sexta-feira, 15 de março de 2013

EMBASA INICIA INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA EM SENHOR DO BONFIM


A iniciativa vai ofertar água adicional a moradores abastecidos através de carro-pipa

A Embasa iniciou essa semana a instalação de reservatórios de água em algumas localidades de Senhor do Bonfim abastecidas por carro-pipa. As Unidades instaladas acumulam entre 05 e 20 mil litros e vão garantir água extra para os moradores atendidos. Até o momento, os bairros Brisas do Monte e Cidade Nova, na sede, bem como os povoados de Cariacá, Cachoeirinha e Umburanas já receberam os reservatórios, e devem utilizá-los ainda esta semana.
Segundo o gerente de Operações da Embasa de Senhor do Bonfim, Silvio Murta, os reservatórios tem como principal objetivo atender moradores com dificuldades em receber água através de carro-pipa. “Moradores que trabalham durante o dia, e que não estão em suas residências durante a distribuição de água pelo carro-pipa, poderão captar água, à noite, nestes reservatórios”, exemplifica o gestor.
Outras localidades a serem beneficiadas com os reservatórios são: os povoados Terreirinho, Passagem Velha, Caatinguinha, Itapicuru, Igara, Baraúnas, Umburanas, assim como os bairros Bonfim III, Olaria, Monte Alegre II / Jacutinga e Alto da Rainha.

Att
Assessoria de Comunicação da Embasa

VIA SACRA 2013- COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ALTO DA MARAVILHA


15/03 – 19h30min RUAS: USINA,CAMPO FORMOSO E ADJACÊNCIAS.(Edilma)
22/03 – 19h30min PRAÇA BOA ESPERANÇA E ADJACÊNCIAS.(Gil)


FESTA DE SÃO JOSÉ ESPOSO NAS POPULARES

15/3 – Sexta-feira: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”
Responsáveis: Past. Do Batismo e Mens. Do Amor Divino / Quermesse: PF e PC
Noiteiros: Bairros Alto da Rainha, Olária, Cursilho, Comunidade Shallom.

EVENTOS CULTURAIS

Todas as noites: Barracas com comidas e bebidas, artesanato e artigos religiosos; apresentações musicais e culturais e bingo relâmpago.

16/3 – Sábado: Festival de cachorro quente (20h)
17/3 – Domingo: Campeonato de Futebol (8h)


FESTA DE SÃO JOSÉ ESPOSO EM ANDORINHA

Abertura do Tríduo amanhã

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ

Dia: 16/03/2013 Horário: 19h30min
Início do Tríduo com missa
Local: Escola São José
Noite dedicada à família, comunidade e dizimistas.
Subtema: São José, chefe da sagrada família.
Pastorais convidadas: Família e Pastoral do Dízimo.
Responsáveis: Zenilda, Célio, Nilvecy, Neuza, Evânia, Ednilson, Clarice, Conceição e Milena.

Dia: 17/03/2013 Horário: 19h30min
Local: Escola São José.
Noite dedicada aos professores, catequistas e catequizados.
Subtema: São José, espelho da paciência.
Pastorais convidadas: Terço, Legião de Maria e Catequese.
Responsáveis: Eulália, Conceição, Jairo, Rosineide, Sirleide, Sueide, Evânia e Manuela.

Dia: 18/03/2013 Horário: 19h30min
Local: Escola São José
Noite dedicada aos jovens e crianças
Subtema: São José, exemplo de fidelidade.
Pastorais convidadas: Juventude e Pastoral da Criança.
Responsáveis: Ednilson, Josy, Milene, Silene, Érica, Jussara, Jéssica, Paulinho, Noelton, Adenilton e Zenilda.

MISSA FESTIVA

Dia: 19/03/2013
18h 00 – Procissão iniciando em frente à capela de São José em direção ao clube AFFA.
19h 30 – Missa Festiva

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O TOPA (TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO)

O Governo “Uma Nova Realidade” através da Secretaria de Educação e Esportes comunica que já estão abertas as inscrições para o TOPA (Todos Pela Alfabetização).

