sábado, 18 de maio de 2013

DESABAFO: PAI QUESTIONA FALTA DE PEDIATRA E FORMA DE CONSULTA NO HDAM


Neto desde a noite de ontem que vejo meu filho de apenas 1 ano e 9 meses comer e vomitar... Como hoje a situação não melhorou fui buscar por ajuda médica. Em nenhum local havia Pediatra, o que me fez levar meu filho a um Clínico, o qual após uma anamnese resumida e não conclusiva, prescreveu antibiótico apenas pelo Dom da premonição, pois em momento algum sequer olho para meu filho, e em seguida encaminhou-me para ministramento de soro com certa medicação - o que por conta do roteiro não o fiz. Com isso tudo sou obrigado a me perguntar até quando iremos conviver com o descaso na saúde de Senhor do Bonfim, ainda mais porque não deve prescrever Antibiótico de qualquer forma, pois os riscos são tremendos. Existem inúmeros estudos que demonstram o perigo do uso indiscriminado deste tipo de medicação... Devemos ser vigilantes e cautelosos para evitar situações desagradáveis.

Oldair Marques

ITIÚBA SEDIARÁ A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES


CRUZ DAS ALMAS FARÁ 30 DIAS DE FORRÓ


Os festejos juninos do município de Cruz das Almas, localizada a 142 km de Salvador, estão repletos de atrações para todos os públicos. Serão 30 dias de festas publicas e privadas com diversas atrações musicais: Bruno & Marrone, Frank Aguiar, Chambinho do Acordeon, Cangaia de Jegue, Aviões do Forró e Adelmário Coelho, entre outros.

Com o tema ‘Arraiá Terra e Semente – A Festa de Nossa Gente’, a Praça Senador Themístocles será o local da festa para os adultos. Já as crianças poderão participar do ‘Arraiá Infantil’, que será montado na Praça Multiuso. Serão realizadas também apresentações culturais durante todo o mês de junho, sempre na Praça do Coreto e nas imediações da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, na sede do município, e também na zona rural.

Veja abaixo a programação completa:

1º de junho: Dia Municipal do Forró – Abertura do São João, na Praça Senador Themístocles
2 de junho: Festa na comunidade rural da Touquinha, com show artístico e apresentação de quadrilha.
3 de junho: Apresentação de Bandas Regionais na Praça do Coreto
4 de junho: Apresentação de Bandas Regionais na Praça do Coreto
5 de junho: Apresentação de Bandas Regionais na Praça do Coreto
6 de junho: Apresentação de Bandas Regionais na Praça do Coreto
7 de junho: Abertura da Exposição de Fotografias com temáticas regionais
8 de junho: Festa com show artístico na comunidade rural do Araçá
9 de junho: Festa na Rua Rio Branco, com show artístico e apresentação de quadrilha
10 de junho: Show artístico na Praça
11 de junho: Show artístico na Praça
12 de junho: Forró dos Namorados, com quermesse e show artístico
13 de junho: Festa de Santo Antônio, na Praça da Mata de Cazuzinha
14 de junho: Forró Universitário em frente ao portão da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB
15 de junho: Festa na comunidade rural da Pumba, com show artístico
16 de junho: Festa na comunidade rural Sapucaia, com show artístico e apresentação de quadrilha
17 de junho: Arraiá do Laranjinha, com apresentação de quadrilhas das escolas municipais, feira de comidas típicas e apresentação de trios regionais
18 de junho: Arraiá do Laranjinha, com apresentação de quadrilhas das escolas municipais, feira de comidas típicas e apresentação de trios regionais
19 de junho: Arraiá do Laranjinha, com apresentação de quadrilhas das escolas municipais, feira de comidas típicas e apresentação de trios regionais
20 de junho: Forró do Servidor, na Praça Senador Themístocles, com Brega & Vinho, Caviar com Rapadura e Laços do Forró
21 de junho: Shows de Del Feliz, Estakazero, Bruno & Marrone e Oito7 Nove4, exposição de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais diversas
22 de junho: Shows de Karranka e Sua Gente, Frank Aguiar, João Lucas & Marcelo, Daniel Vieira e Capital do Forró, exposição de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais diversas
23 de junho: Shows de Sarapatel com Pimenta, Santana, Rasga Tanga, Alex e Ronaldo e Flavianny Moreira, exposição de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais diversas
24 de junho: Shows de Chambinho do Acordeon, Cangaia de Jegue, Adelmário Coelho, Aviões do Forró e Karrasco do Forró, exposição de artesanato e comidas típicas, apresentações culturais diversas
25 de junho: Forró dos Barraqueiros na Praça
29 de junho: Festa de São Pedro, no Bairro da Coplan
30 de junho: Festa de São Pedro, no Bairro da Coplan, e a Tradicional Lavagem do Seleão na Coplan


