quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS FOI DISCUTIDO EM SESSÃO NA AL


O novo Marco Regulatório das Organizações Sociais foi um dos assuntos discutidos durante sessão especial, que aconteceu hoje (18) na Assembleia Legislativa e que teve como tema “A importância das Organizações Não Governamentais (ONGs) no desenvolvimento Social, Econômico e Produtivo da Bahia”. De autoria do deputado Carlos Brasileiro (PT) e proposta em conjunto com toda a bancada do Partido dos Trabalhadores, a sessão encheu o plenário e as galerias da Casa. Entre os presentes, além de deputados e representantes de entidades, estavam o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Silva, e as secretárias estaduais Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Vera Lúcia Barbosa (Mulheres).
“Este assunto representa a essência da democracia, pois trata da relação entre o Estado e a sociedade civil”, afirmou o diretor nacional da Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) e coordenador da ong baiana Vida Brasil, Damien Hazard. Ele lembrou que a contribuição das ONGs na Bahia é significativa, e citou os movimentos em diversas áreas de interesse público. “Temos agora um desafio de contribuir para a implementação de um novo marco regulatório das organizações da sociedade civil”, afirmou.
Ainda em discussão dentro do Governo Federal, o novo Marco Regulatório das Organizações Sociais é um anseio das ONGs e dos movimentos sociais. De acordo com a diretora executiva da ONG Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Eliana Rosemberg, busca-se estabelecer uma nova plataforma das organizações. O objetivo é avaliar, rever e propor aperfeiçoamento na legislação federal para à execução de programas, projetos e atividades de interesse público e às transferências de recursos mediante convênios e contratos.
“A matriz do surgimento das organizações não governamentais, não é outro, senão, a necessidade de ir aonde o Estado não estava indo; onde o Estado se negava ir. Pode-se dizer que as ações das ONGs são de natureza pública, porque não almejam interesses privados. Trabalham organizando mulheres e homens, para construir as bases de uma sociedade mais solidária,”, afirmou o deputado Carlos Brasileiro. Para ele, fortalecer a parceria do Estado com as organizações é avançar na busca e aplicação de caminhos para a sustentabilidade.
A secretária Moema Gramacho lembrou que o governo tem promovido a inclusão social e destacou a importância da execução de políticas públicas com entidades que “brotam do povo”. “Precisamos, toda a sociedade, entender o papel importante destas entidades”, disse. A sessão ainda teve palestra, proferida pelo secretário adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Silva, sobre o assunto da pasta. Também estavam presentes os deputados Joseildo Ramos, José Raimundo, Luiza Maia, Marcelino Galo e Rosemberg Pinto.




Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

DANOS NAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DA CÂMARA DE VEREADORES SUSPENDE SESSÃO NESSA QUINTA-FEIRA


AVISO

O Presidente da Câmara Municipal, no exercício de suas funções, comunica que não haverá sessão na data de hoje, 18 de abril de 2013, tendo em vista que em decorrência das chuvas dos últimos dias, houve
danificação no forro das instalações da Câmara Legislativa, impossibilitando assim, a realização da sessão ordinária, sobretudo pelo receio da ocorrência de maiores danos no sistema de som do salão
nobre da Câmara.

Por oportuno, comunica que as providências necessárias já estão sendo tomadas para que na próxima terça-feira, 23 de abril de 2013, a sessão ordinária possa ser realizada normalmente.


Atenciosamente,

Laércio Muniz de Azevedo
Presidente da Câmara

SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL VISITA E AJUDA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS EM BONFIM

Prezado Netto Maravilha,

Em decorrência das fortes chuvas de ontem (17), que trouxeram prejuízos físicos e psicológicos para a comunidade informo que:

- As Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Administração estão tomando medidas emergenciais para solucionar caso a caso, os estragos causados;
- Todos os nomes e telefones de outras pessoas que residem nas áreas atingidas, e tiveram perdas, assim como aconteceu com o sr. Peterson, foram anotados in loco pelos assessores da Secretaria de Infraestrutura ontem (17) pela manhã;
- Desde hoje cedo, a Exma. sra. Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Marza Correia está vendo de perto as áreas atingidas e já detectou quais cidadãos estão necessitando de ajuda imediata. Ela informa que está atendendo as necessidades básicas destas pessoas que perderam todos os seus pertences, a exemplo de lençóis, colchões e cestas básicas.

