segunda-feira, 8 de julho de 2013

A NARRAÇÃO DO FUTEBOL EM SENHOR DO BONFIM E OS MAGOS DA TERRA


Lembro como se fora hoje a forma como chegava à nossa terra, em nossa infância (e olha que já sou sessentão) o futebol jogado em canchas do sul maravilha. O rádio nos levava ao Maracanã, ao Morumbi, através das ondas sobretudo da Globo, no vozeirão de Waldir Amaral, comentários de Rui Porto ou João Saldanha. Algumas casas sintonizavam Doalcei Bueno de Camargo na Rádio Tupi e se admiravam da voz mágica de Fiori Giglioti, da Radio Bandeirantes paulista.

Naquele tempo, admirávamos tanto os jogadores quanto os narradores esportivos, sempre ao pé do rádio, em nossas salas-de-estar. Encantavam-nos os “bordões”, por exemplo, de Waldir Amaral, com seu vozeirão pausado e sua criatividade. Muitas expressões ainda hoje usadas por narradores da bola, nasceram desse homem que entrava em nossas casas sem pedir licença: profissional extremamente criativo, Waldir Amaral costumava dizer vários bordões enquanto narrava a partida. Alguns bordões criados por ele: "Tem peixe na rede do Fluminense...”;"Choveu na horta do Flamengo"; "Aproxima-se da área, é fumaça de gol..."; "Caldeirão do Diabo" era a grande área; "Indivíduo competente o Zico", qundo narrava um gol; "Deeeeez, é a camisa dele!" "O visual é bom, Roberto tem bala na agulha", quando o jogador partia para bater uma falta. E quando a bola entrava: "Estão desfraldadas as bandeiras do Botafogo"; quando seu nome era citado, em vinheta, ele completava: "Deixa comigo"; e ao dizer o tempo de jogo, falava invariavelmente: "O relógio marca". Dele nasceu a alcunha de Zico, o “Galinho de Quintino”.

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO EM TIJUAÇÚ ESTÃO EM ANDAMENTO

As obras de pavimentação no distrito de Tijuaçú, requisitadas pelo deputado Carlos Brasileiro ao governo estadual, já estão em andamento. Estão sendo contempladas as ruas dos Palmares, Chafariz e Travessa dos Palmares, totalizando 2,5 mil metros quadrados, num investimento que ultrapas sa de R$ 500 mil.
Brasileiro destacou a importância das obras, que estão sendo executadas através da pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), e que beneficiarão centenas de famílias do distrito, melhorando a infraestrutura da região e a qualidade de vida das pessoas. Ele lembrou que em breve também serão iniciadas as pavimentações de ruas no distrito de Igara e também na comunidade de Tanquinho, ambas em Bonfim.


Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação

SISMUSB ABRA INSCRIÇÕES PARA NOVA DIRETORIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital faço saber que no dia 17 de Julho de 2013, das 08:00 às 18:00 horas, será realizada eleições para composição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, bem como dos respectivos suplentes, ficando aberto o prazo de 05 dias para o registro de chapas, que correrá a contar da data de publicação deste edital, de 08 a 12 de Julho de 2013,nos termos do Estatuto Social deste Sindicato. O Requerimento acompanhado de todos os documentos exigidos para registro, será dirigido ao Presidente da entidade, podendo ser assinado por qualquer dos candidatos componentes da chapa. A sede da entidade funcionará no período determinado ao registro de chapas, no horário de 08:00 às 12:00 e de 14:00 as 18:00 horas, na Rua Zélia Gathai 79 Centro, onde se encontrará à disposição dos interessados pessoa habilitada para atendimento, prestação de informações relativas ao processo eleitoral, recebimento de documentação e fornecimento do correspondente recibo. A impugnação de candidaturas deverá ser feita no prazo de 05 (cinco) dias a contar da publicação da relação das chapas registradas.

