA COMBATER A SECA E ESTUDO DA ÁGUA DO RIO ITAPICURU


O Prefeito Antonio Barbosa dos Santos Júnior, em seu discurso na reunião do comitê de convívio com a seca realizado nesta terça-feira 26 de fevereiro no campus da Uneb, no município de Senhor do Bonfim, expôs que além do problema da seca que está assolando o município de Filadélfia e vizinhos, os prefeitos da região estão sofrendo com alguns profissionais que trabalham na imprensa, que por algum motivo deturpam a notícia transmitindo inverdades para a população.

"Alguns profissionais da imprensa às vezes retratam inverdades distorcendo sobre o que realmente tem acontecido, informaram à população que eu era contra o abastecimento de água para o município de Senhor do Bonfim através da barragem de Ponto Novo, informação totalmente deturpada, pois estive semana passada com o Secretário de Agricultura Eduardo Sales juntamente com o prefeito de Ponto Novo Adelson Maia pedindo uma solução, afinal a barragem de Ponto Novo não tem suficiência para abastecer municípios do porte de Senhor do Bonfim, no qual proponho que estudem a possibilidade para que os carros pipas de Senhor do Bonfim abasteçam na Caraíba Metais, visto que a diferença é apenas de 25 km a mais em relação à barragem de Ponto Novo, ajudando a evitar um colapso” Resaltou o prefeito Antonio Barbosa dos Santos Júnior.

Outro ponto importante foi pedir que o Secretário Eugênio Splenger, fizesse uma análise da água do rio Itapicuru na área da Serra da Carnaíba região dos garimpos onde utilizam substâncias cancerígenas no processo de extração dos minérios, pois é a mesma que abastece a barragem de Pindobaçu que por sua vez abastece barragem de Ponto Novo.


ASCOM FILADÉLFIA

POLÍCIA CIVIL DE ITIÚBA PRENDE SEQUESTRADOR FORAGIDO DA JUSTIÇA


Uma Operação realizada no Município de Itiúba – Bahia, durante à madrugada do dia 27/02/2013, após investigações policiais que se estendeu por um mês, Policiais Civis do Município de Itiúba – Bahia, no comando do Delegado Titular Dr. Claudio Gomes e Agentes Paulo Adriano, Valnei Aquino e Ivonaldo Santos, capturaram o nacional ISMAEL RODRIGUES REIS, VULGO “MISTER M “ , que estava escondido em uma casa localizado em local ermo do Município de Itiúba - Bahia. A Prisão foi concedida através de Mandado de Prisão Preventiva decretado pela Comarca de São Felix, em desfavor de ISMAEL RODRIGUES REIS, acusado de ter perpetrado crimes de Sequestro, tortura e Homicídio, sendo encarcerado no Complexo Policial do Município de Itiúba – Bahia, à disposição da Justiça Criminal.


ASCOM POLÍCIA CIVIL

O VERDADEIRO LOBISOMEM: FILHO MATA MÃE A GOLPE DE FACA CALDEIRÃO GRANDE


Na noite de ontem terça-feira (26), um crime chocou os moradores do km 30 vila-Cardoso, em Caldeirão Grande, José Carlos Oliveira 23 anos, de posse de uma faca tipo peixeira assassinou sua própria mãe Celinalva Oliveira Gomes de 47 anos, dentro de sua casa.
De acordo a policia José Carlos, fazia uso de medicamentos controlados, o pai do acusado disse que o homicida teria vindo de São Paulo a menos de uma semana é que não demonstrava nem um comportamento anormal. José Carlos foi preso em flagrante com a arma do crime.
A vítima ainda foi socorrida para UPA em Capim Grosso não suportando os ferimentos, vindo a óbito. Não a informação do que teria levado o mesmo a cometer o crime.


Espacoaberto.Net

POLÍCIA MILITAR EM AÇÃO


Homem é encontrado morto em Nordestina

Nesta terça-feira (26), às 8:30, na Fazenda Retiro, na Cidade de Nordestina, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar atenderam o chamado dos vizinhos de Antonio de Souza, encontrado morto no quintal de casa. Próximo ao corpo, os policiais localizaram um pedaço grande de madeira, que provavelmente foi utilizado no cometimento do crime. O local foi preservado até a chegada da Polícia Técnica.

