segunda-feira, 15 de abril de 2013

FILADÉLFIA: PRIMEIRA SESSÃO ITINERANTE DO GOVERNO SERIEDADE, COMPROMISSO E DESENVOLVIMENTO SERÁ NESTA SEGUNDA NA BOA VISTA


Com o intuito de aproximar o cidadão aos serviços públicos que a Prefeitura Municipal de Filadélfia oferece, a prefeitura itinerante irá
visitar todas as regiões do município juntamente com as secretarias municipais.

Será um dia de atividades sociais, educativas, culturais e esportivas. Além disso, o prefeito estará presente na comunidade para ouvir os anseios e as necessidades da população.

A primeira comunidade visitada será a da Boa Vista. Entre os serviços ofertados pelo programa estão: Atendimento médico,odontologia, serviço de exames e de prevenção, verificação da pressão arterial, distribuição de preservativos ou pílulas, cadastramento do SUS, combate a dengue, orientações de primeiros socorros, aplicação de flúor, orientação de escovações,cadastramento no Bolsa Família, Serviços Jurídicos,Serviços de cabeleireiros, limpeza das redondezas, atividades Culturais (Teatro, dança e Música), atividades Esportivas, entregas de Kits e reunião com Moradores e Prefeito.

ASCOM FILADÉLFIA

VAI CAIR ÁGUA AMANHÃ, MAINHA?


Por, Lívia Ramos

Volto de minha última visita a Senhor do Bonfim, na Bahia, aterrorizada com a falta d'água. Uma coisa é ver nos jornais as cenas de incêndios, terra rachada. Outra bem diferente é vivenciar as limitações que a seca prolongada impõe. Os banhos de cuia, quase à conta gotas, me fizeram pensar em como vai ser daqui a alguns meses, com o São João. A água já insuficiente para suprir as necessidades básicas da população local terá que ser ainda mais dividida. Homens e mulheres que vieram de suas terras comparativamente fartas, onde situações de economia compulsória são desconhecidas, não abrirão mão de estarem devidamente cheirosos e limpinhos no “Forró do Sfrega”.

Frases como "Economiza, deu na rádio que só cai água dia 19" são ouvidas em toda parte. Famílias inteiras dividem e racionam o líquido valioso, ao tempo em que aprendem que banho não pode continuar sendo a hora de pensar na vida. Calçadas já não são lavadas despreocupadamente com mangueiras. As bancas dos feirantes começam a se distanciar da fartura. Enquanto isso, a grama das praças jaz seca e triste nos canteiros: Ficou, acertadamente, em segundo plano.

Bacias, baldes: vale tudo quando o assunto é armazenar a água. Todo mundo quer garantir a comida feita, a roupa limpa e o banho tomado. Pela primeira vez, vi a lavadeira reutilizando o bem precioso: a água que enxagua roupas é a mesma que mais tarde vai lavar o chão. Do outro lado, uma prima se queixa do aumento de espinhas no rosto e cogita, entre as hipóteses mais prováveis, que o fato se deve à pressa com a qual tem higienizado o rosto todas as manhãs: “Com esse racionamento acabo lavando o rosto rápido demais, com medo de derramar muita água”, diz em tom de preocupação.

O barulho da ducha, antes tão comum e portanto pouco notado, agora é sinfonia para os ouvidos. O balde, a cuia e a preocupação, têm sido companheiros inseparáveis do legítimo cidadão bonfinense. As flores secaram, as varandas estão empoeiradas e o gado pasta mais ossudo do que nunca. Ainda esse domingo, minha avó confessou em tom de lamentação “Estou tentando salvar as minhas plantinhas com a água que aparo do meu próprio banho”.

Em meio ao panorama desesperador, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) garantiu o fornecimento regular de água ao menos nos três dias de festa de São João. Um sacrifício em prol da alegria, tradição e necessária movimentação da economia já tão castigada. Os dias que precedem os festejos, entretanto, provavelmente permanecerão escassos e os ulteriores a todo o “esbanjamento” permanecem como uma incógnita. O jeito é arriscar.

Quem a essa altura ainda não acredita em uma força superior, comece a repensar, pelo bem de todos. Aos que acreditam, sugiro que rezem, recorram à simpatias, novenas... vale até macumba quando o assunto é deixar de padecer da falta d’água. Diante de toda a impotência, restam, invariavelmente, algumas possibilidades: poupar mais do que nunca o elemento vital e caprichar na fogueira para São Pedro esse ano. E seja o que Deus quiser.