FONTE: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur)

CAMPO FORMOSO SANTO ANTONIO SERÁ REALIZADO EM TRÊS DIAS


Em entrevista na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito de Campo Formoso, Eurico Soares, anunciou mudanças na estrutura da festa de Santo Antonio 2013. O número dos dias de festa foi reduzido de seis para três, o festejo será realizado no período de 11 a 13 de junho.

O prefeito também anunciou uma nova grade de atrações e confirmou a participação de ambulantes e barraqueiros de Campo Formoso, que pela proposta antiga do empresário que organizaria a festa, não teriam direito a vender seus produtos durante os festejos da cidade.

Confira as atrações principais do Santo Antonio 2013. Ainda de acordo com o prefeito municipal, outro bloco de atrações composto apenas por artistas da cidade serão divulgadas nos próximos dias.

Dia 11/06 – Arreio de Ouro e Sela Vaqueira

Dia 12/06 – Página Virada e os Clones

Dia 13/06 – Tinho do Acordeon e Calcinha Preta

Matéria: Adriano Diniz

AS AÇÕES DA CÂMARA DE VEREADORES DE SENHOR DO BONFIM

Sugestão deturpada

O Vereador Bel do PSB disse na sessão desta terça-feira, dia 16, que sua sugestão sobre a possibilidade de criar um camelódromo na Rua Antonio Guena, a fim de colocar naquela via uma alternativa de movimentar aquele setor do centro da cidade e segundo o edil um repórter de uma emissora local, deturpou suas palavras, dizendo que ele Bel queria acabar com o Camelódromo.

Bel lamentou ainda que o seu colega vereador Chocolate teria dito a um dos seus eleitores que o mesmo tinha recebido propina para votar nele Bel e que isto era antiético.

O edil cobrou ainda da presidência da casa o cumprimento da sessão itinerante na zona rural do município.

Candidatura a prefeito

O Vereador Chocolate do PP disse que ficou muito triste, por que seu nome esta semana, não foi citado nas rádios que semana passada, estavam detonado seu nome nas duas emissoras e que ele estava ficando famoso e pretendia lançar sua candidatura a prefeito, mais que infelizmente ninguém citou seu nome, disse ainda que estava sendo criticado por falar a verdade naquela casa legislativa e que não iria baixar sua cabeça diante das criticas que são feitas na imprensa local.

Chocolate denunciou que o município não esta repassando os empréstimos consignados descontados da folha dos servidores para as agencias bancarias.

Parteado pelo Vereador Helson: Líder do governo na Câmara disse que os débitos eram sim do município, mais herdados do governo passado e o atual gestor não poderia ficar só pagando dividas do gestor passado não poderá governar.

Concluindo Chocolate disse que as dividas eram da gestão atual e não do governo passado, pois os descontos foram deste mês.

Chocolate desinformado

Tavinho Vereador sem partido disse ao vereador Chocolate que o mesmo era desinformado, ao tentar fechar o posto de saúde do bairro São Jorge alegando a falta de alguns procedimentos e que não eram verdadeiros quando ali funcionava um centro médico e não um PSF com o edil vinha dizendo.

Tavinho disse ainda que Chocolate foi anti ético quando o chamou de covarde em uma sessão quando o mesmo não se encontrava presente e que foi covarde ainda quando atacou sua assessora de forma covarde na véspera do dia das mães e que ele não respeitam nem os colegas bem como os funcionários daquela casa Legislativa.

Tavinho falou da forma que o mesmo chegou às instalações da Rádio Caraíba, desrespeitando uma emissora que contribuía com o desenvolvimento do município e a forma que chegou ao hospital Regional querendo quebrar tudo.

