terça-feira, 23 de julho de 2013

6º BPM APREENDE MOTOCICLETA SEM PLACA E COM NUMERAÇÃO RASPADA


Nesta terça-feira (23), às 16:30, em ronda, em uma estrada da zona rural do Povoado de Carrapichel, Município de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar abordaram uma motocicleta Honda Broz sem placa, sem documentos, com chassi adulterado, conduzida por William Dias Gonçalves, de 25 anos, portando carteira de habilitação vencida. O acusado foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado com a moto apreendida.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SENHOR DO BONFIM REALIZA CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

A cidade de Senhor do Bonfim se prepara para sediar, na quinta e sexta-feira desta semana (25 e 26), no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CTDRSS). O evento contará com a participação de representantes dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicurú.

A conferência, que tem como temática “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”, foi proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, e está sendo realizado, na região, por uma Comissão Organizadora Territorial (COT). A comissão é composta por entidades públicas e privadas, tais como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Sindicato dos Agricultores Familiares, Colegiado do Território Piemonte Norte do Itapicurú, dentre outras.

TIME DE RUGBY BONFINENSE PARTICIPARÁ DE CAMPEONATO REGIONAL‏


O Time de Rugby de Senhor do Bonfim, Quibaana Rugby Clube, participará de um Campeonato Regional denominado 'Copa Velho Chico'.

O Torneio terá em sua primeira edição com seis equipes da Bahia na Copa de Rugby XV, jogos entre os meses de agosto à novembro de 2013.


A intenção da Copa Velho Chico é contribuir para divulgação e evolução do Rugby na região, bem como contribuir na educação ambiental e no desenvolvimento social das gerações futuras!

O nosso maior foco é a preservação do Velho Chico, com a conscientização para a preservação através do Esporte. É o Rugby ajudando proteger o Rio que é a alma do Sertão Brasileiro!

BONFINENSE FESTEJA QUEDA DE NEVE EM SANTA CATARINA


Netto, estive presente na neve que caiu em Rancho Queimado - SC.
Sou bonfinense, estou morando em SC há 9 meses.

João Leoncio

INVESTIGADORES RECUPERAM MOTOR COMPRESSOR FURTADO, AUTORES CONSEGUEM FUGIR


Por volta das 14hoomin, dessa terça-feira (23), a equipe do SI da D.T de Senhor do Bonfim cumpriu a ordem de Missão Policial 022\2013, exarada pelo delegado de policia Disney Gomes Ramos e apreendeu o moto\compressor MAM - 8.5\25l, marca Motomil furtado conforme ocorrência 2981\2013.

No decorrer da diligência CHILAIA, GUINHO e TADEU fugiram para lugar incerto e não sabido, os investigadores entrevistaram a mãe de Tadeu a senhora Elidinalva declarou que seu filho confessou o furto na companhia de Chilaia e Guinho, relatando também que Guinho e Chilaia estão ameaçando seu filho para que ele não confesse o furto, informou também que seu filho vendeu o motor compressor em uma oficina, chegando ao local o proprietário informou aos investigadores que uma pessoa que não se identificou pediu para consertar o citado motor dizendo que era de Jaguarari.

Envolvidos:

FRANK COSME DA SILVA, VULGO TADEU, residente a Rua SÃO JOÃO em IGARA

HELIO DEUSDETE DA SILVA, VULGO CHILAIA, residente no POVOADO RANCHARIA em IGARA

GUINHO DO IÓ, residente no POVOADO DE IGARA PERTO DO COLÉGIO.


Maravilha Notícias – com informações da Depol

GP BAHIA DE CICLISMO BOM PARA OS BONFINENSES


Nesse final de semana aconteceu o GP Bahia de Ciclismo em Salvador, onde Regivaldo Moreira marcou presença e deu show de pedal nas ruas do centro administrativo da Bahia - CAB. Ele estava muito bem na prova, considerado "o homem a ser batido”, mas por um pequeno erro de estratégia que foi facilmente percebida pelos seu adversários que sempre o marcam duramente ele perdeu a liderança mas com muita forca e garra se recuperou e deu seu sprinter final deixando mais de 10 atletas para trás e pegando o 4º lugar, Claudia Moreira competiu machucada, mas mesmo assim conseguiu ser a 2ª melhor atleta do estado da Bahia.

