segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ESPORTE: RESULTADOS DE CAMPEONATOS DE FUTEBOL EM BONFIM DO FINAL DE SEMANA


ESPORTE: REAL BONFIM NÃO TEME VENENO E DERROTA CASCAVEL NO CSU


No clássico do C.S.U desse domingo o time do Radialista Zoeira Legal (Gleyson Carvalho) venceu a forte equipe do Cascavel , numa partida emocionante que agradou o publico presente. Joelson, Presidente da Liga , elogiou as duas equipes por ter apresentado um futebol excelente e de alto nível técnico, agradando a todos que foram prestigiar mais um domingo de futebol no Centro Social Urbano.

“O time do Real Bonfim mostrou em campo que tem elenco e futebol para disputar o título” disse Pedro Neto o apresentador da TBL e presidente do Vitorinha que esteve assistindo a partida.

Resultados finais:

REAL BONFIM 1 X 0 CASCAVEL
M. S. SEARA 1 X 0 ITABAIANA

Maravilha Notícias.

EMPREGO: IF BAIANO OFERTA MAIS DE 200 VAGAS PARA PROFESSOR BOLSISTA


De 23 de setembro a 7 de outubro, o IF Baiano (Instituto Federal Baiano) estará com inscrições abertas para seleção de professor bolsista na modalidade cursos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnico e Emprego).

Ao total, são 212 vagas abertas para profissionais de diversas áreas de formação que irão ensinar nos cursos de agricultor familiar, auxiliar de pedreiro e confeiteiro, preparador de doces e conservas, forragicultor, agricultor orgânico, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de computador, recepcionista, agente de informações turísticas, inglês básico, laminador e pintor de embarcações em fibra de vidro e agricultor agroflorestal, atuando em algum dos Campi de Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca ou na Unidade Remota Salvador.

Os interessados que devem possuir nível técnico e/ou superior na área específica do módulo poderão se inscrevergratuitamente, preenchendo uma ficha de inscrição (por módulo, sendo dois no máximo) e encaminhando-a comcópias de documentos comprobatórios para a Reitoria do IF Baiano (Instituto Federal Baiano), no bairro Imbuí, em Salvador.


ASCOM IFBAIANO

AÇÕES DA PM 54ª CIA CAMPO FORMOSO


Porte de Arma Branca


Por volta das 19h50min., do dia 21Set13, a Policia Militar foi solicitada por moradores do bairro Esplanada, nesta cidade, onde informavam que havia um homem em posse de uma tesoura, ameaçando os transeuntes. Uma viatura foi enviada ao local, constatando a veracidade do fato. Foi feita abordagem ao acusado, MOÉSIO LEODÓRIO DA SILVA, vulgo “Dado”, 25 anos, residente na Rua Capim Grosso, S/N, bairro Esplanada, onde foi encontrada uma tesoura. Moésio foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil desta cidade, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.


Roubo

Por volta das 11h30min., do dia 21 de setembro de 2013, em Antônio Gonçalves, foi preso em flagrante delito e conduzido à sede da 19ª COORPIN, na cidade de Senhor do Bonfim, JOSÉ DANTAS DOS SANTOS, vulgo “Zé da Lila”, 35 anos, residente na rua da Estação, Antônio Gonçalves, por ter roubado um pneu de motocicleta da oficina do Marcão, de propriedade do Sr. José Marcos, localizada na Av. Princesa Isabel, contorno rodoviário de Antônio Gonçalves. O acusado foi apresentado à autoridade competente, que registrou a ocorrência policial.

54ª CIA

SEGURANÇA ALIMENTAR: OPERAÇÃO "BONFIM LEGAL" APREENDEU MERCADORIAS IMPRÓPRIA PARA CONSUMO EM BONFIM

Aos vinte dias do mês de setembro de 2013, às 09:30h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nesta cidade, aconteceu a reunião pública que apresentou aos comerciantes, empresários e à População em Geral o Balanço Geral da Operação Bonfim Legal . A Promotora de Justiça Dr. Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, falou das atribuições da promotoria de justiça de defesa do consumidor, bem como da importância da Operação que, além das fiscalizações propriamente ditas, teve um papel, sobretudo, educativo junto aos comerciantes e à população em geral. Apresentou o balanço geral da operação através de slides que demonstraram as infrações cometidas pelos estabelecimentos visitados, bem como as fotos dos vários produtos apreendidos e que foram, devidamente, incinerados pela Vigilância Sanitária Municipal, vez que tais produtos não podiam ser doados ou mesmo aproveitados para o consumo humano, razão pela qual foram apreendidos


Missão do MPBA: Defender a sociedade e o regime democrático para garantia da cidadania plena.