O Quorum em primeira convocatória será de mais de 50% (cinqüenta por cento) dos associados com direito a voto; Caso não obtenha este quorum, em segunda convocatória. (08) oito dias depois, com mais de 40%(quarenta por cento) dos associados com direito a voto; em terceira e última convocatória, (08) oito dias depois, com o quorum de 20% (vinte por cento) dos associados com direito a voto.

Será eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos válidos. Caso haja empate ou não seja obtido o quorum em ultima convocatória, será eleita uma comissão administrativa composta de 10(dez) membros pela Assembléia Geral.

SISMUSB

JAGUARARI IRÁ PARAR PRÓXIMO DIA 10


CONVOCAÇÃO

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE JAGUARARI, no uso de suas atribuições, convoca todas as categorias de servidores com matrícula na Prefeitura ou na Câmara deste município, a participar de uma Assembleia Geral Extraordinária, no dia 10/07/2013 (quarta-feira), das 09 as 11: 30hs, no Centro Pastoral Catequético, atrás da Igreja Matriz de nossa cidade. Esta assembleia terá como pauta principal o descumprimento escancarado das leis de data base neste contexto.

Esclarecemos que nesta mesma data, estes servidores estarão paralisando suas atividades laborais por um período de 24 horas, em busca urgente deste reajuste em 2013.

Estamos falando de PARALISAÇÃO (de 00:00h a meia noite de 10 de julho do ano em curso), para obrigar a Prefeitura e a Câmara a cumprir as leis de data base, de modo que o reajuste salarial nelas previsto, retroaja em lei, a fevereiro do ano em curso.

Com relação aos serviços essenciais do município (saúde, limpeza pública e segurança), no dia dessa paralisação, manter-se-á o percentual de 30% (trinta por cento) do quadro de funcionários, atuando por respeito as leis e a população em geral.

Vale ressaltar, que o descumprimento de direitos criados na lei; 772/2010, nas Portarias, nº 05/2011e nº 260/2013, também é motivo que impulsiona à paralisação ora anunciada.

Deste modo, contamos com a adesão e a presença dos servidores, em massa.

Portanto, se você é servidor público, acredite e faça valer o seu direito!


Atenciosamente!


Wilson da Silva Santos
Presidente

BONFINENSE SAEM PREJUDICADOS NAS 7ª E 8ª ETAPAS DO CAMPIONATO BAIANO DE SPEED


Nesse final de semana 06/07 e 07/07 realizou-se a 7ª e 8ª etapa do Baiano de Speed em Santa Terezinha-BA, onde os atletas Regivaldo Moreira e Claudia Moreira participaram mais uma vez.
Por conta de um acidente com um caminhão na BR 116, Regivaldo chegou atrasado para a prova de contra relógio e perdeu a sua largada, mas mesmo assim o presidente da federação baiana de ciclismo Orlando Schmidt permitiu que ele largasse por ultimo.
Regivaldo foi para a prova onde fez um excelente tempo, um tempo que nenhum adversário conseguiu bater, ele percorreu 5,5 km em 7min e 19 seg. ganhando a prova.
Seus adversários entraram com um recurso pedindo a sua desclassificação da prova porque ele não estava presente na chamada, sendo assim o presidente orlando Schmidt julgou favorável o recurso para os atletas que recorreram e desclassificou Regivaldo Moreira, Claudia Moreira também foi prejudicada por conta do atraso e acabou ficando em segundo lugar.

PROCISSÃO DE SÃO CRISTOVÃO SERÁ DIA 25 EM HOMENAGEM AOS MOTORISTAS


Como de costume todos os anos motoristas, de todas as categorias no município de Senhor do Bonfim se concentram e fazem uma das maiores manifestações religiosas da Bahia, a Festa de São Cristovão, padroeiro dos Motoristas.

Este ano motoristas estarão comemorando 33 anos da tradição, segundo o coordenado do evento senhor ARLINDO CONSTÂNCIO – E COMISSÃO, aguardam um número maior do que foi presenciado ano passado.

