quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ATITUDE: BRIGADA DE INCÊNDIO E COMUNIDADE CONTROLAM QUEIMADAS EM SERRA DOS MORGADOS EM JAGUARARI


Por volta das 10 horas, do dia 28 outubro, na Serra dos Morgados no município de Jaguarari, onde aconteceu um incêndio acidental, mas ainda com poucos recursos os moradores locais juntos com os Brigadistas Guerreiros da Serra de Sant’Anna conseguiram apagar o fogo no final da tarde do mesmo dia por volta das 17 horas.


Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: ADESB CONVOCA PROFESSORES PARA DEBATEREM ENQUADRAMENTO NESTA SEXTA


COMUNICADO

A diretoria da ADESB, no uso de suas atribuições, convoca a todos os professores da Rede Pública Municipal para uma Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá às 8h:00, nesta sexta - feira, 01 de novembro do corrente ano, no auditório do SINDIFERRO, a fim de discutirmos sobre o enquadramento e outras questões do interesse de todos.


Adailton Costa de Souza
Diretor presidente

CULTURA: CINE BONFIM EXIBIRÁ MAIS DUAS SESSÕES NESTA SEXTA


Imperdível mais duas sessões do CINE-BONFIM, entrada Continua GRÁTIS.
É proibido a entrada com qualquer alimento.

1° Sessão Comedia Com o Filme O Concurso as 18:30 Horas
2° Sessão Ação Com o Filme O Ataque as 20:00 Horas

Apoio: Hospital Do Celular, Na Mídia Surf Wear, Maravilha Notícias, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Senhor Do Bonfim.


Organização: Bruno Michel

POLICIAL: POLICIAIS DO 6º BPM APREENDEM ARMA DE FOGO

Nesta terça-feira (29), às 21 horas, na Avenida Getúlio Vargas, na Cidade de Itiúba, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, após denúncias, apreenderam um adolescente de 16 anos e prenderam Erivelto da Silva Paixão, 19 anos, por porte de arma de fogo.

Os envolvidos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil da cidade, juntamente com uma espingarda, um cartucho de calibre 38, um estojo de pólvora e um carregador de chumbo.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

COTIDIANO: ANDORINHA PLANEJA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSB)


Em 2014, com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir de 2014, as Prefeituras que estiverem com seu Plano pronto e aprovado não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico. Diante dessa obrigação o Governo Municipal de Andorinha contratou a empresa Consulplan para junto com a equipe do Governo Municipal, Sociedade Civil e Entidades municipais, juntos construíssem o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativo aos processos de:
a) abastecimento de água potável;
b) esgotamento sanitário;
c) manejo de resíduos sólidos;
d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da sociedade, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. As audiências são o fórum de discussão da proposta da Prefeitura e para apresentação de sugestões e reivindicações. Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

Preocupado com o município, para que o mesmo não fique impedido de receber recursos em 2014, o Governo Nossa Terra crescendo com a gente, já realizou através da empresa Consulplan sob a Coordenação da Secretaria de Infraestrutura, várias reuniões juntamente com secretários municipais, diretores de departamentos, professores, representantes de Associações, Sindicatos, Ongs, entidades e empresas como a Embasa e Ferbasa e a participação de Núbia da Funasa, para discutir e formular propostas para o plano de saneamento básico do município. Foram constituídos dois comitês (Comitê Coordenativo e Comitê Executivo), que ficarão na responsabilidade junto com a Empresa Consulplan no levantamento de dados do município para contemplar o PMSB. Todos os produtos a serem executados na elaboração do PMSB de Andorinha devem ser construídos juntamente com o Comitê Coordenativo e sob sua aprovação, o que reflete a realidade do município.

As equipes de trabalhos, de Planejamento e de Acompanhamento, já começaram traçar propostas para incrementar nas discussões do Plano. Na última reunião dia 29/10 as equipes de Coordenação e Execução construíram e aprovaram o Plano de Mobilização Social. O Plano de Mobilização é o espaço para o exercício da cidadania, por meio de mecanismos sociais, do empenho entre os agentes municipais, as lideranças locais, a sociedade participante e empresa consultora para que essa metodologia se torne ação efetiva e eficaz para subsidiar a elaboração do PMSB e acompanhamento do atendimento das proporções e metas que venham a ser fixadas e suas futuras revisões.

