segunda-feira, 29 de julho de 2013

AMIGOS DÃO O ÚLTIMO ADEUS A EDUARDO


Centenas de pessoas estiveram e continuam visitando o Memorial Vila Nova, onde está sendo velado o corpo de Eduardo.

O IF Baiano decretou luto nesta terça-feira em homenagem ao respeitado Vigilante Eduardo, Zoeira Legal foi se despedir e agradecer ao apoio recebido de Eduardo, com seu timo no CSU, amigos da Schin, Mototaxistas, todos se despedem e ao mesmo tempo cobram justiça pela covardia como foi ceifada a vida desse bonfinense.

O sepultamento acontecerá na manhã desta terça-feira (30), saindo o féretro às 11h00min para o Cemitério de São Lázaro no Alto da Maravilha.


Maravilha Notícias
Foto: Facebook de amigos

ACONTECE EM SENHOR DO BONFIM DE 02 A 04 DE AGOSTO DE 2013 O I ENCONTRO DE PALHAÇOS PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU


O projeto surgiu da necessidade de articulação entre os artistas que atuam como palhaço no território. Assim, propomos discutir a sustentabilidade do circense realizando cortejos, palestras, seminários, (picadeiros do sertão) e três oficinas: palhaço, acrobacias de solo e malabares.

O evento visa promover intercambio artístico/cultural entre circenses itinerantes e artistas do “circo contemporâneo” residentes no território, com o intuito de contribuir na formação de iniciantes nas artes circenses e fomentar a qualificação da linguagem no semiárido baiano, como também a importância do circo para a cultura local. O projeto tem o apoio financeiro do Calendário das Artes, Funceb, Secult e Governo do Estado da Bahia. Conta ainda com o apoio da Filarmônica União dos Ferroviários, Novo Leste Hotel, Wagner Rosa, Colégio Estadual Cazuza Torres e SVJ vídeo digital. A produção e realização são do Núcleo Aroeira de Arte (Associação Artística Cultural e Educacional do Semiárido Baiano).


Comunicação Aroeira

AÇÃO CIDADÃ SOU PAI RESPONSÁVEL INTENSIFICA REALIZAÇÃO GRATUITA DE EXAMES DE DNA EM SENHOR DO BONFIM


A ação da Defensoria Pública da Bahia já beneficiou cerca de 8.000 famílias

Pelo sétimo ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia vai intensificar, nos meses de agosto e setembro, a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Desde 2007, quando foi criada, a campanha já beneficiou cerca de 8.000 famílias baianas.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2012, existem 398.736 mil crianças e adolescentes, na Bahia, sem o nome do pai no registro civil. Por meio da Ação, as pessoas que não tem condições financeiras de pagar um advogado têm a possibilidade de resolver conflitos familiares a partir de conciliações e mediações e, ainda, realizar exames de DNA gratuitamente, com a consequente inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho.

Em Senhor do Bonfim, os atendimentos acontecem de 12 a 23 de agosto, na unidade da Defensoria, localizada na Av. Roberto Santos, nº 735, Maristas. Durante o período de intensificação da campanha, no turno matutino, duas servidoras, sob a supervisão da defensora pública Camila Berenguer, farão a coleta do material para realização dos exames. O procedimento é simples, rápido e indolor, sendo necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal. A previsão é que sejam realizados, pelo menos, 40 exames de DNA.

Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição a entrarem em um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras.

As partes recebem, ainda, toda assistência jurídica, (defensores) e interdisciplinar (equipe psicossocial), a fim de compreenderem a importância do vínculo afetivo entre pais e filhos e das relações de segurança estabelecidas a partir do fortalecimento da estrutura familiar. Para além da inclusão do nome do pai no registro civil, a Defensoria tem como objetivo destacar a importância da presença paterna na vida de crianças e adolescentes para sua formação.

A edição 2013 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável pretende realizar, em todo o estado, 500 atendimentos e audiências de conciliação, durante os meses de agosto e setembro, e cerca de 500 exames de DNA. Ao longo do ano, a estimativa é que este número chegue a 3.200 procedimentos. A edição deste ano do projeto acontece em 17 municípios do interior e na capital do estado.

