quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SAÚDE: SAMU DECLARA PARALISAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA


Diante da situação que chega a quatro meses de atraso de salário de servidores no SAMU, de Senhor do Bonfim, foi decretado em assembleia ocorrida na tarde dessa quarta (16),que na próxima sexta-feira (18), os serviços serão suspensos por 24 horas, e segundo informações se atá a próxima segunda-feira (21), não for pago a metade dos atrasados, os serviços irão parar por tempo indeterminado nessa cidade.

Ainda na manhã dessa quarta o Repórter Netto Maravilha esteve conversando com o Secretário de Saúde Dr. Washington Sobreira que disse que o problema enfrentado no atraso do pagamento de servidores do SAMU se deu devido a problemas com a documentação de alguns trabalhadores da instituição, e acrescentou que até sexta-feira estaria agilizando pelo menos o mês de julho.

Há informações que somente casos extremos serão atendidos durante a paralisação.


Maravilha Notícias


POLÍTICA: AÇÕES DA CÂMARA VEREADORES DE SENHOR DO BONFIM (15/10/2013)


Confira o resumo da sessão ordinária desta terça-feira, dia 15 de outubro, da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.

Dia dos professores

Após a leitura da ata da última sessão, o presidente usou a palavra, e em nome da casa e de todos os vereadores, parabenizou a todos os professores pelo seu dia que foi comemorado nesta terça-feira, dia 15 de outubro.

Descaso com a Barão do Cotegipe é culpa do povo?

O vereador Dr. Jorginho, no uso de sua palavra, agradeceu e elogiou o Governo Federal, por ter entregado em Senhor do Bonfim um caminhão caçamba, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC2), assim como, já foram entregues também ao município, ônibus escolares, retroescavadeira e patrol. Também na oportunidade, o edil demonstrou sua indignação com a Rua Barão do Cotegipe, que era uma via com uma pista de asfalto tipo tapete, e atualmente está esburacada e maltratada, o qual hoje, terça-feira, estourou quatro manilhas, e em entrevista em uma rádio local, um funcionário ligado à secretaria de infraestrutura culpa os moradores, então a culpa do descaso é da população? Fica a pergunta.

Descaso com PSFs e Portal da Transparência

Ao usar a tribuna, o vereador João Carlos Bernardes, Biro Biro, falou sobre o desrespeito com o programa do Governo Federal em relação aos PSFs (Unidade de Saúde da Família), e neste programa é definido que esses postos de saúde devem possuir médicos com 40h semanais, mas infelizmente tem se verificado que está sendo feito rodizio em regime de plantão entre estes médicos, sendo que os mesmo estão dando no máximo três plantões mensais, chegando ao no máximo a 20 ou 30 horas semanais. Com isso, pode acontecer de perdermos os benefícios neste programa e consequentemente afetar os distritos de nosso município.

Ainda no uso da palavra, o vereador Biro Biro, informou que em busca de informações sobre a questão das transparências, acessou o Portal do Ministério da Saúde, e foi constatado que no programa PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Postos de Saúde PSFs, que neste programa busca aplicar um recurso oriundo do Governo Federal, e que já entrou nos cofres públicos até setembro exatamente o valor de R$ 478.300,00 (quatrocentos e setenta e oito mil e trezentos reais). E com isto foi solicitado da imprensa para fazerem visitas aos PSFs e confiram o que foi feito e realizado através deste recurso que não sabemos se foram realizadas melhorias de qualidades nos respectivos postos do município.

Ainda sobre a transparência, o vereador ainda chamou atenção sobre uma notificação que o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios enviou a todas as prefeituras e câmaras dando um prazo de 10 dias para que insira o link do Portal da Transparência em seus sites/portais o acesso de fácil visualização e entendimento do cidadão para que todos possam verificar as receitas e despesas destas instituições. E já pude verificar que esta casa é a única na região que já está cumprindo esta lei, enquanto no site do poder executivo, o link não funciona.

