terça-feira, 26 de março de 2013

VEREADOR RÊ DO SINDICATO EMITE CARTA ABERTA CONTRA REALIZAÇÃO DE SÃO JOÃO

CARTA ABERTA


VEREADOR RÊ DO SINDICATO A POPULAÇÃO BONFINENSE DO CAMPO E DA CIDADE:

"Não Apoio a Realização do São João de Senhor do Bonfim-Bahia".


Sabe-se que estamos passando por uma conjuntura historicamente hídrica que aconteceu há mais de 80 anos aproximadamente. Sabendo que a mesma esta afetando toda a estrutura econômica, política, social, ambiental, cultural, educacional e entre outras, ou seja, a fome e a miséria é um problema social.

Povo do campo e da cidade sabe que a nossa querida Bonfim é historicamente conhecida como a CAPITAL BAIANA DO FORRÓ, nós sendo bonfinenses, baianos (as), nordestinos (as) em fim, que valoriza e resgata a nossa cultura junina, jamais poderíamos deixar de valorizar os nossos costumes populares, mas ao mesmo tempo vamos refletir: Como festejar o São João, se nosso município esta em calamidade publica?Falta d’água para o consumo humano e produção nos diversos setores,faltam alimentos para o consumo humano e animal. Nossa cidade está em crise, a “indústria da seca voltou”, além de ser um problema social.

É importante, ressaltar que muitas das propriedades não há mais nada para alimentar os animais, sendo que boa parte já morreram devido à longa estiagem que nós do semiárido estamos passando e por não ter estruturas hídricas e alimentícias suficientes para o armazenamento. E as estruturas hídricas que existem boa parte vem da luta dos movimentos sociais.

Como todos sabem, sou conhecedor da realidade em que vive o povo, principalmente do campo, que há anos estamos lutando pela garantia da soberania hídrica, alimentar, habitacional, energética, agrária e entre outras. Por isso, vim por meio deste socializar esta situação a população Bonfinense, que invés do município de Senhor do Bonfim investir em projeto para conseguir recurso para os festejos juninos, porque não investir toda a força organizacional na garantia de conseguir estruturas hídricas, para que nosso povo possa ter acesso à água e alimentos em quantidade e qualidade. E estou-me colocando a disposição para que a gente possa somar nesta conquista.

Por isso, população Bonfinense quero deixar, bem claro, que meu Mandato de Vereador Rê do Sindicato é totalmente contra a essa injustiça aprovada pela minoria do povo, onde este visa defender seus próprios interesses.Portanto,com a realização do São João de Senhor do Bonfim,vamos está escondendo o sofrimento do nosso povo.

Unidos e unidas por uma única razão: Para que todos tenham vida, e a tenham em abundância! Jo. 10,10.


Reinaldo Ferreira de Santana - Vereador

2ª ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE SPEED EM JEQUIÉ


Pra quem imagina que Senhor do Bonfim é destaque apenas no cenário do Forró está completamente enganado, dentre as preciosidades podemos destacar o ESPORTE, em suas diversas modalidades, onde destacamos os talentosos jovens do Basquete, Futsal, Karaté, recentemente a conquista de Vugner Silva, no Pan-Americano, nos Estados Unidos, e mais recente ainda as seriadas vitórias dos Ciclistas, Regivaldo e Claudia, que no último domingo estiveram na cidade de Jequié, onde Regivaldo Moreira conquistou o lugar mais alto do pódio e sua esposa Claudia conseguiu o segundo lugar, permanecendo ainda na vice liderança da etapa Baiana do Campeonato Baiano de Speed.