NOSSA SOPA: CRONOGRAMA DE REUNIÃO PARA OS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA NOSSA SOPA


O Governo Uma Nova Realidade, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social informa aos beneficiários do Programa Nossa Sopa das seguintes localidades: São Jorge, Bom Jardim, Loteamento Rodoviário, Monte Alegre, Itamaraty, Novo Horizonte, Pebinhas, Bonfim III, Cachoeirinha, Quicé, Cazumba, Lages, Cariacá, Alto da Maravilha e Mamoeiro que haverá reunião sobre o Cadastramento de Novos Beneficiários e Recadastramento e 2ª avaliação nutricional de 2013 com beneficiários já cadastrados no programa através do seguinte cronograma:

04/11: ASSOCIAÇÃO DO CARIACÁ ( 8:30 h) E ESCOLA MUNICIPAL DA CACHOEIRINHA ( 10:00h)
05/11: ESCOLA MUNICIPAL DE LAGES ( 9:00h), MOMEIRO E CAZUMBA (11:00h)
07/11: CRAS DO QUICÉ (14:30h)
11/11: ESCOLA MUNICIPAL SAGRADA FAMILIA (8:30h) E ALTAMIRA TEXEIRA (10:00h)
12/11: ESCOLA MUNICIPAL DE MARITÔNIA (9:00h)
14/11: CRECHE FRANCISCO GALLI (14:00h)
18/11: ASSOCIAÇÃO DO ALTO DA MARAVILHA (8:30h)


ASCOM

POLÍTICA: CÂMARA DE VEREADORES FORTALECE ORÇAMENTO PATICIPATIVO


Pela primeira vez na história, a Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, através da gestão do Presidente Laércio Muniz de Azevedo, reuniu os edis, representantes de Associações, interessados e representantes do Poder Executivo para discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual) e do PPA (Plano Plurianual).


O Presidente da Câmara se dedicou a tornar possível essa reunião de modo a garantir a discussão do orçamento com a população, o que normalmente não se realizava em gestões anteriores, fortalecendo, assim, o orçamento participativo do Município.

Na reunião, foi sugerida ao Poder Executivo, a inclusão, no PPA, de algumas emendas, tais como: rubrica orçamentária para Guarda Municipal; Construção de Complexo Poliesportivo; Criação de Secretaria de Esporte Lazer; Criação do Conselho Municipal Antidrogas; Criação do Fundo Municipal Antidrogas; Implementação da Lei Municipal 877/2002 para inclusão de rubrica orçamentária ao Conselho Municipal de Educação.

Em 31 de outubro (quinta-feira), às 19 horas será realizada última audiência pública, na Câmara de Vereadores, para findar discussão sobre os dois Projetos de Lei acima mencionados, informando o Presidente da Câmara que os projetos deverão ser votados até a próxima semana, início de novembro.

CÂMARA

EDUCAÇÃO: INEP DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2013


Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até amanhã (30). O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: “quarta-feira chega logoo… #gabaritoenem”, escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: “Arrasada! #gabaritoenem”, comentou uma usuária do Twitter.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.


Agência Brasil

ESQUENTA LFG, UMA PRÉVIA COM SUPER DICAS PARA A RETA FINAL DO TRT

CURSO RETA FINAL DO TRT da 5ª REGIÃO
ESQUENTA LFG, uma prévia para o reta final.


A LFG te mostra o caminho, mas tudo depende da sua ESCOLHA!

Voce sempre pode mais!
Super dicas TRT 5ª região.
Aproveite a oportunidade.
Contato: (74) 3541-5865 / 6541-4717

EMPREGO: VAGAS DE EMPREGO PARA BONFIM


O SINEBAHIA/ SAC – Sr. do Bonfim está selecionando candidatos à vaga de:


Representante de Vendas Autônomo: 01 Vaga

• Ensino médio completo;
• Sexo Masculino;
Possuir carro e habilitação cat. “B”.

Mecânico de Máquina pesada: 02 Vagas

• Ensino fundamental;
• Sexo Masculino;
• Experiência na CTPS.
• Obs.: Para trabalhar em Andorinha

Técnico de Edificações: 01 Vaga

• Ambos os Sexos;

Montador de Móveis: 01 Vaga

• Ensino fundamental;
• Sexo Masculino;
• Experiência na área.

