sexta-feira, 7 de junho de 2013

SERVIDOR DE SENHOR DO BONFIM MORREU ATROPELADO NA ESTRADA DE IGARA


Na noite dessa sexta-feira (07), faleceu vitima de atropelamento, o servidor municipal MANOEL FERREIRA DA SILVA, 54 anos, mais conhecido como "Pega Jegue".

De acordo com informações, ele retornava para sua residência, montado em sua bicicleta, quando já próximo do Distrito de Igara foi atropelado por uma moto, que se evadiu do local após a colisão.

Manoel vinha trabalhando na secretaria de Agricultura, e recentemente sofreu uma tentativa de atropelamento dolosa na BA 131, trecho da curva logo após o contorno da Coelba, em Bonfim, quando o motorista de maneira proposital jogou o carro contra Manoel, que nada sofreu por conseguir esquivar-se.

Do Face book

Manoel tinha uma paixão, gostava de se vestir como um soldado da PM, e acreditava ser um policial, sempre trabalhou como vigilante, e até carcereiro na Delegacia Territorial de Bonfim.

Maravilha Notícias

JOGOS DE HOJE DO CAMPEONATO BONFINENSE DE FUTSAL 2013

20ª RODADA - QUARTAS DE FINAIS

17:30: Juvenil: Bahia Futsal X Antº Gonçalves
18:20: Mirim: Gamboa Bonfinense X Carrapichel
19:00: Infantil: Gamboa Bonfinense X Antº Gonçalves

OBS: HOJE NÃO HAVERÁ JOGOS DA 1ª E 2ª DIVISÃO, MOTIVO Á ARBITRAGEM
DE SR. DO BONFIM VIAJOU PARA APITAR AS FINAIS DA REDE BAHIA DE FUTSAL.

ESSES ÚLTIMOS JOGOS DA 1ª DIVISÃO SERÃO REALIZADOS DIA 14/06/13 PRÓXIMA SEXTA.

20ª RODADA - QUARTAS DE FINAIS

19:40: 1ª Divisão: Consultábil X Pindobaçu
20:40: 1ª Divisão: Barça Bonfim X Seleção Sub-20

EQUIPES JÁ CLASSIFICADAS PARA AS SEMIFINAIS NAS SUAS CATEGORIAS.

1ª DIVISÃO:
DEL. PANIFICADORA X BARÇA BONFIM OU SEL. SUB-20
FILADÉLFIA X CONSULTÁBIL OU PINDOBAÇU

2ª DIVISÃO:
TRUCK CENTER X VITÓRIA
MERCADINHO LOBO X INTERBAIXIENSE

FEMININO:
CAZUMBA X CANARANA
FILADÉLFIA X CONSULTÁBIL

PRÉ-MIRIM:
PALMEIRINHAS X GAMBOA BONFINENSE
VITORINHA FITSAL X PINGO DE GENTE

HOJE DECIDE AS CATEGORIAS MIRIM, INFANTIL, JUVENIL, PARA VER QUEM PASSA PARA AS SEMIFINAIS.


Atenciosamente,
Vandeilson Silva

SOLICITAÇÃO DE UM ABRIGO PARA PASSAGEIROS NA PRAÇA ALEXANDRE GÓES


Venho através deste meio de comunicação, solicitar das autoridades a quem compete, para que disponibilize uma abrigo para os usuários dos Transportes da São Luiz na Praça Alexandre Góes, pois além do desconforto que termos que sair do centro ou de qualquer outra localização na cidade para chegar até ali para embarque ou desembarque, ainda temos que ficar no sol, na chuva, sem nenhuma proteção para os passageiros.
Desde já, agradeço em nome de todos os usuários da Empresa.