Sobre o Sr. Peterson, assim que consegui o telefone de contato, liguei e quem atendeu foi o irmão dele. Informei ao mesmo que a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social irá entrar em contato ainda hoje.
Sobre a situação dos bairros e imóveis afetados pelas chuvas, a Secretaria de Infraestrutura estará visitando e registrando imagens de todos os locais atingidos hoje, a partir das 14h00, em conjunto com a Secretaria de Administração, para definirem as medidas emergenciais, a exemplo da limpeza e remoção da lama e areia das áreas atingidas, bem como a reconstrução de calçadas e calçamentos que foram destruídas. Será feita também a análise técnica dos imóveis que foram atingidos.

Estamos a disposição através dos telefones: 0800-284-1616 (Ouvidoria)/3541-8324(ASCOM) das 08h00 as 14h00 e eu, estou a disposição através do telefone: 9982-9908.


Atenciosamente,
André Miranda
Assessor Chefe
Assessoria de Comunicação (ASCOM)

BARBOSA JÚNIOR PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL FERNANDO BEZERRA


O Prefeito Barbosa Júnior participou de uma reunião com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho. O Ministro garantiu novos investimentos para ações de convivência com a seca, como construção de barragens, limpeza de aguadas, carros pipa, garantiu 10 poços artesianos, instalação de 5 sistemas de abastecimento de água para Filadélfia, viabilizando audiência com p chefe do DNOCS para encaminhamento das demandas.

ASCOM FILADÉLFIA

CHUVAS EM ITIÚBA


O clamor do sertanejo foi atendido, as chuvas finalmente chegaram a nossa região. Mas com elas vieram também as preocupações de sempre, a falta de prevenção de tragédias.

Na época das chuvas é sempre a mesma coisa, inundações de ruas, casas, moradores desabrigados, aí aparece a defesa civil e diz: As casas estão em áreas de risco e blablabla.

Em Itiúba não é diferente, tivemos varias ruas alagadas, devido a bueiros entupidos, e os pontos mais críticos como sempre são o riacho que corta o bairro do projeto sertanejo I, nas proximidades do Colégio Estadual Ary Silva, e na rua atrás do Posto Leolino.

Parece redundante, mas como sempre o riacho encontrava – se com bastante lixo, segundo moradores da localidade, solicitações foram feitas as autoridades da cidade para que fosse disponibilizado pelo menos um trator para a limpeza preventiva, já que houve uma enchente na cidade a alguns anos onde vários moradores da mesma localidade perderam praticamente tudo na inundação causada pelo mesmo motivo (riacho entupido de lixo, galhos de arvores etc).

A prefeitura enviou uma nota pedindo a população que colaborem não jogando lixo nos esgotos etc e informando que a defesa civil visitará as localidades mais afetadas.


Um morador local que preferiu não se identificar nos cedeu algumas imagens que mostram as condições em que o riacho estava antes da chuva.



Por: Tatiana Bontay

MULHER ARRASTADA PELA ENXURRADA NÃO RESISTE E MORRE EM HOSPITAL

Imagem ilustrativa

Novas informações, que a senhora JÚLIA ALVES DA SILVA, 55 anos, residente na cidade de Itiúba, vitimada na enxurrada na madrugada de quarta-feira (17), acabara de falecer em hospital na região norte (Juazeiro).

Ela que havia dado entrada no Hospital Regional D. Antonio Monteiro em Senhor do Bonfim por volta das 11h45min de quarta-feira (17), foi atendida no ambulatório, e transferida para Juazeiro.

De acordo com informações, ela foi arrastada pela enxurrada decorrente das chuvas durante a madrugada, no momento em que era arrastada a mulher bateu com a cabeça vindo a sofrer traumatismo craniano, e devido a pancada ela foi transferida para outra unidade hospitalar em Juazeiro.