DELEGACIA 10/04 DA PRF DESCOBRE PONTOS DE VENDAS CLANDESTINAS DE COMBUSTÍVEIS NA BR 407‏


Em mais uma operação de combate a criminalidade, hoje (23/07/2013) às 08h40min, no KM 38 da BR 407, na localidade denominada de Juremal (povoado de Juazeiro), o Grupo de Policiamento Tático (GPT)
da Delegacia PRF 10/04 - Sr. do Bonfim, quando realizava ronda nas
imediações, observou uma movimentação estranha em uma borracharia e ao averiguar o que estava acontecendo, flagrou grande quantidade de
combustível armazenado de forma precária e sendo realizada venda
proibida. De imediato, o GPT apreendeu o combustível, totalizando 1.980 litros dos produtos (óleo diesel e álcool), e detiveram quatro pessoas que foram encaminhadas para a DEPOL de Juazeiro a fim de serem tomadas as providências cabíveis.

São eles:

• Antônio C.da silva - motorista do caminhão, placa MYH - 8028 - RN, que no momento da abordagem estava comprando combustível;

• João de Deus, funcionário da borracharia que vendia o combustível.

Em frente ao local do flagrante da venda, foi encontrado também uma
considerável quantidade de combustível em outra borracharia, sendo
encaminhados para a Depol:

• Marcos J. R de Souza, proprietário do estabelecimento
• Alípio C. Duarte - funcionário da borracharia


ATT:Insp. Lopes Júnior

SENHOR DO BONFIM RECEBE 12 CIDADES DA REGIÃO E PARTICIPA DE PESQUISA SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAHIA


Atividade acontece durante nova reunião técnica do projeto ProInfância, nesta sexta-feira, 26 de julho

Nesta sexta-feira, 26.07, a equipe de educadores do projeto ProInfância retorna ao município de Senhor do Bonfim, um dos polos regionais do programa, para a continuação do processo de qualificação dos profissionais da Educação Infantil e para a realização de uma pesquisa, que tem como objetivo caracterizar a realidade da Educação Infantil na Bahia. O ProInfância tem contribuído com a melhoria da qualidade da Educação Infantil de 243 municípios do interior baiano, e para a reunião técnica são esperados professores, gestores e coordenadores pedagógicos de 12 cidades da região. O evento acontece na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim, praça Dr. José Gonçalves, 322, Centro.

O ProInfância é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA.

NOVA PROGRAMAÇÃO DE CARRAPICHEL (27 E 28 DE JULHO)

27/07 - Sábado

20:00 - Roda de Carrapichel
20:30 - Novo Estilo
22:00 - Gaviões do Nordeste
00:00 - Brega e Vinho
02:00 - Pagodão Bom Demais
04:30 - Alvorada

28/07 – Domingo

17:00 - Procissão com Alvorada
20:00 - Na Palla
22:00 - Show Mania
00:00 - Pisada Show


ASCOM

PREFEITURA ESCLARECE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS AOS REPRESENTANTES DO SISMUSB


Na manhã de hoje (23) a tesoureira e Secretária interina de Finanças Ana Paula Silva e o procurador do munícipio, Antônio Filho reuniram-se com os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Sr. do Bonfim (SISMUSB), Raimundo Nonato Oliveira e Sônia Lúcia Santana para prestar esclarecimentos acerca das dívidas e acordos dos empréstimos consignados.

A prioridade de resolução foi junto aos bancos Caixa Econômica Federal e ao Bradesco, a pedido dos próprios servidores. Antônio Filho afirma que o débito junto à Caixa era de mais de 280 mil reais e que conseguiram um acordo de parcelamento da dívida junto ao banco e, portanto, empréstimos já estão liberados.

Com relação ao Bradesco, a dívida era de quase 500 mil. O acordo já foi feito e em breve o contrato será assinado, liberando dessa forma o crédito junto ao banco.