Luciane Silva

DIA DOS NAMORADOS É COM MARY MENSAGENS E FLORICULTURA




IF BAIANO ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO PARA CAMPUS DE SENHOR DO BONFIM


O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto no artigo 37, inciso IX da Constituição Federal, dos preceitos específicos da Lei nº. 8.745, de 09.12.93 (DOU de 10.12.93) com suas alterações posteriores e do disposto no artigo 07, inciso II do Decreto nº. 7.312, de 22.09.10 (DOU de 23.09.10), torna pública a abertura de inscrições destinada a viabilizar a realização de Processo Seletivo Simplificado, objetivando a contratação de Professor Substituto na área de Biologia, e Temporários nas áreas de Agrimensura, Informática e Pesquisa e Prática Docente, nos termos da Lei nº. 8.745 de 09/12/1993, e condições estabelecidas neste Edital, para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, para o Campus Senhor do Bonfim deste Instituto, nos termos dos supracitados diplomas legais, cujas vagas ora divulgadas serão preenchidas a partir do surgimento de necessidades, em função das ocorrências previstas na legislação que rege a matéria.

2. DO LOCAL

As provas serão realizadas no Campus do IF Baiano, em Senhor do Bonfim - BA, situado à Estrada de Igara, Km 04 - Zona Rural, CEP 48970-000.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas no período de 10 a 13 de junho de 2013, das 8h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min, na Sala do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, localizado na Estrada da Igara, Km 04, Zona Rural, Senhor do Bonfim-BA.

3.2. Caso seja necessário, o prazo para as inscrições será prorrogado, e a comissão responsável por este processo seletivo divulgará, no site do IF Baiano (http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim), as novas datas referentes às etapas deste certame.

MAIORES INFORMAÇÕES COPIE ESSE LINK E FAÇA A BUSCA:

http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2013/06/Edital-67.pdf


IFBAIANO

POLÍCIA CIVIL PRENDE ATRASA LADO E CONDUZ RECEPTADORES À DELEGACIA DE BONFIM


Por volta das 10h30min, da manhã dessa sexta-feira (07), a Equipe do SI composta pelo Coordenador Vitor Alves e os IPC’s, Adolfo Lira e Williams Gonçalves, fez diligências investigativas referente a ocorrência 2344\2012, no centro da cidade quando conduziram o perpetrador do furto MICHAEL BENTO e as pessoas que compraram os objetos:

MURIEL - comprou transmissão hardy titan 150 pelo valor de vinte reais;

JOÃO PAULO - comprou um litro de óleo Castrol pelo valor de dez reais (já foi usado na moto);

MARCELO CANDIDO - comprou óleo Castrol pelo valor dez reais;

CELSO NUNES - comprou dois pneus um novo pelo valor sessenta reais e o velho quinze reais,
apresentou o pneu velho e o novo está na moto;

GILSON DA SILVA - comprou um litro de óleo Castrol pelo valor de dez reais.

Os conduzidos foram apresentados a delegada plantonista para providências que o caso requer.

PC. BONFIM

DEFINIDAS AS RUAS ONDE OCORRERÁ A GUERRA DE ESPADAS DE BONFIM


Representantes do Ministério Público, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, vereadores e espadeiros se reuniram na noite desta última quinta-feira (06) na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, onde discutiram sobre as regras para a Guerra de Espadas, que acontece no dia 23 de junho, durante o São João. Foram definidas as áreas onde ocorrerá a tradição junina, que ainda dependem de laudo do Corpo de Bombeiros, que será apresentado na próxima semana.


A guerra de espadas deverá acontecer nas seguintes ruas: Ruy Barbosa, Cotegipe, Costa Pinto, Mariano Ventura, Pedro Augusto de Oliveira, Antônio Vicente, Francisco Simas, Júlio Silva e Rua da Umburana. Esse trajeto foi feito pelos "espadeiros", que tiveram o acompanhamento de representantes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Este último deverá emitir um laudo de aprovação nos próximos dias. Ficou definido ainda que não haverá a fogueira do prefeito e nem a guerra de espadas da Visconde do Rio Branco.


Para a realização da tradicional "guerra", as partes envolvidas se comprometeram a fazer o possível para a realização do evento dentro das normas estabelecidas. Ficou certo que as ruas indicadas serão bloqueadas ao meio dia e a guerra terá seu inicio às 18h, sendo finalizada às 22h. Ao todo, serão 16 bloqueios.