A concentração acontece no perímetro do Terminal Rodoviário, a partir das 18h00min, do dia 25 de julho, saindo pela BR adentrando a cidade com um grande barulho, chamando a atenção de crianças, jovens e adultos, que se encantam com as buzinas e as luzes, em homenagem ao santo padroeiro.

O percurso encerra-se defronte a Catedral diocesana onde os motoristas recebem a benção dos seus veículos, chaves e assessórios do dia a dia do profissional.
Parabéns ao grande Arlindão, que mesmo diante de suas limitações ainda mantém de pé essa tradição em Senhor do Bonfim.


Maravilha Notícias

AÇÕES DA PM EM BONFIM E REGIÃO DO 6º BPM


6º BPM conduz dois homens à delegacia por desacato

Neste sábado (6), às 22 horas, em um bar, no Distrito de Pilar, Município de Jaguarari, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram duas pessoas à delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim por desacato.

Jeorge Barros de Menezes, de 26 anos e Felipe Barros de Menezes, de 24, encontravam-se em vias de fato com outras pessoas, quando agrediram os policiais que foram interferir para deter os envolvidos.


6º BPM conduz à delegacia envolvidos em acidente de trânsito

Às 9 horas deste domingo (7), no Bairro Bonfim III, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil os envolvidos em um acidente de trânsito, após ameaça.

José de Souza, de 46 anos, que pilotava uma moto Honda CG, de cor preta, após envolver-se em um acidente de trânsito, ameaçou com um canivete os ocupantes do outro veículo, um Gol, de cor vermelha.


Homem morre após atropelamento na BA 381

Neste domingo (7), às 18:30, na rodovia BA 381, na Cidade de Itiúba, Domingos Cerqueira, de 52 anos, morreu atropelado quando trafegava de bicicleta. O condutor do veículo envolvido, que não foi identificado, evadiu-se sem prestar socorro. Policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militarisolaram o local do acidente até a chegada da Polícia Técnica, que procedeu com a perícia.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS SINEBAHIA/ SAC – SR. DO BONFIM 08 DE JULHO
Está selecionando candidatos à vaga de:

Balconista de Frios: 01 VAGA
Sexo Masculino;
• Experiência de 06 meses.

Padeiro: 01 VAGA
• Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses

Operador de Vendas:10 vagas
 Ensino Médio Completo;
 Sexo masculino.

Balconista de Frios: 01 Vaga
 Sexo masculino;
 Experiência de 06 meses.

Padeiro: 01 vaga
 Sexo masculino;
 Experiência de 06 meses.

Vendedor Externo: 08 Vagas
 Ensino Médio Completo;
 Ambos os sexos.

Leiturista: 01 Vaga
 Ensino Médio Completo;
 Sexo masculino;
 Portador de deficiência auditiva.

Pizzaiolo: 01 Vaga
 Ensino Fundamental ;
 Ambos os sexos;
 Experiência de 06 meses.

Cobrador Externo: 01 Vaga
 Ensino Médio Completo;
 Sexo Masculino;
 Experiência de 06 meses.
 Habilitação Categoria A.

Técnico em Eletrônica: 01 Vaga
 Ensino médio completo;
 Ambos os sexos.

Técnico em Eletrotécnica: 01 Vaga
 Ensino médio completo;
 Ambos os sexos.

Técnico em Administração: 01 Vaga
 Ensino médio completo;
 Ambos os sexos.

Técnico em Refrigeração: 01 Vaga
 Ensino médio completo;
 Ambos os sexos.

Técnico em Eletromecânica: 01 Vaga
 Ensino médio completo;
 Ambos os sexos.

Professor de Idiomas (Inglês e Francês): 01 Vaga
 Ensino Superior Completo;
 Ambos os Sexos;
 Experiência de 06 meses.

Assistente Administrativo: 01 Vaga
 Ensino Médio Completo;
 Sexo Feminino;
 Experiência de 06 meses.
Obs.: Com Formação Pedagógica /Administrativa.