A próxima meta será a resolução do débito do CrediCesta. O procurador está tentando entrar num acordo para que esse débito também seja quitado.


ASCOM

AGRICULTURA: REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – CMDS


O Governo Uma Nova realidade, através da Secretaria de Agricultura empreendeu medidas para a viabilização da homologação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS). No último dia 16 de julho, aconteceu uma reunião entre os institutos participantes do CMDS com o intuito de reformular sua diretoria, além da inserção de entidades interessadas e exposições apresentadas pela SEMAGRI e EBDA, referentes às ações atuais e futuras a serem implementadas através dos governos municipal, estadual e federal.

No encontro estavam presentes representantes de várias entidades civis, poder público municipal, movimentos sociais, órgãos estaduais de gestão agropecuária, agentes financeiros, todos em prol do atendimento as recomendações contidas na Resolução CEDRS 07/2011 alterada pela Resolução CEDRS Nº 14 DE 11/07/2013. Assim, foi eleita por unanimidade, a Diretoria composta da seguinte forma:
Presidente - Dâmaso da Silva Rocha (Secretaria Municipal de Agricultura - SEMAGRI); Vice-Presidente - Ana Cristina Ferreira da Silva (SINTRAF); 1º Secretário - Mário Conceição de Araujo Neto (ONG EKOKATU); 2ª Secretária - Damiana Duarte da Silva Serqueira (CAAF).
Os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) são espaços de controle e gestão social com o objetivo principal de construir, adequar e aprimorar as políticas públicas a partir das demandas estabelecidas nos municípios.


ASCOM

CLUBES DECIDIRÃO ESTRATÉGIAS DO CAMPEONATO BONFINENSE NA PRÓXIMA QUINTA

Na próxima Quinta - Feira dia 25/07/2013 as 20h00min horas na sala de reuniões do Estádio Pedro Amorim será realizada uma reunião com clubes filiados da Liga Desportiva de Bonfim para decidir assuntos do Campeonato Bonfinense Amador 2013. E dia 30/07/213 às 19h30min horas reunião com clubes que vão disputar o Campeonato Bonfinense de Máster 2013, no endereço acima citado.

Realização: Liga Desportiva de Bonfim
Apoio: Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Diretoria de Esportes e Federação Baiana de Futebol


Rosana Rodrigues
Presidente da LDB

ESPAÇO DO LEITOR: BONFINENSE PEDE JUSTIFICATIVA DO GOVERNO "UMA NOVA REALIDADE" SOBRE LICITAÇÕES


Caro amigo Netto, em relação à criação da CPI para averiguar possíveis irregularidades por parte do “GOVERNO UMA NOVA REALIDADE” se faz necessária para trazer a público e principalmente aos eleitores que no dia 08/10/2012, depositaram a confiança neste governo e lhes deram uma oportunidade para no mínimo atender as necessidades básicas da população, a veracidade dos fatos.

Algumas licitações que foram realizadas neste governo são verdadeiros abusos de ordem pública e econômica, que os diga a do Lixo que se paga um valor de R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil reais) por mês, agora uma nova licitação vai dar o que falar, pois foi contratada uma empresa de nome OLEGARIO PEREIRA LACERDA JUNIOR EIRELI – EPP, tendo sede no município de Petrolina – PE, realizada nos moldes da NOVA REALIDADE que pagará a quantia de R$ 5.407.380,00 (cinco milhões, quatrocentos e sete mil, trezentos e oitenta reais), ou seja, R$ 450.615,00 (Quatrocentos e cinquenta mil e seiscentos e quinze reais).

Agora “PASMEM” o objeto da licitação é a contratação de empresa especializada em locação de veículos, equipamentos, máquinas leves e pesadas, veículos pesados - tipo caminhão e ônibus, para atender às necessidades das secretarias: Administração e Planejamento, Educação, Infraestrutura, Saúde, Ação e Desenvolvimento Social, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Controle Urbano, Gabinete do Prefeito e Finanças.

Portanto é necessário que o governo principalmente o Sr. Prefeito venha a público pelo menos explicar tais licitações e estes contratos de tantos veículos, Onde estão estes equipamentos? O que estão fazendo? Quem paga o combustível destes equipamentos? Quem paga os motoristas destes veículos? Cadê os veículos do município?