Maravilha Notícias

BONFIM CONTARÁ COM 27 POSTOS PARA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NESTE SÁBADO


O Governo "Uma Nova Realidade" através da Secretaria Municipal de Saúde informa os locais e pessoas que estarão disponíveis para atendimento da CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2013 em Senhor do Bonfim, dia 20/04/2013 (Sábado):


1. I Centro de Saúde - Claudia + Bianca + Jacó + Dilma

2. II Centro de Saúde – Moema + Gabriela Matos+ Fabiana +Cristiane + Eliete ( Vol)

3. PS Bairro São Jorge – Katia + Deusimar + Marta+ Marcia

4. PS F Bonfim III – Renata+ Angelice+ Sandra+ Daiane +Irany + Isabela (den)

5. Escola Cazuza Torres – Raquel +Nany +Tania + Cleonice

6. Praça Campo do Gado (Toldo Papa Pizza) – Taylla+ Rita + Soraia

7. Polícia Militar – José Roberio+ Alex

8. Associação do Mutirão – Gabriela Tudela+ + Laercio++ Regina + Adriana Batatinha

9. PSF Santos Dumont –Lizze + Nilma + Francisca

10. Escola Municipal Senhor do Bonfim – Ivonete + ACS

11. Escola Abigail Feitosa –– Sandrivaldo + Meyre

12. Escola Babosa Santos – Fatima + Cleia

13. Escola José Gonçalves – Cristina T. Nova + Betania

14. Praça do Isabel (toldo) – Mayana+ Cleide+ Lídia + Raidalva + Rosicleide

15. Assoc. Alto do Cigano –(Associação) – Sonia+ Jacira

16. Escola Chapeuzinho Vermelho –Ezir + Oton + Cleide

17. PSF Alto da Maravilha – Daniela + Dyone+Odelite +Zenildes+Lucineide

18. Calçadão I (Toldo) – Joyce+ Tatiana Santos+ Audilene+ Solange+ Temisson+ Simone

19. Calçadão II (Toldo) – Gabriela Vanderlei+ Elizia + Luzinete

20. Sindiferro - Simone+ Rosangela

21. Praça do Hospital Dom Antônio Monteiro( toldo)- Ester+Neuma

22. PSF CARRAPICHEL – Marcia(M)+ Viviane+ Valdelia+Elianeide+Rosa

23. PSF Missao Sahy-Rita Guirra +Raimunda+ACS

24. PSF Igara - Isabela+Raiane+Rivania+ Raimunda Dinalva+ Marcia+Karina+ Geovane

25. PSF Tijuaçu –Tyala+ Iracema+ Claudeny

26. PSF Quiçé – Ana Claudia + Ivana+ Paulo Henrique + Jaqueline

27. P S Baraúna – Elienai + Marli



Equipe/Semus

Rosane, Mercejane, Camila, Ana Laura, Estefani, Sara, Diane, Andrea, Iolanda, Maristela, * Eulina, * Washington, Motoristas, Max, Quintino, Adailton, Hugo, Jose Rene, William, Bruno, Marcio, Jose Pereira, Leandro, Adilsom.



ASCOM BONFIM

ITIÚBA – PREFEITO PEDE COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE ITIUBENSE PARA EVITAR ENCHENTES

Comunicado

A prefeitura de Itiúba vem a publico agradecer a Deus pelas boas chuvas que caem trazendo esperança a nossa população.
Ao mesmo tempo pedimos encarecidamente a colaboração de todos os moradores, para que; fiquem atentos, não jogue lixo em esgotos, não deixem restos de matérias de construções e outros entulhos no caminho das águas.
Lembramos a todos que a comissão de defesa civil de Itiúba estará fazendo uma visita em todas as áreas de risco.

Todos nos estamos atentos.
Nosso telefone para contato é 3546-1144 falar com Marilene secretaria de Agricultura ou Iane assistente Social.

ALEGRIA PELA CHUVA É DE TODOS NÓS. A RESPONSABILIDADE PARA COM O MEIO AMBIENTE TAMBEM!!!


ASCOM ITIÚBA

NÃO DIGA QUE NÃO PODE


Palestra motivacional para estudantes do CESC/COC, Sexta-feira,dia 19,às 9 horas da manhã, o pastor Cleber Vieira,vai realizar uma palestra para os alunos do 3º ano do CESC/COC.No sábado dia 20,às 20 horas, palestra para os mestres de Capoeira na Praça Nova, na VI Jornada Cultural e lançamento da 14º edição da revista união capoeira.