Despreparo do Executivo com Infraestrutura e Saúde

Usando a tribuna, o vereador Ivan Barbosa parabenizou aos professores pela passagem do seu dia e comentou um pouco de como foi criado este dia tão especial. Na oportunidade, parabenizou também ao professor José Bites de Carvalho e a professora Carla Liane, por serem eleitos reitor e vice-reitor da Uneb respectivamente vencendo brilhantemente em todas as categorias da eleição.

O edil ainda se demonstrou insatisfeito com o atual governo em relação à falta de preparo com as atuais obras de nosso município, como por exemplo, na Rua Barão do Cotegipe que podemos verificar que foi realizado um trabalho sem nenhuma observação técnica e mesmo sem concluir, já estão iniciando outra obra na Rua Manoel Victorino, precisamente em frente ao Colégio Sacramentinas, o qual não sabe do que se trata.

Ainda usando a palavra, o vereador Ivan Barbosa, informou que foi procurado por uma pessoa que denunciou sobre os carros locados para a secretaria de saúde que na maioria já completam quatro meses sem receber. Já a Farmácia Popular, desde o governo anterior que foi fechado para reforma, e no atual governo que já completou 10 meses e até hoje não temos nenhuma informação sobre quando voltará a funcionar normalmente.

Secretário de Finanças deve comparecer à Câmara

O Vereador Gilberto Pires Cirqueira, Bel, ao usar a tribuna, pediu ao presidente que faça um requerimento solicitando a presença do Secretário de Finanças nesta casa, para que o mesmo justifique o motivo devido ao atraso nos pagamentos de salários e contratos do município. Posteriormente o presidente colocou o pedido de requerimento em discussão e o mesmo foi aprovado por unanimidade.

Aproveitou também o espaço e informou sobre o mesmo ter presenciado no bairro Santos Dumont a utilização de um caminhão caçamba para coleta de lixo, o que leva perigo aos próprios funcionários que coletam. Ainda na oportunidade, lembrou-se de sua denuncia em relação ao Consórcio Piemonte do Itapicuru, que prometeram obras como o Aterro Sanitário para toda microrregião que até hoje não se deu andamento.

Falta de atenção do governo do estado com o Hospital Regional

O vereador Edivaldo da Silva Guedes, Chocolate, demonstrou sua indignação em relação à falta de atenção do governo do estado com a Saúde de Senhor do Bonfim, preferencialmente com o Hospital Regional, que mesmo tendo profissionais disponíveis, mas não termos equipamentos necessários para concluirmos os atendimentos, aparelhos como o mamógrafo e raios-X que já deveriam estar nesta unidade. Enquanto em outras cidades como Juazeiro que já recebeu uma reforma do Hospital Regional e agora acabou de receber a Casa da Criança, enquanto nosso município não chega nada, nem enquanto o PT governou Senhor do Bonfim, e muito menos agora, que é governado por um partido oposição ao governo do estado.

Reforma do complexo esportivo das Populares

Usando a palavra, o vereador Adelson Bahia, concordou sobre os problemas com o complexo esportivo do bairro Bonfim II (Casas Populares), que foi denunciado pelo vereador Biro Biro. Mas adiantou a todos que as providencias já foram tomadas pelo poder executivo e será feito uma licitação para seja adquiridos materiais para iniciar a reforma do complexo nos próximos dias.

Saúde tem profissional, mas falta muito mais

Ao se direcionar a tribuna, o vereador Helson de Carvalho, líder do governo, falou em relação às denuncias dos vereadores da oposição, onde o mesmo confirmou que a saúde realmente não vai bem e com alguns erros, principalmente nos PSFs, mas que o problema não é só em Senhor do Bonfim, mas também, no estado e no país. Mas o mesmo irá solicitar do secretário de saúde, para que seja feita uma reunião de imediato com vereadores da situação em relação a todas as preocupações sobre a falta de pagamentos com profissionais de saúde, e que muitos estão atualmente insatisfeitos, como no PSF do distrito de Igara, que alguns profissionais já não estão comparecendo para atendimento e outros querendo também abandonar o posto de saúde. Mas também vale lembrar que a saúde em Senhor do Bonfim melhorou muito, pois os postos hoje têm medicamentos e profissionais em que em tempos atrás estava um caos muito pior.