6º BPM realiza prisão por tráfico de drogas

Nesta terça-feira (26), às 18:46, no Bairro Barbosa Santos, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais motociclistas da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por tráfico de drogas.
Em ronda, os policiais abordaram Edson de Oliveira Carneiro Malta, de 31 anos, com quem encontraram um dolão de erva seca aparentando maconha. O suspeito afirmou ter recebido de um homem chamado Pedro. Em seguida, os policiais abordaram dois homens em uma moto, Pedro Dantas de Oliveira, de 34 anos, que admitiu estar indo ao encontro de Edson e Vagner da Silva Gonçalves, de 30 anos, com o qual havia uma trouxinha de erva, suspostamente maconha. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

6º BPM apreende três menores após ato infracional

Nesta terça-feira (26), às 20 horas, na Avenida Antonio Laurindo, Centro da Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram apreensão de três adolescentes após roubo de um celular. A vítima informou que foi ameaçado com uma faca, mas a arma branca não foi encontrada.

6º BPM detém jovens que aterrorizavam armados de facões

Na madrugada desta quarta-feira (27), à 1 hora, no Bairro da Olaria, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam dois adolescentes, de 14 e 17 anos e prenderam Ricardo dos
Santos Silva e Rafael dos Santos Silva, ambos de 19 anos, provocando terror nas ruas, armados de facões.
Os policiais chegaram ao local atendendo a chamados, via serviço de 190, avistaram 6 pessoas de porte de facão, mas 2 conseguiram fugir. Além de 4 facões, havia com eles uma corda e 4 celulares. Os envolvidos alegavam estar na procura de um lobisomem que andava pelas ruas, todavia foram apresentados com o material apreendido na delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos.
Pela cidade existe um boato e algumas pessoas afirmam ter visto um lobisomem no Povoado de Missão do Sahy, na localidade conhecida como Grota da Gia, o que supostamente pode ter levado os jovens a tal procura.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

AMANHÃ MAIS UMA RODADA DO CAMPEONATO MASTER DE FILADÉLFIA 2013

24-02-13 ( DOMINGO)

1º - Travessa Progresso 01 x 01 serrano
2º - Várzea da Serra 00 x 03 Barreiro

ABERTURA DO CAMPEONATO DE FUTSAL - FILADÉLFIA

1ª RODADA - 26-02-13 (TERÇA-FEIRA)

1º - Jacarandá 02 X 02 Progresso
2º - Cotorno 04 X 06 Estoradinho

2ª RODADA - 28-02-13 (QUINTA-FEIRA)

1º - Os Panteras X Boca Virgem
2º - Real Madrid X Jacarandá


Atenciosamente,

  Paulo Anderson                    Vandeilson Silva
Diretor de Esportes            Acessor de Esportes

PREFEITO DR. CORREIA E SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE REUNIÃO DE COMBATE A SECA


O Prefeito de Senhor do Bonfim, Dr. Edivaldo Martins Correia, participou ontem, 26, das 8h00 às 17h00 no auditório da Uneb, da Terceira Reunião Itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca.

Dentre os participantes, estavam o Secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, e equipe técnica e prefeitos de vários municípios. Correia entregou carta assinada por Prefeitos da região pedindo rápidas providências que amenizem os efeitos da longa estiagem. “O Governo Estadual e Federal precisam agir com mais celeridade. A sede não espera, a fome não espera. Estamos vivendo momentos difíceis que requer união de todos e ações urgentes ", afirmou.

Foi divulgado na reunião, que a partir de março deste ano, a adutora de Ponto Novo trará água para Senhor do Bonfim. Ao mesmo tempo, no auditório do Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, as equipes técnicas, membros das empresas e secretarias estaduais se reuniram com os Secretários de Infra Estrutura, Ação Social e Agricultura dos 19 municípios que fazem parte dos Territórios do Piemonte da Diamantina e do Piemonte Norte do Itapicuru. Na reunião foram apresentadas as ações do Governo do Estado nos dois territórios.

O Secretário Municipal de Agricultura de Senhor do Bonfim, Dâmaso Rocha perguntou ao Secretário da CERB, Cláudio Machado sobre como seria feita a distribuição da água dos poços artesianos à população. Segundo Cláudio Machado, a distribuição será feita de duas formas: durante o dia através de carros pipas e à noite no Reservatório do Alto da Maravilha.

ASCOM BONFIM

LOBOS SOLITÁRIOS EM BUSCA DO LOBISOMEM DE SENHOR BONFIM


Depois de boatos que um lobisomem teria aparecido na Grota, ali no povoado de Missão de Sahy, e foi perseguido por um grupo de homens, porém não foi alcançado o bicho.