RALLY TRANSBAHIA COMEMORA SUCESSO DA TERCEIRA EDIÇÃO

A Equipe Bonfim Extreme, conquistou dois troféus fazendo boa participação na competição, com Adriano Monteiro com a 3ª colocação e Fabrizio Carvalho com a 4ª colocação.


A terceira edição do Rally Transbahia teve um desfecho digno do belo roteiro traçado pelo sul do Estado ao encerrar a disputa neste sábado na Praça do Canhão, em frente ao mar de Itacaré. Válida pelos campeonatos nacionais de regularidade, a prova largou de Porto Seguro na última quinta-feira, passando ainda por Ihéus e Canavieiras. Foram aproximadamente 620 quilômetros de desafios para motos e 638 para carros e quadriciclos.

Com duas vitórias em três dias de evento, a dupla mineira Bráulio da Silva e Breno Resende foi a mais regular entre os carros da categoria Graduados. “Foi preciso muita garra e disposição para ganhar. Tivemos problemas com o carro todos os dias, mas mesmo assim deu certo. A prova estava muito bem marcada”, analisou Bráulio, que lidera o Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4 ao lado do navegador.

O catarinense Guilherme Cascaes comemorou o bicampeonato das motocicletas. “Estou muito feliz pelo objetivo alcançado, conquistei o título e mantive a liderança do Brasileiro de Enduro de Regularidade. O Transbahia é uma prova muito diferente pela organização e pela mídia que envolve. As paisagens também são únicas e a planilha estava 100%, estão todos de parabéns”, elogiou.

Já o estreante George Torres, do Alagoas, ficou surpreso com a título dos quadriciclos. “Eu não esperava vencer, pois vim mais para me divertir. Eu era piloto de motocicleta e resolvi experimentar os quadris”, contou. “A prova foi muito boa, teve uma grande diversidade de terrenos e gostei bastante da organização”, concluiu o piloto.


Missão cumprida – Depois de muito trabalho nos bastidores, a sensação de todo o staff do Transbahia era de missão cumprida. “Tivemos como grande ponto positivo o fato da maioria dos competidores ter conseguido completar a prova, assim como o número de ocorrências médicas, que foi praticamente zero”, explicou José Carlos Ribeiro da Conceição, diretor da Adrenalina Eventos, empresa responsável pelo Transbahia.

Maurício Nery, representante da Superintendência dos Desportos do Estado (SUDESB), patrocinadora do evento, acompanhou de perto os pilotos na chegada em Itacaré. “Sem dúvidas um evento deste porte vem afirmar a política do Governo da Bahia em apoiar qualquer tipo de modalidade esportiva. Os competidores podem apreciar as belezas do Estado e as cidades também ganham com a passagem do evento. Ou seja, todos são favorecidos”, comentou.

José Carlos adiantou uma informação importante sobre a edição 2013. “O Governo do Estado foi fundamental para a realização da prova e solicitou que no ano que vem a gente faça uma prova na região Norte, local de caatinga. É muito provável que o roteiro termine em Juazeiro, na divisa com Pernambuco. O Transbahia tem esse nome justamente porque nossa proposta é explorar os quatro cantos do Estado”, concluiu o organizador.

A terceira edição do Rally Transbahia teve patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Superintendência dos Desportos do Estado (SUDESB), da Prefeitura de Porto Seguro, TIM e Combate a Dengue. O evento contou com o apoio das Prefeituras de Canavieiras, Ilhéus e de Itacaré, Açaí da Bahia, Honda Motoclube, Red Bull, TM Racing, Princesa Off-Road e Zoom Imagem, além da Tmar como transportadora oficial e a VANSERV como agência oficial. A realização é da Adrenalina Eventos.

Mundopress

DANIEL GOMES VENCEU FESTIVAL DE MÚSICA DE CAMPO FORMOSO


Concorrendo com duas músicas, o Cantor e Compositor Daniel Gomes, participou do Festival de Música de Campo Formoso, que aconteceu desse domingo (14), no referido município, que recebeu artistas de várias cidades da Bahia.
Com 15 concorrentes, Daniel apresentou as músicas, “Quando Amanhecer” e “Janela do Tempo”, essa segunda foi a que lhe deu a vitória com 89 pontos.
O evento aconteceu na Concha Acústica da Praça Principal

“O espaço estava lotado, muita gente aplaudindo os participantes, foi um evento muito bonito...” disse Daniel.