“O Ministério Publico, agora, vai aguardar os laudos. Só pode haver guerra de espadas nos locais autorizados pelo Corpo de Bombeiro. O laudo deverá ser apresentado até o dia 10 de junho. Após a entrega, o Ministério Publico vai analisar. Se todos os locais forem aprovados, a prefeitura fará a regulamentação. Se houver a autorização e ocorrer algum problema por um defeito técnico na mesma, as pessoas responsáveis pela autorização serão responsabilizadas”, afirmou o promotor Gilbert Oliveira.

Exigências ao Corpo de Bombeiros:

· Produzirá o laudo após a vistoria das ruas que compõem o trajeto;
· Um efetivo de 30 homens estará de plantão para qualquer eventualidade.


Exigências à Prefeitura:

· 8 Brigadistas uniformizados na entrada de cada rua bloqueada com extintores classes “A,B e C” pó químico;
· Fechamentos das vias com tuneis sinalizados e com faixas de comunicação;
· Carro Pipa de apoio para auxiliar o corpo de bombeiros;
· Solicitação da embasa a realização da manobra para ativar o funcionamento do Hidrante da Rua Ruy Barbosa em caso de necessidade venha ser utilizado;
· Os serviços de saúde funcionarão em regime de plantão das 18h às 23h no dia 23/06.

Exigências à Policia Militar:

· A segurança e fiscalização nas imediações do circuito da guerra, evitando que as pessoas soltem espadas fora do circuito.

MAPAS




Bonfimagora

DESAPARECIDO


Desapareceu dia 06 de junho as 19:00 horas da noite no Bairro Maristas próximo à Justiça do Trabalho , quem encontrou avisar no tel:3541 5451 ou na Rádio Caraíba.(Será gratificado).

POLÍCIA PRENDE MILTINHO DA PAZ, EX-CANDIDATO A VEREADOR DE PETROLINA, ACUSADO DE PARTICIPAR DE QUADRILHA DE ROUBOS E FURTOS


Após um mês de investigações, policiais civis da equipe de investigação de roubos e furtos da 1ª Delegacia de Petrolina, conseguiram prender no final da tarde desta quinta-feira (06), uma quadrilha que vinha praticando diversos roubos a transeuntes e a estabelecimentos comerciais de Petrolina. Foram presos Antonio Milton de Castro Silva, 42 anos, conhecido por Miltinho, Damião da Conceição Lima, de 23, Nucilandio Rodrigues Pereira, de 26 e Maria do Socorro de Souza Santos, 34 anos, casada com Nucilandio.
A quadrilha que agia principalmente nos bairros Gercino Coelho, Areia Branca, Rio Claro, Cohab VI, José e Maria, Cohab Massangano, entre outras localidades, vinha sendo monitorada pela polícia que tinha informações repassadas por uma das vítimas de que dois elementos em uma motocicleta recebiam o apoio de um automóvel Corola prata de placa JRF-2162. Na tarde desta quinta uma das vítimas se deparou com o veículo estacionado na rua da paz, no bairro Gercino Coelho, acionando de imediato a equipe de policiais civis que após montarem campana verificaram as informações, bem como identificaram os veículos que vinham sendo utilizados na prática dos crimes.

Os acusados foram abordados pelos policiais que apreenderam na residência de Maria do Socorro oito munições de revólver calibre . 38, duas munições calibre doze, duas toucas ninjas que estavam escondidas dentro do reservatório da descarga do banheiro, cinco celulares , dinheiro, e a motocicleta Honda Fan, de placa IQU-3449. Já no carro corola que é de propriedade de Antonio Milton, foram apreendidos dois revólveres calibre .38, com dezessete munições, uma carteira funcional do poder legislativo da Câmara Municipal de Jaguarari- BA, além dinheiro, aparelho celular entre outros objetos.Aos policias Antonio Milton, que é ex-vereador da cidade de Jaguarari-BA, e foi candidato a vereador na cidade de Petrolina na última na eleição, afirmou que as armas encontradas em seu veículo seriam usadas para assassinar um desafeto e que Nucilandio iria dar apoio durante a ação. Todos os acusados foram presos em flagrante delito por formação de quadrilha e roubo, sendo que o Miltinho, além dos delitos relacionados, irá responder, também, por posse ilegal de arma de fogo de forma qualificada, já que uma das armas estava com numeração suprimida, os acusados foram apresentados na delegacia para as providencias cabíveis.