Na noite dessa terça-feira(26), um grupo denominado “LOBOS SOLITÁRIOS” formado por seis jovens, onde identificaremos os irmãos gêmeos Rafael e Ricardo Santos Silva, de 19 anos, e outros menores, residentes no bairro Olaria em Senhor do Bonfim, montou campana com o objetivo de capturar um suposto bicho que eles denominaram ser um “lobisomem”, definido com uma semelhança de um jegue, e que segundo o jovem depois de moradores ouvirem barulhos estranhos durante as noites, pessoas amedrontadas, cachorro latindo a noite toda.

“Nós resolvemos formar nosso grupo ‘Os Lobos Solitários’, e nós fomos atrás e ficamos justamente entre a linha do trem e o cemitério esperando, é o que está acontecendo ali no bairro, ...eu mesmo sou prova porque já vi, os cachorros latindo e tipo uma coisa ruim embolada, é coisa por cima das telhas, anda correndo no meio da rua, mas ninguém não vê, ele corre e some de vez, quando alguém aparece ele some” disse Ricardo, que continuou dizendo que “essas coisas faz tempo que vem acontecendo, e que na fazenda Barro, mas ninguém sabe o que é, dizem que em tipo um jegue, um cachorro peludo dos dentes grandes, e a gente quis ver o que é, juntamos nosso grupo e ficamos esperando por ele, nosso objetivo era ver quem era que tava virando”.

O grupo dos “Lobos Solitários” foi conduzido até a delegacia e ouvidos pela Delegada Magda Roberta, que lavrou os TCO’s e Boletins.


Maravilha Notícias

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE PONTO NOVO É INTERROMPIDO TEMPORARIAMENTE


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa informa que, para realizar a manutenção no Sistema de Tratamento de Água de Ponto Novo, o fornecimento de água foi novamente interrompido nesta terça-feira, 26, nos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, bem como em localidades rurais e povoados de Senhor do Bonfim. O fornecimento de água para as localidades abastecidas com carro-pipa em Senhor do Bonfim e Jaguarari também precisou ser interrompido, e, por isso, um novo cronograma de entrega de carro-pipa será refeito.
A Embasa ainda avisa que o serviço está previsto para ser concluído ainda hoje, 26, às 19 horas. A partir daí, o abastecimento será retomado de forma gradativa.
Att

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
74 -3541 8400

POLÍTICA SEM RANÇO

No dia 18, próximo passado, postei uma observação e uma denuncia, sobre o nosso quadro de abastecimento de água, sobretudo da formação do riacho grunga, ou gruna, tudo de acordo com uma visão "in loco" feita à serra da maravilha e as nascentes do dito riacho.

O que foi visto foi publicado, tudo em acordo ao que foi encontrado e chamando a atenção para a criação do PARQUE DA SERRA DA MARAVILHA", no intento da preservação e do benefício que isto trará para nossa região, incluindo-se ai um projeto eco-turístico que traria uma nova mentalidade ambiental e uma nova forma de dinâmica comercial para nosso município e circunvizinhos. TEMOS UM POTENCIAL TURÍSTICO NÃO APROVEITADO.

Eis que, o gabinete do deputado Carlos Brasileiro, apenas oito dias após a informação postada, trás como uma iniciativa sua e feita ao governador Wagner, o encaminhamento de projeto para revitalização do Riacho Gruna. A propósito, ou o gabinete do deputado dormiu politicamente no ponto, ou está querendo faturar através da miséria da nossa população.

Com efeito, asseguro que as águas do riacho estão correndo naturalmente, ainda que com o assoreamento existente e as tentativas de bloqueio do curso natural do riacho, além da sujeira que atrapalha o seu caminho.

Deputado deixemos a política pequena de lado e trabalhemos de forma honrosa em projetos para a nossa terra. Isto vale para o hoje e suas intempéries, assim como para o amanhã, procurando novos nichos de mercado e novas fontes de abastecimento. Para estas coisinhas o senhor foi eleito e para isto serve o seu cargo.

Aqui faço minhas as palavras do Prefeito Zé Branco que tanto podem ser destinadas ao governador quanto ao deputado, "isso não adianta nada, por que o governo não fez alguma coisa antes? depois que se acaba tudo é que ele vem querer resolver os problemas".

Portanto Senhor Deputado, no momento o mais importante são as soluções imediatas para abastecimento de água da população, assim como os projetos de médio a longo prazo do segredo da convivência com a seca, a serem feitos sem politicalha, ou ranço das espertezas que sempre dominaram a nossa sociedade.