PREFEITO ANTONIO NASCIMENTO VISITA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO ESTÁDIO EM JAGUARARI


O Prefeito de Jaguarari, Antônio do Nascimento visitou hoje pela manhã a obra de ampliação do Estádio municipal. Investimento de mais de 600 mil reais realizado em parceria da SUDESB com a Prefeitura de Jaguarari.

No projeto consta a construção de oito arquibancadas, colocação de alambrados, construção de sanitários masculino e feminino, construção de uma lanchonete, além da colocação de gramado com drenagem.

O Prefeito Antônio Nascimento destaca que a SUDESB tem executado projetos e destinado recursos importantes não só para a construção e manutenção de equipamentos esportivos, mas também para melhorar a infraestrutura das praças esportivas já existentes em Jaguarari, a exemplo do Estádio Municipal.



ASCOM JAGUARARI

OPORTUNIDADE DE EMPREGO EM SENHOR DO BONFIM


DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim, 15 de abril de 2013

Está selecionando candidatos à vaga de:

Vendedor Interno: 01 vaga

 Ensino Médio Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência 06 meses.

Técnico em Refrigeração: 01 vaga

 Ensino Médio Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência 06 meses em CTPS.
 Habilitação ¨ A¨

Mecânico de Motor a Diesel: 01 vaga

 Sexo Indiferente;
 Experiência 06 meses em CTPS.

Fresador : 01 VAGA

 Sexo Indiferente;
 Experiência 06 meses em CTPS.

Torneiro Mecânico: 02 vagas

 Sexo Indiferente;
 Experiência 06 meses em CTPS.

Pizzaiolo: 01 vaga

 Ensino Médio Completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência 06 meses.

Auxiliar de Informática: 01 vaga

 Ensino Médio Completo;
 Sexo Masculino;
 Curso de Manutenção de Micro;
 Excel avançado.

Endodontista: 01 vaga

 Superior completo;
 Ambos os Sexos.

Dentista : 01 vaga

 Superior completo;
 Ambos os Sexos.


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

VACINA CONTRA GRIPE INICIA HOJE EM SENHOR DO BONFIM


O Governo "Uma Nova Realidade" através da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela srª. Roseane Belém e Silva, informa que houve uma antecipação no envio das vacinas contra a gripe através da SESAB para a 28ª DIRES, que por sua vez já distribuiu a mesma para o município de Senhor do Bonfim.

Diante do exposto, a partir do dia 15 de abril, já estarão vacinando contra a gripe nos postos de saúde que tem sala de vacina. Todos deverão comparecer ao posto de saúde mais próximo levando a carteira de identidade e comprovação da comorbidade.

Essa campanha é destinada às pessoas acima de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (parturientes), trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses até menores de 02 anos de idade e os portadores de comorbidades.

Ainda no dia 19 de abril de 2013, a Coordenação Municipal de Imunização estará realizando o Lançamento da Campanha contra a gripe no Parque da Cidade das 16 às 18 horas.

E, no dia 20 de abril, será o DIA DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL, onde estarão vacinando em todos os postos de saúde fixos e em postos volantes distribuídos pela cidade de Senhor do Bonfim das 8 às 17 horas.


ASCOM

VIAGEM DAS ASSOCIAÇÕES DE QUICÉ A SALVADOR

Cumpri-nos informar que entre os dias 23, 24 e 25 de Abril de 2013, nós representantes das Associações Comunitárias da Região do Distrito de Quicé estaremos indo com fé em Deus ao Centro Administrativo em Salvador objetivando buscar Projetos para a nossa comunidade.

Informo que estamos agendando diversas audiências em Secretarias Estaduais e com os deputados votados em Senhor do Bonfim, além de outros órgãos do governo.