TEMA:Como manter-se sempre motivado


Blogdoclebervieira

JORNADA CULTURAL E LANÇAMENTO DA 14ª EDIÇÃO DA REVISTA CAPOEIRA ACONTECERÁ NESTE FINAL DE SEMANA EM BONFIM

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos , é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto. [wikipedia.org]



6º BPM REALIZA PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO


Nesta quarta-feira (17), às 21 horas, na Rua Dom Antônio Monteiro, Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da Companhia Especial Tático Operacional (CETO) do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por porte ilegal de arma de fogo.

Quando os policiais estavam em ronda, foram solicitados por um homem que informou que sua bicicleta havia sido furtada de dentro de sua garagem. Ainda relatava o fato quando avistou uma pessoa com sua bicicleta. Na abordagem, além da bicicleta furtada, estava em poder de Leonardo Alves Bezerra da Silva, de 24 anos, uma pistola dois canos, calibre 32 e um facão. O acusado apontou Márcio da Silva Santos, de 23 anos, que estava em sua companhia, como o autor do furto.

Os envolvidos foram apresentados na delegacia de Polícia civil com a bicicleta e a arma apreendida.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

DESABAFO: “PERDI TUDO E NÃO RECEBI APOIO DO GOVERNO”


Meu nome é Peterson, 18 anos e o que tenho a relatar é sobre minha indignação com o Governo “Uma Nova realidade”, na madrugada do dia 17de abril, por volta das 2:00 hs da madrugada, minha casa foi inundada por uma forte enxurrada da chuva, que derrubou o muro de minha residência e invadiu e foi levando tudo para fora da casa.Perdi todos os utensílios domésticos, roupas, cama, fogão, geladeira.

Na manhã do decorrente dia esteve na minha casa para constatar o ocorrido, um engenheiro e mais três funcionários do município, constataram o estrago e todas as minha percas, se comprometendo voltar mais tarde para ajudar no que fosse necessário. Mas até o momento ninguém veio na minha casa. Sei que as Prefeituras recebem verbas para estiagem e enchentes.

Gostaria de pedir ajuda a autoridade Bonfinense, para me ajudar no que for necessário. Tenho uma filhinha de cinco meses e no momento do acontecido tivemos que levantar para ela não ser levada por á água. Espero que essa minha dor não seja levada pelo esquecimento do poder PUBLICO.

Nesse momento estou literalmente destruído, tanto psicologicamente, materialmente, me sentindo impotente, incapaz. Mas creio que JESUS, juntamente com as pessoas humanas que vem me dando forças para superar tamanha dor. Venho pedir ajudar da mídia para que possam sensibilizar os órgãos responsáveis e a sociedade de um modo geral. Estou no momento com esse contato (74)9110 0203. Grato á todos


Peterson

MULHER ARRASTADA POR ENXURRADA EM ITIÚBA FOI TRANSFERIDA PARA JUAZEIRO

Foto da enxurrada em Canavieiras - por Jackson Doroteio

Por volta das 11h45min de quarta-feira (17), foi atendida no ambulatório do HDAM, a senhora JÚLIA ALVES DA SILVA, 55 anos, residente na cidade de Itiúba.

De acordo com informações, ela foi arrastada pela enxurrada decorrente das chuvas durante a madrugada, no momento em que era arrastada a mulher bateu co a cabeça vindo a sofrer traumatismo craniano, e devido a pancada ela foi transferida para outra unidade hospitalar em Juazeiro.


Maravilha Notícias

MORRE O OUTRO POLICIAL DO ACIDENTE NA BR 407

Foto - Adelmo Miranda

Morre o outro policial do Comando Independente de Policiamento Especializado - CIPE Caatinga em decorrência do acidente que ocasionou a morte do Tenente PM Emílio Elói Soares, na manhã desta quarta-feira (17), quando a viatura colidiu de frente com um caminhão, na BR 407, próximo à Cidade de Ponto Novo.

Após o acidente, o Soldado PM Roberto Alves dos Santos foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Dom Antônio Monteiro, na Cidade de Senhor do Bonfim, onde passou por uma cirurgia, no início da tarde, para conter uma hemorragia interna. Às 19 horas, quando estava sendo transferido, por uma ambulância do SAMU, para a Cidade de Juazeiro, o policial não resistiu e veio a óbito.
A ambulância retornou ao hospital de Senhor do Bonfim, onde o corpo permaneceu até ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social