Somos da mesma terra, a água deve ser vista, sempre, como produto de primeira necessidade e o seu valor flutua ao revés do tempo. Os nossos vales sempre abasteceram a nossa terra de verduras, frutas e cereais. A nossa caatinga de alimento para bovinos, caprinos, ovinos e muares, o que nos falta é acharmos mecanismos de plantas que sobrevivam à seca, talvez com o desenvolvimento de novos tipos de plantas, tal como a palma e outras ( para que nos serve a EBDA?).

Abraços Sensatos.


Humberto Santiago

CÂMARA DE VEREADORES SESSÃO DO DIA 26 DE FEVEREIRO

Vereador parabeniza secretarias do governo

O Vereador Helson de Carvalho do PMDB fez referências algumas secretarias que vem se destacando no atual governo, entre elas o edil fez referência a secretaria de infra estrutura, que vem realizando um belíssimo trabalho de Patrolamento nas estradas vicinais e melhorando a iluminação publica no município. Parabenizou o Dr.Washigton Sobreira, secretário de saúde, que conseguiu colocar ordem na casa, colocando o hospital Regional e os PSFs para funcionar, diminuindo assim os reclames do povo na área de saúde. O vereador parabenizou ainda a secretária de educação Fabiana Neves, pela realização com muita competência da semana pedagógica.

Helson fez criticas ao deputado Carlos Brasileiro, que pouco tem feito para amenizar o sofrimento do homem do campo, quando poderia contribuir com distribuição de rações para os animais e cestas básicas para o faminto homem do campo.

Na opinião do vereador Brasileiro não olha para a pobreza e sim para os aposentados da Leste, Coelba, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, segundo Helson o município esta negativado no CAUC, graças a inadimplências herdadas da gestão do ex-prefeito Carlos Brasileiro.

Chocolate diz “minhas criticas foram para melhorar”

O Vereador Chocolate ao fazer uso da tribuna da Câmara nesta terça-feira, dia 26, disse que fez criticas a secretaria de saúde foi na intenção de agilidade na disponibilidade de exames preventivos solicitados pelas gestantes do município, pois a reclamação não era dele, e sim das mulheres,pois ao visitar os postos de saúde no dia de hoje, Graças a Deus percebeu que os serviços tinham sidos normalizados.

O edil fez agradecimentos ao gerente de sonorização do município, Kelson Sirlei, que conseguiu coibir o abuso de poluição sonora nos povoados de Caatinguinha e Itapucuru, quando os moradores não conseguiam dormir nos finais de semana com a perturbação sonora.

Sorteada comissão para analisar as contas de Paulo Machado

Na sessão desta terça-feira, dia 26, aconteceu sorteio das comissões escolhidas para apreciar o parecer do TCM sobre as contas de 2011 de Dr.Paulo Machado, que ficou assim formada: Mario Jambeiro, Biro-Biro e Helson de Carvalho.

Mudança do nome da Secretaria de Educação

Na próxima quinta-feira, dia 28, deverá ser votado o projeto de lei do executivo, que modifica o nome da SECULT (Secretaria de Educação e Cultura), para SEMED (Secretaria municipal de educação e desporto). A mudança se faz necessária uma vez que na gestão passada a cultura foi desvinculada da educação recebendo secretaria própria.

Equipe do Governo veio fazer promessas eleitoreiras

O Vereador Gerivaldo Sampaio disse que a turma de Vagner esteve em Bonfim no dia hoje para fazer aquelas velhas promessas eleitoreiras, o edil disse ainda que tem esperanças que essas promessas realmente seja cumpridas, devolvendo assim a auto-estima da população Bonfinense, tão sofrida.

Repasse dos Planos de Saúde

O Vereador Chocolate vai oficializar ao secretário de Finanças do Município, informações sobre a questão dos repasses para os planos de saúde, que segundo denuncias o governo estaria descontado do servidor e não repassando para os planos.

Tavinho repudia falta de ação do governador Vagner

O Vereador Tavinho lamentou a falta de ação do atual governador da Bahia, que não mostrou sensibilidade com o sofrimento do povo, o edil disse, que tirava o chapéu para o ex-presidente Lula, um nordestino sofrido que deixou o programa da transposição do rio São Francisco em pleno vapor, por essa ação Lula merece tal reconhecimento.