COTIDIANO: INCÊNDIO NO LIXÃO ESTÁ SENDO CONTROLADO PELO CORPO DE BOMBEIROS


O Governo Uma Nova Realidade esclarece que, na tarde de hoje (22), A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, representada pelo Secretário Antônio Augusto de Oliveira Santana, foi informada sobre um incêndio no lixão. Imediatamente o Secretário acionou o Diretor de Fiscalização e Controle Urbano.

O Diretor de Fiscalização e Controle Urbano, Valdemar Medeiros Sobreira após avaliar a situação, prontamente entrou em contato com o Chefe de Gabinete, Ricardo Aquino e com Secretário de Infrestrutura, Dr. Humberto Correia que também dirigiram-se ao lixão. Ao mesmo tempo, acionaram o Corpo de Bombeiros, e, em contato com a Soldado Mara, o efetivo imediatamente se deslocou para as devidas providências de combate ao incêndio.

Alguns catadores de material reciclável ajudaram a amenizar e controlar o incêndio abrindo caminho para o Corpo de Bombeiros. Até o presente momento, 22h54min, o efetivo do Corpo de Bombeiros (Soldado Marcelo, Geovane, Geraldo) ainda estão no local.


ASCOM

POLÍTICA: PREFEITO BANGA PARTICIPA COM AGRICULTORES DA REGIÃO DA 34º MISSÃO DA TERRA


Com o sorriso estampado no rosto, entre milhares de pessoas, era possível notar a tamanha felicidade do prefeito Banga do município de Itiúba, em participar da 34º Missão da Terra. Banga , andou por cerca de 4 Km ao lado das Pessoas vindas de diversas partes da Diocese de Bonfim, no momento em que as pessoas notavam a presença do prefeito era abraços, aperto de mão e palavras de boas vindas.

Para Banga, prefeito que veio de assentamento rural, está ali, é um momentos de vivenciar as conquistas que o povo camponês adquiriu, através de muita luta e sacrifício. Ser prefeito hoje, e está com esse povo fazendo essa grande reflexão de vida, é muito importante para mim.

A 34º Missão da Terra, que acontece aqui na cidade de Andorinha, nesse domino 22 de setembro, trás o tema, Sem Terra, Água e Pão: Para onde vai o Povo de Deus do Sertão? Um tema que nos guia, a um compromisso como administrador, finalizou o prefeito Banga. Banga, foi um único prefeito visto no evento pela equipe de reportagem, e teve como sempre o grande carinho das pessoas, que o considera já um líder regional.

Day Bonfim

POLÍTICA: BONFINENSE PARTICIPARÁ DO PARLAMENTO JOVEM EM BRASÍLIA


O estudante da Escola Sacramentinas, Ruan Valmir Souza da Silva, de 17 anos, filho do servidor público municipal – Valmir Araújo da Silva, vai representar a cidade de Senhor do Bonfim – BA, no Programa “Parlamento Jovem Brasileiro”, promovido pela Câmara Federal, que tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Ao todo, 78 jovens brasileiros foram escolhidos para conhecer de perto o trabalho dos deputados federais e o estudante Ruan Souza esta entre os 06 do estado da Bahia.

Para participar do programa do Legislativo Federal, o estudante, teve que criar um Projeto, que teve como tema “Coleta de Resíduos de Eletrônicos a nível Nacional”, onde foi subordinada por uma seleção junto aos assessores da Câmara dos Deputados.

Portanto, nos dias 22/09/2013 a 27/09/2013, o Bonfinense estará em Brasília, acompanhando a rotina de trabalho dos Deputados Federais, como também terá o seu momento de ESTRELA, onde irá atuar com um jovem Deputado que irá defender seu Projeto, caso seja aprovado vai para o Senado para votação.

Ruan resta – nos pedir a Deus que continue abençoando os seus passos e dê muita sabedoria e discernimento nesse caminho de SUCESSO, que só está começando.

Nós Bonfinenses nos orgulhamos de você!!!!