TÉCNICOS DA CERB E INEMA FARÃO DIAGNÓSTICO NO RIO GRUNA, EM BONFIM

Técnicos da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) farão um diagnóstico para verificar os principais problemas e as demandas para revitalização da Bacia do Rio Gruna, em Bonfim. A informação foi passada pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, durante encontro com o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), que fez o pedido ao governo estadual para recuperação da área.
Segundo explicou o secretário, os dois órgãos já foram deliberados e farão um levantamento que servirá de base para as ações visando a recuperação e preservação de toda a reserva, incluindo nascentes. Ele citou a ainda a possibilidade de aumento da capacidade da Barragem da Suíça. Brasileiro lembrou que o Rio Gruna tem sido de vital importância no abastecimento de água da região, sobretudo nos períodos de estiagem, com a garantia de água para carros-pipa.
“Faz-se necessário uma ação, ao longo do Gruna, objetivando coibir os impactos, pois são muitas as agressões ao meio ambiente, como desmatamento das matas ciliares, construção de barragens de níveis no curso do rio, derivação de água para propriedades rurais, ações que vêm contribuindo gradativamente para seu assoreamento”, citou o deputado Carlos Brasileiro.
Itapicuru – Brasileiro também apresentou demandas de diversas entidades e organizações ligadas ao Meio Ambiente quanto à recuperação de nascentes e dos rios da Bacia do Itapicuru. Na oportunidade, o secretário Eugênio Spengler informou que o governo estadual lançará editais, da ordem de R$5 milhões, visando a preservação das bacias. “E a Bacia do Itapicuru será prioridade”, informou. A medida beneficia os municípios de Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Saúde, Pindobaçu e Senhor do Bonfim.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

QUEIMADAS: VÂNDALOS TENTAM QUEBRAR A IMAGEM DO SANTO ANTÔNIO QUE FICA NA ENTRADA DA CIDADE


Na manhã desta terça-feira (26) por volta das 6h45min, dois vândalos tentaram quebrar a imagem do Santo Antônio, patrimônio cultural do município, que fica situada na entrada da cidade nas as proximidades do contorno.

Populares que estavam na quadra poliesportiva que fica nas proximidades do local ocorrido praticando Futsal, viram o ato de vandalismo e foram ao local e pegaram Genivaldo Viana Dantas 35 anos, que segundo o mesmo é natural de Nordestina e o outro comparsa que estava em sua companhia evadiu se do local.

De imediato populares acionaram a policia militar. Em poder do vândalo policiais também prenderam uma motocicleta YBR 125 factor de placa policial NYX 5713 de Euclides da Cunha-BA.

A moto se encontra no pátio da delegacia.

Na delegacia o mesmo falou a equipe de reportagem da Liberdade FM que estava bebendo em companhia de outro amigo, que diz não ter conhecimentos do outro comparsa, e que apenas a ele deu carona.

Perguntado o que queria fazer com a imagem do Santo ele falou que não foi ele e sim o outro.

Veja a audácia e ousadia de Genivaldo: por volta das 10h00 o mesmo foi removido da sela para a sala de audiências dentro da delegacia, aproveitou um descuido e fugiu, populares ao ver o homem desesperado correndo por varias ruas da cidade, correram atrás dele para tentar pega-lo em companhia da policia militar, que conseguiu detê-lo mais uma vez.

A policia militar estar averiguando o caso e também realizando buscas para tentar prender o comparsa de Genivaldo.


Por: Liberdade FM - Cidicleiton Souza (Zé Bim)

HORÁRIOS DE SAÍDA PARA O TRANSPORTE COLETIVO DE QUICÉ DEFINIDOS


Os horários de saída do Transporte Coletivo do Distrito de Quicé de Segunda a Sexta-Feira e aos Sábados foram definidos.

Segunda a Sexta-Feira:

Gilvan Sampaio
Saída de Quicé às 06h00 – Retorno às 10h30
Saída de Quicé às 07h30 – Retorno às 12h00
Saída de Quicé às 12h00 – Retorno às 14h30
Saída de Quicé às 13h30 – Retorno às 18h00

Adilson Santana
Saída de Quicé às 06h25 – Retorno às 10h00
Saída de Quicé às 08h00 – Retorno às 11h30
Saída de Quicé às 11h40 – Retorno às 15h00
Saída de Quicé às 18h00 – Retorno às 17h00

Aos Sábados:

Gilvan Sampaio
Saída de Quicé às 06h00 – Retorno às 10h30
Saída de Quicé às 07h30 – Retorno às 12h00
Saída de Quicé às 12h00 – Retorno às 16h00

Adilson Santana
Saída de Quicé às 06h25 – Retorno às 10h00
Saída de Quicé às 08h00 – Retorno às 11h30
Saída de Quicé às 13h20 – Retorno às 11h30

Domingos e Feriados
LIVRE CIRCULAÇÃO

ASCOM BONFIM

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA EM BONFIM


26/3/2013 - Terça-feira

5h – Procissão Penitencial dos homens, saindo da Capela Cristo Rei, em direção à Catedral, onde haverá a Santa Missa às 7h. responsáveis: Homens do Terço, Homens Cursilhistas.
16h – Missa e Unção dos Enfermos e idosos na Catedral.
19h30min – Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora, com a participação de todas os devotos de Maria Santíssima.
Responsáveis: Grupo Mãe Rainha – Legião de Maria e Irmandade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

27/3/2013 - Quarta-feira

5h – Procissão Penitencial saindo do Alto da Maravilha com a responsabilidade da Pastoral Familiar, ECC e todas as famílias.
7h Missa na Catedral e no Carmelo.
9h – Missa pelos jovens estudantes.
19h30min – Missa na Catedral.

