terça-feira, 22 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO: IF BAIANO OFERTA 275 VAGAS EM PROCESSO SELETIVO 2014


Oportunidade para cursos de Agropecuária, Alimentos, Agrimensura e Manutenção e Suporte em Informática

Até o dia 24 de novembro, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2014. No Campus Senhor do Bonfim, serão ofertadas 275 vagas para o curso integrado (egressos do ensino fundamental que desejam fazer o ensino médio com técnico) na área de Agropecuária (140 vagas) e oscursos subsequentes (egressos do ensino médio) nas áreas de Alimentos (60 vagas), Agrimensura (35 vagas) e Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas).

O curso da modalidade integrada será todo em turno integral (manhã e tarde) com oferta para o primeiro semestre. Na modalidade integrada, além da formação básica de ensino médio, eles debaterão, em Agropecuária,durante o curso: fases dos projetos agropecuários; propriedades rurais; programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; levantamentos topográficos rurais.

Já, nos cursos subsequentes de Alimentos (ofertado nos turnos da manhã e da tarde), serão abordadas questões como: processamento e conservação de matérias-primas; planejamento, coordenação e controle de atividades do setor; desenvolvimento de novos produtos e processos. Em Agrimensura (ofertado no turno da manhã), levantamentos e implantações topográficas e geodésicas; técnicas de mensuração e automatização;interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites; mapas georreferenciados; planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação. Em Manutenção e Suporte em Informática(ofertado no turno da manhã), manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática; arquiteturas de rede e análise de meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação; configuração e desinstalação deprogramas básicos, utilitários e aplicativos; realização de procedimentos de backup e recuperação de dados.

Para ingressar em um dos cursos, os candidatos inscritos na modalidade integrada farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Naturais, Geografia, História e Matemática; já, na modalidade subsequente, Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, no dia 8 de dezembro, domingo, às 13h na cidade do campus onde pretende estudar. Resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 16 de janeiro no site do IF Baiano.


ASCOM IFBAIANO

SERVIÇO: ESCOLA MUNICIPAL CÂNDIDO FÉLIX MARTINS COMEMORA SEUS 44 ANOS COM AÇÃO SOCIAL NESTA QUARTA-FEIRA


Os “Monitores do programa Mais Educação” da Escola Municipal Cândido Félix Martins, vem por meio deste, convidar toda comunidade do Alto da Maravilha, para participar da Ação Cidadania em comemoração do aniversário de 44 anos da respectiva escola, que será realizada no dia 23 de outubro, das 08h00min às 11h30min. O evento acontecerá nos espaços da referida escola.

Estarão presentes os seguintes órgãos prestando os seus serviços à comunidade:

• Salão do Miguel
• Centro de Referência da Mulher – CRM
• Polícia Militar
• CRAS – Alto da Maravilha
• Conselho Tutelar
• PSF – Alto da Maravilha
• CTA
• Baú da Leitura – Secretaria de Educação
• Mais Educação - Escola Cândido Félix


Amália Herundina Emanuelli de Oliveira
DIRETORA

SAÚDE: BRASILEIRO AINDA DESCONHECE FATORES DE PREVENÇÃO DO DIABETES


 “A maioria dos entrevistados acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença [diabetes]”

“A pesquisa ouviu 1.106 pessoas, de 18 a 60 anos, em seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife). Apenas 28% dos entrevistados relacionaram atividades esportivas ao controle da doença e 72% não associaram o tabagismo como fator de risco.”

“(…) entre 2000 e 2010, o transtorno matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas obesas acima de 40 anos. Nesse tipo de diabetes há insulina, porém a ação é dificultada pela obesidade.”


Agência Brasil

SAÚDE: OUTUBRO ROSA SERÁ CELEBRADO NO BONFIM III


A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Bonfim III
Abraçando a campanha “outubro rosa” que fala da importância da prevenção do Câncer de Mama, realizará um evento que falará sobre este tema.
Coordenação: Enfª. Renata Izabella
Realização: Equipe do PSF do Bonfim III

Evento: Prevenção contra o câncer de mama
Local: PSF do Bonfim III
Data: 23/10/2013
Horário: às 12h00

Pauta do Evento:
O que é o câncer de Mama;
A importância do diagnóstico precoce;
Demonstração de como se faz o auto-exame;
Distribuição de panfletos educativos e informativos;
Sorteios de brindes, etc.

Apoio:
Lions Clube de Senhor do Bonfim;
Vereador Ivan Barbosa;
E profissionais do PSF do Bonfim III.

POLÍTICA: JAGUARARI SEDIA I ENCONTRO TERRITORIAL DA JUVENTUDE


O Município de Jaguarari foi anfitrião, na ultima sexta-feira, 18 de outubro, do I Encontro Territorial da Juventude do Piemonte Norte do Itapicuru. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Diretoria de Politicas Publicas da Juventude, com o apoio do Conselho Estadual de Juventude.

Participaram do encontro cerca de 300 jovens dos municípios do território, que contou com as presenças de várias autoridades, como o Prefeito Antônio Nascimento, a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, o Diretor de Politicas Publicas Para Juventude, Leandro Silva, os deputados estaduais Yulo Oiticica e Carlos Brasileiro, além de secretários dos municípios que integram o território e vereadores do município de Jaguarari.