O TOPA é um programa de fortalecimento da alfabetização enquanto Política Pública de acesso à Educação da população de jovens, adultos e idosos a partir dos 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

O TOPA garante ainda a concessão de bolsas para coordenadores, alfabetizadores populares e intérpretes de Libras, bem como a capacitação inicial e continuada. Estes alfabetizadores devem ter ensino médio completo e experiência na área de educação.

Estão convidados para a seleção, pessoas que tem interesse em participar como alfabetizador. Os interessados deverão comparecer a Secretaria Municipal de Educação, munido de Currículo e Certificado de Conclusão do Ensino Médio para a seleção.

As inscrições vão de 11/03 à 20/03 de 2013.


ASCOM BONFIM

PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM LANÇA O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL


O Governo “Uma Nova Realidade”, através da ASCOM (Assessoria de Comunicação) lançou hoje, 09h30min, o Portal da Transparência Municipal.

Segundo o Assessor Chefe, André Miranda, o Portal e o Website juntos geraram uma economia aos cofres públicos de quase R$50.000,00. “Estes dois serviços que antes eram contratados através de terceiros, agora são desenvolvidos, administrados, atualizados e mantidos pelos profissionais da ASCOM que tem larga experiência com desenvolvimento de Sistemas, Websites e Internet.” – Afirmou André Miranda.
Ricardo Aquino, Chefe de Gabinete, comentou ainda, sobre o ineditismo na Administração Pública de Senhor do Bonfim. E, salientou que o município saiu na frente, no que diz respeito a transparência de informações e comprometimento do Governo “Uma Nova Realidade” com a população.


Uermeson Pinto, Assessor da ASCOM, apresentou o Portal da Transparência Municipal, e disse que o mesmo foi desenvolvido para oferecer aos municípes e interessados, informações legais, fiscais e financeiras a respeito do município de Senhor do Bonfim. Nele, será possível encontrar todas as leis, decretos, documentos públicos e todas as informações sobre os processos licitatórios.

Segundo Uermeson, o Sistema funciona de forma simples: Se você é um usuário que apenas deseja ter acesso as informações, as mesmas estão disponíveis de forma rápida e clara. Na página inicial do portal, são mostrados todos os documentos, leis, decretos e licitações, lançados nos últimos 30 dias. Caso deseje uma data específica, basta selecionar a data e efetuar a busca que os documentos solicitados serão exibidos em sua tela as informações pertinentes para a data requisitada. “O sistema ainda oferece ao fornecedor uma área exclusiva para cadastro e download dos editais e documentos pertinentes as licitações realizadas pelo município. Se o fornecedor desejar, será possível visualizar as informações dos editais. Primeiro ele efetua o cadastro preenchendo as informações solicitadas pelo sistema. Após efetuar o cadastro, o sistema automaticamente envia um e-mail de confirmação para o fornecedor. Após esta confirmação, o fornecedor já pode ter acesso ao download dos editais bem como o envio dos documentos solicitados pela Copel (Comissão Permanente de Licitação) para que ele possa participar do processo licitatório”. – Disse Uermeson Pinto da Silva

O Portal da Transparência Municipal já está 100% funcional e terá seu conteúdo inserido em no máximo 10(dez) dias.

André Miranda, aproveitou para apresentar o website da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim que já está online há alguns dias. Nele, é possível encontrar notícias diárias da administração, fotos, acesso aos serviços, notícias separadas por secretaria, através de buscas internas no próprio site. Informou também que, atualmente, Senhor do Bonfim é o único município da região que possui um Website completo, totalmente integrado com as redes sociais.

Foi informado também o número da Ouvidoria, o 0800-286-1616. Ligando para ele, a população poderá enviar sugestões, fazer críticas e reclamações e tirar dúvidas. Quem ligar, irá receber um número de protocolo, e, a demanda solicitada, será encaminhada ao setor de competência.


Estiveram presentes o sr. Prefeito Dr. Edivaldo Martins Correia, o Chefe de Gabinete Ricardo Aquino, a ASCOM (Assessoria de Comunicação), Rádio Rainha FM, jornalistas da Rádio Caraíba e representantes dos sites e blogs de notícias do município. O website também foi apresentado.