Tavinho lembrou que a barragem do aipim construída há 20 anos, não atende a realidade atual, pois a população na época era pequena e hoje pelo menos mais de seis novos bairros surgiram.

Perfuração de quatros poços artesianos

O Vereador Ivan Barbosa questionou a fala do colega Gerivaldo Sampaio que disse que nenhum poço tinha sido perfurado no município, Ivan disse que só ele conseguiu a perfuração de pelo menos quatro poços artesianos no município.

Ivan cobrou do atual governo a execução do projeto de lei aprovado no final do ano de 2012, que criava a guarda municipal, que deveria ser executado a partir de primeiro de março deste ano 2013.

Parteado pelo vereador Helson de Carvalho, que disse que ha uma preocupação do atual governo que vem procurado, montar uma estrutura de equipamento para o bom funcionamento da corporação.

Governo do estado desconhece existência da Suissa

Vereador Laércio Muniz disse que ao entregar um documento ao secretário Ruy Costa no encontro que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 26, com prefeitos da região, informou que governo do estado não tinha nenhum conhecimento sobre a existência das nascentes da Suissa na serra da maravilha, ficando o deputado Carlos Brasileiro com a responsabilidade de elaborar um documento para entregar ao governo do estado um relato das potencialidades da mesma.



ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

RADIALISTAS DE BONFIM EM DEFESA DA CATEGORIA


O SINTERP(Sindicato Sindicato dos Trabalhadores em Rádio TV e publicidade da Bahia) esteve promovendo nesses dois últimos dias, encontros com radialistas das cidades de Jacobina, Saúde, Campo Formoso e Senhor do Bonfim.

Em Jacobina foi confirmado a posse de um terrenos com área de 5 mil metros quadrados, onde será construída um Clube para os profissionais da região.

Entre os assuntos abordados em Senhor do Bonfim, a campanha salarial que na região vem defasada há muito tempo, deixando o valor pago ao profissional do interior muito aquém dos que atuam na capital.

Um assunto bem abordado no encontro foi o registro de radialista, onde alguns trabalhadores apesar de atuarem há tempos no rádio ainda não possuem o documento, e os representantes disseram que está sendo buscado junto as autoridades o reconhecimento do documento de profissional como documento oficial, de reconhecimento em todo território nacional. Ainda referente ao assunto registro, mais uma vez o Sindicato reafirmou que algumas instituições estão emitindo cursos que não tem o reconhecimento do Órgão, e citou o exemplo de certa empresa na cidade de Itabuna, na qual emitiu alguns registros e os trabalhadores não estão sendo reconhecidos.

Durante o encontro o Delegado local, Radialista Cleber Vieira falou da luta em defesa da categoria, e alegou cansaço nessa batalha, porém foi reanimado com a apresentação e a disposição de outros profissionais que demonstraram interesse em lutar junto ao Delegado em prol da classe. Foi apresentada a intenção de se instalar uma filiação dos radialistas que compõe essa regional, em um clube local, onde os familiares e os profissionais poderão usufruir de um espaço que lhe ofereça opções de lazer, cultura e entretenimento.

Em abril será realizado um torneio, entre os radialistas e profissionais da comunicação bonfinense e regional, onde o Radialista, desportista e apresentador da TV Bonfim, Pedro Neto, ficou a cargo de planejar todos os detalhes desse confronto.


Está sendo estudada pelos representantes do Sindicato, a possibilidade de trazer para a região cursos de radialistas, resta definir em que cidade.

PRESENTES NA ASSEMBLÉIA

Maurilio - SINTERP
Levi - SINTERP
Cleber Vieira - Radio Caraíba - SiNTERP
Augusto Gomes - Rádio Rainha FM
Clara Barbosa - Estudante de Comunicação Social
Cledson Carvalho - ASCOM Jaguarari
Pedro Neto - TV Bonfim
Francisco Farias - Rádio Caraíba
Pedro Carvalho - Rádio Caraíba
Luiz Carlos - Rádios, Paiaiá e Caraíba
Juracy Santos - Rádio Rainha FM
Cosme Bonfim - Rádio Rainha FM
Luiz Carlos Antunes - Antunes Publicidades e Rádio Caraíba
Geraldo Santos - Rádio Liderança
Verilândia Cardoso - Rádio Liderança
Eduardo Nascimento - Rádio Liderança
Manoel Messias - Rádio Rainha FM
Jeorge Katatal - TV São Francisco
Silvonei Viana - TV São Francisco
Netto Maravilha - Rádio Rainha FM

Maravilha Notícias