POLICIAL: 6º BPM CONDUZ HOMEM À DELEGACIA POR INVASÃO E AMEAÇA


Neste domingo (22), às 17:30, na Praça Austricliano de Carvalho, no Centro de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Edilson Antonio dos Santos, de 30 anos, por invadir a catedral da Igreja Católica da cidade e ameaçar funcionários.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

LFG : CONHECIMENTO E CONQUISTA !


Não perca oportunidade de ampliar seus conhecimentos!
Mais informações na Rua Visconde do Rio Branco,42, Centro. Prédio da Anhanguera. Contato:(74)3541-5865 / 3541-4717
www.lfg.com.br

ARTIGO: ACIDENTES DE TRÂNSITO - CONHEÇA OS DANOS E PREJUÍZOS MAIS COMUNS

Maiana Santana
Em meados da segunda quinzena de agosto passado o site JusBrasil publicou em seu espaço noticioso comentário da advogada Luciana Mascarenhas, integrante do Escritório Mascarenhas e Associados, especialista em Direito do Trânsito e Pós-Graduada em Direito Público, consultora da Rede Globo de Televisão e do Jornal Estado de Minas, na área de Trânsito, definindo os tipos de danos e prejuízos mais comuns decorrentes de acidentes de trânsito e que deixam a maioria das pessoas em dúvida.


São considerados os danos e prejuízos mais comuns em acidentes de trânsito os seguintes: Dano Material; Lucros Cessantes; Dano Corporal; Dano Moral; Dano Estético e Danos Emergentes.


O comentário da advogada Luciana Mascarenhas teve o propósito de esclarecer dúvidas a respeito do assunto e que ainda alcança a maioria das pessoas envolvidas em acidentes dessa natureza, por puro desconhecimento dos seus direitos.


Para tornar ainda mais claro cada um dos danos e prejuízos que decorrem de acidentes de trânsito, facilitando a compreensão leiga da maioria dos leitores, a abordagem desses danos e prejuízos é feita neste espaço em linguagem simples e direta, desprezando jargões jurídicos que muitas vezes embelezam o texto, mas, seguramente, dificultam o entendimento da pessoa comum, que não está afeita a expressões jurídicas.


DANO MATERIAL – é o que atinge diretamente o patrimônio da pessoa física (do ser humano), ou da pessoa jurídica (de empresas, instituições ou entidades). Geralmente esse tipo de dano ou prejuízo se dá por causa de uma ação (prática de um ato) ou omissão (ausência de prática de um ato) realizada por terceiros. Para que haja reparação de DANO MATERIAL será necessário e imprescindível que fique demonstrado que a conduta indevida do causador do dano resultou o efetivo prejuízo patrimonial da vítima (isto é, ficou demonstrado a existência do que o Direito define como nexo de causalidade). Nesse caso, ocorrendo o acidente, deve ser apurado se a conduta reprovável do causador do fato foi ou não uma conduta culposa, ou seja, ele não queria aquele resultado, mas, por descuido, imperícia ou negligência, provocou o acidente (é o que o Direito denomina de responsabilidade objetiva). Diferentemente ocorre nas relações de consumo, porque aí não se discute quem é ou não é culpado, apurando-se apenas a ocorrência ou não do fato gerador do dano, valendo esta regra também para os danos causados pelas atitudes indevidas do Poder Público (é o que se conhece no Direito por responsabilidade objetiva).


LUCROS CESSANTES – a vítima deixa de obter algum lucro ou deixa de receber algum valor por causa do acidente, ficando impedida de trabalhar, de fechar algum negócio etc. A vítima é frustrada na sua expectativa de algum ganho ou remuneração. Nesse caso não importa se houve dolo (a intenção do causador do fato gerador do dano em causar o prejuízo), bastando tão somente a culpa (pelo descuido, imperícia ou negligência por parte do causador do fato). A advogada Luciana Mascarenhas lembra que há divergências na jurisprudência (decisões repetidas dos Tribunais sobre o assunto), porque há decisões que afirmam que os LUCROS CESSANTES seriam DANOS MATERIAIS e outras que afirmam que os LUCROS CESSANTES são considerados PERDAS FINANCEIRAS. A essência do dano, nesse caso, está na frustração que a vítima sofre na sua expectativa de obter algum ganho (seja salarial ou lucro negocial) em decorrência do acidente do qual é vítima.