Fonte de informação: defensora pública Camila Berenguer

DESAFIO MORRO DO CHAPÉU DE MTB 2013


Nesse final de semana aconteceu em Morro do Chapéu, uma corrida de MTB XCM, onde os atletas bonfinenses marcaram presença. Regivaldo Moreira ficou em 2º lugar em sua categoria, Vlaberto Júnior em 3º lugar categoria juvenil.


E os demais ciclistas Lazaro Macedo, Marcelo Bastos, Kell, Juliano, Helder Ferreira também subiram no pódio e representaram bem a nossa cidade.

IF DECLARA LUTO PELA MORTE DE EDUARDO


Prezados Servidores e alunos,

É com grande pesar que informamos a morte prematura do nosso colega de trabalho, Marcos Eduardo Medeiros da Silva, conhecido como Eduardo, que trabalhava dignamente no Setor de Vigilância, deste IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim.

Neste momento de dor, desejamos à família o conforto do nosso Deus, para suportar tão trágica separação.
Informamos ainda, que o Diretor Geral suspendeu as atividades deste campus, no dia 30/07/2013, terça-feira, para que, como irmãos, possamos prestar as nossas condolências à família enlutada.


IF Baiano- Campus Senhor do Bonfim-BA

ELMO ANUNCIA PRIMEIRAS OBRAS E AÇÕES NA PREFEITURA

Em entrevista à Rádio 98.1 FM, nesta quinta-feira, dia 25, o prefeito Elmo Nascimento falou sobre a sua administração à frente da prefeitura. Essa foi a primeira oportunidade do prefeito estar mais próximo da população campoformosense através das ondas do rádio.

Ele esclareceu como encontrou a administração e tudo o que tem feito para melhorar a situação. “Eu assumi a prefeitura por ordem da Justiça e encontrei uma bagunça. Documentos que não existiam, aluguéis sem contratos, praças abandonadas, cidade suja… Mas eu não fiquei de braços cruzados e estou trabalhando para garantir o sucesso da cidade.”, resumiu.

Durante toda a entrevista, que transcorreu de uma forma tranquila, o prefeito se disponibilizou a responder com atenção. Foi questionado sobre diversos assuntos que geram polêmica com a população, a exemplo do saneamento básico. Elmo Nascimento disse que “está buscando apoio junto ao Estado e Governo Federal, para solucionar de uma vez todo esse problema. Existe a verba e vai ser feito todo o processo com atenção, para que a cidade de Campo Formoso não seja prejudicada”.

E por falar em projetos, o prefeito disse que fará a implantação de novos projetos que têm tornado mais fácil a administração de algumas cidades, como o PROAF – Programa de Autonomia Financeira das Escolas – que, como sugere o nome, possibilita que cada escola possa ter o seu próprio sustento com gastos mais baixos, não deixando que haja a morosidade no ano letivo.

Elmo falou ainda sobre as máquinas que a prefeitura recebeu do governo federal e que já estão sendo utilizadas pela Secretaria de Obras nas estradas vicinais do município. “Estamos começando hoje entre Tuiutiba e Araras e vamos fazer todo o restante. Na segunda-feira eu vou a Salvador para receber mais uma máquina e posso dar certeza de que ainda tem muito trabalho para aparecer”, disse. Em apenas duas semanas o prefeito Elmo já iniciou reforma de praças, de escolas e já concedeu aumento de salário dos funcionários.

Na oportunidade, o prefeito Elmo Nascimento falou sobre a programação do aniversário de 133 anos de emancipação de Campo Formoso. Ele disse que “para organizar a festa foi feita uma pesquisa para saber o que a sociedade estava querendo fazer pra comemorar. Ouviu-se a sociedade e chegou-se à conclusão que seria o evento de MMA, que está em evidência e tem sido uma promessa para muitos jovens atletas”.

O prefeito terminou a entrevista convidando toda a população para participar e comemorar junto. “Vamos participar de tudo. Começamos amanhã pela abertura das olimpíadas e terminaremos no show gospel de Fernanda Brum e Damares. A gente precisava fazer esse evento gospel, pois era uma dívida de muitos anos com essa parte da sociedade. Essa parte da sociedade clamava por uma festa assim há muito tempo. E o que Campo Formoso quer e precisa é de paz; Campo Formoso quer paz e trabalho.”, finalizou.