O Diretor de Politicas Publicas para Juventude, Leandro Silva, disse “que o encontro foi um momento ímpar para a juventude do nosso território, onde ouvimos anseios desses jovens. Trata-se um espaço para os jovens terem uma oportunidade de estarem participando da construção de uma agenda para a juventude em nosso território”, concluiu.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, citou que o encontro é a concretização do resultado da politica para juventude já implementada em Jaguarari. “Este encontro é um espaço de debate para estes jovens, em um momento de descontração e trabalho, para que as prefeituras do território possam colocar em prática o que discutimos neste dia”, disse a secretária.

O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, falou da satisfação de receber os jovens do território e destacou o trabalho desenvolvido em seu governo em prol da juventude. “Implementamos uma diretoria de juventude para mostrar que Jaguarari está alinhada aos interesses dos jovens e que o município se preocupa com a criação e execução de políticas públicas voltadas aos jovens, dessa forma, tirando jovens da criminalidade e trazendo de volta a sociedade” disse.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

EDUCAÇÃO: CANDIDATOS DO ENEM NA BAHIA DEVEM FICAR ATENTOS AO HORÁRIO DE VERÃO


Estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia devem redobrar a atenção devido ao início do horário de verão, iniciado neste domingo, 20. As provas serão aplicadas no sábado, 26, e domingo, 27, e na Bahia os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h em todo o estado, que não participa do horário de verão.

Em 18 unidades da federação, os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília (que terá os portões abertos às 12h e fechados às 13h como todos estados que adotaram o horário de verão), o que representa 3.528.114 de candidatos do total 7.173.574 inscritos.

A organização do concurso orienta os participantes a fazer anteriormente o caminho que vão percorrer nos dias do exame para evitar surpresas. O prazo final para que os candidatos recebessem o cartão de confirmação das inscrições pelo correio com o endereço do local de prova terminou na sexta-feira, 18. Quem não recebeu o cartão, deve acessar a página do Inep e conferir as informações.


Agência Estado

POLÍTICA: PREFEITURA DE FILADÉLFIA ADERE AO MOVIMENTO SOS MUNICÍPIOS, REALIZADA PELA UNIÃO DOS MUNICÍPIOS DA BAHIA


O Prefeito Antônio Barbosa dos Santos Júnior, assinou o nº Decreto 219/2013 aderindo ao movimento SOS Municípios que tem como objetivo defender o pacto federativo, dar mais autonomia financeira aos municípios e buscar de maior agilidade pelos parlamentares do Congresso Nacional na apreciação e aprovação urgente da PEC 39/2013, pela ampliação de 2% nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com a Receita Federal e o Tribunal de Contas da União, entre os anos de 2009 e 2012, os municípios baianos acumularam prejuízos de R$ 496 milhões, com a política de desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).

Aderindo ao movimento, a prefeitura fechará as portas neste dia 25 de outubro (segunda-feira), funcionando apenas serviços e atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da Saúde, Educação, coleta de lixo urbano e da Segurança Pública.

Os presidentes de 13 consórcios intermunicipais, além de representantes municipalistas vão entregar um documento reivindicatório à Dilma Rousseff, na próxima terça-feira (15), durante uma visita da presidente a Salvador e, no período da tarde, todos estarão em Brasília para pressionar deputados e senadores para agilizar a tramitação da pauta municipalista no Congresso Nacional.


ASCOM

RELIGIÃO: IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE FILADÉLFIA COMEMORA SEUS 50 ANOS


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão em Filadélfia, situada a Rua Ruy Barbosa, 59, Centro, está completando 50 anos, e convida a todos os irmãos e amigos para celebrar nos dias 09 e 10 uma cruzada "Jesus nas praças" no dia 09 com uma puxada do bairro do contorno para o centro da cidade, de 14 a 17 os trabalhos serão no templo sede com os cantores Álvaro Tito e banda e Vitória Bastos, os preletores Rafael Martins e Vagner Araújo.
Venha celebrar conosco.


Geazi Matos
Pastor - presidente

CULTURA: TRUP DA SAÚDE TRÁS PARA SENHOR DO BONFIM A COMÉDIA "OS TRÊS LADRÕES"


Em uma produção TRUP DA SAÚDE de senhor do Bonfim a TRUPE GAMBIARRA DELL' ARTE de Morro do Chapéu, traz com exclusividade para Senhor do Bonfim, dias 02 e 03 de novembro, as 20h, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, a comédia sucesso de público na Chapada Diamantina, Salvador e Metropolitana:

OS TRÊS LADRÕES!!!

Comédia de Jackson Ferreira e Direção de Daniel Silva!!
Venha rolar de rir conosco!!!
Ingressos à venda na Academia Apolo com Jaíne Driele, na Secretaria do CEEPS Tancredo Neves, Com a galera da Trup Da Saúde...

Valor do ingresso 10,00 (dez reais) ESTUDANTE SÓ PAGA MEIA, apresentando comprovante de matrícula.
Mais informações (74) 9138 6155, Noemy Mel Reis.

POLÍTICA: PREFEITO DECRETA PRORROGAÇÃO DE SEIS MESES DA INTERVENÇÃO NO HOSPITAL DOM ANTÔNIO MONTEIRO


O Prefeito Municipal de Senhor do Bonfim, Edivaldo Martins Correia, no uso de suas atribuições legais decreta a prorrogação por mais seis meses nos termos da Lei Municipal nº1294/2013, a contar do dia 01 de Outubro a Intervenção do Hospital Dom Antônio Monteiro e seus anexos pelo IBAPS – Instituto Bonfinense de Assistência e Promoção Social.


ASCOM