Acesse o Portal da Transparência Municipal: http://senhordobonfim.ba.gov.br/transparencia/

ASCOM BONFIM

CÂMARA MUNICIPAL DISCUTE COM EMBASA PROBLEMA DE ABASTECIMENTO


Na sessão desta quinta-feira, dia 14, a Câmara Municipal esteve reunida com representantes da CERB e da Embasa, para discutir o problema de abastecimento no município de Senhor do Bonfim.

Estiveram presentes:

- Dr. Vinicius Araújo - gerente Regional da Embasa;

-Dr.Gilvan Pereira da CERB

-Dr.Silvio Murta-gerente operacional;

-Dr.Jeferson Ferreira-gerente Comercial;

-Dr.Augusto - Gerente de Divisão de tratamento;

-Sr. Robson-Gerente de escritório local;

-Professor Antonio Augusto Secretário do meio ambiente;

Dr.Vinicius Araújo - Gerente Regional, foi o primeiro a fazer uso da palavra, quando disse que a subestação atende 48 municípios, a barragem do aipim esta com 12% e a do prata com 6% da capacidade de acumulação de água.

Dr.Augusto Gerente da divisão de tratamento foi convidado para prestar alguns esclarecimentos e disse que estamos vivendo a pior seca nos últimos 80 anos, segundo dados de alguns estudiosos. Falou que neste momento éramos para estarmos vivenciando um momento chuvoso e com trovoadas.

Dr.Vinicius enfatizou sobre a necessidade de abastecimento através de carros Pipas em algumas áreas desfavoráveis em termo de manobras no município de Senhor do Bonfim.

Segundo Vinicius 25% do sistema de abastecimento envolvendo zona rural e sede estão sendo abastecidos por 21 carros pipas. A população atendida por ligações giram entorno de 25 mil domicílios.



Dr.Augusto foi chamado mais uma vez para esclarecer sobre a qualidade da água fornecida e disse que a tratamento na saída da barragem e dentro do próprio caminhão dispõe de certa quantidade de cloro para garantir a qualidade da água e quando o caminhão chega ao destino acontece à realização de um novo teste.

Mídias

Aconteceu ação de mobilização nas escolas com a finalidade de transmitir a consciência de economizar a água, a embasa utilizou os seguintes meios de comunicação:Emissoras de rádios, anúncios em jornais da região,entrevistas nas emissoras de rádios,outdoors,faixas, Blogs,carro de som e cartazes.

A Palavra foi fraqueada aos vereadores:

O vereador Chocolate perguntou quando chegara a água da barragem de Ponto Novo e se tem a capacidade de abastecer Senhor do Bonfim e por quanto tempo.

Dr.Cristiano Bresser respondeu dizendo que os testes serão realizados na segunda quinzena de abril e quanto à capacidade o representante da CERB não soube informar, apesar da gerencia da capacidade pertencer ao órgão.

O vereador Adelson Bahia perguntou sobre a realização de uma extensão de propriedade rural reivindicada alguns dias, se a mesma seria concluída.

Dr.Vinicius respondeu dizendo que no momento a prioridade seria para o abastecimento e que posteriormente depois de resolvido o problema do abastecimento as extensões serão feitas.

Vereador Biro-Biro perguntou se água de Ponto Novo, tem a capacidade de garantir o São João de Senhor do Bonfim e o grande fluxo de turistas que virão à cidade.

Dr.Vinicius respondeu dizendo que a barragem de Ponto Novo dispõe de uma capacidade de 11 milhões de metros cúbicos com uma vazão de 120 metros cúbicos de água por segundo,sendo considerada normal em Senhor do Bonfim dentro das condições normais.

Vereador Tavinho,Senhor do Bonfim nos últimos anos recebeu mais de 26 novos bairros, e não conta mais com os mananciais da Suissa no alto da Maravilha,que ajudava muito a embasa no abastecimento e por que a embasa na diminui um pouco os dias de água em alguns bairros para beneficiar os periféricos como Alto da Maravilha entre outros,Se a barragem de Ponto Novo vai beneficiar outros municípios da região e quando iniciará os estudos da água do São Francisco?

