sexta-feira, 26 de abril de 2013

A BAHIATURSA, O SÃO JOÃO E OS CONVÊNIOS DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM


Considerando nota da ASCOM atual, que culpa A GESTÃO PASSADA por uma possível impossibilidade de assinar convênio de São João com a Bahiatursa, o prefeito Paulo Machado (gestão 2009-2012), a bem da verdade, vem esclarecer à população bonfinense:

“O Convênio com a Bahiatursa, de 2012, teve sua prestação de contas entregue em agosto do ano passado, não chegando ao nosso conhecimento notícia de pendência alguma.

O Siconv apresenta pendências, que dificultam assinatura de novos convênios, pelas seguintes razões:

Convênio do Ginásio de Esportes Paulo Braga, com a SUDESB, continuou em execução, foi repassada mais uma parcela em termo aditivo para a administração que assumiu em janeiro e o governo “uma nova realidade” não prestou contas desse recurso que ele recebeu e utilizou na obra;

Convênio do Artesanato Mineral, com a CBPM: as pequenas diligências que foram demandadas a partir de nossa prestação de contas não chegaram às nossas mãos, e cabe ao governo atual saná-las, mas providências nesse sentido ainda não foram tomadas;

Convênio de construção do PSF do Minha Casa Minha Vida, obra já concluída, demanda que o governo atual deposite pela Secretaria de Saude pouco mais de 20 mil reais, a título de contrapartida e cobertura. Há dois meses comunicamos o fato ao atual governo e o problema não foi resolvido.

Enfim, repetimos mais uma vez, que os convênios são fundamentais para que cheguem recursos à Saude, Educação, Esporte, Cultura, e se o governo da nova realidade não se dispuser a resolver as pendências, estaremos sempre no Siconv e proibidos de assinar novos expedientes.

Concluimos perguntando aos atuais gestores quem foi designado para prestação de contas de convênios, para que junto conosco busquemos dirimir dúvidas e resolver problemas, assim que eles apareçam, prática atualmente inexistente.

Quanto a nós, preocupados com o bem de nossa terra, continuamos investindo recursos dos quais não disponho, pessoais, para fazer cópias de documentos, encadernar relatórios, enviar correspondência pelos correios, recorrer a profissionais da área que não mais recebem remuneração do governo municipal. Na verdade, embora tenhamos entregue o cargo em 31 de dezembro, até hoje trabalhamos incansavelmente em prestação de contas e elaboração de relatórios".

Paulo Machado

DIA NACIONAL DA MULHER SERÁ COMEMORADO EM BONFIM


FACULDADE ANHANGUERA FORMA ADMINISTRADORES NESTE SÁBADO

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".

Augusto Cury


É com muta prazer e alegria que a turma de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp Polo Senhor do Bonfim vem convidar a sociedade bonfinense a prestigiar nossa solenidade de formatura que acontecera nesse sábado a partir da 19h30 no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

IF BAIANO/CAMPUS SENHOR DO BONFIM RECEBE CURSO DO INSA


O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim, terá, nos dias 29 e 30 de abril, o curso "Manejo de Irrigação e Uso Racional de Água na Agricultura", produzido pelo INSA (Instituto Nacional do Semiárido).

O curso, voltado para produtores rurais e tecnólogos em agropecuária e agroecologia, já passou pelo campus Catu e pelo IF Sertão. Na programação, os próximos campi são Picuí e Sousa, pertencentes ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB)


IFBAIANO

MAIS 20 MUNICÍPIOS BAIANOS RECEBEM RETROESCAVADEIRAS PARA COMBATER OS EFEITOS DA SECA


Vinte municípios do interior da Bahia receberam ontem, 25, retroescavadeiras, dentro das ações estruturantes do Estado no combate aos efeitos da seca. O evento aconteceu em Feira de Santana.
As retroescavadeiras também podem ser usadas para melhorar os acessos às comunidades rurais, aumentar a disponibilidade de água para os agricultores familiares, promover a limpeza de aguadas e ampliar a capacidade de armazenamento de água nas barragens.