Eduardo Bruno
Alto da Rainha - Senhor do Bonfim – Bahia.

PELA PRIMEIRA VEZ CÂMARA DE BONFIM VAI HOMENAGEAR TRABALHADOR RURAL


Por indicação do vereador Rê do Sindicado vai acontecer logo mais na Câmara Municipal sessão solene em comemoração ao dia do Agricultor que tem sua data festejada no dia 25 de Julho.

Para celebrar esse dia tão importante para o trabalhador rural, o vereador Rê do Sindicato que representa a classe no legislativo esteve reunido por diversas vezes com presidentes de associações onde foi elaborada programação voltada exclusivamente para o evento.

Na solenidade de logo mais pessoas que residem no campo serão homenageadas e representantes de cinco associações receberão da Câmara por meio de indicação do vereador Rê do Sindicato titulo de utilidade publica.

Agricultores que serão homenageados; Gonçalva Julia dos Santos, Fernando Ferreira Lima (Neco), Valdira Lima da Silva e José Antônio Ferreira (Zé Meron).


Ivansiilvanoticia

VTR 1ª CIA PRENDE ELEMENTO APÓS ROUBO NA PRAÇA NOVA


Ontem 22/07 por volta das 23 horas em rondas ostensivas a guarnição foi informada por alguns populares que um rapaz passou correndo direção praça nova calçadão com um objeto na mão, e após uma varredura nas proximidades foi encontrado a pessoa de Danilo Jesus Costa Oliveira, 18 anos com as mesmas características citadas, na Praça Augusto Sena Gomes com um celular marca CCE sem chip, ao ser perguntado a quem pertencia o objeto Danilo se demonstrou nervoso e contou versões diferentes, por fim disse que pertencia a sua mãe, ao chegar à casa de Danilo a mãe negou e foi feita uma ligação para um número da agenda do celular, a mãe do verdadeiro dono informou que seu filho acabara de ser roubado na Praça por um rapaz que ameaçou estar armado colocando a mão nas calças exigindo o celular e que o mesmo já tinha ido registrar o fato no Complexo Policial. Ao chegar à Delegacia Danilo foi reconhecido pela vitima e preso em flagrante.

Maravilha Notícias

CENTRO SOCIAL URBANO DE BONFIM SERÁ REINAUGURADO DOMINGO (28)


O Centro Social Urbano (CSU) Mariano Ventura, do município de Senhor do Bonfim (a 384 Km de Salvador), será reinaugurado no próximo domingo (28), a partir das 9h. Fundada em 1976, a unidade já passou por duas reformas, sendo a primeira em 1997. Foram recuperados o pavilhão de esporte, o campo de futebol com arquibancada, os vestiários, o alambrado, a cabine para a imprensa, a quadra poliesportiva, o pavilhão multiuso, o pavilhão administrativo, além da construção de sanitários para torcedores.

Com um público mensal atendido de, aproximadamente, mil pessoas, nas áreas de educação, esporte, lazer, informática e assistência social, o CSU beneficia também 76 idosos da região, através das ações com o grupo de convivência de idosos. Os Centros Sociais Urbanos têm por objetivo integrar atividades de lazer, informação, formação, para organizar e empoderar as comunidades, atuando como espaços de diálogo e de desenvolvimento de ações coletivas, em parceria com órgãos governamentais, setores privados e organizações da sociedade civil.


Ascom-Sedes

PISADA SHOW PROMETE ESQUENTAR NOS FESTEJOS DE CARRAPICHEL


OUVIDORIA FORTALECE PARCERIA ENTRE O CIDADÃO E A PM


A Ouvidoria do 6º Batalhão de Polícia Militar, atuando no SAC de Senhor do Bonfim, localizado no Central Shopping, na Praça Nova do Congresso, registrou um aumento de 38% no número de denúncias, neste primeiro semestre de 2013, em relação ao período correspondente de 2012. Apesar de parecer desfavorável, este resultado, na verdade, revela a crescente relação de confiança entre o cidadão e a Polícia Militar.