Dr.Vinicius-Disse que tecnicamente é inviável tirar aguar de alguns bairros e abastecer outros bairros, pois as medidas tomadas esta dentro de um cronograma emergencial e que a empresa sabe muito bem que o carro pipa foi uma decisão difícil, mais foi à necessária e que a embasa esta sempre atenta aos reclames do povo através da mídia, ficando assim empenhada para melhorar os serviços junto à população.

Informou ainda que a embasa já contratou uma empresa para a realização dos estudos para implantação do sistema de transposição da água do São Francisco, tendo seu projeto previsto para conclusão em Setembro deste ano .

Vereador Rê do Sindicato- Questionou o porquê nem a embasa e nem a CERB, dois órgãos ali representados, não sabiam responder o período de abastecimento da água de Ponto Novo em Nosso Município.

Dr.Vinicius- Respondeu que no período de abastecimento através do carro Pipa terão as faturas suspensas.

Dr.Jorginho perguntou se a embasa tinha um plano emergencial caso a barragem de Ponto Novo não fosse suficiente para abastecer nosso município.

Dr.Vinicius-Respondeu dizendo que a embasa não poderia responder sobre a capacidade de captura por uma barragem que não é gerenciada por ela e que a CERB deveria tomar a medidas legais para o bom aproveitamento do manancial.

Vereador Ivan Barbosa - Falou sobre a importância do dialogo com a secretaria de educação sobre o fornecimento nas escolas, falou ainda sobre as denuncias de distribuição de água de má qualidade e se a embasa tinha conhecimento de tais denuncias?

Dr.Vinicius- A embasa esta muito atenta em relação a questão da qualidade e que as denuncias recebidas a embasa tomou todas as providencias,uma vez que os reclames eram relacionados aos carros pipas e que alguns foram afastados por não oferecem condições apropriadas.

Vereadora Lúcia Cerqueira-Com a vida da água de Ponto Novo os distritos vão continuar sendo abastecidos com carros pipas ou receberão águas nas torneiras?

Dr.Vinicius- Disse que o sistema atenderá a população através do fornecimento via hidráulica.

Vereador Mario Jambeiro-disse que a capacidade de abastecimento da barragem de Ponto Novo é para quatro meses e que a embasa e a CERB sabem disto, o edil perguntou quais os critérios para distribuição dos carros pipas no município? E que a solução seria perfuração de poços artesianos.

Dr.Givan Pereira da CERB- para perfuração de poços tinha que haver demanda e qualquer pessoa do povo ou vereador pode pedir a perfuração desde que aja demanda com números de habitantes e que um projeto deveria ser elaborado.

Dr.Vinicius- Disse que a embasa conhece a demanda do município e distribui os carros pipas de acordo com as necessidades de cada comunidade. Falou ainda que a obra de Ponto Novo tem um investimento de 53 milhões de Reais.

Vereador Helson de Carvalho - Disse que presenciou no distrito de Baraúnas já viu água fornecida com cheiro de óleo e com cheiro ruim, disse ainda que visitou a barragem e Ponto Novo e viu carros pipas sendo abastecidos e sem a colocação de cloro e que descordava da informação da empresa, sobre a fiscalização dos veículos pipa.

Dr.Vinicius-disse que a empresa nunca se furtou de reconhecer quando a qualidade da água fugiu dos padrões e todas as vezes que alguém chegou até a embasa com denuncias sobre a qualidade da água as providencias foram tomadas.

A Palavra foi franqueada a platéia de teve questionamentos feitos pelo publico presente e respondida pelos representantes da embasa e da Cerb.

No final o presidente da Câmara Vereador Laércio Muniz declarou na sessão por encerrada.



ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

BRASILEIRO TEVE ENCONTRO NESTA SEXTA COM O PREFEITO CORREIA


O deputado estadual Carlos Brasileiro teve um encontro na manhã desta sexta-feira (15) com o prefeito de Senhor do Bonfim, Edivaldo Correia. Na audiência, o parlamentar colocou-se à disposição do Município na busca por ações em benefício da população bonfinense. Entre os assuntos discutidos esteve a situação do Hospital Regional.