Está selecionando candidatos com disponibilidade para morar em POJUCA/BA à vaga de:

FERRAMENTEIRO: 01 VAGA
• Ensino Fundamental Completo;
• Sexo Masculino;
• Experiência de 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO : 01 VAGA
• Curso Técnico de Segurança no Trabalho;
• Sexo Masculino;
• Experiência de 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.

SOLDADOR: 20 vagas
• Ensino Fundamental Completo;
• Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.

CALDEIREIRO: 17 VAGAS
• Ensino Fundamental Completo;
• Sexo Masculino;
• Experiência de 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.

MESTRE CALDEIREIRO
• Ensino Fundamental Completo;
• Sexo Masculino;
Experiência 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.

AJUDANTE DE OBRAS: 20 vagas
• Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses.
Disponibilidade para morar em Pojuca.


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

MANIFESTANTE BLOQUEIAM BA 220 NA ENTRADA DE CAMPO FORMOSO


Na manhã dessa segunda-feira (08), manifestante que são contra a situação política no município de Campo Formoso, e que não querem a prefeitura administrada pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Elmo Nascimento, bloquearam a BA, próximo a Escola Rural, com pneus queimados, e faixas diversas. O movimento segue, com a BA interditada por tempo indeterminado e segundo um manifestante que não quer ser identificado, eles querem a aceleração do julgamento do processo que irá definir nova eleição naquele município, “não queremos esperar mais que trinta dias para esse julgamento, queremos já a definição dessa nova eleição”, disse o manifestante.


O prefeito interino de Campo Formoso, Elmo Nascimento, mantém o mesmo secretariado escolhido no último dia 11 de junho.

Secretária de Administração- Dora Nunes
Secretário de Saúde- Francisco Manoel do Nascimento Neto
Secretário de Obras- Tedy Gonçalves
Secretário de Serviço Público- Edmundo Miranda
Secretária de Educação- Vanessa Nazário
Secretário de Finanças - Murilo Albuquerque Nascimento
Secretária de Ação Social- Sandra Madali Torres de Santana
Chefe de Gabinete- Ismael Pereira da Silva
Controle Interno- Franklin Leandro Ferreira
Tesoureiro - Rômulo Filho. [lista do taza]


Maravilha Notícias
Fotos: Taza

REFLETINDO...


CICLISTA FOI ATINGIDO POR CARRO QUE CAPOTOU EM FILADÉLFIA


Na BA 381, por volta das 07h30min deste sábado, dia 06, houve um capotamento de um veículo Estrada, de cor branca, placa policial NYB 0587, licença de Feira de Santana, a serviço da Sinuca irmãos coragem, conduzido por Paulo Edson e na carona vinha Leandro Rocha, ambos residente na cidade de Euclides da Cunha. Os dois ocupantes do veiculo sofreram apenas pequenos arranhões.

Segundo o motorista, eles vinha de Euclides da Cunha para cidade de Filadélfia quando no trecho de Cabeça da Vaca, zona rural de Filadélfia, ele foi ultrapassar um caminhão, e o caminhão fechou seu veiculo obrigando-o a sair da pista de rolamento atingindo um ciclista que vinha no pequeno acostamento, batendo em um barranco e capotando em seguida.

A equipe do SAMU foi acionada e conduziu o Senhor de pré-nome Missinho, filho de Leondas do senhorzinho, residente na localidade de Cabeça da Vaca, até o Hospital São Sebastião em Filadélfia, segundo informação Missinho passa bem e só teve pequenos ferimentos. A Policia Militar da 5° Companhia de Filadélfia esteve no local onde registrou o ocorrido.


Filadélfiaemnoticias

ESTÁ FALTANDO ALGUÉM EM TANQUINHO DE FEIRA...


Antonio de Pádua Cirne Pereira: um nome bonito, com matizes que se aproximam dos clássicos nomes da historiografia real lusitana. Um homem simples, cordial, afável, que fez do seu posto e lanchonete, em Tanquinho de Feira, o lar acolhedor e restaurador de quantos de nós nos dirigíamos sobretudo à capital do estado. Conhecia prefeitos, vereadores, homens ricos e pobres, que de diversas cidades do nosso interior, faziam questão de tornar o seu comércio um ponto de apoio, e que o conheciam e por ele nutriam um carinho todo especial.