Miltinho da Paz, foi candidato a vereador pelo PMDB, nas eleições de 2012 e obteve 474 votos.

franciscoevangelista.

BRASILEIRO PEDE INCLUSÃO DE ESTRADA PARA ITIÚBA, VIA QUICÉ, NO SISTEMA RODOVIÁRIO

O deputado Carlos Brasileiro (PT) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa, para que o Governo do Estado proceda a inclusão das estradas vicinais que interligam os municípios de Senhor do Bonfim – via distrito de Quicé - e Itiúba, via distrito de Picos - ao Sistema Rodoviário Estadual (SRE), bem como a pavimentação asfáltica dos respectivos trechos.

Brasileiro lembrou que a criação do trecho rodoviário, de 40 quilômetros, vai proporcionar a diminuição, em aproximadamente 20 quilômetros, da distância entre Senhor do Bonfim e Itiúba, se comparada com o acesso através da BR-407 e BA-381, na altura do município de Filadelfia, que é de aproximadamente 60 quilômetros. Citou ainda que a criação e pavimentação da rodovia terá reflexo nos demais municípios do Piemonte Norte e da Região Sisaleira, gerando sinergias de ordem social e econômica e aproximando a população.

A medida, de acordo com o deputado, beneficia também os importantes distritos de Quicé, em Bonfim, e Picos, em Itiúba. A ligação viabilizará o escoamento de produção agropecuária, mineral, leiteira e de transporte de passageiros. A estrada também está no roteiro onde está sendo implantado o Aeroporto Regional de Senhor do Bonfim.

Pavimentação - Brasileiro já havia apresentado, no início do ano passado, uma indicação ao Governo Estadual para que proceda a pavimentação asfáltica de 18 quilômetros entre a sede de Senhor do Bonfim e o distrito de Quicé, passando pela área do Aeroporto. Segundo o deputado, a nova indicação reforça o pedido de melhoria da infraestrutura e amplia o trajeto, já que a inclusão das estradas no Sistema Rodoviário Estadual (SER) criaria mais facilidades para a pavimentação do trecho.


Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

SESSÃO CÂMARA DE VEREADORES 06 DE JUNHO 2013

Garis voltam a pedir ajuda financeira nas residências

O Vereador Biro-Biro do Partido Verde denunciou na tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira, dia 06, que os garis que prestam serviços a empresa SEDIC, estão pedindo ajuda financeiras as pessoas no momento da coleta do lixo, segundo o edil esta pratica era comum há 12 anos e que era inadmissível que este fato viesse ocorrer nos dias atuais uma vez que ao perguntar a um dos garis o mesmo afirmou que estava recebendo o pagamento em dia e que o município ou a SEDIC deveria tomar providencias neste sentido.

Município não fez prestação de contas

O Vereador Ivan Barbosa do PT disse que simplesmente não existiu a prestação de contas do primeiro quadrimestre por parte da gestão atual, pois segundo o edil a oficialização da audiência aos vereadores aconteceu foram do prazo e que simplesmente não ocorreu nenhuma prestação de contas, pois em quatro meses o município já recebeu mais de 40 milhões de reais e não fez nada e não pagava ninguém.
Segundo o edil esta ocorrendo algo absurdo, pois depois de mais de 12 anos caçambas estão fazendo a coleta do lixo no município com os servidores sem a utilização dos equipamentos de Segurança.

Aprovação de projeto de lei do Autismo

A presidente da Associação de Crianças autistas de Senhor do Bonfim, Jivani Maltides dos Santos Anjos esteve utilizando a tribuna da Câmara para falar sobre os problemas enfrentados pelos pais que tem filhos portadores do autismo.
O Projeto de Lei de autoria do Vereador Tavinho de Nº001/2013, que institui em Senhor do Bonfim, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser comemorados anualmente no dia 02 de Abril, devendo nesta semana ocorrer palestras, seminários, campanhas e cursos sobre o Autismo. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Utilidade Publica Municipal

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do Legislativo de Nº004/2013, de autoria da Vereadora Lúcia Cerqueira, que declara de utilidade Publica Municipal a Associação dos Camponeses e camponeses do Projeto de assentamento Jibóia, Localizada no Município de Senhor do Bonfim.
Foi aprovado ainda o projeto do Legislativo de Nº 05/2013 de autoria do vereador Adelson Bahia, que Declara de utilidade Publica Municipal a Associação dos Esportistas de Senhor do Bonfim.

