sábado, 14 de setembro de 2013

SAÚDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM BONFIM COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA


A Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim inicia na próxima segunda-feira (16) a campanha de vacinação antirrábica 2013, voltada para gatos e cachorros domésticos. A imunização será realizada por bairros/localidades e segue até o dia 9 de outubro. O órgão de saúde pede para a população que não deixe de levar seu animal para tomar a vacina, que garante a saúde tanto o animal como de toda a família.

A vacina é gratuita e todos os animais acima de três meses de idade devem ser vacinados. A campanha nacional visa a erradicação da raiva, cujas complicações, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), causam mais de 50 mil mortes por ano em todo o mundo. A doença é transmitida através da saliva de animais infectados.

Abaixo segue o roteiro da vacinação:

Data: 16.09.13
Local 1: Santos Dumont - Escola Tomaz Guimarães
Local 2 : Umburana, Garrotas, Junco, Sítio da Umburana, Queimado, Passagem do Açude e Tanquinho.
Local 3: Estiva, Pau d’arco, Jatobá , Canavieira, Campo Cumprido, Caco de Telha

Data: 17.09.13
Local 1: Buriá – próximo à casa do agente comunitário de saúde
Local 2: Visconde do Rio Branco – próximo ao batalhão da Polícia Militar
Local 3: Barbosa Santos – Escola municipal

DATA: 18.09.2013
Local 1: Tijuaçu, Alto bonito, Água Branca, Quebra facão.
Local 2: Tijuaçu: Lajinha, Lagoa da Pedra, Fazenda Fojo e Rodeadouro.

Data: 19.09.13
Local 1: Mercado – antiga escola Luis Viana.
Local 2: Missão do Sahy, Mocó, Varzinha, Machado, Maravilha, Posto da Seca.
Local 3: Barro, Coité, Catuaba, Salinas, Fazenda Cana Brava, Fazenda do Miguel.

Data: 20.09.13
Local 1: Alto do Cigano – próximo a casa do agente comunitário de saúde.
Local 2: Carrapichel, Mamão, Barroca do Faleiro, Mulungú, Amarante e Curadeira.
Local 3: Vila nova – próximo a casa do agente comunitário de saúde.

Data : 23.09.13
Local 1: Passagem Velha , Cruzeiro, Cazumba I, Cazumba II, Morro e Limoizinhos.
Local 2: São Jorge – Escola Paroquial
local 3: Passagem Velha, Lage, Mulato, Butiquim, Lagoinha.

Data 24.09.13
Local 1: Pêra – próximo ao posto policial.
Local 2: Baraúna, Pica pau, Rancharia, Ladeira do capote, Raposa e Troncho.
Local 3: Gamboa – Cazuza torres

Data 25.09.13 Local 1: Baraúna, Tapuiá II, Gameleira, Garrota, Várzea Comprimida, Caldeirão de Dentro.
Local 2: Olaria – Igreja Santa Luzia.
Local 3: Igara, Anjo, Boqueirão, Sohen, Maria preta, Caçador, Tapuiá e Jatobá.

Data 26.09.13
Local 1: Bonfim III - posto policial.
Local 2: Igara, Pereira, Tocas, Campo do meio, Queimadinho, Pé de serra, Lagoa velha, Macambira.
Local 3- Kolping – em frente à comunidade da kolping.

Data 27.09.13
Local 1: Caatinguinha, Itapicuru, Lagoa grande, Socotozinho e Patos.
Local 2: Praça da lagoa
Local 3: Lagoa do boi, Caldeirão do Simão, Caçucar, Caldeirão do Caximbo

Data: 30.09.13
Local 1: Pebas
Local 2: Cariacá, Limões, Tocaia, Jataí, Pedra do umbu, Várzea dos porcos, Boa esperança e Pedro de Souza
Local 3: Cariacá, Posto Transvale, Cachoeirinha, Terrerinho, Têiu, Morrinho.

Data 01.10.13
Local 1: Derba – próximo a escola do Derba
Local 2: Tanquinho, Pé do morro, Várzea do cavalo, Anacleto, Ricochó, Fazenda Veados, Tanquinho.
Local 3: Tanquinho, Urubu, Picada, Tanque velho, Várzea rasa

Data 02.10.13
Local 1: Barro de cima, Barra de baixo, Cajazeiras, Areias, Maxixeiros.
local 2: Quicé, Fazenda raposa, Cruz do Deserto, Olhos d’água, Tamburi.