DANO CORPORAL – Acontece quando o acidente causa lesão física ao ser humano, resultando em perda ou redução de membro (órgão) ou função corporal. Exemplos: por causa do acidente, a vítima perdeu um braço, uma mão, uma perna, um pé, parte do pulmão, do fígado etc.


DANO MORAL – Evidentemente não envolve lesões a direitos patrimoniais ( porque se trata de DANO MATERIAL). O DANO MORAL é o que atinge a dignidade da pessoa, ou, de modo mais amplo, o que atinge direitos da personalidade, causando sofrimento psíquico, constrangimento, ou qualquer tipo de desconforto. O conceito de DANO MORAL há muito foi ampliado, alcançando, inclusive, as pessoas jurídicas, desde que relacionados aos chamados direitos da personalidade, atingindo o nome, a honra e a dignidade.


DANO ESTÉTICO – è considerado uma subespécie de DANO CORPORAL, ficando caracterizado pela redução ou eliminação do padrão de beleza de uma pessoa, mas sem a ocorrência de seqüelas que interfiram no funcionamento o seu organismo. Exemplo: cicatriz que deixe marca no corpo, mas não impede o funcionamento da parte atingida. Não se pode confundir DANO ESTÉTICO, com DANO CORPORAL e DANO MORAL. São parecidos, mas não são iguais. Enquanto o DANO CORPORAL se caracteriza pela redução ou perda de função de um órgão ou membro do corpo humano, o DANO ESTÉTICO se caracteriza pela diminuição ou eliminação do PADRÃO DE BELEZA de uma pessoa. Já o DANO MORAL se caracteriza pela ofensa injusta causada à pessoa (a exemplo de DOR e SOFRIMENTO e também nos casos vistos como desrespeito à integridade física da pessoa humana). Pra resumir, Teresa Ancona Lopes, no seu livro DANO ESTÉTICO, pág. 38, define o DANO ESTÉTICO como sendo “qualquer modificação duradoura ou permanente na aparência externa de uma pessoa”, de tal sorte que cause enfeiamento, gerando humilhações e desgostos à vitima, dando origem, consequentemente, a uma dor moral.


DANOS EMERGENTES – São os prejuízos que efetivamente a vítima sofreu no seu patrimônio. Exemplo: a vítima teve o seu veículo danificado durante um acidente e esse prejuízo não é reparado, porque o causador do acidente não tem como fazê-lo. Não se confunde com LUCROS CESSANTES, porque nesse caso a vítima deixa de ganhar alguma renda futura, ainda que imediata. Exemplo: a vítima depende do seu veículo para trabalhar e por causa do acidente, fica inativo. Caracteriza-se, aí, situação de LICROS CESSANTES.


São estes os danos e prejuízos mais comuns que podem resultar de um acidente de trânsito e que podem, cumulativamente, ser cobrados numa mesma ação judicial pela vítima contra o causador do acidente, buscando a satisfação dos seus direitos.


*Maiana Santana é advogada, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba).

ARTIGO: O PLANO DIRETOR URBANO DE SENHOR DO BONFIM E A DEMOLIÇÃO DE PRÉDIOS HISTÓRICO-CULTURAIS


No segundo semestre de 2012, o então Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o Plano Diretor Urbano de Senhor do Bonfim, almejando que em 2013 já estivesse sendo colocada em prática a Lei oriunda do referido Projeto de Lei. Alegando exigüidade do tempo, o que impediria uma ampla discussão do texto com a população bonfinense, a Mesa Diretora devolveu o Projeto de Lei ao Executivo, no intuito de que fosse reencaminhado no presente ano.

Acompanhavam o projeto de lei volumes diversos, com anexos e mapas, fruto de um lento trabalho iniciado ainda no governo Cândido Augusto Martins, mas interrompido pelo fato de não ter sido incluída a zona rural no referido Plano Diretor. O ex-prefeito Carlos Brasileiro contratou nova empresa que demorou quase doze anos para ultimar o trabalho, enfim finalizado no Governo Paulo Machado.

O referido PDDU que, torcemos, seja encaminhado o mais breve possível à Câmara de Vereadores pela Secretaria de Administração e Gabinete do atual governo, divide o município em micro e macro zonas, Zonas Especiais, define áreas reservadas à preservação ambiental, ao comércio e à indústria, entre outras questões.

