sábado, 30 de março de 2013

MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR COM CAMINHÃO PIPA NA ZONA RURAL DE PONTO NOVO


Neste sábado (30) ocorreu um acidente gravíssimo na estrada rural do sentido sede a localidade de Limeira.A vitima Celso Paulo da Silva,47 anos,residente de Várzea da Capoeira,conduzia uma Moto Honda CG, verde placa JMW-1468/ Itiúba,acabou-se envolvendo em uma colisão com um Caminhão Pipa,Mercedes Benz L2213 Azul de placa KGM-2291, licença de Senhor do Bonfim, conduzido pelo senhor de prenome" TONE".
Segundo informações, o caminhão passou por cima da cabeça da vitima causando esmagamento do Crânio , conforme mostram a fotos desta reportagem.Após ocorrido o motorista do caminhão fugiu sem deixar pistas e abandonou o veiculo nas proximidades da Barragens de Ponto Novo.

A Policia Militar foi até o local, onde juntamente com o apoio da Guarda Municipal, fizeram o isolamento da área,onde foi identificado o nome do proprietário do Caminhão, trata-se de VILQUER VITOR CONCEIÇÃO.
Por sua vez, as Policias Civil e Técnica iniciaram o trabalho de investigação e apuração do fato cujo objetivo é esclarecer a Justiça Criminal, este lamentável acidente com vitima fatal.


Revisão de texto: Portal Acontece.net
Fonte: Encimadanoticia1.blospot.com

INCÊNDIO NA SERRA DE SANTANA EM CARRAPICHEL


A irresponsabilidade e até mesmo atos verdadeiramente criminosos estão trazendo sérios problemas para as nossas serras.
Olhar neste instante (29/03/13 às 21:30h), em direção ao Carrapichel e ver um mar vermelho incendiando a Serra de Santana é sentir-se queimado também.

Comentou dessa maneira o Professor de academia Uilson Miranda, sobre o incêndio que vem acontecendo desde a última quinta-feira, na Serra de Santana, na localidade de Carrapichel, e o pior que até o presente momento nada tem sido feito para conter as chamas.

Nossa reportagem em contato com o Sub Grupamento de bombeiro de Bonfim foi informado pelo Sargento Marcelo, que o efetivo de Bonfim, não é suficiente para combater, mas informou também que já foi solicitado mais homens do grupamento de Juazeiro para juntos combaterem o fogo que consome a mata nativa, em Senhor do Bonfim.

Foto: Maravilha Notícias

Até a manhã desse sábado (30), ninguém havia solicitado providências da parte do Bombeiro local.

Os motivos ainda são desconhecidos, há informações de morteiros atirados naquela localidade e que poderia ter provocado o incêndio.


Maravilha Notícias

POPULAÇÃO SE DESPEDE DO CORPO DO TENENTE MARCOS JOSÉ


Centenas de pessoas compareceram ao memorial Pafac, para dar o último adeus ao oficial.

O corpo do Tenente Marco José de Souza, 44 anos, está sendo velado no Memorial Pafac, de onde sairá ás 10:00hs, para a cidade de Alagoinhas, cidade natal do policial.
O clima é de muita consternação, várias autoridades estão no velório, o pai do tenente disse que o sepultamento será amanhã em Alagoinhas, pois a família espera a chegada de um irmão da vítima.
O caso se tornou destaque em vários veículos de comunicação da capital, como os programas Cidade Alerta, Correio da Bahia, G1/BA, entre outros sites e programas de tv.
Após o crime, várias viaturas já faziam diligências na tentativa de encontrar os assassinos, a noite o clima na cidade era tenso, bares e lugares que geralmente ficavam lotados, estavam praticamente vazios e a população se perguntando se a cidade voltará a ser o que era antes.
Marcos era policial desde 1990 e comandava o 5º Pelotão da 24ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), o mesmo trabalhava na cidade a cerca de 2 anos.

