quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ATITUDE: ANCIÃO DESAPARECIDO EM CARRAPICHEL FOI ENCONTRADO POR BRIGADISTAS E BOMBEIROS DE BONFIM SÃO E SALVO


Desaparecido desde as 13h00min do último domingo 08, o ancião JUVENAL OLIVEIRA, aos 84 anos, residente no Distrito de Carrapichel, foi encontrado por volta das 11h15min de quarta-feira (11), por homens do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio de Senhor do Bonfim.

Segundo o integrante da Brigada o senhor foi localizado já nas imediações do povoado de Caco de Telha, onde passou quatro dias desaparecido, e foi encontrado deitado em uma espécie de cama feita por ele mesmo para se abrigar.

Informações que na terça-feira o ancião havia avistado a equipe de resgate, mas teve medo ao ver os homens do Corpo de Bombeiros fardados, e se escondeu. Mas as buscas continuaram no dia seguinte até o momento do reencontro, e como não tinha como se alimentar nem beber água, seu Juvenal estava bastante debilitado e foi medicado ainda no local, sendo depois levado ao PSF do Distrito de Carrapichel e encontra-se internado no Hospital de Bonfim, sendo medicado e reidratado.

A sociedade bonfinense parabeniza a ação dos Bombeiros de Bonfim e aos membros da Brigada de Incêndio:

Manoel Iran Felix;
Reginaldo Gonçalves Barretos;
Wemerson da Silva Leôncio;
David Rodrigues da silva;
Jota Viana Pereira Lima, que juntos não mediram esforços e devolveram o senhor Juvenal à sua família.

Maravilha Notícias

POLICIAL: COMERCIANTE SOFRE ATENTADO NAS MÃOS DE ASSALTANTES NO SANTOS DUMONT


Depois de mais um dia de trabalho, o comerciante José Lopes Filho, sofreu nas mãos de dois homens que lhe assaltaram em seu mercadinho na Rua Thomas Guimarães.

De acordo com a vitima, ele se dirigiu até a porta de seu estabelecimento comercial com a finalidade de fechar o local, como faz de costume todo início de noite, quando de repente dois elementos desconhecidos lhe abordou e o levou para o interior do estabelecimento onde de maneira violenta sofreu ameaças, agressões e lesões corporais.

"Eram dois, um armado com revolver e outro com faca, com violência, me deram tapas, cortaram meu dedo mindinho da mão esquerda, me furaram no ante braço, e ainda tentaram me furar próximo ao pescoço, e o que estava com o revolver dizia que iria atirar", disse o senhor José ainda em choque, depois de ser atendido no Hospital de Bonfim.

Os bandidos conseguiram levar um pequena quantidade em dinheiro, e seguiram tomando destino ignorado, segundo o comerciante, os elementos haviam roubado outro mercadinho na mesma rua, a PM foi acionada realizou diligências, mas ninguém foi detido.


Maravilha Notícias

EMPREGO: SOMENTE HOJE E AMANHÃ


AGRICULTURA: CDA ENTREGA TÍTULOS DE TERRA, INCLUSIVE DE ITIÚBA, NA CIDADE DE SERRINHA-BA

COMUNICADO:

MARILENE LARANJEIRA-SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ITIÚBA

Prezados (as) Senhores (as),

Recebi ligação agora a noite da SERIN, informando que a Equipe da CDA estará em Serrinha, entregando títulos de terra aos Agricultores, dia 13/09 a partir das 8:30 da manhã, só temos amanhã para articular alguns que desejarem receber logo, solicito de todos o apoio para divulgação e confirmação dos Agricultores que irão, amanhã a tarde precisamos saber quem confirmou, para podermos definir transporte...

37 Titulos que serão entregues só de Itiúba, conforme relação em anexo:

IMPORTANTE: Levar documentos pessoas, inclusive o do cônjuge...