Tavinho disse ainda que não entendia como o edil queria defender os servidores,quando na semana passada desacatou um funcionário municipal do II Centro de saúde das populares.

Requerimento Aprovado

Foi discutido e aprovado um requerimento do vereador Ivan Barbosa do PT, que pede ao executivo municipal a planilha com os descontos dos empréstimos consignados dos funcionários, e a relação de repasse para instituição financeira dos meses de Janeiro a abril de 2013.

Estrada vicinais trazendo transtornos

O Vereador Rê do PHS lamentou as condições em que se encontram as estradas vicinais do município em especial a que liga a sede ao distrito de Quicé, o edil disse que os veículos de pequeno porte não conseguem trafegar, segundo o vereador e o distrito mais distante da sede e que os demais dispõem de asfalto a exemplo de Tijuaçu, Missão, Carrapichel e Igara, Rê pediu mais carinho ao gestor municipal sobre essa questão, que vem dificultando o trabalho do homem do Campo.

Homenagem aos garis

O Vereador Dr.Jorginho do PSD ao usar a tribuna da Câmara e parabenizou aos garis pelo belíssimo trabalho desenvolvido no município e mantendo nossa cidade sempre limpa.

O edil pediu ainda ao líder do governo vereador Helson de Carvalho o agendamento de um encontro com o secretário de Cultura Ari Urbano, a fim de discutir a possibilidade da reativação do forró dos bairros que vem sendo cobrado pela população, Jorginho defendeu ainda a realização de uma eudiência para discutir a realização da guerra das espadas.

Código de ética na Câmara Municipal

O Vereador Biro-Biro do Partido Verde pediu ao presidente da Câmara de forma urgente a constituição de um código de ética naquela Casa Legislativa, segundo o edil alguns vereadores estão infringindo a postura do legislador e exemplificou o vereador Chocolate por faltar com a ética naquela legislativa, atacando os colegas na ausência e gesticulando quando um edil esta usando a tribuna, ato de completo falta de respeito aos companheiros.

Exercício ilegal da profissão

O Vereador Tavinho denunciou o vereador Chocolate do PP de exercício ilegal da profissão e que o mesmo a qualquer momento poderá vir a ser preso ao realizar pequenas cirurgias atribuição que compete apenas aos médicos e não ao técnico de enfermagem e caso alguém venha falecer em uma cirurgia, o edil poderá parar na cadeia.

Melhorias nas estradas

O Vereador Gerivaldo Sampaio do PSC ratificou o que foi dito pelo vereador Rê em relação à priorização do município em relação as melhorias na estrada do quicé ,que ele vinha defendo um patrolamento em pelo menos em três em três meses.

Parabéns ao dia do gari

O Vereador Helson de Carvalho do PMDB parabenizou aos garis pela passagem do seu dia nesta quinta-feira, dia 16, pelo o trabalho belíssimo na cidade.

Biro-Biro na premiação do campeonato baiano

O Vereador Biro-Biro do PV de Senhor do Bonfim, foi convidado pelo presidente da federação baiana de futebol Edinaldo Rodrigues, para participar da premiação do Campeonato baiano que vai acontecer no dia 21 de Maio.



ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PAGA DIA 20 A SEGUNDA PARCELA PARA PROFESSORES DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia efetua na próxima segunda-feira, 20, o pagamento da segunda parcela de mais 7% de promoção salarial, retroativo ao mês de março, para 4,5 mil professores que concluíram agora o curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, ministrado pela Universidade de Brasília (UnB). A maioria dos docentes que participaram do curso – 22 mil – já recebeu a promoção no dia 24 de abril.
“A formação, iniciada em 17 de dezembro de 2012 e concluída no dia 3 deste mês, assegura a promoção na carreira do professor, com um ganho médio de 14% no salário dos professores da rede estadual”, afirma a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Ana Catapano. Segundo ela, a primeira parcela de 7%, retroativa a novembro de 2012, foi concedida em fevereiro deste ano e a segunda parcela, de mais 7%, está sendo concluída agora, conforme estabelecido na Lei nº 12.603, de 04/12/2012.
De acordo com a professora da UnB e coordenadora geral do curso, Silviane Barbato, a iniciativa possibilitou o aperfeiçoamento do exercício profissional. “O empenho dos professores da Bahia foi grande neste curso. Eles assumiram a responsabilidade e todos nós, professores, aprendemos muito com todos. Um trabalho gratificante”.


