domingo, 4 de agosto de 2013

FESTA DOS 80 ANOS DA DIOCESE DE BONFIM



A Diocese de Bonfim deu início na tarde desse sábado, 03 de agosto de 2013, as comemorações dos 80 anos de sua criação e instalação.

Ao longo dos seus 80 anos passaram pela nossa Diocese seis bispos, sendo eles:

Dom Hugo Bressane de Araújo, o primeiro bispo ordenado na Diocese de Bonfim no dia 2 de maio de 1936.

O segundo Bispo Diocesano, Dom Henrique Golland Trindade recebeu a consagração episcopal pelas mãos do Cardeal Sebastião Leme no dia 8 de junho de 1941.

O terceiro Bispo Diocesano, Dom José Alves Trindade tomou posse no dia 10 de janeiro de 1949.

A Diocese de Bonfim foi pastoreada por 15 anos pelo quarto Bispo Diocesano Dom Antônio Mendonça Monteiro, que foi empossado em 9 de junho de 1957, na festa de Pentecostes. Ele teve seu corpo sepultado na Catedral Diocesana de Bonfim.

O quinto Bispo Diocesano de Bonfim, Dom Jairo Rui Matos da Silva, que foi o bispo com maior Governo Episcopal em nossa diocese, foram quase três décadas. Sua consagração episcopal aconteceu no dia 5 de maio de 1974 e durou até o mesmo pedir afastamento, tornando-se Bispo Emérito.
Faleceu em 12 de janeiro de 2007, seu corpo foi sepultado aos pés da imagem do Sagrado coração de Jesus na Catedral Diocesana de Bonfim.



O atual Bispo de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano, potiguar da cidade de São José do Mipibu.
Dom Francisco foi eleito Bispo de Bonfim aos 26 de julho de 2006 e vem fazendo um bom governo na Diocese, já pode ser considerado o Bispo das Vocações Sacerdotais.


Paróquias da Diocese de Bonfim:


1 - ANTÔNIO GONÇALVES – BA
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
2 - CAÉM – BA
Paróquia de São Gonçalo do Amarante
3 - CAMPO FORMOSO – BA
Paróquia de Santo Antônio
4 - CANSANÇÃO – BA
Paróquia de Senhora Santana
5 - CAPIM GROSSO – BA
Paróquia de São Cristóvão
6 - FILADÉLFIA – BA
Paróquia de São Sebastião
7 - ITIÚBA – BA
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
8 - JACOBINA – BA
Paróquia de Santo Antônio
9 - JACOBINA – BA
Paróquia de São José Operário
10 - JAGUARARI – BA
Paróquia de São João Batista
11 - MIRANGABA
Paróquia de São João Batista
12 - MONTE SANTO – BA
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
13 - NORDESTINA – BA
Paróquia de São João Batista
14 - OUROLÂNDIA – BA
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo
15 - PINDOBAÇU – BA
Paróquia do Senhor Bom Jesus
16 - PONTO NOVO – BA
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
17 - QUEIMADAS – BA
Paróquia de Santo Antônio
18 - SAÚDE – BA
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde
19 - SENHOR DO BONFIM – BA
Paróquia do Senhor do Bonfim – Catedral Diocesana
20 - SENHOR DO BONFIM – BA
Paróquia de São José Esposo
21 - SENHOR DO BONFIM - IGARA – BA
Paróquia de Santo Antônio de Igara
22 - SERROLÂNDIA – BA
Paróquia de São Roque
23 - UMBURANAS – BA
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
24 - VÁRZEA NOVA-BA
Paróquia da Santa Cruz
25 - SÃO JOSÉ DO JACUÍPE - BA
Comunidade São José


Presente nas comemorações o Bispo da Diocese de Rui Barbosa, Dom André, falou sobre a importância da cordialidade entre a Igreja com a presença dos padres das paróquias e declarou: “Eu acho que esta fraternidade merecia esta presença, parabéns, Diocese de Bonfim! Parabéns, Dom Francisco Palhano!


Durante o sermão Dom Francisco citou: “mantivemos o olhar fixo sobre Jesus, o Senhor do Bonfim, autor e consumador da fé. Nele encontramos plena realização, toda ânsia e desejo do coração humano. Conforme a Porta Fidei nº 13 nos escreve: somos conscientes de que é Ele mesmo, Ele quem foi e quem vai a nossa frente, endireitando as estradas, Eu vos precederei na Galileia, não temais
E continuou “hoje somos chamados a olhar para o passado com gratidão, sermos agradecidos porque herdamos os frutos das sementes do evangelho, outrora lançado nesta terra, que inicialmente era uma povoação indígena e depois a terra do bom começo. O Senhor Jesus quis aqui armar sua morada, nesta terra do bom começo e nossa querida terra do Senhor do Bonfim. Queremos nesta prece suplicar ao Senhor, para que, sejamos esta igreja que atinja todas as esferas da vida social levando a ela Jesus e o Seu evangelho, que é a única palavra de salvação”.

Dom Francisco qualificou como um marco de fé na vida de toda igreja que celebrou seus 80 anos e que mobilizou a Diocese toda com preparação, reflexão e com o coroamento que aconteceu nesse sábado. Os projetos não se encerraram por aí e fica aqui o convite para cada servo assumir sua missão na messe.

