segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

POLICIAL: INCONFORMADO HOMEM TENTOU MATAR EX ESPOSA ATEANDO FOGO NA CASA EM BONFIM


Separado há pelo menos 3 (três) meses o senhor JORGE FREITAS ALVES DA SILVA, 40 anos, esteve quebrando uma medida protetiva que impedia dele se aproximar da casa de sua ex companheira, o que não aconteceu, pois Jorge adentrou pelo vitrô dos fundos, derramou feijão, outras comidas na cozinha, quebrou chip do celular, etc. Depois ficoueira sentado na calçada esperando sua ex companha, quando ela chegou foi novamente ameaçada quando ele teria dito: "sua supultura está cavada".

Cama queimada

Já por volta das 05h00min dessa segunda-feira (23), Jorge retornou à casa de sua ex, quebrou a vidraça do quarto da frente, jogou gasolina e ateou fogo, imaginando ter matado sua ex companheira, ele foi embora a pé e em visíveis sintomas de embriagues, sendo alcançado pela PM já nas imediações da ponte que dá acesso ao bairro Olaria.

Nossa reportagem foi informada, que a ex companheira de Jorge, ao adentrar em sua casa, foi dormir no quarto de sua filhinha que encontra-se de viagem a Salvador, que disse "vou dormir no quarto de minha filhinha, pra sentir o cheirinho dela". e assim a mulher foi livrada de um mal maior, contou um vizinha.


Maravilha Notícias

PREPARE-SE EM JANEIRO NA LFG...


NEGÓCIOS: SUPER FEIRÃO ORTOBOM

A Franquia Exclusiva Ortobom promove neste fim de ano, na cidade de Senhor do Bonfim, um Super Feirão com preços imperdíveis.

Vale lembrar que os produtos oferecidos pela loja são únicos e o cliente não irá encontrar em nenhum outro local em toda a nossa região.

Produtos da PRIMEIRA LINHA da ORTOBOM com até 05 anos de garantia.

Visite a loja e confira os excelentes artigos de colchoaria.

TUDO EM 10X SEM JUROS E ATÉ 40% DE DESCONTO!

Praça Dr. Antônio Gonçalves, 14
74 – 35421074 / 74 – 91179209 / 74 – 99536170


POLICIAL: POLICIA MILITAR DE CAMPO FORMOSO TROCA TIROS COM ASSALTANTE


Ontem dia 20/12, por volta das 16hs, a 54ª CIPM de Campo Formoso-Ba recebeu uma ligação anônima onde foi informado que, Diogo Carvalho da Silva, 21 anos residente na rua Bela vista S/N no Bairro São Francisco em Campo Formoso, estava em posse de um revolver calibre 38, fazendo diversos assaltos nas imediações do povoado de Pouso Alegre e Puchadeira, assim que os policiais militares o avistaram encapuzado em uma arvore foram recebidos com disparos efetuados por Diogo, os PMs revidaram e acertaram a perna de Diogo, o mesmo foi encaminhado pro Hospital São Francisco para ser socorrido, Foram apreendidos um revólver calibre 38 e a quantia de R$101,00. Diogo não corre risco de morte e já esta detido na Delegacia de Campo Formoso a disposição da justiça.


Fonte Esmeralda Notícias

POLICIAL: POLÍCIA MILITAR DE BONFIM EM AÇÃO


6º BPM realiza condução à delegacia por direção perigosa

Neste domingo (22), às 23h50, na Avenida Antonio Laurindo, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Jeferson de Jesus Cerqueira, 24 anos, por prática de direção perigosa em via pública, chegando a derrapar e cair com a motocicleta Honda Fan 150, placa NZF9037.