Uma vez o encontrara abatido pelo fato de terem furtado a sua velha camionete, com a qual se deslocava sempre a Feira de Santana: “não é nem pelo prejuízo financeiro, me dizia ele, mas pelo que ele, o carro, representava para mim, em minhas idas e vindas”. Foi assaltado, e cuidando mais de sua vida, passou a fechar o seu e nosso refúgio assim que o dia escurecia. Os garçons que ali trabalhavam falavam dele com carinho, e ali estava uma segunda família, que ele construíra e ajudava a manter dia após dia, de sol a sol, de chuva a chuva.

Lembro-me de quando levei ao meu amigo “Seu” Antonio um pequeno adesivo marrom e amarelo com o escrito “Sou mais Machado”: colocou no vidro da janela, pelo lado de fora, pelo fundo da lanchonete, para evitar que alguém o subtraísse. E colocou mais um no armário de vidro das peças de manutenção mecânica que mantinha em um recanto de sua lanchonete. Orgulhoso, sempre me mostrava o adesivo, ali afixado havia anos!

Quem estava acostumado a um bom dedo de prosa, a vê-lo em uma mesa ou no banco de espera, sempre tendo algo para comentar, entristeceu-se ao saber que no último dia 29 de junho, um sábado, ele nos deixou. Apesar de esforços médicos, marcou encontro naquele dia com o Pai Celeste, e.como diz o mote popular, “viajou fora do combinado”.

Hoje, sua lanchonete tem ares de modernidade, está totalmente reformada, bonita, e brilha como brilharam os seus 76 anos de vida. Mas, sinceramente, preferiria reencontrá-lo no cantinho de sempre, em sua rústica lanchonete, onde aprendemos com ele que a geografia da Bahia é bem maior e mais afetiva que os quilômetros de asfalto que a Tanquinho conduziam.

Descanse em paz, grande Antônio de Pádua Cirne Pereira! Cada vez que passarmos por Tanquinho de Feira, uma saudade dorida se apossará de nossos corações. Olhos fechados, diremos a cada vez: “Obrigado, meu amigo hospedeiro, coração de anjo, enviado de Deus! O Senhor o acolha com a mesma diligência com que sempre nos acolhia. Descanse em Paz!”


ASCOM de Paulo Machado
Senhor do Bonfim, 7 de julho de 2013.

MOVIMENTO “JAGUARARI PEDE SOCORRO” PARALISOU TRÂNSITO NA BR 407 NA MANHÃ DE SÁBADO‏


Com faixas e cartazes, cerca de 40 pessoas se reuniram na rodoviária da cidade por volta das 11hs10min, que logo após interditaram o transito na BR 407 nos dois sentidos, impossibilitando a passagem dos veículos circularem pela rodovia, apenas uma ambulância foi liberada a passar pelo bloqueio.

Após 40 minutos de paralisação da BR 407, os organizadores resolveram liberar a passagem dos veículos, onde os manifestantes seguiram para o centro da cidade, ficando em frente à prefeitura mostrando as faixas e os cartazes, e logo após finalizaram com a manifestação, prometendo realizar outra em breve.


A manifestação cobrou as autoridades não só do município de Jaguarari mais do Brasil, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA, MELHORES ESTRADAS e protestaram também contra o nepotismo, mais valorização ao servidor público e contra corrupção.

Querendo Justiça

Na manifestação também participaram familiares da jovem Maricélia Morgado Cruz de 19 anos, morta no dia 15 de março no povoado de Catuaba, a mesma foi vitima de seu próprio namorado que desferiu um golpe de arma branca em seu peito, e já se passou quase três meses e até hoje o a autor do duplo homicídio, por que segundo a família Maricélia estava gravida, continua foragido.