Segue algumas reivindicações que estaremos pleiteando:


  •  Eletrificação Rural de algumas comunidades que ainda não foram atendidas Pelo Programa Luz Para Todos,
  •  Sistema de Abastecimento de Água da Fazenda Cajazeira- Quicé,
  •  Cartório para Quicé,
  • Aeroporto,
  • Projeto de Cisternas,
  • Poços Artesianos,
  • 7ª Noite de Louvor da Igreja Adventista em Quicé,
  • Calçamento da Rua do Lírio em Quicé,
  • Calçamento da Rua da Caixa D’água em Quicé,
  • Uma Torre da TIM para Quicé. .
  • O que ocorrer.


Atenciosamente;

____________________________________________________________
Robson Bezerra de Santana Associação dos Moradores de Quicé – AMOQUI
CNPJ: 40.638.538/0001-40

_____________________________________________________________
Marcos Evangelista Borges dos Santos
Associação dos Pequenos Agricultores de Quicé – APAQ.
CNPJ: 13.345.467/0001-15

_____________________________________________________________
Jociel Souza da Silva
Associação Força Jovem de Quicé – AFJQ
CNPJ: 05.809.043/0001-36

PM EM AÇÃO EM SENHOR DO BONFIM


6º BPM realiza prisão por ameaça com uso de arma branca

Neste sábado (13), às 18 horas, na Rua Ana Neri, Bairro Mutirão, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por ameaça.
Os policiais foram solicitados depois que dois homens pararam um caminhão, adentraram o veículo e ameaçaram o motorista e um fiscal da Embasa com uma faca. Orlando de Almeida Santos Silva, de 21 anos e José Nisto Mulato, de 25, foram localizados com a faca utilizada na ameaça e conduzidos à delegacia de Polícia Civil. O motorista afirma que os acusados danificaram o interior do veículo e um registro de água.

6º BPM realiza prisão em caso da Lei Maria da Penha

Neste sábado (13), às 21:30, na Avenida Gameleira, na Cidade de Jaguarari, policiais 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por violência doméstica qualificada na Lei Maria da Penha.
A guarnição foi chamada, através do serviço de 190, para deter Valdiro Barbosa da Silva, de 44 anos, que agredia sua esposa, de 36, com um pedaço de madeira. O autor foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim e a vítima foi socorrida para o hospital da mesma cidade.

6º BPM realiza prisão por porte ilegal de arma de fogo

Na madrugada deste domingo (14), à 1 hora, na Rua Engenheiro Silva Lima, Bairro Gamboa, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Ao abordar os ocupantes de uma moto Shineray Phenix, foi encontrado com Silvia Daiane Figueiredo, de 27 anos, um revólver calibre 32, com quatro munições. A acusada e um adolescente de 17 anos, que estava em sua companhia, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, juntamente com o veículo e com a arma apreendida.

6º BPM realiza prisão por roubo

Neste domingo (14), às 22:30, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por roubo.
Um jovem de 18 anos e uma adolescente de 17 entraram em contato com a Polícia Militar após terem sido roubados por dois homens, na Rua Manoel Vitorino, no centro da cidade. De posse das informações, os policiais seguiram em diligência e localizaram os acusados, já na Rua Vilebaldo Viana, no Bairro Vilanova, os quais estavam com os objetos das vítimas, dois celulares.
Rodrigo Bispo Nascimento, de 21 anos, Elailton Nepomuceno Mota, de 25, os objetos roubados e as vítimas foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante.

Senhor do Bonfim, 15 de abril de 2013.

MENINADA DE FLAMENGO DÁ MAIS UMA PROVA DA SUA CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO

Foram 16 medalhas conquistadas no IF Sertão em Petrolina, domingo dia 14, com destaque para Náviny , Ralfe , Maique e Paulo Jean que venceram suas provas enfrentando os melhores do estado do Pernambuco.

No próximo domingo 21 é a tão esperada TIRADENTINHO. A escolinha tem bons atletas em todas as 8 provas .
É importante lembrar que nos 2 anos anteriores a criançada de Flamengo venceu 12 das 16 provas.

ESPAÇO DO LEITOR: LEITORA CONTESTA PRESIDÊNCIA DE PISTA DE SKATE


Netto fiquei chocada com a matéria sobre o encontro dos esqueitistas quando cita:
"Agradece A Todos O Presidente da Pista de Skate Eduardo Terra Nova
Bruno Michel O Amigo De Sempre"

Até hoje, nunca fiquei sabendo que, uma praça, um local público possui PRESIDENTE, se esse existe, foi nomeado por quem? Sob que circunstancias? E principalmente, o que faz um PRESIDENTE de pista de Skate?