RELAÇÃO DE PESSOAS DE ITIÚBA

01 Antonio Chaves Santos - Faz. Nova
02 Antonio Lopes do Nascimento Sobrinho - Cajueiro/Riacho das Pedras
03 Bento do Nascimento - Picos/Varzea Dágua
04 Boa Ventura do Nascimento - Pedra do Dória
05 Cezario Barauna Souza - Cabaça Velha
06 Edson Bispo de Oliveira - Sitio dos Moços/Alagadiço do Mel
07 Edmilson Pereira da Silva - Pau Branco/Cabaças
08 Elisio Oliveira - Anselmo/Rajado
09 Erculano Barbosa Filho - Varzinha/João Rodrigues
10 Ernesto Rosa de Oliveira - Alto de São Gonçalo/Varzea dos Caldeirões
11 Francisca Simões da Silva - Alagadiço Fundo/Alagadiço do Antonio
12 Gabriel Francisco dos Santos - Pau Branco/Central
13 Germano Matias dos Santos - Faz. Nova/Giboia
14 Jailson de Oliveira Silva - Alagadiço Fundo
15 Jeane Costa Barros - Cajueiro/Gitirana
16 João Nunes - Cacimbas/Mangá
17 José de Oliveira Matos - Estreito/Faz. Nova Aliança
18 José Mendes da Silva - Anselmo/Varzea dos Porcos
19 José Milton Ferreira da Silva - Pintada
20 José Nilson de Azevedo Coutinho - Sitio dos Moços/Cajarana
21 Liberino Pinto da Silva - Umbuzeiro
22 Lucinalva Ferreira da Silva - Varzea da Roça/Pintada
23 Mamedio Ferreira da Silva - Umbuzeiro
24 Manoel Rubem Reis da Silva - mangabeira/Faz. Nova Vida
25 Marcelino Silva de Morais - Mangabeira/Faz. Nova Esperança
26 Maria Alves da Silva - Mangabeira/Faz. Três Cabeças
27 Maria da Paz Alves da Silva Mangabeira/Faz. Junco
28 Maria de Lourdes Oliveira dos Santos - Umbuzeiro
29 Maria Isabel de Jesus - Picos/Faz. Maté de Cima
30 Maria Natalia Rosa da Silva - Alto do Riachão
31 Maria Neide Reis de Jesus - Pedra do Doria
32 Martiniano José da Silva - Sitio dos Moços/Riacho do Jacu
33 Oliva Ribeiro da Silva - Picos/Poço Comprido
34 Orivaldo Batista Santna - Anselmo/Faz. Pocinho
35 Pedra Maria do Nascimento - Pedra do Doria
36 Renato Reis dos Santos - Faz. Nova/Faz. Capoeira
37 Sotero de Souza Matos - Pedra do Doria/Pedra Lume.

ECONOMIA: SERVIDORES DO HOSPITAL DE BONFIM ESTÃO PREOCUPADOS COM ATRASO DE SALÁRIOS


Estava previsto para acontecer uma greve por tempo indeterminado no Hospital de Senhor do Bonfim, porém uma assembléia extraordinária foi convocada com os Sindicalistas e os Servidores daquela casa de saúde, juntamente como Secretário de Saúde do Município, Washington Sobreira, que se comprometeu assinar e colocar em prática um acordo que já havia sido assinado no inicio do ano, que prometia para abril, após o pagamento das parcelas do 13º salário, que os servidores receberiam acima do mínimo, o que não vinha acontecendo desde então.

Ainda na última assembléia realizada no pátio do Hospital, onde os servidores aceitaram novamente as promessas do Secretário de colocar em ação de imediato o acordo já neste mês de setembro na qual os vencimentos serão pagos em outubro, outra dúvida paira sobre os servidores que já amarguram o atraso no salário do mês de agosto.

Nossa reportagem em contato com a direção do Hospital, foi informada que já encontra-se confeccionada a folha de pagamento do mês referente ao atraso, e justificou que está dependendo apenas da Prefeitura, que é encarregada de repassar os valores para aquela casa de saúde, e que inclusive no novo acordo foi dado o dia 12 como data limite para o pagamento, porém o dinheiro ainda não foi depositado na conta do Hospital, e assim que for depositado será feito o pagamento aos servidores, informou Norleide, Diretora daquela casa de saúde.

Nossa reportagem também tentou contato com a Secretária de Finanças, Ana Paula, fomos informados que ontem havia sido feito o deposito da metade do valor em torno de R$ 600.000,00, porém um problema no sistema do banco impediu que os depósitos pudessem ser realizados, Ana Paula adiantou que na próxima segunda-feira, será feito os depósitos em sua totalidade, para pagamento dos médico e funcionários diversos do Hospital.