Fonte: ASCOM da Prefeitura Municipal de Campo Formoso

UMA LIÇÃO DE SUPERAÇÃO, QUE SÓ O TEMPO CONSEGUIU CESSAR


A Família do Instituto Psicopedagógico homenagem esse Guerreiro.
Saudades eternas de seus professores, colegas e funcionários do instituto psicopedagógico ao aluno e amigo ao senhor Jailton Alves de Araújo e nossos sentimentos á família enlutada.

OPERAÇÃO RESGATE


Objetivo: resgatar veículos roubados em São Paulo e despejados em Itiúba – Bahia e Municípios vizinhos.
Data: 24/25 de julho de 2013.

Participantes:

DPC Cláudio de Lima Gomes
IPC Paulo Adriano Dias dos Santos
Agente Público Valnei Aquino
Agente Púbico Ivonaldo Santos

Apreensões: Foram apreendidos 05 ( cinco ) veículos suspeitos, dentre eles um marca FOX, cor prata, um ECO SPORT, cor prata, um Palio cor vermelho; um Kadet, cor cinza e uma motocicleta CG 150, cor vermelha, além de uma arma de fogo tipo espingarda de cartucho calibre 12, e munições compatíveis com a referida arma.

MODUS OPERANDI:

Os veículos eram trazidos de São Paulo, por um individuo, ainda não identificado e vendido pelos detidos.
Foram flagranteados: José Rosa da Silva, vulgo “Lírio Crente” Robinson Ribeiro dos Santos e Sergivan Sodré Nascimento, por práticas de crime de receptação veicular e posse ilegal de arma de fogo.

DEPOL - ITIÚBA

AÇÕES DA PM EM BONFIM


6º BPM realiza prisão por tráfico de drogas

Neste sábado (27), às 14:30, em ronda, em uma estrada da zona rural do Povoado de Itapicuru, Município de Senhor do Bonfim, policiais da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar avistaram dois homens em um veículo Ford Ka, azul, placa CIG 9678, licença de Ponto Novo, que, com a aproximação da guarnição, jogaram pela janela uma meia com três trouxas, uma de cocaína e outras duas com pedras de crack e empreenderam fuga. Pedro Henrique Alves Araújo, de 27 anos e Ricardo Pereira Gonçalves, de 21, foram localizados e conduzidos, juntamente com a droga, para a delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico de drogas.

6º BPM apreende um adolescente e realiza uma prisão por danos materiais

Neste sábado (27), às 23:30, na Travessa Manoel Novais, Bairro Bosque, em Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam José Aurélio Costa Anunciação, de 18 anos e apreenderam um adolescente de 17, por causarem danos a residências e veículos. Segundo uma das vítimas, os dois passaram na rua chutando as portas e grades das residências e carros estacionados, acabaram quebrando o vidro da porta de uma casa. Ambos foram apresentados, juntamente com uma vítima, na delegacia de Polícia Civil. O adolescente estava com dois cortes no braço causado por vidro.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SOLENIDADE MARCOU REINAUGURAÇÃO DO CENTRO SOCIAL URBANO DE BONFIM


O Centro Social Urbano (CSU) Mariano Ventura, de Senhor do Bonfim, foi reinaugurado neste último domingo (28). Cerca de mil pessoas acompanharam a solenidade, que teve seu início às 9h e contou com as presenças da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho; do deputado estadual Carlos Brasileiro; do Prefeito Edvaldo Correia e do vice-prefeito, Renato Almeida. Após passar por ampla reforma e ampliação, o espaço de lazer e integração, do Governo do Estado, foi finalmente entregue à população. Foram investidos cerca de R$1,1 milhão.