Brasileiro afirmou que o Governo da Bahia continua à disposição para realizar investimento na reforma, ampliação e aparelhamento da unidade de saúde. No entanto, algumas pendências da instituição deverão ser resolvidas. Segundo esclareceu o deputado, há duas saídas para o hospital: a municipalização, com desapropriação da unidade por parte da Prefeitura, ou o retorno da administração para o IBAPS. Neste último caso, uma empresa gestora assumiria o hospital.

O prefeito Correia disse ter recebido com simpatia a visita do deputado e agradeceu a disponibilidade do mesmo com a Municipalidade. Ele informou que já esteve com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, que também apontou a necessidade de resolver pendências, como a aquisição do terreno do hospital, para que o governo estadual possa fazer os investimentos necessários.


Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Carlos Brasileiro

VEM AI O VIII CAMPEONATO BONFINENSE DE FUTSAL 2013


LOCAL: Núcleo de Esportes e Lazer
DIAS DOS JOGOS: Terças e Sextas-feiras
HORÁRIO: Das 17:00 ás 22:00hs
CATEGORIAS: 1ª Divisão, 2ª Divisão, Feminino, Juvenil, Infantil, Mirim.

Reunião da 2ª Divisão: Dia 20/03/13, ás 19:30hs no Ginásio do Estádio.

Reunião da 1ª Divisão: Dia 22/03/13, ás 19:30hs no Ginásio do Estádio.

Reunião do Feminino: Dia 25/03/13, ás 19:30hs no Ginásio do Estádio.

Reunião da Cat. Base: Dia 27/03/13, ás 19:30hs no Ginásio do Estádio.

Obs: Quem não compareçer na reunião poderá ficar fora do Campeonato.

Organização: LBFS, Liga Bonfinense de Futsal

Apoio: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e Secretária de Educação e Esportes.

A Liga de Futsal, tem uma reunião com o Diretor de Esportes Sr. Zito Bamberg, dia 18/03 para tratar do apoio da Prefeitura para o Campeonato.


Atenciosamente,

Vandeilson Simplicio da Silva
Diretor da LBFS

RESULTADOS DOS JOGOS DO CAMPEONATO DE FUTSAL FILADÉLFIA 2013


6ª RODADA - DIA 14-03-13 (QUINTA-FEIRA)

1- 20:00 - Cotorno 04 X 03 Aroeira

Gols-Cotorno: Elis 2, Fábio 2 / Gols-Aroeira: Fernando Costa 03
2- 21:00 - Real Madrid 08 X 02 Cerâmica
Gols-R.Madrid: Rafael 2,Damião 2,Jonathan,Ivanilton,Ezequiel,Madson/Gols-Cerâmica: Viniciús,Bruno


2ª SEMIFINAL DO CAMPEONATO MASTER DE FILADÉLFIA.

08:30 - Trav. Progresso X Barreiro

Progresso joga pelo empate por ficar em primeiro na 1ª Fase.

Atenciosamente,

Paulo Anderson
Diretor de Esportes

PSOL REÚNE MILITANTES NESTE SÁBADO EM BONFIM


Municipal de Senhor do Bonfim


CONVITE

Convidamos os membros do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL de Senhor do Bonfim para participarem de reunião ordinária que será realizada no próximo dia 16 do mês e ano em curso (sábado), às 17h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Senhor do Bonfim-SISMUSB, com a seguinte pauta:

1- Discussão e deliberação sobre estratégias políticas do PSOL em Senhor do Bonfim e região;
2- O que ocorrer.

Senhor do Bonfim-Ba, 15 de março de 2013.

Mestre Carlinhos (Carlinhos Capoeira)
Presidente do Diretório Municipal de Senhor do Bonfim

BRASIL: SAÚDE NA UTI


SEGUNDO A ONU INSATISFAÇÃO DOS BRASILEIROS COM A SAÚDE É MAIOR DO QUE NA AMÉRICA LATINA


Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), apontou o Brasil no 108° lugar em aprovação da saúde, entre 126 nações pelo mundo, o país perdeu para Afeganistão e Serra Leoa.

O relatório foi divulgado nesta quinta – feira (14), no Brasil 44% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a saúde enquanto a media na população da América Latina ficou em 57%.