Ainda usando a palavra, o vereador Helson falou sobre o patrolamento de estradas, que o atual governo de Dr. Correia está fazendo nos distritos, e que em muitos anos não tinha sido feito em nosso município. Também ressaltou sobre a iluminação pública que atualmente está sendo uma realidade em ruas e bairros de Senhor do Bonfim.

Por Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim

POLICIAL: AÇÕES DA PM 6º BATALHÃO


6º BPM realiza prisão por ameaça com arma de fogo e arma branca

Nesta terça-feira (15), às 8h30, no Centro da Cidade de Itiúba, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por ameaça, porte de arma de fogo e arma branca.
Gil da Silva Dias, 24 anos, de posse de uma espingarda de fabricação caseira e de um facão, ameaçava a vizinhança. O acusado e testemunhas foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Itiúba, juntamente com a arma e o facão.

6º BPM apreende adolescente após golpe de canivete

Nesta terça-feira (15), às 11h30, no Bairro da Olaria, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma adolescente de 17 anos que desferiu um golpe de canivete nas costas de outra de 16, na Rua do Muriá, Bairro Bonfim III.
No hospital onde a vítima se encontrava, parentes forneceram aos policiais o endereço da autora do ato infracional. Na residência, a adolescente estava com o pai que a acompanhou durante a apresentação na delegacia de Polícia Civil.
A adolescente ferida foi submetida a procedimentos médicos, encontra-se internada e seu estado é estável.

Dupla de policiais do 6º BPM apreende drogas

Nesta terça-feira (15), às 13h30, na Rua Fernandes da Cunha, Centro da Cidade de Senhor do Bonfim, uma dupla do policiamento ostensivo a pé do 6º Batalhão de Polícia Militar, após abordagem, prendeu Ednaldo Rodrigues dos Santos, 39 anos, portando um dolão de maconha. O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

6º BPM realiza prisão por porte ilegal de arma de fogo

Nesta terça-feira (15), às 20 horas, no Bairro Mutirão, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Francisco Pedro de Moraes, 68 anos, que se encontrava em frente à sua residência, ameaçando atirar em via pública com uma pistola calibre 22, com uma munição intacta. O acusado, juntamente com a arma apreendida, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

EDUCAÇÃO: UNEB PRORROGA INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR 2014


TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 084/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público que as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2014 ficam prorrogadas até o dia 27 de outubro de 2013, até às 23h e 59 min. As inscrições deverão ser realizadas pela INTERNET nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br e os boletos deverão ser pagos até o dia 28 de outubro de 2013, no horário bancário. Ficam mantidas as informações contidas no Edital de Abertura de Inscrição, republicado no D. O. E. de 30 de agosto de 2013. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 11 de outubro de 2013.


Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

UNEB

POLÍTICA: CÂMARA DE BONFIM REALIZA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ATÉ DIA 22 DE OUTUBRO


O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Laércio Muniz de Azevedo, informa abaixo as datas para as audiências públicas de LOA - Lei Orçamentária Anual e PPA - Plano Pluri Anual para o exercício de 2014 em Senhor do Bonfim Bahia.

As datas são:

15/10;
17/10;
22/10.

Todas a serem realizadas às 19:00h onde participarão Associações de Bairros e Distritos, Ministério Público, Conselho Tutelar dentre outros e a quem interessar. Os Ofícios convites já estão sendo expedidos, no entanto como são muitos, solicitamos então à imprensa que seja divulgado para que todos possam participar já que envolve interesses de toda população.