Padeiro: 01 vaga

• Ensino fundamental;
• Sexo masculino;
Experiência de 06 meses.

Vendedor Externo: 03 vagas

• Ensino Médio Completo;
• Sexo masculino;
• Experiência de 06 meses em CTPS;
• Habilitação cat. “A”, possuir moto.

Supervisor de Vendas: 03 vagas

• Ensino Superior incompleto;
• Sexo masculino;
• Experiência de 06 meses em CTPS;
• Habilitação cat. “B”, possuir carro.

Técnico em Radiologia: 01 vaga

• Ensino Médio Completo;
• Sexo Feminino;
• Experiência de 06 meses;
• Experiência em Informática.

Garçom:01 vaga

• Ensino fundamental Completo;
• Ambos os Sexo;
• Experiência de 06 meses.

Dentista: 01 vaga

• Superior completo;
• Ambos os sexos.

Obs.: Vaga para Senhor do Bonfim e Andorinha.


Os interessados devem comparecer ao SINEBAHIA/SAC
Senhor do Bonfim dás 07 h. às 15:00 h.

MINHA CASA MINHA VIDA: PROGRAMAÇÃO DA INAUGURAÇÃO E ENTREGA DAS CHAVES DO RESIDÊNCIAL BRISAS DO MONTE II


ASSINATURA DOS CONTRATOS: Dia 05/11/13 às 08:00hs no local Núcleo de Esporte e Lazer (vizinho ao Estádio Municipal Pedro Amorim).

Inauguração e Entrega das Chaves: Dia 06/11/13 às 15:00hs na Praça do Empreendimento Brisas do Monte.

Grato,

Marcus Kuhim
Assistente Social

COTIDIANO: CDL AGRADECE O SUCESSO DA ENTREGA DO 8º PRÊMIO MÉRITO LOGISTA


A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Senhor do Bonfim, na pessoa do Presidente Valberto Pereira da Silva, Diretores e Funcionários, tem a satisfação de agradecer o grande sucesso do 8º Prêmio Mérito Lojista 2013.

Empresas e Profissionais dos mais variados segmentos, onde 100 categorias foram homenageadas numa festa glamourosa, com buffet e participação da banda Sem Radar.


Evento este realizou - se em 26 de outubro, no salão nobre do Campo Clube de Senhor do Bonfim.

POLICIAL: HOMEM FOI ATINGIDO COM SEIS GOLPES DE FACA NO PESCOÇO EM PINDOBAÇU


Na tarde de segunda- feira (28) ás 16:20 h, deu entrada no Hospital Municipal Edgar Santos em Pindobaçu Neilton Rodrigues de Jesus, vítima de seis golpes de faca no pescoço, depois de se envolver em briga com o suspeito da agressão identificado por populares como sendo Ailton filho de Zé Pequeno.

Neilton depois de ser atingido pelos golpes saiu correndo por quase 200 metros até chegar no hospital para ser atendido, deixando o rastro de sangue em grande quantidade pelo caminho. Ao ser atendido na casa de saúde, foi imediatamente transferido para Juazeiro , onde segundo informações, ainda está em estado grave. O acusado encontra-se foragido, diligências da Policia Militar estão sendo feitas no sentido de capturar o acusado .

E2snoticias.com

POLICIAL: INVESTIGADORES DE BONFIM COLOCAM ATRÁS DAS GRADES ATRASA LADOS QUE ROUBARAM ORFANATO


A equipe do SI (Serviço de Investigação) cumprindo ordem de missão policial exarada pela delegada plantonista Magda Roberta de Almeida Soares conduziu até a DT/Bonfim, ROMÁRIO ALVES BRITO, vulgo “Romário” e DOUGLAS FERREIRA DOS SANTOS, vulgo “Batata” (não foi localizado) já qualificados ambos perpetraram o furto do orfanato casa do sorriso, conforme ocorrência 4424\2013.
Foram apreendidos os seguintes objetos na residência de Romário:

• 01 controle claro de TV por assinatura,
• 02 caixas desom pequenas marca megaware,
• Cabo para computador,
• 01 extensão,
• 01 estabilizador marca avr t 1000,
• 01 monitor marca aoc,
• 01 cpu marca Intel, estabilizador rts Shara,
• 01 dvd philco,
• 01 ps2 Playstation 2 com controle ,
• 01 câmara digital marca sony,
• 01 caixa amplificada.