Os municípios beneficiados com esta nova entrega são Anagé, Andorinha, Barra, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Buritirama, Caetanos, Cansanção, Filadélfia, Iaçu, Itiúba, Macajuba, Manoel Vitorino, Mirante, Mulungu do Morro, Nordestina, Pindobaçu, Planaltino, Rafael Jambeiro e Várzea Nova.


Secom

GUERRA DE ESPADAS: SIMPATIZANTES ENTREGAM ABAIXO ASSINADO À CÂMARA DE VEREADORES


"A Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim, tem extrema importância para essa cidade. Está intimamente ligada a história do município, haja vista que há décadas, nos dias 23 e 30 de junho acontecem, respectivamente, a guerra tradicional e a guerra das moças, que encantam bonfinenses e turistas. No entanto, recentemente, esse show cultural está passando a se tornar crime, como aconteceu no ano passado, no dia 30 de junho, quando a polícia perseguia e prendia espadeiros devido a uma ordem do poder judiciário. Devido a isso, nós, bonfinenses, queremos, através dessa petição, defender esse show tradicional da nossa cidade, solicitando que a Câmara de Vereadores, em parceria com a Prefeitura Municipal regulamente essa manifestação cultural, pois, “nossa cultura não pode apagar”! Assim que atingirmos 470 assinaturas, que representarão simbolicamente 1% do eleitorado municipal, encaminharemos as mesmas para que a Câmara tome as providências cabíveis.

Foi com o texto acima e 717 assinaturas que na sessão da Câmara de Vereadores da última quinta feira foi manifestado o apoio dos bonfinenses e dos turistas a esse grande espetáculo, que encanta e diverte muitos no mês de junho. A partir de agora é esperado que os vereadores de Senhor do Bonfim tomem alguma providência sobre o assunto, almejando defender essa manifestação cultural.

Agora cabe a cada um, que tem noção da importância cultural da realização da Guerra de Espadas, torcer para que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, juntos com a população, tomem atitudes que possam manter acesa essa tradição cultural de Senhor do Bonfim.


Artur Alves

AGENDA CARLOS BRASILEIRO NA REGIÃO


SEXTA-FEIRA

19H30 - (Senhor do Bonfim) - Posse da nova diretoria da Associação dos Moradores do Bonfim I, Bonfim II e Adjacências.

SÁBADO

9H00 - (Juazeiro) - Encontro Regional do PT

17H00 - (Senhor do Bonfim) - Visita ao distrito de Missão do Sahy

DOMINGO

8H30 - (Senhor do Bonfim) - Ato ecumênico no distrito do Quicé, em agradecimento pelas chuvas.

11H30 - (Conceição do Coité) - Encontro Regional do PT

AÇÕES DO 6º BPM SENHOR DO BONFIM

6º BPM realiza prisão por ameaça

Nesta quinta-feira (25), às 12:30, na Rua Tomás Guimarães, no Bairro Santos Dumont, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Marlon Fernando da Silva, de 38 anos, por arrombar uma casa e ameaçar a moradora, de 61 anos, com uma barra de ferro. Ambos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM apreende menor após tentativa de furto

Nesta quinta-feira (25), às 13:30, em uma fazenda, no Povoado de Carrapichel, zona rural do Município de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um menor de 15 anos que tentou furtar um dos animais da propriedade. O menor e o proprietário, de 61 anos, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM presta apoio à PC em ocorrência de suicídio

Nesta quinta-feira (25), às 18 horas, na Cidade de Queimadas, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prestaram apoio solicitado pela Polícia Civil para verificar uma ocorrência de suicídio, na zonal rural. No local, foi confirmado o suicídio por enforcamento de Gilberto Pereira de Souza, de 46 anos.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

PLANTONISTAS HDAM 26/04/2013


Emergência Adulta = Dr. Edgar

Emergência Pediátrica = Dr. Rafael

Anestesia = Dr. Eurico Soares

Obstetrícia = Dr. Fernando Faustino

Cirurgia = Dr. Carlos Eduardo

III SEMANA DE ENFERMAGEM - I CONGRESSO REGIONAL DE ENFERMAGEM DA UNEB/CAMPUS VII


Prezados graduandos de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros e comunidade bonfinense.
Temos o grande prazer de convidar a todos para a III Semana de Enfermagem - I Congresso Regional de Enfermagem da UNEB/Campus VII que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de maio no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

Diversos temas sobre o cuidado na Enfermagem estarão sendo debatidos durante os dias no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, por enfermeiras do Estado e convidados nacionais. Esperamos contemplar discussões que vão desde as questões políticas e sociais, sem deixar de discutir a dimensão humanística e sensível peculiar ao cuidado profissional de enfermagem.