Projetos Importantes aprovados

O Vereador Gerivaldo Sampaio do PSC considerou relevantes os projetos aprovados na noite desta quinta-feira, dia 06, na Câmara Municipal, onde associações com prestação de serviços receberam reconhecimento com o titulo de utilidade publica municipal, mais que infelizmente algumas associações não têm compromisso com o social e sim apenas existem para fazer trampolim político sem nenhum compromisso social e que aquela casa legislativa precisa fiscalizar mais as associações do município.
Sobre as criticas feitas sobre as estradas vicinais e a contratação da empresas sem licitação em caráter de emergência, Geri disse que as maquinas contratados foram sim em estado de emergência, pois as estradas estavam intrafegáveis.

Benefícios aos amigos do Prefeito

O Vereador Ivan Barbosa do PT disse que suas palavras foram distorcidas pelo Vereador Gerivaldo Sampaio, pois ele foi contra a forma de benéficos de contração a exemplo da TERPLAN de Paulinho Cerqueira, ex-candidato a vice e que cedeu sua vaga para outro e que agora recebe benefícios, o que não vem oferece oportunidade aos demais empresários.

Parabéns para o Deputado Carlos Brasileiro

O Vereador Dr.Jorginho do PSD parabenizou o deputado Estadual do PT Carlos Brasileiro, que conseguiu 11 milhões junto ao governo do Estado para equipar o hospital Regional de Senhor do Bonfim.

Prefeitura arrochado o preço das barracas

O Vereador Bel do PSB, pediu a convocação do Secretário de Indústria comercio e Turismo, Valberto Pereira da Silva, a fim de debater sobre o preço absurdo que o município vem cobrando aos barraqueiros mais de 2 mil reais.
Bel cobrou ainda o requerimento feito pedindo naquela casa legislativa a presença do ex-prefeito Paulo Batista Machado, para esclarecer pendências deixadas em seu governo e tão criticadas na gestão atual.

Contas abusivas por parte da EMBASA

O Vereador Rê do PHS, disse que vai procurar o ministério publico para denunciar as cobranças abusivas feitas pela EMBASA na comunidade de Cruzeiro aonde as faturas chegam com valores que passam dos 300 reais.
O Edil cobrou ainda a localização do Plano Diretor, que ninguém sabe onde anda. Rê cobrou também a implantação do selo do SIM no município para comercialização dos derivados do leite.

ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

6º BPM TRANSMITE COMANDO DO POLICIAMENTO DE PINDOBAÇU PARA A 54ª CIPM


Na manhã desta quinta-feira (6), Oficiais e Praças do 6º Batalhão e da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar reuniram-se para concretizar o que determina a Portaria nº 278 da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em que constam mudanças nas divisões das áreas de comando do interior do Estado. O comando do policiamento da Cidade de Pindobaçu, antes pertencente ao 6º BPM, sede em Senhor do Bonfim, passa, agora, para a 54ª CIPM, cuja sede é a Cidade de Campo Formoso, tendo como comandante o Major PM Paulo Henrique Ribeiro Brandão.

O efetivo que permanece na cidade, agora incorporado à 54ª CIPM, bem como todas as conquistas realizadas pelo 6º BPM, sob o comando do Tenente Coronel PM José Anselmo Moreira Bispo. Durante o período em que o policiamento da Cidade de Pindobaçu esteve sob responsabilidade do 6º BPM, foram adquiridos mais armamentos, coletes balísticos, equipamentos que facilitaram a comunicação, nova sede administrativa e mais uma viatura operacional.

A Serra da Carnaíba, localidade do Município de Pindobaçu, cuja economia é baseada na extração de pedras preciosas, recebeu uma viatura para atuar exclusivamente na sua área, depois da solicitação do comando do 6º BPM ao Comando Geral da Polícia Militar, devido à grande incidência do tráfico de drogas e à violência. Esta melhoria permitiu que as estatísticas de homicídio fossem reduzidas a zero e, ainda, um maior controle da Polícia Militar no combate ao tráfico.