Atenciosamente,

ASCOM

ARTIGO: COMANDANTE DA 54ª CIPM PROMOVIDO A TENETE CORONEL


Dia 12 de Outubro deste, o comandante da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar/Campo Formoso, PAULO HENRIQUE RIBEIRO BRANDÃO, foi promovido ao posto de Tenente Coronel, conforme publicação em Diário Oficial do Estado da Bahia. Transcreve-se abaixo a referida publicação:

“O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

R E S O L V E

promover ao posto de Tenente-Coronel do QOPM, pelo critério de merecimento, o Major PAULO HENRIQUE RIBEIRO BRANDÃO, com base nos artigos 126, inciso II, § 2º, e 137, “caput”, da Lei nº. 7.990, de 27 de dezembro de 2001.”

EMPREGO: VAGAS DE TRABALHO PARA BONFIM E REGIÃO


O SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim, está selecionando neste dia 16 de outubro de 2013 candidatos à vaga de:

Lavador de Carro: 01 vaga

Ensino Fundamental Completo;
Sexo Masculino;
Experiência na área;
Habilitação B.

Técnico em Radiologia: 01 vaga

Ensino Médio Completo;
Sexo Feminino;
Experiência de 06 meses;
Experiência em Informática.

Garçom:01 vaga

Ensino fundamental Completo;
Ambos os Sexo;
Experiência de 06 meses.

Cadista:01 vaga

Ensino Médio Completo;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses em CTPS.

Vendedor interno: 01 vaga

Ensino Médio Completo;
Ambos os Sexos;
Experiência em ótica ou curso ótico.

Obs.: Vaga para trabalhar em Capim Grosso.

Dentista: 01 vaga

Superior completo;
Ambos os sexos.

Obs.: Vaga para Senhor do Bonfim e Andorinha.

Técnico de Edificações: 01 Vaga

Ambos os Sexos;

Montador de Móveis: 01 Vaga
Ensino fundamental;
Sexo Masculino;
Experiência na área.

Padeiro: 01 vaga

Ensino fundamental;
Sexo masculino;
Experiência de 06 meses.


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

ECONOMIA: SISMUSB REÚNE COM SERVIDORES DO SAMU HOJE EM BONFIM E SERVIÇOS PODEM SER SUSPENSOS


COMUNICADO

O SISMUSB – Sindicato dos Servidores Publico Municipal de Sr. do Bonfim, reúne-se pela segunda vez com os servidores da SAMU nesta quarta feira 16/10/2013 as 17:00 horas na Sede da Samu, para discutir o descumprimento do acordo firmado entre Prefeitura e Sindicato sobre o pagamento de salários atrasados, onde possivelmente poderá acontecer uma paralisação.

Desde já agradecemos a presença de todos.
A Diretoria

COTIDIANO: NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO A DEFENSORIA DE BONFIM NÃO ATENDERÁ DIA 28/10/2013


Em virtude do feriado relativo ao DIA DO SERVIDOR PÚBLICO que será comemorado dia 28/10/2013 (segunda-feira) a Defensoria Pública de Senhor do Bonfim não estará atendendo ao público.

As pessoas que foram agendadas para este dia podem comparecer à DEFENSORIA PÚBLICA NO DIA 30/10/2013 (quarta-feira).

São elas:

Francisco Torres; Durvalina Rosa; Claudenice da Silva; Conceição Ferreira e Deisse dos Santos e Marinézio dos Santos.

Obrigada pela compreensão.

Camila Berenguer
DEFENSORA PÚBLICA.

PROGRAMA - UM PÉ NO FUTURO: DICAS PREPARATÓRIAS E AULÃO DO ENEM!!!

Dicas para o ENEM com temas da atualidades e Redação das 14h às 16h30 min do dia 19 de outubro.
Evento gratuito, inscreva no link : http://penofuturo.anhanguera.com/