Como sabemos, pelo menos as pessoas que assim como eu vão praticar exercícios na academia da terceira idade, a pista de Skate está ABANDONADA: Não possui iluminação, nem limpeza (já encontrei de preservativos usados a garrafas de bebida na arquibancada), o piso da pista está todo rachado, não existe nenhum incentivo da prática desse esporte aqui, sequer uma escolinha para crianças ou eventos municipal!

Por favor, peço que divulgue esse e-mail para que o Sr. PRESIDENTE da pista de Skate possa se posicionar perante a sociedade de Sr. do Bonfim.

Grata,

Valéria.

LOTEAMENTO MONTE ALEGRE II É UMA CONQUISTA DA UNIÃO POR MORADIA POPULAR

O Loteamento Monte Alegre II, localizado próximo à rodoviária, em Bonfim, será inaugurado nesta segunda-feira, às 11h. Etapa do programa Minha Casa, Minha vida, do Governo Federal, o empreendimento, com 150 casas, é o primeiro na Bahia voltado especificamente para entidades. A União por Moradia Popular Bahia (UMP-BA) foi a responsável pela gestão da construção do conjunto habitacional e os recursos foram repassados diretamente para a entidade, possibilitando a ela administrar toda a obra desde a elaboração do projeto.

Os deputados Zezéu Ribeiro (Federal) e Carlos Brasileiro (Estadual) comemoram esta conquista, viabilizada através da intervenção dos dois parlamentares junto ao Governo Federal. "Fiquei muito feliz em saber da conclusão da obra, que beneficiará 150 famílias. Através do movimento popular organizado, eles conseguiram a vitória de obter a casa própria", afirmou Brasileiro.

Na solenidade estarão presentes a superintendente de Habitação da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Eleonora Mascia, e representantes da Caixa Econômica Federal. Este programa, especificamente, é destinado exclusivamente às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos. A modalidade de construção de imóveis estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais.

“Dessa forma, conseguimos produzir moradias com um melhor acabamento, maior do que as unidades produzidas diretamente pela empreiteira, e que tem total acompanhamento dos futuros moradores”, explicou a coordenadora da União Nacional por Moradia, Marli Carrara.


ASCOM DEP. CARLOS BRASILEIRO

INAUGURAÇÃO E ENTREGA DAS CHAVES DO CONJUNTO HABITACIONAL MONTE ALEGRE II


O Governo Uma Nova Realidade, através das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Infraestrutura, tem a honra de convidar V.Sa. e família para a solenidade de Inauguração e Entrega das Chaves do Conjunto Habitacional Monte Alegre II.

DATA: 15/04/2013
LOCAL: Empreendimento Monte Alegre II
HORÁRIO: 16:00 hs.


ASCOM

BONFIM E CIDADES DA REGIÃO TERÃO ELEIÇÃO COM URNA BIOMÉTRICA


Com viagem marcada para a capital baiana, amanhã (15), o procurador do Município de Senhor do Bonfim, Dr. Antonio José Gonçalves da Silva Filho, designado pelo Prefeito Dr. Correia, irá representar o município de Senhor do Bonfim no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para tratar de assuntos relacionados ao recadastramento biométrico e outras ações de interesse público.

Nas eleições gerais de 2014, cerca de 23,7 milhões de eleitores de todos os 26 Estados do país e do Distrito Federal poderão ser identificados pelas impressões digitais.

Até maio do ano que vem, a Justiça Eleitoral, por meio do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor – desenvolvido com o intuito de garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras –, realizará o chamado recadastramento biométrico com mais 16 milhões de eleitores.

Por meio dessa tecnologia, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, uma outra grande vantagem da tecnologia da biometria é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.