O Major PM Sidney Carvalho de Lima, Subcomandante do 6º BPM, durante a parada de transmissão de responsabilidade, afirmou que a mudança é apenas administrativa, pois todos os policiais fazem parte da Polícia Militar como um todo e desenvolvem o mesmo trabalho de segurança pública, através do policiamento ostensivo preventivo, independente de comando. “Transmito a todos o agradecimento do Tenente Coronel Anselmo, que não pode se fazer presente, pelo trabalho desenvolvido com eficiência. Podem estar certos de que mais melhorias serão alcançadas no comando do Major Paulo Henrique...”, disse, ainda, o Major PM Sidney.

Em seu pronunciamento o Major PM Paulo Henrique afirmou: “Não há necessidade de nova determinação, estarei satisfeito com a continuidade do trabalho desenvolvido no dia-a-dia, com empenho e dignidade. Cada policial conhece seu trabalho, que é o policiamento ostensivo voltado para a prevenção e, então, deve cumprir da melhor forma possível. É uma honra para mim recebê-los.”


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

DESABAFO: LEITOR COBRA ECLARECIMENTO SOBRE DIARREIAS, E COBRA MELHORAMENTOS EM SUA RUA


Boa Tarde, ouvir hoje o seu programa a matéria sobre a água, que a população vem sofrendo com sintomas de diarreia, pois aqui em casa a mesma coisa, mais ou menos umas 2 semanas com esses sintomas, tomamos remédio pára, e com uns 4 dias volta aparecer os sintomas, acredito muito que seja a água, hoje entrei em contato com a AGERSA órgão que fiscaliza a EMBASA para coletar uma amostra das águas da nossa região, porque a situação é está crítica, acredito que não seja por causa de uma mudança climática como a Embasa se pronunciou que venha causando isso, o que a Embasa deveria ter feito há muito tempo, coletas para verificar o problema se é a água.
Outra reclamação: Prefeitura de Senhor do Bonfim

Rua Severiano Alves, no Alto da Rainha, 3 meses em contato com a prefeitura para trocar as lâmpadas de energia do poste e a mesma resposta, vamos mandar um Oficio para setor de infraestrutura para providenciar a troca, acredito que quando chegar perto das eleições eles vão mandar trocar, falta de respeito com a população pois moro nessa rua e quando chego a noite está tudo escuro.
Na Rua Severiano Alves, as luzes é o mínimo, porque a pavimentação nem existe, cadê os projetos de pavimentação dos bairros, cadê as licitações nada, fica a mercê da prefeitura sem projetos, sem nada. (sem Vereadores sem Prefeito não vejo nada evoluir nessa cidade.)
At;
Fabio Martins

CONGRESSO DE SUPPLY CHAIN BATE RECORDE DE CONGRESSISTAS EM 2013


A Maratona de Supply Chain estreou a 9ª edição em grande estilo, considerado o maior evento do segmento na América Latina, o congresso bateu recorde em 2013. Recebeu mais de 500 profissionais líderes da área, além de atrações e cases internacionais. O fórum realizado no Cenesp (Centro Empresarial de São Paulo) é organizado todos os anos pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain).

Dentre as atrações mais esperadas estavam dois nomes internacionais. A Maratona recebeu Frank Wilhelm, que faz parte do conselho consultivo da Michigan State University’s College of Supply Chain Management e Ted Bujewski, que foi Chefe da Base Industrial e Gestão da Cadeia de Abastecimento (IB / SCM), para a exploração humana e da Direção de Missões e Operações (HEOMD) da NASA.

Durante a palestra, Frank Wilhelm, falou sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos e explicou um pouco sobre o processo Six Sigma. Além disso, esclareceu como medir as métricas de estatística e a porcentagem de demora. Wilhem ressaltou ainda a importância em inovar. Segundo ele, a empresa que possuiu seus processos financeiros sólidos se sustentam por mais tempo.“A classificação de fornecedores motiva os fornecedores”, afirmou.