Crime ocorrido no último sábado, em Senhor do Bonfim. Parabéns aos Investigadores por elucidar com brevidade esse fato, uma vez em que o local arrombado trata-se de uma instituição filantrópica eque precisa de doações incentivo e não de atrasa lados que venha usurpar o pouco que há lá.


Maravilha Notícias – Com informações da Depol.

POLÍTICA: CÂMARA MUNICIPAL EM AÇÃO


A Câmara Municipal realizou mais uma sessão ordinária,nesta terça-feira,dia 29 de Outubro. Confira pauta:

Vereador Critica recadastramento em Bonfim

O Vereador Helson de Carvalho do PMDB fez dura criticas a falta de estrutura do recadastramento biométrico em Senhor do Bonfim. Helson sugeriu a formação de uma comissão de vereadores para visitar o Juiz da 45ª Zona eleitoral, Dr.Tardelli Cerqueira Boa Ventura em busca de informações sobre a possibilidade em oferecer uma melhor condição aos cidadãos. O edil, disse que as pessoas estão sofrendo no calor escaldante e filas enormes e com uma quantidade de senhas muito pequena.

Helson falou ainda sobre as denuncias da oposição sobre o suposto contrato fantasma de um caminhão MULK, o edil disse, que apurou e que tudo não passava de uma calunia da oposição.

O Vereador falou ainda sobre as denuncias contra o Hospital Regional e que os problemas eram herdados da gestão de Carlos Brasileiro e não entendia por que os vereadores na época situação e hoje oposição, não faziam declarações contra as irregularidades ali cometidas, como superfaturamento na compra de água mineral, leite, salários de administradores entre outros.

Chocolate volta atacar a secretária de Saúde

O Vereador Chocolate do PP taxou de incompetente a secretária de saúde do município que não soube remanejar vacinadores para o posto de saúde do bairro São Jorge. Chocolate disse que a falta de competência de assessores da secretária de Saúde, estava comprometendo o governo do Dr.Correia.

Pesar e luto

O Vereador Tavinho do PMDB solidarizou-se com o falecimento do Sr. Raimundo Alves Nascimento, falecido no dia desta terça-feira, dia 29, segundo o edil o falecimento era membro de uma tradicional família no bairro da grande Gamboa.

Tavinho parabenizou toda a equipe que contribuiu para a realização da festa de Nossa Senhora das Graças, o vereador fez referencias as secretárias de meio ambiente e obras, além da equipe da SEDIC e todos os sarcedotes que celebraram as missas nestes dias festivos.

Respeito a Carlos Brasileiro

O Vereador Bel do PSB disse que o vereador Helson deveria respeitar muito o deputado Brasileiro, pois todas as vezes que fazia uso da palavra na tribuna da Câmara sempre citava o nome do ex-prefeito e tudo aquilo representava respeito a Carlos Brasileiro,que em sua gestão moralizou o salários do servidor e equilibrou nossas finanças.

Denuncias contra o governo

O Vereador Biro-Biro do PV disse que a maioria das denuncias feitas junto ao ministério publico foram feitas pela sociedade e todas tinham sua assinatura.

Biro-Biro, falou que a coleta de lixo no município de Senhor do Bonfim, esta sendo feita através de caçamba e que tudo esta registrado em fotografias.

O edil, disse que não se pode ficar lembrando erros do passado, pois era necessário corrigir os cometidos no presente e não ficar remoendo o passado tentado justificar o injustificável.

O Vereador parabenizou o secretario de saúde Dr.Washington Sobreira, pela boa vontade e esforço e também pela abertura ao dialogo para esclarecer as duvidas geradas com os problemas do Município, Biro-Biro disse que o secretario Sobreira tinha seu apoio.

Alto estima

O Vereador Ivan Barbosa do PT falou que o município nos dias atuais se encontra como o ex-prefeito Carlos Brasileiro encontrou o município em 2001, funcionários com salários atrasados, recebendo menos do salário mínimo, falta de exames na saúde e que o governo atual não anda e continua parado.

Falou ainda que a qualidade da coleta do lixo caiu e que não se pode admitir coleta de lixo em caçambas e que tem que evoluir sempre,os servidores estão trabalhando sem equipamentos de segurança e sem fardamento ,pois o governo não consegue andar.

