terça-feira, 16 de abril de 2013

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BONFIM 16 DE ABRIL

Foto - Maravilha Notícias


Secretário de Saúde foi a Câmara Municipal
O Secretário de saúde do município de Senhor do Bonfim, Washington Luis Sobreira, compareceu a Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a situação da saúde no município.
CLINEFRO
O secretário iniciou sua fala esclarecendo a situação do convênio com a CLINEFRO,quando negociou débitos deixados por gestões passadas especialmente do extra teto,que se refere ao compromisso do município com os exames laboratoriais, o que resultou em uma divida de 400 mil reais, herdada pela gestão anterior.
O secretário disse ainda que os anos de 2010 e 2011 foi acionado na justiça através de um consenso entre clinica e município a fim de que seja encontrado um subsidio legal para pagamento da dívida herdada.
LACEN
Em relação ao LACEN o secretário esclareceu dizendo que a obra esta em pleno andamento a exemplo do posto de saúde do bairro São Jorge e Bonfim II. Sobreira disse ainda que o município tem dez postos de saúde em reforma e que os repasses dos recursos para as empreitaras tem ocorrido de forma muito lenta,comprometendo assim aceleração das obras.
FARMACIA POPULAR
Farmácia Popular estava funcionando de forma desastrosa e foi constatada através de uma auditoria da Fio Cruz,uma divida de 22 mil reais, o município buscou junto a Fio Cruz autorização para melhorias inclusive em novo endereço em uma rua  mais central,sendo que nos próximos 15 dias estará funcionado.
FARMACIA BÁSICA
Farmácia Básica, o município tem buscado equilibrar as contas a fim de equilibrar o abastecimento da farmácia, disse reconhecer que têm faltado medicamentos, mais que existem alguns remédios que dependem da contra partida do estado que não vinha abastecendo com a quantidade exata a exemplo da insulina, resultando assim na falta nos postos de saúde.
POSTOS DE SAÚDE
O Município tem 24 postos de saúde funcionando todos com médicos em sua maioria com médicos enfermeiros e odontologos.
 MÉDICOS
O Secretário disse que têm faltado medicamentos, pois hoje o município tem médico para prescrever os medicamentos o que em governos passados não existia, por isso os medicamentos ficavam nas prateleiras.
SACRIFICIOS
O Secretário disse que o município ficou os três primeiros meses, sem algumas especialidades, que eram compactuadas com Salvador e Juazeiro, informou que durante dois meses e meio a secretaria ficou com os telefones cortados, mais uma herança do governo passado, tendo o município que arcar com débitos  a fim de que a Telemar pudesse efetuar as religações, o que de qualquer forma prejudicou o processo de marcação pactuada.
DENGUE
Segundo o secretário a mídia divulgou que Senhor do Bonfim estava na rota da dengue, informou que ainda estava, mais o governo tem tomado medidas emergenciais para zerar este perigo eminente.
CAPACITAÇÃO
Médicos enfermeiros da rede Cegonha, HIV, saúde da família e demais epidemias vem recebendo treinamentos.

PALAVRA FRANQUEADA AOS EDIS:

O Vereador Chocolate do PP- questionou que no primeiro centro vem faltando médicos.
O secretário respondeu que no primeiro Centro tem o atendimento do Dr.Pedro Advincula que é concursado pelo município e atende no primeiro centro.
Washington:Respondeu que sim, aqui ali vai sempre ocorrerá falta de medicamentos e que ele nunca negou este fato.
Vereador Biro-Biro do PV - Perguntou o que assessoria jurídica tem feito para inibir este vicio despesas herdadas pela gestão passada? E que cem dias para licitação de medicamentos é muito tempo, tem recebido ainda muitas criticas relacionadas ao atendimento nos postos de saúde.
Washington: A contabilidade fez o levantamento dos restos a pagar e que foi encontrado desvio de dinheiro que era destinado para CLINEFRO. Quanto ao hospital Regional, informou que vem ocorrendo um levantamento da atual situação do daquela casa de saúde, a fim de que se chegue à conclusão das reais necessidades.
Vereador do PT - perguntou se existe algum plano de gestão para o hospital Regional?