“Sinto-me muito feliz por estar aqui entregando mais uma obra do governador Jaques Wagner. Temos que dar as mãos e buscar um único objetivo, que é trabalhar em prol do bem de todos os bonfinenses”, afirmou Brasileiro, que determinou a reforma quando era secretário estadual de Desenvolvimento Social. A solenidade foi aberta com os alunos da Fundação São Francisco que entoaram o hino nacional. Logo após, estudantes da Escola Municipal Mariano Ventura entoaram o hino de Senhor do Bonfim. O evento ainda contou com a participação cultural do grupo Roda do Palmeira e do grupo de capoeira Q-Bamba.

BONFINENSES SÃO CERTIFICADOS PELO PROJETO REDE TV JOVEM


Na noite do último sábado (27), cerca de cem jovens foram diplomados em Bonfim pelo projeto Rede TV Jovem. Eles concluíram os cursos de Produção, Edição e Operação de Câmera, oferecidos pelo Programa Jovens Baianos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A cerimônia foi realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento foi prestigiado pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Moema Gramacho; pelo deputado Carlos Brasileiro, e pelo prefeito Edvaldo Correia, entre outras autoridades.

O intuito do projeto é possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de dar aos alunos o primeiro contato com o mundo audiovisual. Fruto de parceria entre a Sedes, por meio do Jovens Baianos, e a ONG Ação Pela Cidadania, o Rede TV Jovem capacita jovens nas áreas de Produção, Edição e Operação de Câmera.

JOGO DE BARALHO ACABA EM TRAGÉDIA EM SENHOR DO BONFIM


Por volta de 01h40min, madrugada desse domingo, em quanto jogava baralho, o senhor MARCOS EDUARDO MEDEIROS DA SILVA, 32 anos, residente no bairro Santos Dumont foi atingido covardemente a tiros de pistola 765, tendo como autor um elemento já conhecido da polícia local, identificado por DAVID.

De acordo com informações, Eduardo como era conhecido por todos, jogava baralho com outras pessoas, e David estava o tempo todo tirando a concentração, mexendo nas cartas da vítima, até que Eduardo se desentendeu com o David que aproveitando da situação por estar em sua casa, com as grades fechadas, efetuou uns dois tiros atingindo um deles o abdômen de Eduardo.

O SAMU foi acionado conduzindo a vitima para o hospital de Bonfim, dando entrada por volta das 02h00, de acordo com um familiar, o homem baleado somente foi transferido por volt das 04h30 aproximadamente, e que nesse intervalo de tempo não foi feito nem se quer um exame de Raio X, ou  outro procedimento com o paciente.

Já em Petrolina para onde foi transferido, Eduardo passou por cirurgia, de reconstituição de órgãos atingidos, e havia grande chance dele se recuperar, infelizmente no início da noite desse domingo, Eduardo não resistiu e faleceu.

Ainda quando deitado em uma maca no hospital de Bonfim, ele ainda conseguindo conversar falou a seu irmão, "Gilmar está doendo demais, me leva pra casa, não estou aguentando esta ardendo", e apertava com forças a mão do irmão.  Já depois da morte do irmão Gilmar desabafou sobre a precariedade da saúde em Senhor do Bonfim, pois segundo ele nenhum exame nem de raio X foi feito em seu irmão enquanto permanecia naquela casa de saúde.

Sobre o autor

David, andava armado pra cima e para baixo em Senhor do Bonfim, recentemente depois de saber que seu nome poderia estar em uma possível lista negra, de Nilton da Rua do Buraco que é suspeito de ter matado Adriano na noite do dia 16 de fevereiro de 2013, com seis tiros, fato ocorrido na Rua do Buraco casa da vitima.  Suspeitando que seu nome pudesse estar na lista David efetuou um tiro com uma pistola em um motoqueiro que foi até sua casa saber sobre uma moto, e assim mesmo a policia sabendo da periculosidade do autor nada foi feito antes que ele fizesse a nova vitima nesse domingo.

Sobre a vitima

Eduardo era um jovem bastante trabalhador, cresceu ajudando os pais, era micro empresário, trabalhou como proprietário de um Geladão no bairro Alto da Maravilha, trabalhou como vendedor do grupo Nova Schin, e tinha atualmente uma empresa de Moto táxi no bairro Santos Dumont, onde residia atualmente.  Deixa 4 filhos, irmãos sobrinhos e uma família inconformada com a violência de Senhor do Bonfim.
 

Maravilha Notícias