Segundo a organização do movimento, uma reunião será convocada em breve para que seja realizada uma nova manifestação.

Fotos : Portal Jaguarari

DESABAFO: CLIENTES PASSAM HORAS EM FILA DE CAIXAS ELETRÔNICOS DE BANCO EM BONFIM


Vim aqui compartilhar com você essa foto que é uma vergonha!... Passei uma hora e meia dentro desse local onde muitos pesam que é Um Banco!
Que com 5 caixas eletrônicos, apenas 2 estavam funcionado!..

Quando chegou a minha Vez, a maquina fez o favor de engolir (travar) o cartão de uma mulher, e ai pronto! mais de 20 pessoas numa fila, pra esperar mais uns 20 minutos até que a máquina fosse desligada e para ligar novamente foi mais um ano!

Tenho certeza que algo tem que ser feito! Logo no começo do mês onde muita gente tem dinheiro pra receber! E na hora é esse "trovejo" todo!

Como cidadã me acho no direito de reclamar!... E espero que algo seja FEITO!


Por : Camilla Damasceno

COMPREENDA AS PROPOSTAS DE REFORMA POLÍTICA

Josemar Santana

A chamada REFORMA POLÍTICA objetiva discutir temas considerados estratégicos do sistema político brasileiro, alguns deles tratados na Constituição Federal, a exemplo de sistemas eleitorais, fidelidade partidária, financiamento eleitoral e partidário, cláusula de desempenho e suplência de senadores, temas estes que estão desde 2011 a Cargo de Comissões da Reforma Política, criadas separadamente na Câmara dos Deputados Federais e no Senado Federal.

Evidentemente, não se pode pensar em REFORMA POLÍTICA, sem pensar em REFORMA DO CÓDIGO ELEITORAL, assunto que, aliás, também já se encontra a cargo de uma COMISSÃO e tem por objetivo atualizar, organizar e consolidar a legislação eleitoral, atualmente distribuída no CÓDIGO ELEITORAL e em leis esparsas que revogaram tacitamente parte desse CÓDIGO.

Essa COMISSÃO DE REFORMA DO CÓDIGO ELEITORAL visa, ainda, modernizar e conferir celeridade às normas de processo eleitoral não penal e penal, uniformizando os ritos processuais, o que lhe confere, precipuamente, atribuição para o estudo das normas que regem as eleições.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE NORDESTINA EXPLICA SOBRE MEDICAMENTOS QUEIMADOS EM LIXO

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Nordestina, 07 de julho de 2013


A vigilância Sanitária Municipal de Nordestina vem por meio desta esclarecer a toda população que na tarde do dia 05 de julho de 2013 a charrete do besouro da prefeitura não estava lotada apenas por caixas de medicamentos proveniente da Farmácia Básica do Hospital Otto Alencar. Mais sim, por diversas caixas contendo mercadorias vencidas apreendidas nos últimos dois meses durante fiscalizações sanitárias realizadas nos mercados, padarias e farmácias do município.

As caixas em sua grande maioria estavam cheias de papéis incluindo requisições antigas que foram queimadas para liberar espaço em uma determinada sala do Laboratório João Soares Moura, onde funcionam a vigilância sanitária, o centro de endemias e o laboratório do município. A quantidade de medicações incineradas não chegou a 20% do montante do material queimado naquele dia.

Toda mercadoria que chegou ao setor de Vigilância Sanitária enviada para incinerar e conferida anteriormente pelo responsável, estavam com a validade vencida. Se realmente esses itens demonstrados nas fotos vieram dos lotes queimados nos estranha o fato das embalagens não apresentarem sinais de queima, apresentando embalagens intactas.

Porém, como agentes públicos responsáveis pelos nossos atos, convidamos os atores da denúncia para comparecerem na sede da Vigilância Sanitária do município de Nordestina para apurarmos tal denúncia, com transparência e responsabilidade.

Atenciosamente,


Nivaldo de J. Souza Filho
Coordenador de Vigilância Sanitária