Este é também um momento de integração e confraternização de acadêmicos e profissionais de enfermagem que compõe essa magnífica área da saúde.

Contamos com todos, para que juntos possamos esclarecer dúvidas e a cada dia melhorarmos a nossa atuação frente o cuidado a pessoa, família e comunidade em condição de saúde ou doença, refletindo um cuidado ético e sensível para os nossos pacientes.

Informações e inscrições no telefone 74 9141-6969

Comissão Executiva

PT PROMOVERÁ ENCONTRO REGIONAL NESTE SÁBADO EM JUAZEIRO


CONVOCATÓRIA

O Presidente Interino do Partido dos Trabalhadores do Município de Senhor do Bonfim, Estado da Bahia, Hermógenes Almeida, no uso de suas atribuições legais e nos termos do seu Estatuto INFORMA, ESCLARECE E CONVOCA:

O PT da Bahia deu inicio no dia 17 de março, ao ciclo de debates que serão realizados nos municípios baianos. A Reforma Política, a democratização da mídia e os 10 anos dos governos Lula/Dilma serão temáticas debatidas durante os Encontros Regionais que serão realizados até o final de maio;

De acordo com o presidente Municipal, além do legado do governo Lula, os seis anos de experiência do governo na Bahia, também estará em pauta, a Resolução sobre política de alianças, tática eleitoral, candidatura petista, campanha e assinatura da Reforma Política e democratização da mídia. “A proposta é consolidar a unidade e construir o consenso. É a trajetória do PT liderando o processo de mudanças da Bahia;

Diante das informações e dos esclarecimentos estamos CONVOCANDO todos filiados do Partido dos Trabalhadores do Município de SENHOR DO BONFIM a participarem do ENCONTRO REGIONAL que acontecerá neste Sábado dia 27 na Câmara Municipal, na cidade de Juazeiro, às 9:00 horas

.
SAUDAÇÕES PETISTAS

__________________________________________________
HERMÓGENES GOMES DE ALMEIDA
PRESIDENTE INTERINO

PREFEITURA DE FILADÉLFIA RECEBE RETROESCAVADEIRA DO PAC-2


Mais uma conquista do Governo Seriedade, Compromisso e Desenvolvimento está sendo a contemplação de uma retroescavadeira pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário por ter cumprido todas as disposições legais do programa do Governo Federal PAC2.

Para o prefeito Barbosa Júnior esta conquista é só o começo ” Estamos completando 4 meses de gestão e hoje Filadélfia está de cara nova, hoje temos estradas patroladas promovendo mais segurança para o cidadão e a retroescavadeira será um reforço de peso para a melhoria da infraestrutura da nossa cidade” , citou Barbosa Júnior
As máquinas serão utilizadas na manutenção de estradas na zona rural. “Elas darão um bom reforço à nossa frota, o que permitirá agilizar a manutenção das estradas, facilitando o trânsito e o escoamento da produção rural”, destaca o secretário de administração Manoel Diran.
ASCOM PMF

SÉRIE DE QUEDAS DE ENERGIA PREJUDICA ABASTECIMENTO NA REGIÃO


Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande e algumas localidades de Bonfim foram prejudicadas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa informa que uma série de quedas de energia, provocada pela chuva, desde a última quarta-feira, 24 de abril, prejudicou o abastecimento em Filadélfia, Ponto Novo, Caldeirão Grande e em alguns povoados e localidades rurais de Senhor do Bonfim. Assim que a energia for restabelecida pela Coelba, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa.