6º BPM realiza condução à delegacia após atropelamento

Neste domingo (22), às 20 horas, no Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Alessandro Olegário Barra, 39 anos, por atropelar uma adolescente de 16 anos, com um veículo Fiat Uno Mille. A vítima foi socorrida para o hospital pelo SAMU, onde passou por procedimento médico e passa bem.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

ESPORTE: FINAL DO CAMPEONATO DE MASTER ACABE NOS PÊNALTIS EM PARTIDA EMOCIONANTE


Na tarde de sábado dia 21, aconteceu a grande final do Campeonato de Master 2013, entre Vitorinha e Clube dos Boleiros, no Estádio Pedro Amorim. No tempo normal de jogo, Vitorinha fez 1 gol e o Clube dos Boleiros também 1. A partida foi pros pênaltis, e quem levou a melhor foi o Clube dos Boleiros, que fez 4 gols, contra o Vitorinha que só fez 3 marcações.

O Clube dos Boleiros, campeão, recebeu a taça que levava o nome do ex-jogador Carlos Luis “Tililica”, natural de Campo Formoso, que jogou em diversos clubes de Senhor do Bonfim, como o Vitorinha.
O jogador Tililica estava representado pela esposa, Telma e os dois filhos, Carla e Paulo Brito, que se emocionaram com a homenagem.

O Vitorinha, Vice-Campeão, recebeu a taça que levava o nome do ex-jogador Léo Caribé, que jogou, dentre outros clubes, no Bahia jovem e na Seleção de Senhor do Bonfim.

O Campeonato Bonfinense é uma realização da Liga Desportiva de Senhor do Bonfim e tem o apoio do Governo Uma Nova Realidade, através da Diretoria de Esportes.

Neste domingo, a partir das 16:00 acontece a Grande Final do Campeonato Amador de Senhor do Bonfim entre Treze x Vitorinha. Você não pode perder essa partida emocionante!


ASCOM

ARTIGO: OS MAUS GESTORES PÚBLICOS E OS RESTOS A PAGAR

Maraísa Santana
Estamos no fim do ano e o momento é de festas e confraternizações, mas também é momento de reflexão sobre o que passou no ano que se finda e as perspectivas do que virá no ano que está chegando, levando as pessoas, as empresas e as instituições ao corre-corre frenético para encerrar o ano com as contas no seu devido lugar, porque repetem o mau hábito de deixar tudo para a última hora.

Esse mau hábito aparece com força no âmbito da administração pública, como lembra o juiz e professor de Direito Financeiro da USP, Maurício Conti, em comentário publicado na Revista Eletrônica Consultor Jurídico, em recente edição (17.12.2013), sob o título “O Final de ano, as dívidas e os restos a pagar”.

Com esse mau hábito, muitos pagamentos que deveriam ser feitos ao longo do ano que se finda são deixados para o ano seguinte, criando-se, no âmbito da gestão pública, o que tecnicamente conhecemos por “restos a pagar”, que é um comprometimento da gestão em pagar despesas empenhadas durante o ano que se finda somente no ano seguinte.

É claro que essa prática termina onerando o orçamento do ano que vai começar, o que revela a desordem administrativa-financeira da administração pública, que foi incapaz de gerir o orçamento elaborado e planejado de acordo com as previsões contidas no PPA-Plano Plurianual e na LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias.

É comum ouvirmos gestores desorganizados e desplanejados justificarem o não pagamento de contas previstas no orçamento que foi (em tese, no papel) planejado, por causa da tradicional “queda de receita”, que na verdade não ocorre, porque, todo ano o orçamento é maior do que o do ano anterior, o que se confirma pelos registros de arrecadações anuais.

O que acontece não é a decantada “diminuição de receitas”, como apregoam os maus gestores, e sim, a flagrante desobediência deles aos princípios constitucionais regedores da administração pública, quais sejam: LEGALIDADE, MORALIDADE, IMPESSOALIDADE, EFICIÊNCIA, TRANSPARÊNCIA, entre outros.

Desobedencendo a Lei de Finanças Públicas (Lei 4.320/64) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar à Constituição nº 101/2000) e outras normas de controle da gestão pública, esses maus gestores terminam descumprindo esses princípios constitucionais regedores da administração pública, descumprindo o que foi estabelecido no orçamento anual e recorrendo a esse instrumento contábil-financeiro denominado “restos a pagar”.