Washington: Defendeu uma parceria publico/ privado para o hospital regional, o retorno do Planserv entre outros convênios e que o levantamento, pois o município não tem condições de manter o hospital sozinho.
Disse ainda que a UPA vai desafogar o hospital regional mais o município não tem condições de pagar sozinho as duas unidades,mais que um plano vem sendo desenvolvido pela secretaria e futuramente será apresentado naquela casa legislativa.
Vereador Tavinho do PMN- Disse que o governo errou no inicio, pois o governo deveria colocar três secretarias na linha de frente, saúde, ação social e obras, que não foram priorizadas uma vez que trabalham diretamente com o povo, permitindo a falta de alguns serviços essenciais. Perguntou ainda sobre o funcionamento do posto Médico do bairro brisas do Monte deixado 70% construído na gestão anterior, sendo necessário seu funcionamento urgente.
Washington:Respondeu que o projeto emergencial do governo era o funcionamento do hospital Regional e do SAMU,resolvido este problema  o governo foi organizar o funcionamento dos postos de saúde.
A obra das brisas do Monte já se encontra praticamente concluído, disse ainda que infelizmente em alguns momentos tendo invista ao stress alguns médicos não tratam bem os pacientes no hospital Regional, o governo vem tentando corrigir esse relacionamento humano.
ENPRESARIO TOINHO CERQUEIRA
Teve a oportunidade na tribuna para falar sobre um grupo que explorava a saúde hospitalar em alguns municípios como Ilhéus, Camacan e Salvador.
Segundo Toinha ao seu pedido os empresários vieram conhecer o hospital Regional e que uma reunião já ocorreu com o prefeito Correia e com o secretário Washington Sobreira.
Toinho garantiu que será o intermediário desta negociação para firmar esse convênio publico/privado. Informou ainda, que na próxima quinta-feira, uma equipe virá ao nosso município, quando será feito um levantamento da real situação daquela casa de saúde.
Washington: A sociedade precisa acompanhar de bem perto esta situação, pois é uma questão de interesse de todos.
Toinho Cerqueira-Defendeu que se não for este Grupo que seja outro, mais que seja encontrada uma solução através de parcerias para nossa casa de saúde.

ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

ASSEMBLEIA DISCUTE IMPORTÂNCIA DAS ONGS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 9h30, sessão especial para discutir “A importância das Organizações Não Governamentais (ONGs) no desenvolvimento Social, Econômico e Produtivo da Bahia”. De autoria do deputado Carlos Brasileiro (PT) e proposta em conjunto com toda a bancada do Partido dos Trabalhadores na Casa, a sessão contará com a participação de representantes de entidades de todo o estado e em vários seguimentos de mobilização social. Entre os presentes estarão o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Silva, e o secretário estadual de Relações Institucional, César Lisboa.

“Pretendemos debater e mostrar como as entidades do terceiro setor são importantes para a sociedade”, afirmou Brasileiro. Ele destacou que a ONGs contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, baseadas no diálogo, na diversidade e na valorização do coletivo. O deputado afirmou que a população precisa ser informada e conscientizada sobre a importância das ações e os resultados propiciados pelas entidades, que atuam em áreas como educação, meio ambiente, cidadania, qualificação profissional, inclusão produtiva, entre diversas outras.

O diretor nacional da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) e coordenador da ong baiana Vida Brasil, Damien Hazard, destacou ser este um momento importante. “Ainda há um certo desconhecimento do papel das ONGs. Há necessidade de uma reflexão política sobre as entidades, pois, hoje, parte da opinião pública tem uma visão distorcida. Servimos ao interesse público tão quanto os governos”, disse. Segundo Hazard, vem acontecendo nos bastidores da vida social e política uma “crise silenciosa, profunda e perversa, que afeta diretamente as ONGs brasileiras, na qual a democracia só tem a perder”.

O diretor da Abong, que também é membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, lembrou que as primeiras entidades a se autodenominarem de organizações não governamentais no Brasil surgiram no período da Ditadura Militar, e muitas contribuíram para o processo de redemocratização do país, dando sentido aos termos cidadania, educação popular, participação política e direitos humanos. “Elas estimularam a criação e estruturação de redes, introduziram tecnologias sociais e ambientais inovadoras”, informou Damien Hazard. Ele indagou o que seria da Bahia e da sua dinâmica social e política se não tivessem ocorrido ações de ONGs como a Cese, no apoio a pequenos projetos; o Gapa-Ba, no combate ao HIV; a Cipó, na disseminação da educomunicação; o Gamba, na promoção de uma sociedade ambientalmente sustentável; a Vida Brasil, na promoção da acessibilidade, entre tantas outras.

Entre as entidades convidadas, além das já citadas, estão o Olodum, Avante, Chame, Federação das Associações de Bairro (Fabs), Conselho de Entidades Negras (Conen), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Instituto da Mulher Negra, Cáritas, Germen, GGB, CESE, FES, Ilê-Aiyê, CAA, Movimento de Organização Comunitária (MOC), Projeto Axé, entre diversas outras.


Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

RESULTADOS AMISTOSOS DO VITORINHA

Jogando no Distrito de IGARA Neste Sábado dia 13/04 o Vitorinha Venceu o GRÊMIO DA IGARA:

MIRIM: VITORINHA 5 X 0 GRÊMIO DA IGARA
INFANTIL: VITORINHA 4 X 1 GRÊMIO DA IGARA

No DOMINGO dia 14/04 o Vitorinha Jogou em CAMPO FORMOSO-BA Com a Escolinha do VERA CRUZ:

PRÉ-MIRIM: VITORINHA 1 X 2 VERA CRUZ
MIRIM: VITORINHA 3 X 3 VERA CRUZ
INFANTIL: VITORINHA 7 X 0 VERA CRUZ

PÓS GRADUAÇÃO É COM A FISIO FASUP


AÇÕES DA PM DE BONFIM

6º BPM realiza prisão por porte de réplica de arma de fogo


Nesta segunda-feira (15), às 10 horas, na Praça Augusto Sena Gomes, Centro da Cidade de Senhor do Bonfim, policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram Samuel Alexandre Lima Santos, de 20 anos, à delegacia de Polícia Civil, por estar portando, em via pública, no centro comercial da cidade, réplica de uma arma de fogo, tipo pistola, modelo Colt 45. O serviço de 190 havia recebidos denúncias de que um homem portando uma arma de fogo andava pelas ruas e entrava em lojas, apavorando lojistas e consumidores.

6º BPM realiza prisão após agressão a fiscal da Embasa

Nesta segunda-feira (15), às 17 horas, na Praça Boa Esperança, Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por lesão corporal a um fiscal da Embasa.
Um homem desferiu um golpe de facão no pulso de um fiscal da Embasa, após este ter chamado a sua atenção por tumultuar a distribuição de água, através de carro pipa. Como o facão atingiu o relógio que a vítima usava, acabou evitando uma lesão de maior gravidade.
O agressor, o aposentado José Antonio de Silva Souza, foi apresentado pelos policiais militares na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM realiza prisão por porte de arma de fogo

Nesta segunda-feira (15), às 17:30, no Povoado de Itapicuru, Município de Senhor do Bonfim, policiais da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Os policiais foram até a localidade após denúncia, via serviço de 190, de que um homem, em uma motocicleta Phoenix CC50 (cinquentinha), havia feito um disparo de arma de fogo. Dentro de um veículo Gol, de cor prata, que estava próximo à motocicleta, foi encontrado um revólver calibre 38, com 4 cartuchos intactos. Os ocupantes dos veículos, Antonio Vicente dos Santos Filho, de 20 anos, Unardson Patrick Oliveira da Cruz, de 25 e um adolescente de 17 anos, foram conduzidos à delegacia de Polícia civil, sendo apresentados com a arma encontrada.

6º BPM realiza prisão após desacato

Nesta segunda-feira (15), às 20 horas, no Bairro Bonfim II, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram condução à delegacia por desacato.
Os policiais foram até um bar onde havia um som muito alto, após algumas ligações de moradores ao serviço de 190, sendo atendidos imediatamente pelo dono do veículo para baixar o volume. O comandante da guarnição reclamou de um homem que se aproximava dos policiais para filmá-los, quando este partiu para agredir o policial e foi contido por populares. Gerson Bezerra de Carvalho, de 35 anos, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil por desacato a autoridade.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

FUGA E RECAPTURA DE PRESOS NO COMPLEXO POLICIAL DE CAMPO FORMOSO


Por volta das 02h40min., do dia 14 de abril de 2013, houve a fuga de 03 (Três) presos do Complexo Policial de Campo Formoso, sendo eles JOÃO VICTOR DA SILVA; JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA e RICARDO DE JESUS SILVA. Diligências foram realizadas, e por volta das 04h20min., Policiais Militares do 3º Pelotão, com sede em Antônio Gonçalves, recapturaram naquela cidade, João Vitor e Jackson Santos.


Já por volta das 09 horas o fugitivo Ricardo de Jesus foi recapturado na cidade de Antônio Gonçalves, também por Policiais Militares do 3º Pelotão. Os fujões foram apresentados na Delegacia de Policia em Campo Formoso a autoridade competente para que fossem tomadas as medidas cabíveis. Os Detentos serraram as grades, que dava acesso ao pátio interno e outra que dava acesso a parte externa do Complexo, os mesmos utilizaram “Tereza”(corda feita com lençol) para escalarem até o teto.


54ª Companhia

PLANTONISTAS HDAM 16/04/2013


EMERGENCIA ADULTA DR ROMULO PINHEIRO
EMERGÊNCIA PEDIATRICA = DR HAMILTON CARIBÉ
CIRURGIA GERAL= DR CARLOS EDUARDO
ANESTESIA = DR WILSON ANDRADE/ DR EURICO SOARES
OBSTETRICIA= DR OTONIEL SANDES

PREFEITURA ABRE LICITAÇÃO PARA ALIMENTOS E BOTIJÃO DE GÁS

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 015/2013 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 0548/13


O Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, torna público que às 09:00 horas do dia 18/04/13, na sua Sede sita à Praça Juracy Magalhães 126 - Centro – Senhor do Bonfim/Ba, realizará a seguinte Licitação, regida pela Lei nº 10.520/2002, subsidiada pela Lei nº 8.666/93, e usas alterações posteriormente introduzidas. Objeto: Aquisição, de forma parcelada, de gêneros alimentícios em geral, estocáveis e não estocáveis destinados à alimentação escolar, da rede municipal de ensino, tipo menor preço por item.
Maiores informações poderão ser obtidas junto à Comissão Permanente de Licitações no horário comercial, das 08:00h às 13:00h, ou pelos telefones (74)-3541-8328/83279732, Fax: 74-3541-4513.
Senhor do Bonfim - Ba, em 05 de abril de 2013.
Taciane Granja Ribeiro
Pregoeira do Município

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2013 PROC.ADM Nº 0464/13
O Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, torna público que às 08:30 horas do dia 22/04/2013, na sua Sede sito à Praça Juracy Magalhães, 126 - Centro – Senhor do Bonfim/Ba, realizará a seguinte Licitação, regida pela Lei n.º 10.520/02, subsidiada pela Lei nº 8.666 de 21.06.93 e usas alterações posteriormente introduzidas, Pregão Presencial sob nº 013/2013. Objeto: aquisição de forma parcelada de recaras de botijão de gás GLP 13 Kgs, para atender ás escolas da Rede Municipal de Ensino, tipo menor preço unitário.

Conforme especificações contidas no Edital de Convocação e seus anexos, contendo as instruções, que estará à disposição gratuitamente no mesmo local. A licitação é regida pela Lei 10.520/02, subsidiada pela Lei 8.666/93. Maiores informações das 08:00 as 13:00, pelos fones (74)3541-8327/9732/8276/8328, ou fax (74) 3541-4513.

Senhor do Bonfim - Ba, em 05 de abril de 2013.
Taciane Granja Ribeiro
Pregoeira


ASCOM BONFIM

EMBASA DIVULGA CRONOGRAMA DE CAMINHÕES-PIPA DA SEMANA EM BONFIM


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa disponibiliza o cronograma atual e calendário da distribuição de caminhões-pipa desta semana e localidades atendidas.

Veja a tabela abaixo:
Segunda
(15 de abril)
Terça
(16 de abril)
Quarta
(17 de abril)
Quinta
(18 de abril)
Sexta
(19 de abril)
Sábado
(20 de abril)
Domingo
(21 de abril)
Alto da Rainha
Brisas do Monte (sede)
Alto da Maravilha (sede)
Igara (parte baixa)
Buriá de Baixo (sede)
Alto da Rainha
Brisas do Monte (sede)
Pebas
Cidade Nova (sede)
Mutirão / CSU (sede)
Lagoa do Peixe / Caatinguinha
Vila Bela (sede)
Pebas
Cidade Nova (sede)
Capote
Cariacá
Baraúnas
Itapicuru
Bonfim III (sede)
Capote
Cariacá
Passagem Velha
Terreirinho
Umburana
Monte Alegre I e II

Passagem Velha
Terreirinho
Limões
Cachoeirinha
Baixa do Boi
Lagoa da Pedra

Limões
Cachoeirinha



Alto do Cheiroso






Jacutinga





A lista segue em sequência.

A Embasa informa que este calendário poderá sofrer alterações, devido a fatores inesperados como quebramentos de adutora, problemas nos veículos que fazem a entrega da água e necessidade de manutenção no sistema de tratamento da água. Em caso de fornecimento realizado de forma incompleta em determinada localidade, haverá a continuidade do abastecimento no dia posterior. Para maiores esclarecimentos:
74 – 3541 9415 / 0800 0555 195
Att
Assessoria de Comunicação da Embasa

INAUGURAÇÃO E ENTREGA DAS CHAVES DO CONJUNTO HABITACIONAL MONTE ALEGRE II


Em uma grande festa no Conjunto Habitacional Monte Alegre, aconteceu hoje, 15 de Abril, com a presença do Prefeito Dr. Edivaldo Martins Correia, o Chefe de Gabinente, Ricardo Aquino, os secretários do Governo “Uma Nova Realidade” e vereadores presentes ou representados de Senhor do Bonfim, a inauguração e Entrega das Chaves do Conjunto Habitacional Monte Alegre II que teve sua obra administrada pela União por Moradia Popular Bahia (UMP-BA).


Estiveram presentes também, a superintendente de Habitação da Secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Eleonora Mascia, e representantes da Caixa Econômica Federal, que fizeram a entrega das chaves aos contemplados juntamente com o Prefeito Dr. Correia, o Padre João Eleutério da Silva Filho, Vigário Paroquial da Paróquia de Senhor do Bonfim e o Pastor Francisco da Assembléia de Deus, que abençoaram as moradias e seus novos proprietários presentes com seus familiares.

ASCOM BONFIM