A Policia Militar da Bahia divulgou a seguinte nota de pesar:


É com pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento na tarde de hoje (28), às 17h, do 1º Tenente PM Marcos José de Souza, 44 anos, comandante do 5º Pelotão da 24ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), sediado em Capim Grosso-BA.
O Tenente Marcos José, que se encontrava de folga e ingressou na PM em 1990, foi vítima de disparos de arma de fogo efetuados por indivíduos que estavam em duas motos. O fato aconteceu enquanto o oficial parou num posto de combustível localizado no km 2 da BR-407, em Capim Grosso.
O Tenente Marcos José se destacava pela dedicação profissional e pelo bom relacionamento com os colegas de profissão.
Diligências estão sendo realizadas no intuito de localizar e prender os autores do crime.


Texto e Fotos: FR Noticias.

INSTITUTOS FEDERAIS TÊM DÉFICIT DE 8 MIL PROFESSORES, REVELA AUDITORIA DO TCU

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) na rede de institutos federais de educação técnica mostra que faltam quase 8 mil professores, o equivalente a 20% dos profissionais necessários. O déficit atinge toda a rede de 442 câmpus em funcionamento no País.

O TCU realizou a auditoria com o objetivo de avaliar as ações de estruturação e expansão do ensino técnico profissionalizante, com ênfase nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A rede vive sua maior expansão histórica.

Os institutos com maior carência de docentes são os do Acre (com 40,1% de vagas ociosas), Brasília, Mato Grosso do Sul e Amapá. Os institutos federais do Estado de São Paulo aparecem em seguida, com um déficit de 32,7% de profissionais.

Também há problemas para contratação de profissionais técnicos, o que se reflete no atendimento diário de laboratórios, conforme é descrito no relatório do TCU. No País, 5.702 cargos técnicos estão ociosos, o que representa 24,9% do total necessário. Mato Grosso do Sul e Brasília têm os maiores déficits. Esses dados são de abril de 2012, segundo o TCU.

O próprio tribunal afirma no documento que a baixa atratividade da carreira é uma causa relevante da falta de profissionais. O professor Celso do Prado Ferraz de Carvalho, da Universidade Nove de Julho e especialista em educação profissional, explica que há dificuldades em tirar os profissionais técnicos do mercado de trabalho. "Tem sido difícil retirar professores da área de ciências e tecnologia e convencê-los a trabalhar nesses institutos, pela falta de atratividade da carreira", afirma ele.

A pró-reitora de ensino do Instituto Federal de Roraima, Débora Soares Alexandre Melo Silva, levanta ainda outra dificuldade envolvendo os câmpus no Norte e Nordeste do País.

"Nós dependemos da liberação de vagas do governo. Quando temos, os candidatos aprovados voltam para o local de origem assim que conseguem uma redistribuição de vaga", diz. Segundo ela, a qualidade das instituições fica comprometida. "A gente tem de priorizar o ensino e, por causa disso, fica difícil cumprir as missões de extensão e pesquisa."

Conclusão. Débora lembra o efeito cascata provocado pela falta de docentes, que resultou em evasão e baixos índices de conclusão. Quando comparados a médias dos centros universitários e das faculdades, os índices de conclusão desses institutos são muito menores. Até mesmo nos cursos para tecnólogos, a razão entre matriculados e concluintes é de 10,7%. "Mesmo sendo o melhor resultado obtido pelos institutos federais, o desempenho não se aproxima dos verificados em cursos similares em centros universitários, faculdades e universidades", cita o relator, ministro José Jorge.

O secretário Marco Antonio de Oliveira, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), diz que a rede passa pela maior expansão da história e a falta de professores é resultado disso. Segundo ele, já foram criados 9,1 mil novos cargos de professores entre 2011 e o início deste ano. "Muitas contratações estão em curso e vão suprir as necessidades atuais", diz, ressaltando a criação de 5,8 mil cargos.

Estão planejados para este ano novas liberações de contratações: 8 mil docentes e 6 mil técnicos. "E houve a reformulação da carreira no ano passado e o maior porcentual de correção salarial ocorreu para os professores", diz. "Mas há uma situação estrutural particularmente nas áreas tecnológicas, pela falta de engenheiros", completa. O secretário ainda defendeu os resultados de evasão da rede.

O acórdão do TCU cita oito recomendações ao MEC e à Setec. Entre os pontos estão ações de contratação, políticas contra evasão e melhorias na relação com o setor produtivo local. Além de informações do MEC que abrangem toda a rede, a auditoria foi direcionada em 38 câmpus representativos da expansão.