MATRÍCULAS PARA OS CURSOS EAD DO IF BAIANO TERMINAM AMANHÃ


Os candidatos selecionados para os cursos EaD ofertados pelo IF Baiano têm até amanhã (27) para efetivar a matrícula. Os estudantes devem apresentar as originais e fotocópias dos documentos exigidos no edital.
Quanto aos concorrentes por sistema de cotas, a documentação passará por uma análise para comprovação das exigências do certame.
Para maiores informações sobre a matrícula, acesse o Comunicado de Matrícula.


ASCOM IF BAIANO

VUGNER SILVA CHEGA AMANHÃ EM BONFIM


Nosso mestre Vugner da Silva, fez mais que bonito ao alcançar o segundo lugar no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, na categoria Master/Pena, na Califórnia (EUA).

Ainda durante entrevista ao Jornal Bonfinense na Rainha FM, antes de sua viagem Vugner Silva comentou que um dos maiores desafios na competição seria o seu colega de academia Barra Grace, no Rio de Janeiro, Denilson Pimenta, atual campeão, porém não houve a luta entre ambos, e com isso Denilson manteve o título.

Parabéns ao nosso grande Vugner Silva, sinônimo de humildade e coragem, e exemplo para muitos jovens bonfinenses.

HOMEM QUE REALIZAVA FURTOS EM JAGUARARI É PRESO PELO 6º BPM


Ao meio dia desta segunda-feira (25), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem que havia furtado uma loja de roupas e uma farmácia, no centro da Cidade de Jaguarari.
Após solicitação através do serviço de 190, os policiais se dirigiram ao local indicado e detiveram JAILDO RODRIGUES DE LIMA CARNEIRO, de 23 anos, com a posse dos objetos furtados, uma camisa, uma bermuda e duas latas de leite, além da quantia de R$ 16,00. O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

IF BAIANO/CAMPUS SENHOR DO BONFIM DIVULGA RELAÇÃO DE INSCRITOS DO CONCURSO PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO


O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim, divulga a relação dos sete candidatos inscritos no concurso para a contratação de professor temporário da área de educação física.
O processo seletivo simplificado oferta 1 (uma) vaga para contrato de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, numa carga horária de 40 horas semanais, com uma remuneração máxima de R$ 4.129,89.
A seleção será realizada em duas etapas - prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória).

Relação de inscritos - http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2013/03/Relacao_de_Inscritos_Ed_Fisica_25_03_2013.pdf

Edital n. 204/2012 - http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2013/03/NOVO_Edital_Educacao_Fisica_Prova_Didatica_08.03.13.pdf

Quem somos: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia.
Atualmente, possui campus nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa e Governador Mangabeira. Em breve, terá mais 4 (quatro) campi nas cidades de Alagoinhas, Itaberaba, Serrinha e Xique-Xique (em fase de construção).


ASCOM / Campus Senhor do Bonfim

LEIS E RESPEITO À DIVERSIDADE FORAM TEMAS DE ENCONTRO PEDAGÓGICO EM CINCO POLOS DO ESTADO


Reunião realizada pelo projeto ProInfância aconteceu sexta-feira (22) e debateu sobre propostas pedagógicas municipais Respeito à diversidade na proposta pedagógica, a identidade, as peculiaridades de cada região. Essas e outras orientações fizeram parte do I Encontro de Formação nos polos de Vitória da Conquista, Caetité, Senhor do Bonfim, Morro do Chapéu e Baixa Grande que, juntos, reuniram mais de 100 municípios para discutir sobre práticas pedagógicas para a Educação Infantil. A ação está dentro da programação do projeto ProInfância Bahia, que vem sendo realizado junto à 228 cidades, distribuídos em dez polos.