Maravilha Notícias

ECONOMIA: BAHIA CONTINUA FORA DE HORÁRIO DE VERÃO DIZ WAGNER


A Bahia não vai participar do horário de verão no período de 2013/2014, afirmou o governador Jaques Wagner na tarde desta quarta-feira (11), durante uma coletiva à imprensa que anunciou 11 novos voos internacionais diretos de Salvador.

"Eu vou me manter fora do horário de verão. Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação [negativa] muito grande da população, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano eu vou me manter, como no ano passado, fora do horário de verão", afirmou o governador.

ASCOM

ECONOMIA: BANCÁRIOS DECIDEM EM ASSEMBLEIA SE VÃO ENTRAR EM GREVE


Os bancários da base do Sindicato da Bahia realizam assembleia nesta quinta-feira (12), às 19h, no Ginásio de Esporte, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador, para decidir se entram em greve por tempo indeterminado a partir do dia 19.

Com data base em 1º de setembro, os bancários reivindicam reajuste salarial de 11,93%, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) só oferece 6,1%. Os bancos não apresentaram também propostas para outros itens da pauta de reivindicação, que inclui maior participação nos lucros e resultados, fim das metas, do assédio moral, investimentos em saúde e segurança, além de melhores condições de trabalho.

A categoria está em campanha salarial desde agosto, mas as negociações com os bancos não avançaram. Caso a paralisação se confirme, o objetivo do Sindicato dos Bancários é manter fechadas todas as agências bancárias de Salvador e demais cidades do Estado, até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda as necessidades dos empregados.

Fonte: Sindicato dos Bancários

COTIDIANO: ENTREGA DE MÁQUINAS BENEFICIA O TERRITÓRIO DO SISAL

O Governo da Bahia entrega, nesta sexta-feira (13), um conjunto de máquinas ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL). O ato acontecerá em Serrinha, às 9h00, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e contará com a participação dos secretários Rui Costa (Casa Civil), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Cézar Lisboa (Relações Institucionais). Esta ação visa intensificar o desenvolvimento do Semiárido, beneficiando os 19 municípios do território de identidade do Sisal.

O kit de máquinas a ser entregue ao CONSISAL é composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba. Representando todos os prefeitos consorciados, o maquinário será recebido pelo presidente do Consórcio, Osni Cardoso, prefeito de Serrinha.

O secretário Rui Costa, que coordenada o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, salienta a importância das máquinas. “Estamos fortalecendo os consórcios para que eles possam agir em benefício de seus municípios. Desenvolver o semiárido é desenvolver a Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e dando qualidade de vida à população”, afirma Rui.

Serão beneficiadas as cidades de Araci, Barrocas, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Biritinga, Nordestina, Queimadas, Quinjique, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano, Valente e Serrinha.


Ascom - Casa Civil

POLICIAL: ESPOSA MANDA O GENRO MATAR O SEU MARIDO NO MUNICÍPIO DE CAÉM


Em coletiva de imprensa na 16ª Coorpin no início da tarde desta quarta, 11, realizada pelo coordenador Dr Fábio Santos em Jacobina, foram apresentados as pessoas de: Edmar de Jesus Silva, 22 anos, e sua sogra Vera Lúcia Alves de Jesus, 36 anos.

Os dois são autores da morte do agricultor Edson Moreira Cajado, 42 anos, ocorrido no último dia 3 na Fazenda Lages, município de Caém. As investigações foi da responsabilidade do delegado Bel João Jaques Valois, que atua em Várzea do Poço e Caém. Após as investigações que apontaram Vera Lúcia esposa da vítima como mandante do crime, e seu genro Edmar de Jesus como executante, os acusados foram presos por uma guarnição do DPM de Cáem no distrito de Gonçalo, onde os mesmos residiam.

Na coletiva, Edmar afirmava que matou o sogro para atender o pedido da sogra, e pelo Fato do mesmo ser bastante mulherengo. Edmar utilizou duas espingardas, uma para dar coronhadas na vítima, com outra deflagrou o tiro e não dando por satisfeito ainda apedrejou a sogro. Já a Vera Lúcia negava a versão do genro. Os meliantes encontram-se a disposição da justiça, encarcerados na DEPOL de Jacobina.


Augusto Urgente