Fonte: O Estado de S. Paulo

11 DETENTOS FUGIRAM DA DELEGACIA TERRITORIAL DE SENHOR DO BONFIM


Na noite dessa sexta-feira da Paixão (29), 11 detentos conseguiram fugir do pavilhão pequeno no Complexo Policial de Senhor do Bonfim, utilizando da velha corda “Tereza”, feita a partir da junção de lençóis entrelaçados.

Os detentos colocaram um colchonete nos fios da cerca elétrica e lançaram a “Tereza”, escalando a parede externa do pavilhão, que fica próximo ao alojamento dos investigadores, e assim ganharam a liberdade.
Vale lembrar que há tempos atrás cerca de 5 (cinco) detentos conseguiram fugir do mesmo modo e no mesmo local.


Dessa vez conseguiram fugir os seguintes custodiados:

• 01 – ALEXANDRO BEZERRA DA SILVA, de Campo Formoso, preso desde 27 de fevereiro 2013, acusado de latrocínio;

• 02 – MARCELO DIAS FERREIRA, de Monte Santo, preso desde 04 de janeiro de 2012, por tráfico de drogas;

• 03 – MARCOS NERI DA SILVA, de Senhor do Bonfim, preso desde 21 de novembro de 2012, por prática de roubo, inclusive já havia tentado fugir;

• 04 – LUCAS CARVALHO DE VASCONCELOS, de Senhor do Bonfim, preso desde 16 de junho de 2012, já tentou jugir;

• 05 – EVANDRO HENRIQUE DE ARAÚJO, de Senhor do Bonfim, entrada na delegacia em 21 de agosto de 2012 por formação de quadrilha;

• 06 – CARLOS ROBERTO DOS SANTOS, acusado de furto e estava preso desde 25 de agosto de 2012;

• 07 – MÁRCIO ROGÉRIO DOS SANTOS, de Antonio Gonçalves, recolhido desde 23 de dezembro de 2012, fugitivo;

• 08 – JOSUEL DA SILVA FRANÇA, do Ceará, preso desde 08 de agosto de 2012, mandado de prisão;

• 09 – ELVIS HENRIQUE ALVES, de Senhor do Bonfim, recolhido desde 04 de março de 2013, por tráfico de drogas, e acusado de participação no homicídio do “Pombinho”;

• 10 – CLEITON MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA, de Senhor do Bonfim, preso por tentativa de roubo;
• 11 – ELIVAN DE JESUS LUZ, de Senhor do Bonfim, preso desde 04 de março de 2013, por tráfico de drogas (reincidente).

Em 21 de fevereiro de 2012, seis detentos fugiram pelo mesmo local, conforme mostra fotografia abaixo.


No dia 11 de novembro de 2012 em outra fuga os detentos deixaram um bilhete, com frase direcionada ao Coordenador de polícia dessa regional e ao Juiz desta comarca, onde em outras palavras dizia, “até dezembro não fica nenhum preso, vai fugir todo mundo, pode avisar o Tardelli e também o Felipão”.

Até o presente momento não há informações sobre captura de nenhum dos fugitivos.


Maravilha Notícias

B – BOYS BONFINENSES MARCARÃO PRESENÇA NO CAMPEONATO DE BREAK SALVADOR BA


Os jovens Luciano Souza da silva e Samuel do Santo Lima Grupo (New Mon Crew) estarão representando a nossa cidade de senhor do Bonfim na 6ª Batalha de B-boy realizada na cidade de Salvador BA.


Reunindo 64 dos melhores B-boys da Bahia, A 6ª Batalha de Break – Evolução HipHop busca incentivar o fortalecimento da dança de rua como uma linguagem artística e promover intercâmbio de artistas de breakdancing com dançarinos das mais variadas técnicas, além de ser uma das ações da Mostra Hip-Hop em Movimento 2013, que esse ano trás o tema Juventude e Educação e acontece nos dias ,04, 06 e 07 de abril, e integra o VIVA DANÇA Festival Internacional – Ano 7.

http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?page_id=5334