Os entrevistados responderam a perguntas como: “Em seu país, você confia nos hospitais e no sistema de saúde oferecido?” o índice de aprovação brasileiro também é menor do que a média mundial que é de 61%.

O único país da América Latina que obteve o índice de satisfação menor que do Brasil foi o Haiti (35%) os demais países tiveram índices como: Uruguai (77% de aprovação), Venezuela (75%), México (69%) e Bolívia (59%)

O Brasil perdeu em satisfação com a saúde também para países como Afeganistão (46% de aprovação), Serra Leoa (46%), Camarões (54%) e Senegal (57%). O país que obteve maior destaque no ranking foi Luxemburgo, país europeu em que 90% da população aprovou os serviços de saúde.
O relatório ainda aponta que "Um serviço de saúde ruim, especialmente ao atender o chefe da família, é uma das grandes causas da pobreza, pois compromete a fonte de renda familiar e gera gastos com atendimento particular" o que segundo a ONU seria uma das principais causas do empobrecimento em vários países.

O Brasil teve um bom desempenho no que diz respeito às campanhas de vacinação, obtendo o resultado de 99% de crianças vacinadas contra rubéola em 2010.


Por: Tatiana Pereira

CETO ESTOURA MAIS UMA BOCA DE FUMO EM SENHOR DO BONFIM


No início da tarde dessa quinta-feira (14), quando realizava ronda de rotina nas imediações do bairro Itamaraty, a Guarnição CETO do 6º BPM percebeu o momento em que a jovem BARBARA ANTONIA PEREIRA MIRANDA, 18 anos passava um produto para um rapaz, que ao avistar a PM evadiu-se abandonando a droga, que foi encontrada pela Guarnição.

Diante da ação quando se dirigiram a casa de Barbara, ou três pessoas encontrava-se no local, sendo que debandaram, porém um deles identificado por Ubiratan não conseguiu fugir, a PM permaneceu no local e momentos depois a pessoa identificada por Jefferson retornou ao local, sendo também apresentado na Delegacia Territorial.


Na residência foram encontrados, 38 dolões de maconha, 03 pedras de crack, uma pequena quantidade de pó branco, R$ 11,00, 04 aparelhos celulares, 01 livro onde eram anotadas as drogas.


Em conversa com Jefferson, ele negou qualquer participação nas drogas, e alegou que estaria no local com o objetivo de ajudar a retirar uma caixa d’água da laje, mas mesmo assim foi autuado por Drª. Magda Roberta, por encontrar-se no local onde havia uma grande quantidade de drogas, e que só a justiça irá decidir qual o envolvimento dele na ação, Jefferson confessou a Delegada que já foi usuário de droga, mas que abandonou o vício há mais de anos.

Ubiratan tentou negar envolvimento, mas não adiantou, ele já tem passagem pela polícia por furto, e informações que ele faz aviãozinho, em Carrapichel.

Barbara, dona da casa onde foi encontrado o material, argumentou que não trafica drogas, e que apenas estaria atendendo a um pedido de seu namorado FÁBIO, que lhe pediu para entregar o produto à pessoa que se evadiu ao avistar a PM.

Todos foram autuados na Lei: 11.343/2006, art. 33.


Maravilha Notícias

BONFIM TE QUERO SEM DROGAS NESTE SÁBADO NAS RUAS DE BONFIM


Para tentar combater o consumo crescente das drogas na cidade de Senhor do Bonfim, o grupo Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus realizará neste sábado, 16 de março uma caminhada intitulada: "Bonfim, te quero sem drogas", saindo às 15h00min da Praça Dr. Antonio Gonçalves, nº 19, ao lado das Lojas Maia pelas ruas principais da cidade com o intuito de mostrar a todos que pode haver sim diversão sem drogas.

O Grupo de trabalho entende ser essa uma oportunidade que possa incentivar a população bonfinense no enfrentamento as consequências do uso de drogas, especificamente do Crack, unindo todos que desejarem efetivamente agir de forma direta e decisiva neste problema que tem crescido de forma assustadora em nossa sociedade.
Convidamos todos a participarem conosco deste movimento!

ACIASB OFERECE CURSOS EM BONFIM