Com a finalidade de receber, encaminhar e acompanhar, denúncias e elogios dos cidadãos, referentes aos serviços da Polícia Militar, a Ouvidoria atua no controle de qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A Ouvidoria é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a Polícia Militar. Através da opinião da população, o Comando obtém o resultado de suas ações estratégicas para que possa realizar mudanças no que for necessário e manter o que está dando certo. A participação da população é uma prática democrática da responsabilidade de todos com a segurança pública.

A importância da Ouvidoria PM não está, exatamente, na quantidade de registros efetuados, mas sim no fato de revelar-se um verdadeiro sustentáculo da relação entre o cidadão e a Polícia Militar, estabelecendo livre acesso do cidadão para expressar seus anseios, críticas, sugestões e elogios, com a garantia, não só de ser ouvido, mas de obter respostas, em um ambiente favorável ao diálogo com tranquilidade, segurança e transparência.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SENHOR DO BONFIM PRESENTE EM DISCUSSÃO NACIONAL DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE tendo como preocupação maior a construção do Sistema Nacional de Educação, através do fortalecimento do regime de colaboração com estados e municípios, promoveu em Brasília, no período de 16 a 19 de julho de 2013, importante evento centrado na elaboração e adequação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação.

Com a mesma finalidade, vem o governo federal, através da SASE/MEC buscando o aprofundamento do diálogo com gestores da política de educação nos estados e nos municípios, bem como com os órgãos normativos (conselhos estaduais e municipais de educação), valorizando sempre o espaço e o papel da sociedade no desenvolvimento da política pública.

No referido evento foram priorizados estados que já possuem seu Plano Estadual de Educação aprovado em instrumento legal publicado, estando em vigência ou não, segundo informações constantes do PAR (PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS).

Participaram de uma vasta programação avaliadores educacionais dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraiba, Pernambuco, Tocantins, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Goiás e Bahia. O Professor Paulo Machado, representante estadual da UNDIME BAHIA (União dos Dirigentes Municipais de Educação), foi também juma presença de Senhor do Bonfim, discutindo o alcance dos seguintes importantes objetivos:

a) apresentar, em linhas gerais, a estrutura e o funcionamento da SASE/MEC;

b) discutir sobre o conjunto de documentos “Planejando a Próxima Década”;

c) estruturar o diagnóstico que subsidiará a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação;

d) apresentar o Sistema de Avaliação Educacional - SAE do FNDE/MEC que será utilizado pelos(as) AEs durante a execução das ações de elaboração/adequação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação em 2013;


Foi, sem dúvida, um bom momento de aprofundamento do diálogo com gestores da política de educação nos estados e nos municípios, bem como com os órgãos normativos (conselhos estaduais e municipais de educação), valorizando-se sempre o espaço e o papel da sociedade no desenvolvimento da política pública.

Refletiu-se, enfim, e foram encaminhados procedimentos quanto à discussão e o apoio técnico para elaboração dos Planos municipais, estaduais e do distrito federal, alinhados ao Plano Nacional de Educação em tramitação no Congresso Nacional, como Projeto de Lei - PL Nº 8035/2010 (tramitando no Senado como Projeto de Lei da Câmara - PLC Nº 103/2012), texto disponível no site http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=115871&tp=1

CAMPEONATO SOCIETY DA RUA DA MISSÃO

Aconteceu neste domingo dia 21/07/2013, a abertura de mais um Campeonato Society em nossa cidade, a Associação Bonfinense de Árbitros e o Bar Mandacaru, firmaram parcerias e estarão promovendo nas manhãs de domingo no campo society localizado na Rua da Missão o 1º Campeonato Society, com a participação de 08 clubes, onde neste domingo foi realizado 2 grandes partidas, onde no primeiro jogo a equipe do Geladão Barbosa ganhou de 03 a 01 da equipe Santo Andre, e no jogo de fundo a equipe da Fazenda Maravilha empatou em 01 a 01 com a equipe do Bar Mandacaru, mesmo com a final dos desativados foi grande a presença do público.

Contamos com a presença de todos nos domingos de manhã.
Organização - Associação Bonfinense de Árbitros.