Este é um conceito muito poderoso, pois incentiva a melhora dos fornecedores em todos os aspectos. Já no case apresentado por Bujewski, o profissional explicou os métodos utilizados para identificar fornecedores críticos, além de salientar os desafios logísticos de uma operação ao lidar com o Global Sourcing.

Outros nomes importantes da área compuseram a lista de cases apresentados. Além dos já citados, o congresso recebeu cases de empresas como Suzano, Rhodia, Tractebel Energia, Vonpar, Cummins, Odebrecht entre outros.

A GUERRA DE ESPADAS E A TRADIÇÃO...



Anteontem, estive na Câmara de Vereadores desta cidade para ver e ouvir a discussão entre vereadores, secretários municipais, advogados, espadeiros e promotores de justiça sobre os incômodos que tem causado a tradição da Guerra de Espadas.

Os espadeiros, os secretários municipais, os vereadores, advogados, estudantes e boa parte da população falavam emocionados a favor da “tradição”: “Devemos manter a tradição!”. Alguém: “Desde pequeno eu participo da Guerra de Espadas, ela não pode acabar...”. Outro: “Temos que transformar a guerra de espadas em patrimônio cultural!”. Quase todos estavam de acordo que a tradição deveria ser mantida e que o promotor e a promotora, que foram esclarecer a proibição da guerra em certos locais, eram vilões que queriam destruir a tradição.

Eu cresci nesta cidade e, como a maioria, sei que a Guerra de Espadas é uma tradição. Inclusive, já fotografei este evento por cinco anos e levei a exposição para Portugal. Lá, a beleza do espetáculo chamou muita atenção para a Guerra de Espadas. É linda mesmo... Mas, não acho que a palavra tradição traga em si uma legitimidade que torna tudo que é tradicional bom e plausível.

Em todos os tempos, inclusive nos atuais, pessoas já foram, e ainda são, perseguidas, mortas e torturadas em nome da tradição.

Felizmente, muitas tradições foram rompidas e por causa deste rompimento coisas muito boas aconteceram: as mulheres deixaram de se submeterem a uma sociedade tacanha e machista; os negros estão, pouco a pouco, encontrando o seu lugar de direito numa sociedade com vícios colonialistas; os gays estão podendo, pouco a pouco, assumir sua condição, sem muitos constrangimentos; a crença em um Deus que não seja cristão, não leva mais ninguém à fogueira, e, é até possível uma discussão como a de anteontem à noite na Câmara de Vereadores, por exemplo. Tudo isso só foi possível com a quebra de infinitas tradições, como o coronelismo. Hoje podemos nos reunir e, juntos, decidir o que fazer para melhorar uma tradição: a Guerra de Espadas...

O que os promotores e o representante do corpo de bombeiros pretenderam dizer para uma parte da população desta cidade, foi: há outra parte da população desta mesma cidade que está sofrendo danos em suas casas, em suas ruas, em sua saúde... E, não temos o direito de manter uma tradição, mesmo que seja uma minoria da população a sofrer com os seus efeitos.

Os promotores tentaram explicar, perguntando para a população da cidade de Senhor do Bonfim, se esta tradição está causando danos a algumas pessoas, como o filho de um fulano de tal que tem problemas respiratórios graves e que está sofrendo muito com a fumaça que entra em sua casa todos os anos... Este pai, esta mãe, este filho que está sofrendo devem ser ignorados em nome de uma diversão, de uma tradição? Acho que não.

Além do mais, os promotores deixaram claro que a Guerra de Espadas não vai ser proibida, nem pode, mas que o percurso e a definição dos locais mais adequados para a segurança, tanto dos espadeiros quanto do resto da população, devem ser discutidos e resolvidos para que tenhamos a oportunidade de aproveitar um São João que não agrida o direito do outro, o patrimônio do outro, a saúde do outro...

Eu sou a favor da Guerra de Espadas, mas esta bela tradição junina tem que se submeter à evolução das nossas consciências. Devemos concordar que algo não pode ser justificado como bom apenas por ser uma tradição.

Para todos, desejo um São João tradição de muita paz, respeito, alegria e compreensão.

Viva, São João!

por Marcos Cesário