Considerando a demolição de antigo casarão, estes dias, na Praça Nova do Congresso, antiga mansão de Celso Teixeira, membro ilustre de reconhecida família bonfinense, vem à tona mais uma vez a necessidade de aprovarmos o Plano Diretor que se arrasta a anos. A sua aprovação e regulamentação teriam impedido com maior clarividência e poder a demolição de diversos prédios históricos bonfinenses, a exemplo do citado casarão e do casarão pertencente a Antonio Simões, na Praça Juracy Magalhães, em 2012.

O capítulo III do Plano Diretor que aguarda oportunidade de retornar ao Legislativo, define as áreas e prédios que não podem ser demolidos, aos quais outros podem ser acrescentados por ocasião de discussão do Projeto de Lei que se encontra pronto em algum armário da Casa Amarela. De acordo com o referido capítulo terceiro, são consideradas intocáveis as “Edificações, Equipamentos e Zonas Especiais que compreendem partes do território municipal e da cidade sede que exigem tratamento urbanístico especial diante de particularidades ambientais, culturais, formais e de uso, sobrepondo-se ao zoneamento geral estabelecido.” (art. 52).

De acordo com o texto de lei exigem tombamento e preservação as edificações seguintes:

I – a Casa sede da Câmara de Vereadores e a sede da Prefeitura Municipal (antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública);

II – a Casa do Bispado, à Rua Cônego Hugo, 726;

III – o Colégio Estadual, antigo Maristas;

IV – a Estação Ferroviária;

V – o Chafariz Público, à Praça Alexandre Góes;

VI – a Casa de D. Adelina Félix , à Praça Nova do Congresso, 427;

VII - a Casa de Austricliano de Carvalho, à Praça Austricliano de Carvalho, 90 .

VIII -a Casa de Laura Bartilotti

X – o Pontilhão da Rua Campo Formoso

XI –a Casa do Orfanato São José

XII – a Casa de Bamberg

XIII – a Casa de Ester Gonçalves

XIV – o Chalé Amarelo de 1922, no Alto da Maravilha

XV - a Casa do Prefeito Mariano Ventura

XVI - a Casa da Prof Zenáurea Campos Dias

XVII - a Casa de Cândido Felix

XVIII - o Painel da Sacramentinas, de autoria do Prof. Udo Knopff

XIX - a Casa de Antônio Simões

XX - o Cruzeiro das Almas

XXI - o Prédio União e Recreio

XXII - o Chalé de 1922, na Rua Campo Formoso

XXIII - a Casa de Araguacy Gonçalves

XXIV - a Casa Augusto Sena Gomes

XXV - o Chafariz do Condomínio Leste

XXVI – a Igreja Batista Lírio dos Vales

XXVII – a Loja Maçônica


O município de Senhor do Bonfim solicita e aguarda do Executivo Municipal o reenvio do cada vez mais urgente e indispensável Plano Diretor do Município de Senhor do Bonfim.


ASCOM Paulo Machado - 23-09-2013

DESABAFO: MURIÇOCAS INVADEM NOVO HORIZONTE


Mais uma vez venho por meio deste espaço solicitar providências quanto ao saneamento básico do bairro Novo Horizonte. Há um ano moro neste bairro e não tinha muriçocas quando elas começaram a aparecer depois que os esgotos da ruas adjacentes passaram a ser despejados na rua SÃO PAULO que por sinal , é uma rua com Caixas coletoras. Chega a ser absurdo, o descaso do vereador "representante" deste eleitorado, bem como o setor de obras desta Prefeitura...
Fotos já foram divulgadas neste site como prova do que denuncio aqui, bem como solicitações diversas através de ligações pra o setor responsável.
Será que teremos de protestar quebrando o pavimento da rua como muitos estão fazendo com o intuito de chamar a atenção?

ATÉ QUANDO ISSO CONTINUARÁ?

Será que nossas crianças terão que pegar viroses, doenças como Dengue e outras infecciosas para que essa Secretaria possa tomar uma atitude?
Certa vez contatei o órgão responsável e disseram que haviam solicitado as manilhas pra fazer esse serviço e já faz 04 meses... Será que estão vindo de avião???
Pelo amor de DEUS não suportamos o mau cheiro, não suportamos o descaso.
Já foi feito até abaixo assinado e ate agora nada foi realizado. Mas tenha certeza que a associação dos moradores e os residentes deste bairro certamente darão a resposta disso nas urnas !!!! O eleitor está cansado de ser enganado.

M. Junior