O Encontro de Formação já ocorreu em outros cinco polos regionais, no último dia 15 de março, reunindo em Salvador, Ilhéus, Amargosa, Irecê e Euclides da Cunha cerca de 500 educadores de todo o estado. Os dois encontros juntos totalizaram cerca de mil professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil da Bahia, que assistiram palestras e debateram diversos temas com o objetivo de contribuir para a construção de uma proposta pedagógica consistente voltada para a melhoria do ensino na Educação Infantil.
“O cuidar de um bebê em uma creche, por exemplo, é rodeado por códigos que precisam ser decifrados. Não basta ter um ‘jeitinho’ com criança. Há um sentimento intrínseco em tocar, acariciar, preparar um ambiente para recebê-los e nós como professores precisamos entender como funciona tudo isso”, explica a professora e palestrante Heloisa Monteiro. Uma orientação é com relação à preocupação com um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças. “Precisamos pensar ações e práticas que permitam desenvolvimento saudável, que vão desde garantir ambientes agradáveis para acolhê-los até uma proposta pedagógica baseada na peculiaridade de cada região”, pontua.

O ProInfância é realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA. O projeto tem o objetivo de fazer o assessoramento e acompanhamento pedagógico de mais 228 cidades do interior da Bahia. A proposta é oferecer condições para que os municípios possam melhorar a qualidade da Educação Infantil oferecida à comunidade. Durante a atividade, os representantes dos municípios puderam trocar experiências e aprofundar as discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil.

Agora, a expectativa é para o próximo mês, quando professores, gestores e coordenadores pedagógicos dos 228 municípios se reunirão para debater sobre educação infantil, no 1º Encontro Estadual de Educação Infantil do ProInfância, que acontecerá dias 26 e 27 de abril, em Salvador, e terá como tema Currículo da Educação Infantil: dos consensos teóricos às políticas públicas e práticas pedagógicas.

Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou FacebookProInfância Bahia.

Para repercutir o assunto sugerimos como fonte as pesquisadoras da UFBA e coordenadoras do projeto na Bahia:

1-Marlene dos Santos (coordenadora geral do Projeto)
Mini-currículo: Marlene dos Santos é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Integrante do Comitê Baiano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Integrante do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

2-Maria Izabel Souza Ribeiro (coordenadora adjunta do Projeto)
Mini-currículo: Maria Izabel Souza Ribeiro é Psicóloga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, integrante do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), integrante da Secretaria Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

inCult – Assessoria em Comunicação que vai alémMurilo Bereta

JUIZ DETERMINA REABERTURA DE HOSPITAL E IMISSÃO DA UNIDADE À PREFEITURA

O juiz Gerivaldo Neiva, da comarca de Conceição do Coité, determinou hoje a imissão de posse do Hospital Almir Passos à prefeitura. A unidade de saúde, que estava fechada há meses, era administrada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A prefeitura requereu a posse do hospital alegando prejuízos causados à população com o fechamento da unidade. Os coiteenses estavam sendo atendidos apenas no Hospital Regional. Na decisão, o juiz determinou que a prefeitura fizesse um relatório sobre os problemas encontrados na unidade de saúde e o que ela precisa para voltar a funcionar plenamente.

“Vamos mandar uma equipe da secretaria fazer uma avaliação completa da unidade para entregarmos um relatório ao juiz”, informou o secretário municipal da Saúde, Alex Lopes. O Almir Passos, construído pela prefeitura, foi cedido à entidade filantrópica em 1978. Em junho de 2011, a unidade chegou a ser fechada por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, na gestão do ex-prefeito Renato Souza (PP). A secretaria encontrou irregularidades na infraestrutura, nas condições sanitárias e no atendimento.

O hospital foi reaberto em março do ano passado com pompas pelo então prefeito, que perdeu as eleições para o atual gestor, Francisco de Assis (PT).

Logo após o resultado das urnas, a Santa Casa, que sempre foi comandada por pessoas ligadas ao grupo político de Renato Souza, determinou o fechamento do hospital.

“O Almir Passos sempre foi utilizado politicamente pelo grupo que perder as eleições. Mas conseguimos uma vitória importante na Justiça e agora é hora da gente trabalhar para ter um equipamento que preste um atendimento satisfatório à população, pois essa é nossa preocupação. É isso que vamos fazer a partir desta semana”, afirmou Alex Lopes.


Assessoria de Comunicação