Calila Notícias

FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO EM ANDORINHA-BA


Tema: Maria acolhe a juventude na fé em Jesus!

Dia 22\05 – Quarta –feira:
Abertura com caminhada e missa ás 19h30
Tema: Maria Abençoe a nossa comunidade!
Responsáveis: Ministras
Homenageados: Idosos e doentes
Convidados: Escola Noêmia Vitor e comunidade de vila peixe.

Dia 23\05 – Quinta-feira:
Missa ás 06h e novena ás 19h30
Tema: Maria intercede junto ao teu filho pela juventude!
Responsáveis: Simone, Cinthia, Aninha, Joice, Cecília Márcia e Aldomar (Ninão)
Homenageados: Bairro Carlos Santana
Convidados: Paróquia Santo Antonio de igara e comunidade de vila medrado.

Dia 24\05-Sexta-feira: 
Missa ás 06h e novena ás 19h30
Tema: Ensina-nos ó Mãe, a ouvir a voz do teu filho.
Responsáveis: Pastoral do dizimo
Homenageados: Bairro centro
Convidados: Comunidade de caldeirão da vaca e dizimistas.

Dia 25\05- Sábado: 
Missa ás 06h e novena ás 19h30
Tema: Maria, Mãe e dicipula!
Responsáveis: Catequese
Homenageados: Bairro Justino Gomes
Convidados: As crianças

Dia 26\05-Domingo: 
Missa ás 8h30, Bingo ás 16h e missa ás 19h30.
Tema: Maria, modelo de obediência a Deus!
Responsáveis: Terço dos Homens
Homenageados: Bairro D.Pedro I
Convidados: Todas as comunidades

Dia 27\05- Segunda –feira: 
Missa ás 06h e ás 19h30
Tema: Maria, Mãe legionária.
Responsáveis: Legião de Maria.
Homenageados: Bairro São Manoel
Convidados: Comunidade Kolping e comunidade de salgado

Dia 28\05- Terça-feira: 
Missa ás 06h e novena ás 19h30
Tema: Mãe do perpétuo Socorro intercede pela juventude!
Responsáveis: Juventude
Homenageados: Bairro do tanque
Convidados: Jovens

Dia 29\05- Quarta-feira: 
Missa ás 06h e novena ás 19h30
Tema: Maria, modelo para todas as Famílias!
Responsáveis: Pastoral Familiar
Homenageados: Bairro das Margaridas
Convidados: Todos os casais

Dia 30\05- Quinta -feira: 
Corpo e sangue de cristo (Corpo Christi)
Missa ás 06h e ás 19h30
Adoração – das 16h ás 18h
Responsáveis: Comunidade

Dia 31\05- Sexta feira: 
Festa
Alvorada – ás 05h
Café partilhado – ás 07h
Almoço – ás 11h30
Missa solene e procissão – ás 16h

INFORMATIVO DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BONFIM

O SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA E REGIÃO - BAHIA, INFORMA QUE NESTE MÊS DE MAIO E JUNHO JÁ ESTÃO SENDO ENTREGUE AS GUIAS PARA O RECOLHIMENTO DA TAXA ASSISTENCIAL COM VENCIMENTO DE 30/06/2013.

A DIRETORIA


SERVIÇOS DISPONIVEIS PARA OS ASSOCIADOS:
A) - ASSISTENCIA JURÍDICA PARA SANAR DIFICULDADES NA ÁREA JUDICIAL COM: DR. ZENON CAMPOS;
B) - ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA AS 2ª, 3ª, 4ª E 5ª. PARCERIA COM SESC E PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM PARA A RECUPERAÇÃO DA SAÚDE BUCAL;
C) - CONVÊNIO COM CLINICAS DIVERSAS COM DESCONTOS ESPECIAIS, PARA SAUDE DO CORPO;
D) - CURSOS PROFISSIONALIZANTES, PARCERIA FIRMADO COM O SENAC;
E) - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO JÁ REALIZADO EM 2013.

CURSOS DISPONIVEIS:

- CORTE E COSTURA
- CORTE E ESCOVA
- WORD
- GARÇOM