Att

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 -3541 8400

PSOL BONFINENSE SE REÚNE NESTA SEXTA-FEIRA


3ª Reunião do PSOL dia 26/04 (sexta - feira) às 19h na sede do SISMUSB, para discutir a organização do seminário que irá acontecer no dia 11/05 como tema: Reflexões Sobre A Luta, Resistência E Organização Política Dos Trabalhadores No Brasil Numa Perspectiva Socialista.

GOVERNO "UMA NOVA REALIDADE" COMEÇA HOJE A ENTREGA DE 34.038 LITROS DE SUCO DE LARANJA


Em uma ação conjunta entre as Secretarias de Administração e Ação e Desenvolvimento Social e o Departamento de Trânsito, o Governo "Uma Nova Realidade" em parceria com a Comissão Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, que acompanha as ações no atendimento emergencial as famílias afetadas pela seca na distribuição do suco, vem comunicar a população bonfinense que nos dias 26 à 28 de abril, estarão distribuindo suco de laranja, para as famílias afetadas pelo período de estiagem, residentes nas regiões de Igara, Carrapichel, Tijuaçu, Umburana e Quicé, os pontos de distribuição definidos foram as seguinte Associações:



REGIÃO DE IGARA

Associação dos Moradores da Ladeira do Capote
Associação dos Produtores Rurais do Povoado de Caldeirão de Dentro e Adjacências (Gameleira, Tapuia II, e Varzea Comprida)
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pereiros e Adjacências (Campo do Meio) e Lagoa Velha
Associação dos Pequenos Agricultores da Rancharia
Associação dos Agricultores da Fazenda Pica- Pau
Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Tapuia e Adjacências
Associação de Proteção as Pessoas Carentes de Baraúna

REGIÃO DE CARRAPICHEL

Associação dos Moradores de Campo Comprido
Associação dos Moradores de Canavieira
Associação dos Moradores das Comunidades de Caco de Telha e Jatobá
Associação dos Moradores e Plantadores de Frutas e Hortigranjeiros da Fazenda Barroca de Cima
Associação Comunitária de Boa Esperança

REGIÃO DE TIJUAÇU

Associação dos Moradores da Fazenda Urubu
Associação dos Trabalhadores Comunitários de Tanquinho de Cima I
Associação Centro Comunitário de Terreirinho
Associação Centro Comunitário de Cachoeirinha
Associação dos Moradores de Cazumba I( três morros)
Associação de Trabalhadores Comunitários de Passagem Velha
Associação do Povoado de Limão e Adjacências
Associação dos Moradores de Lagoa do Coxo (Anacleto,Várzea do Cavaloe Água Branco.
Associação dos Camponeses e Camponesas do Projeto de Assentamento Jiboia
Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Varginha
Associação da Barraca do Faleiro e Adjacências
Associação da Fazenda Mulungu
Associação da Fazenda Curadeira e Adjacências
Associação dos Lavradores do Povoado Lagoa do Peixe

REGIÃO DE UMBURANA

Associação dos Pequenos Produtores Rurais Associação dos pequenos produtores do Sitio Da Umburana e adjacências (Faz. Queimado e Lagoa do Boi)
Associação dos Agricultores e Agricultoras de Garrote
Associação da Fazenda Passagem do Açude

REGIÃO DO QUICÉ

Associação dos Pequenos Agricultores de Quicé
Associação dos Moradores de Cariacá
Associação dos Moradores do Povoado de Lagoa da Pedra
Associação dos Pequenos produtores Rurais da Fazenda Picada e Adjacências
Associação do Desenvolvimento da Fazenda Mocó
Associação Comunitária do Barro

Seguindo orientações da Casa Civil o município deverá distribuir o suco entre as famílias afetadas pelos danos provocados pela seca, prioritariamente aquelas inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal (CADúnico), famílias que possuem renda mensal per capita de até meio salário mínimo, preferencialmente, àquelas cuja renda mensal per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo.
A comprovação da entrega será registrada através de relatório, por isso se faz necessário que cada beneficiário leve o seu Cartão do Programa Bolsa Família e documento de identidade (RG).
É importante lembrar que só será permitido um membro de cada residência receber o suco.


ASCOM PMSB