Dom Francisco falou da alegria da Igreja no Brasil que recebeu os últimos três Papas:
João Paulo II, hoje beato, que esteve por três vezes no Brasil;
Bento XVI, que esteve na Conferência de Aparecida;
Papa Francisco, que esteve recentemente na Jornada Mundial da Juventude, o que para Dom Francisco, esse momento marca os jovens, bem como todo povo Cristão Católico.
Reconhecido como o bispo das vocações, Dom Francisco, disse que quando aqui chegou encontrou quatro sacerdotes natos dessa região, hoje são nove e ele disse esperar ordenar mais nove, para que a missão de levar o Evangelho dê continuidade nesta diocese.



A Srª Mary Vânia Menezes, membro da PASCOM Diocesana, destacou que esse seja um momento de fé e de perseverança, onde os fiéis católicos verdadeiros sentem-se abraçados pelo Papa Francisco. Ela disse se sentir feliz por poder celebrar os 80 anos da diocese e convidou todos a orar e agradecer por bênçãos derramadas no seio da Igreja.


Presente o Deputado Estadual, Carlos Brasileiro, destacou:
“um momento de muita fé, de alegria para todos os católicos e acredito que até os evangélicos nesse momento vibram com essa celebração católica, porque o Deus é um só e me sinto orgulhoso em ter sido convidado para dá uma palavra para nosso povo de Bonfim e Região e a ação da Igreja de evangelização vai além do ritual. Acho que a essência maior da igreja é poder dizer a cada cristão a importância de Jesus Cristo em nossas vidas”.


O Prefeito Dr. Correia falou da honra de poder estar presente nesse momento de fé de comemoração do Jubileu e agradeceu a presença de Dom Francisco como Bispo desta Diocese, por dirigir o povo de Bonfim na fé.




Centenas de féis vindos de suas paróquias lotaram o adro da Catedral e festejaram jubilosos os 80 anos dessa diocese, cantores de todos os grupos, de todas as idades, entre eles Neilon Barbosa, que em parceria com a Irmã Antonina compuseram e fizeram os arranjos do Hino da Festa Jubilar desta Diocese.

Estiveram presente também: A Famusb, a Filarmônica, a Polícia Militar e diversas autoridades. O mini trio com alguns músicos mais uma vez deu a sua parcela de contribuição animando a todos os presentes.

Parabéns, a todos que direta ou indiretamente contribuíram e fizeram uma bonita festa de 80 anos!


Maravilha Notícias

BONFINENSES SE ENCONTRARAM POR ACASO NO HAITI

No último sábado três bonfinenses se encontraram por acaso em Porto Príncipe no Haiti.


Os militares da Marinha do Brasil Adenilson Silva e Alencar foram designados para compor o 17º contingente de militares brasileiros que trabalham em missão de paz naquele país. Dawner, já participa de trabalhos junto com os cooperadores da ONU desde 2010. O mesmo comentou que é uma imensa satisfação poder encontrar patriotas no exterior e que essa alegria se intensifica quando esses conterrâneos são nossos irmãos bonfinenses.


“Ao longo de nossa vida tomamos decisões e direções, às vezes optamos por buscar novos horizontes em terras distantes e por muito tempo deixamos de estar com pessoas queridas em nossas vidas e que por muito tempo compartilhamos momentos únicos, tenho muitos amigos e familiares em Sr. do Bonfim, sempre cultivei a amizade e sem dúvida esses serão meus novos amigos oriundos de minha querida terra natal”. Além desses, outros bonfinenses já participaram de trabalhos naquele país, como por exemplo: Major José Roberto de Andrade, Ericleide Laba e Luiz Carlos Laba.

David de Oliveira

ESPAÇO DO LEITOR: "AGUARDAMOS A REFORMA DA PRAÇA E DO CAMPINHO DA VISCONDE"

Moradores da Rua Visconde do Rio Branco pedem providências em relação à reforma tanto do campinho quanto da Praça. Não o bastante a depredação do local de práticas de esporte a Praça também apresenta péssimo estado de conservação.

Confira as imagens abaixo:


Nossos jovens já não tem opção de entretenimento, e uma das poucas alternativas é o tradicional campinho da Visconde. Hoje o esgoto e a fedentina afastam o esporte dos bons momentos entre amigos. Onde estão as promessas dos lideres políticos na ultima década. [Moradores próximo a quadra].


Veja o que comentou em sua página do Facebook, um jovem que diz esperar a tão sonhada reforma do perímetro.


No aguardo da reforma da Praça e do campo da Rua Visconde do Rio Branco! Estarei acompanhando junto com o Secretário de Administração Rubens Torres de Holanda Cavalcante e o Prefeito Edivaldo Martins Correia, o projeto visa a continuação da quadra com uma praça ao lado onde vai poder beneficiar todos os moradores.

Projeto feito por mim apedido da população do bairro para depois não aparecer alguns vereadorzinho querendo se aparecer dizendo que foi uma luta deles ok?

Obrigado.

Bruno Michel