Data 04.10.2013
Local 1: Quicé, Veados, Garrota, Barragem, Cajazeiras

Data 07.10. 2013
Local 1: Conjunto residencial Brisa do Monte
Local 2 : Lagoa do peixe

Data 08.10.2013
Local 1: Alto da Maravilha - próximo ao PSF
Local 2: Mutirão - posto policial

Data 09/10/2013
Local 1: Populares- II centro de saúde
Local 2: Populares- Escola Dr. José Gonçalves

POLICIAL: POLICIA CIVIL ERRADICA ROÇA DE MACONHA EM JAGUARARI


Operação da Polícia Civil da Bahia comandada pelo Coordenador Regional da 19ª Coordenadoria regional de policia do interior (Coorpin), Dr. Felipe Neri da Silva Neto e pelo delegado titular de Jaguarari dr. Kelson Francisco de Araújo Freitas, cumprindo mandado de busca e apreensão no interior de Jaguarari descobre uma área pronta para plantação de maconha.


A abordagem policial começou por volta das 7h da manhã, da última sexta-feira, 13, na localidade de Santo Antônio, zona rural de Jaguarari. No local de vegetação de caatinga a equipe de policias fortemente aramada encontrou mangueiras de plástico que provavelmente seriam usadas na irrigação, um poço artesiano, um tanque feito no chão para armazenamento de água, 24 kg de sementes de maconha e 76 kg de maconha pronta para consumo. No local ainda foi encontrado vários canteiros para desenvolver as mudas de maconha.

“Estamos fazendo uma ligação com uma recente apreensão de maconha que aconteceu nas proximidades do local pela policia militar. Acho que eles conseguiram tirar alguma maconha que ficou no local e trouxeram para esconder aqui. Nós estamos investigando para ver se existe alguma ligação”. Comentou o delegado Felipe Nery.

Nenhuma pessoa foi presa na propriedade rural, o local foi abandonado pelos traficantes antes da chegada da policia.


Falandotudo
Fotos : policia civil

SAÚDE: CAPACITAÇÃO DOS ACES EM SENHOR DO BONFIM‏


A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim através da 28º DIRES realizaram treinamento de capacitação dos profissionais de combate a DENGUE para o uso do larvicida DIFLUBEZURON produto que é comprovado sua eficácia pela (OMS) e (MS). A Capacitação aconteceu durante os dias 12-13/09/2013 com aulas teóricas e praticas mestrado pelo coordenador de Endemias da 28º DIRES, Sr. Emanuel José dos Santos e o Responsável pela UBV, Sr. Marcelo Moura. O uso do “novo” larvicida já será colocado em pratica para a população Bonfinense a partir da próxima semana.

POLÍTICA: PREFEITO E VICE TEM MANDATO CASSADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL


Saiu no final do expediente desta sexta-feira (13), a decisão do Juiz Eleitoral da Quadragésima Sétima Zona Eleitoral, Ednaldo Fonseca Rodrigues, cassando o mandato do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

Na sentença, o magistrado cassa também o mandato do vice-prefeito Francisco Oliveira do PT, tornando os dois, prefeito e vice, inelegíveis por oito anos e acrescenta informando que a decisão vem função da interferência do poder econômico e pelo desvio e abuso do poder de autoridade, bem como pelo uso dos meios de comunicação, determinando a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para as providencias legais que couber, consoante as suas atribuições.

Geraldojose



ASCOM DA PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE CASSAÇÃO DO MANDATO DE ISAAC CARVALHO

Derrotada pelo povo de Juazeiro de forma acachapante, a Oposição não respeitou a decisão livre e independente da população e tenta virar o jogo no tapetão.
Após uma eleição tranqüila, em que todos os juízes reconheceram , em várias entrevistas, a lisura do pleito, a Oposição entrou com três processos visando cassar o mandato do Prefeito Isaac Carvalho.
Em dois processos a Justiça negou os pedidos da Oposição e em um deles outro juiz acatou os argumentos apresentados.
O Prefeito recebe a decisão da Justiça com equilíbrio, respeito e serenidade. Mas se verifica que a Oposição induziu o juiz a um erro grave, que certamente será revisto em instâncias superiores.
Diz a Oposição que a eleição foi decidida para Isaac porque algumas pessoas fizeram adesivos dizendo “tô com o vaqueiro de novo”. Trata-se de alegação insustentável. Como frágeis também são as alegações de contratação de funcionários. As provas apresentadas por Isaac, neste processo, tiveram parecer favorável do Ministério Público, mas o juiz entendeu de outra forma.
Os advogados do Prefeito vão recorrer desta decisão precária, enquanto o Prefeito segue no cargo, trabalhando com total e absoluta tranqüilidade.