JOVEM MORTO PELA POLICIA EM CALDEIRÃO ERA DE IGARA


O corpo do jovem que morreu em confronto com a polícia em Caldeirão Grande e estava sem identificação no IML de Jacobina foi reconhecido neste domingo. Trata-se de Alan Alves dos Santos, de 20 anos, morador da comunidade de Igara, zona rural de Sr do Bonfim.

O reconhecimento foi feito por familiares que reconheceram por fotos postadas na internet na noite de sábado. A tia do rapaz relatou que a família não sabia por onde ele andava desde a última quinta, 18. ” Ele saiu sem dizer a família para onde ia e estava-mos preocupados. A namorada conseguiu falar com ele na sexta e ele disse que estava bem, depois o celular só dava na caixa.


Segundo a família Lucas era um jovem caseiro e trabalhador, até que começou a sair com algumas pessoas estranhas. ” Ele era de ficar em casa , quase nunca saia, até que começou sair com estes caras deste Uno .Lucas não precisava disto, A mãe dele tem um mercadinho e tinha até feito uma casinha pra ele. Ele também montou um pequeno lava-jato e já tinha uma boa clientela, já tinha sua moto, não precisava disso. A mãe dele está inconsolável. Pra você ver o que fazem as más companhias. Só acreditamos quando vimos a foto montada na internet. Relatou sua tia.

Após o reconhecimento o corpo foi liberado do IML e seguiu para a Igara, em Sr. do Bonfim, onde foi sepultado na tarde deste domingo.


Bahia Acontece

DESCASO COM MEU FILHO ELE TEM DIREITO DE IR E VIR MESMO EM CADEIRA DE RODAS


Venho novamente denunciar o descaso no posto do 1º centro, cansada de tanto descaso com meu filho peço as autoridades que olhem para os nossos cadeirantes, pois fica insuportável a nossa passagem com cadeiras na rapa do posto que seria destinado a meu filho e aos de muitas outras mães especiais, acho um absurdo que todas as vezes que vou fazer fisioterapia com meu filho não tenho acesso a rapa de passagem para cadeirantes e outros deficientes, pois sempre tem um carro ou moto que atrapalham a passagem do meu filho o direito dele de ir e vir.. Hoje mesmo fui pedi um rapaz para tira o carro, disse a ele que era falta de respeito, ele disse que era normal isso, que não reclamasse.

Sabe por que é normal?

Porque na nossa cidade não existe leis de trânsitos que proíba tamanha injustiça com o próximo que não sabe se defender.

Sabe por que é normal?

Porque não era mãe dele ou parente para ele ficar indignar com tal ato.

Sabe por que é normal?

Porque somos nós, mães especiais que lidamos com a injustiça diária com os nossos filhos ou parentes.. Porque dói ser privada da nossa liberdade.

Milli Araújo

ADOLFO VIANA E ROBERTO CARLOS PODEM PAGAR MULTA DE R$ 25 MIL POR PROPAGANDA ANTECIPADA


A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) propôs junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) duas representações por propaganda antecipada contra os deputados estaduais Adolfo Viana Neto (PSDB) e Roberto Carlos (PDT). De acordo com o órgão, “com foco nas eleições de 2014”, os parlamentares veicularam faixas publicitárias na Avenida Paulo Afonso, no município de Sobradinho, no Vale do São Francisco, com mensagens de felicitações aos vaqueiros da região. A procuradoria solicitou à corte baiana que determine a retirada de todas as peças publicitárias no prazo máximo de 48 horas, sob pena de pagamento de multa diária. De acordo com o procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, embora não contemple pedido explícito de voto, a propaganda estimula psicologicamente o consumidor. “Já que os anúncios mais eficazes não são aqueles endereçados ao consumo consciente, mas sim os de mensagem implícita, preordenada a agasalhar-se no subconsciente do consumidor”, afirmou. Segundo o procurador, uma faixa publicitária com a fotografia ou o nome de um político tem esse mesmo poder de persuasão. A PRE requereu que o TRE-BA condene os deputados ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil.


(Bahia Notícias)