Ivan chamou o secretario de obras de preguiçoso e incompetente, pois não sabia nem fiscalizar as obras do Barão do Cotegipe que foram refeitas uma três vezes.


ASCOM/CÂMARA MUNICIPAL

COTIDIANO: PROJETO DE SANEAMENTO EM BONFIM TERÁ 148 QUILÔMETROS DE REDE COLETORA


O deputado Carlos Brasileiro (PT) informou que o projeto de saneamento básico de toda a sede de Senhor do Bonfim, que foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), terá 148 quilômetros de rede coletora e beneficiará 15,3 mil unidades domiciliares. A obra, requisitada pelo deputado ao governo estadual, terá investimento de R$ 65.695.437,00.

Brasileiro voltou a comemorar o anúncio pela presidenta Dilma Rousseff da inclusão entre os projetos que receberão recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Ele também agradeceu ao governador Jaques Wagner e ao secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, pelo empenho para que a obra fosse concretizada.
O projeto foi desenvolvido pela Embasa, que executará a obra. Ele inclui uma estação de tratamento e uma estação elevatória, além de um coletor tronco de 17,4 quilômetros e uma linha de recalque de 2,1 quilômetros. Segundo informações da empresa de água e saneamento, a operação das obras deve ser contratada até junho de 2014 e os serviços deverão ser concluídos em 30 meses.
Brasileiro vinha buscando há alguns anos a concretização da obra, e teve vários encontros com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e com o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, para acompanhar o processo de conclusão do projeto e inclusão no PAC2. Para ele, o esgotamento sanitário de toda a sede de Bonfim vai garantir não apenas melhorias para a infraestrutura do município, como também proporcionar mais saúde para toda a população.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro

COTIDIANO: PAC 2, EMBASA, SANEAMENTO: O PERIGO DAS CAMINHADAS PARALELAS


O anúncio oficial do investimento, pelo Pac 2, via Embasa, no saneamento básico de Senhor do Bonfim não é algo tranqüilo e exigirá alinhamentos que convém sejam levados em conta tanto pelos financiadores como pelos executores da proposta. Há questões importantes a serem colocadas à mesa.

Desde o início de nossa gestão, dando continuidade às tentativas e buscas do ex-prefeito Carlos Brasileiro, estivemos, tanto o então prefeito como a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, periodicamente em Brasília, participando de reuniões de trabalho junto ao Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (GEPAC). As reuniões eram conduzidas pela Coordenadora Geral do PAC, Miriam Belchior e pelo Subchefe de Assuntos Federativos Olavo Noleto, contando-se com a presença do Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Ministério do Planejamento, estando presentes prefeitos de capitais, regiões metropolitanas e municípios que possuiam mais de 50 mil habitantes.

O que conseguimos de mais concreto, naquela época, foi a importância de 950 mil reais para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município, e para tanto realizamos licitação que garantiu a uma empresa de Recife o direito de elaborar o referido Plano. Soubemos que o processo estacionou, e o Plano ainda não começou a ser construído. Mas há esses recursos e o PAC 2 deu a Senhor do Bonfim a possibilidade de ter um amplo Plano que envolvia o tratamento de águas pluviais, encostas, destinação do lixo e saneamento urbano e rural.

Por sua vez, a Embasa realizou trabalhos e estudos ao longo de dois anos, em nosso município, objetivando o saneamento e chegamos a favorecer a aquisição de uma área, na BR, para estação de tratamento.

Estes dias anuncia-se a consolidação do PAC 2 pelo Saneamento Básico, e a intermediação operante da Embasa. O que não está claro para nós é o papel e o lugar do Plano de Saneamento que conquistamos com o investimento federal de quase um milhão de reais, acima referido. A Embasa já elaborou o Plano de Saneamento para Senhor do Bonfim? A Embasa fará o saneamento de nosso município com base nos estudos que aqui realizou entre 2011 e 2012? Onde se encaixará então o Projeto de Saneamento já licitado e ao qual a atual gestão ainda não deu continuidade? Terá ainda alguma valia? Como será aproveitado no pacote a ser trazido pela Embasa?

Em algum momento se precisará sentar à mesa para tentar costurar as peças que ainda estão soltas no sonhado projeto de saneamento básico de nossa terra.

ASCOM de Paulo Machado
30—10-2013