Veja abaixo a relação dos locais onde haverá recadastramento biométrico com foco nas eleições gerais de 2014:

AC Rio Branco e Porto Acre – 238.538 eleitores
AM 7 municípios – 204.722 eleitores
AP Macapá e outros 2 municípios – 326.782 eleitores
BA 37 municípios – 653.892 eleitores
CE 7 municípios – 436.113 eleitores
DF Brasília – 1.847.896 eleitores
ES 15 municípios – 222.499 eleitores
GO 22 municípios – 828.684 eleitores
MA São Luís e outros 8 municípios – 885.289 eleitores
MG 5 municípios – 178.023 eleitores
MS Bandeirantes e Jaraguari – 11.368 eleitores
MT 13 municípios – 269.403 eleitores
PA 7 municípios – 597.917 eleitores
PB João Pessoa e outros 18 municípios – 898.254 eleitores
PE Recife e outros 52 municípios – 2.438.008 eleitores
PI Teresina e outros 7 municípios – 732.693 eleitores
PR 7 municípios – 665.274 eleitores
RJ Niterói – 382.021 eleitores
RN Natal e outros 39 municípios – 1.079.500 eleitores
RO 14 municípios – 214.655 eleitores
RR Boa Vista – 183.173 eleitores
RS 172 municípios – 545.028 eleitores
SP 11 municípios – 332.157 eleitores
TO Palmas e Araguaína – 248.751 eleitores
TOTAL GERAL: 14.420.640 eleitores

Novos municípios ainda podem aderir ao Programa de Identificação Biométrica do Eleitor com foco nas eleições de 2014.

Fonte: Website do TSE

ASCOM


MATÉRIA RELACIONADA: http://maravilhanoticias.blogspot.com.br/2013/02/cadastramento-para-voto-em-urna.html

ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DO CONSÓRCIO SUSTENTÁVEL DO PIEMONT NORTE DO ITAPICURU ACONTECE HOJE EM BONFIM


Após o Prefeito Dr. Correia deixar o cargo de Presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte Itapicuru para se dedicar exclusivamente ao cargo de Prefeito de Senhor do Bonfim, acontecerá hoje (15), as 09:00, na Câmara de Vereadores da cidade de Senhor do Bonfim, uma eleição para definir o novo Presidente do Consórcio. O Prefeito Dr. Correia, devido a compromissos inadiáveis, designou o Chefe de Gabinete, Ricardo Aquino, para representar o município de Senhor do Bonfim.

ASCOM BONFIM

DESABAFO POPULAÇÃO BONFINENSE‏


Acompanhando as últimas noticias com relação ao combate a escassez de chuvas em nosso município e regiões vizinhas. Venho por meio deste mostrar não só a minha INDIGNAÇÃO como cidadão bonfinense, mas o ponto de vista de grande parte, se não de toda população desse município que vem sofrendo a muito tempo com a falta d’agua. E mostrar que a atitude de parte da população pontonovense esta equivocada.

O desconhecimento das leis em nosso país é um tanto absurdo. Porem é melhor acreditarmos que essa atitude seja simplesmente DESCONHECIMENTO da legislação e não uma afronta aos poderes estaduais e federais de nossa nação.

Segundo a Lei Nº 9.433 de 8 de Janeiro de 1.997, que institui a Política de recursos hídricos e cria o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos regulamentado pelo inciso XIX do Art. 21º da Constituição Federal.

No seu artigo primeiro institui os principais fundamentos:

Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:

I - a água é um bem de domínio público;

III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;

A lei que instituí a politica de recursos hídricos em seus fundamentos reza que a AGUA é um bem público e não só de um município, comunidade ou região, e que em caso de escassez a prioridade é o CONSUMO HUMANO!

Com relação ao dano causado a obra, que é um bem público vamos considerar:

O código penal brasileiro institui no seu artigo 163 inciso III.

Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia:

III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Alterado pela L-005.346-1967)

Pena: detenção de 1(um) a 6(seis) meses ou multa.

Segundo Tiana Brazão: “Não é por vivermos em um regime democrático de direito, de liberdade de expressão que vamos nos comportar de forma desordenada.”.

A lei de Nº 1.802 de 5 de janeiro de 1.953 que define crime contra o Estado e a Ordem Politica e Social.

Em seu Art.4º:

Art. 4º Praticar:

II - DEVASTAÇÃO, saque, incêndio, DEPREDAÇÃO, desordem de modo a causar danos materiais ou a suscitar terror, com o fim de atentar contra a segurança do Estado;

Pena: - reclusão de 3 a 8 anos aos cabeças, e de 2 a 6 anos aos demais agentes.

O fato é que só nos resta a apuração dos fatos e esperar que as autoridades apliquem as punições necessárias aos responsáveis por esse ato, considerado por muitos um ato de vandalismo. Enquanto isso a população Bonfinense continua sofrendo...


Luis, cidadão Bonfinense Indignado