Ascom - Prefeitura Municipal de Juazeiro

ARTIGO: PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NO SEMINÁRIO TECE E ACONTECE


Os Conselhos Municipais de Senhor do Bonfim (CMDCA, CMS, CME, CT e CMAS), bem como dos municípios de Juazeiro, Pindobaçú, Nova Fátima, Jacobina e América Dourada, tiveram participação atuante no Seminário TECE E ACONTECE – AVANTE – 2013 realizado no Centro de Pastoral Diocesano entre os dias 10 a 13 de Setembro, estabelecendo metas para trabalhar em rede, dirigindo, acompanhando e fiscalizando as diversas ações ocorridas no município buscando o pleno desenvolvimento na Primeira Infância.

Os Conselheiros de Senhor do Bonfim, demonstraram total interesse ao elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAA), que teve como objetivos: Fortalecimento da Casa dos Conselhos; Planejamento, organização e execução do Dia Municipal da Primeira Infância; Mobilização para melhoria, recuperação e adequação das praças e jardins da cidade para as crianças do município.

“O processo de elaboração do PAA foi feito de forma democrática, houve a efetiva participação de todos os Conselhos. Foi um processo de discussão muito bom e bem produtivo”, afirma a Técnica da Casa dos Conselhos de Senhor do Bonfim, Laianne Alcântara.

As propostas de metas foram apresentadas no Seminário na manhã desta sexta-feira (13) e para garantir a agilidade nos trâmites, de modo a atingir os objetivos almejados a Comissão formada neste evento estará se reunindo no próximo dia 19 de Setembro na Casa dos Conselhos.

O Seminário é uma promoção da AVANTE e do SANTANDER para ampliar o debate sobre a Primeira Infância e prevê ações de formação integrada dos Conselhos setoriais - de Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, com foco na Educação Infantil, a fim de difundir conhecimentos sobre o tema.

POLICIAL: FALSOS PASSAGEIROS ASSALTAM ÔNIBUS DA FALCÃO REAL QUE FAZIA LINHA DE CAMPO FORMOSO A SALVADOR


Três bandidos armados assaltaram por volta das 3 horas da madrugada deste sábado (14), um ônibus da empresa Falcão Real, placa JRO-3517, que seguia de Campo Formoso para Salvador.

Segundo a ocorrência, o trio embarcou como passageiros em uma cidade próxima a Campo Formoso e quando o ônibus passava por um quebra molas na BR-116 Norte, na entrada para o distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, o assalto foi anunciado.

Todos os 36 passageiros foram saqueados e prestaram queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira. Os bandidos fugiram a pé.


Fonte: Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa

POLÍTICA: OBRAS DEIXADAS PARA O NOVO GOVERNO, COM OS RECURSOS EMPENHADOS GESTÃO PAULO MACHADO


Por uma questão de justiça apresentamos em detalhes as grandes obras que iniciamos ou concluímos, o quanto investimos e o quanto ficou para o novo governo.


Paulo Machado

EDUCAÇÃO: ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR 2014 SOMENTE ATÉ AMANHÃ DIA 15


O Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB abriu no último dia 5 de setembro − o período para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2014.

Os interessados em pleitear o benefício têm até o dia 15 do mesmo mês para se inscrever no site www.vestibular.uneb.br.

O pedido de isenção será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio operacional), que deve ser realizado até a data de vencimento. Os candidatos que solicitarem o benefício, mas não forem contemplados, podem descontar os R$ 5 da taxa de inscrição do vestibular.

A relação dos candidatos beneficiados com a isenção no Vestibular 2014 será divulgada até o dia 4 de outubro.

QUEM TEM DIREITO?

De acordo com o edital, têm direito ao benefício estudantes de baixa-renda oriundos da rede pública de ensino e do programa Universidade para Todos (UPT), do governo estadual.

Funcionários do quadro efetivo e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), ocupantes de cargo temporário, prestadores de serviço e docentes da UNEB também têm direito à isenção.
“Todos os discente do UPT têm direito ao benefício, desde que possuam frequência de no mínimo 75% das aulas”, explica a presidente do CPS, Romilda Almeida.

Informações: tel. 0800 071 3000 ou e-mail vestibular@listas.uneb.br.