Evidentemente, se esse instrumento é legal (autorizado por lei), compreende-se o seu uso moderado, porque vem em socorro da administração pública que sofreu as conseqüências de algum fato inesperado, imprevisível e que não foi possível honrá-lo no ano que se finda, não podendo, pois, tornar o seu uso abusivo, como se registra na grande maioria das gestões públicas.

Esquecem os maus gestores que a sua desordem financeira, a sua deliberada vontade de descumprir planejamentos resulta de desrespeitos aos princípios constitucionais regedores da gestão pública, levando esses maus gestores a contratar pessoal em demasia, notadamente pessoas de seu interesse pessoal ou do interesse pessoal de seus correligionários, cabos eleitorais e vereadores que lhes dão sustentação política (o pessoal do “amém”), sem concurso público e sem necessidade, causando verdadeiro inchaço nos quadros de pessoal, com repercussão nas despesas desse gênero, ultrapassando os limites prudenciais fixados em lei.
Para evitar o descontrole das contas públicas os legisladores têm procurado impor algumas limitações para evitar que dívidas contraídas em um ano sejam empenhadas em “restos a pagar”, porque isso compromete o orçamento do ano seguinte, que já começa a sua execução com esse comprometimento, situação que exige o aperfeiçoamento da legislação relativa às finanças públicas.

Nesse sentido há em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que tem o objetivo de substituir a atual Lei de Finanças Públicas, a Lei nº 4.320/64, melhorando a regulamentação para os “restos a pagar”, evitando-se os indesejáveis efeitos de uma anualidade orçamentária rígida, causadora das já citadas ineficiências na gestão financeira das instituições públicas.

O certo é que, como observa o Juiz Maurício Conti, no comentário referido, “a administração pública e o sistema orçamentário precisam se adaptar aos novos tempos, e muito há que se fazer”.
De qualquer forma, a cultura arraigada que prevalece muito viva e forte entre os nossos gestores públicos, na sua maioria, maus gestores, é a de que podem descumprir princípios e normas regedoras da gestão pública, porque impera a impunidade e dificilmente alguém é punido com rigor por isso.

Deveria existir um dispositivo que garantisse a possibilidade de “prisão preventiva” para os maus gestores que descumprissem as leis regedoras da administração pública, e, consequentemente, a perda dos seus direitos políticos por muitos anos, inclusive, com perda imediata do mandato que exercem, para que esses maus gestores fossem eliminados da vida pública.

Deixar “restos a pagar” inscritos para cumprimento com recursos do orçamento do ano seguinte, segundo a legislação existente, somente é possível se o gestor deixar recursos do orçamento do ano que se finda garantindo essas dívidas. Mas, infelizmente, os maus gestores continuam inscrevendo valores vultosos em “restos a pagar”, sem recursos suficiente que lhes garantam o cumprimento da obrigação e isso, no máximo, lhe dá uma rejeição de contas, quando deveria lhe dar uma pena de prisão.
Aí, sim, o dinheiro público seria tratado com seriedade.


*Maraísa Santana é advogada, especializada em Direito Público Municipal com Habilitação para o Ensino Superior de Direito, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba) e Salvador (Ba)

POLICIAL: IRMÃOS MORREM EM ACIDENTE DE MOTO NA BR 407 EM PONTO NOVO


Dois irmãos perderam suas vidas na madrugada deste sábado, vítimas de acidente envolvendo uma motocicleta que os conduzia em outro carro desconhecido que não deixou pistas. O acidente, segundo populares teria ocorrido por volta das 02h00min da madrugada, na BR 407, próximo ao Sítio Barreiras.
A equipe da Rádio Itapicuru FM esteve no local por volta das 07h00min fazendo o registro do fato e colhendo informações junto aos populares. Segundo as primeiras informações, os irmãos estavam sob o uso de bebidas alcoólicas desde a noite anterior, eram filhos de “Veio Bia”, morador da localidade do Angico no interior do município, um deles havia chegado recentemente de São Paulo.


A força da colisão deixou os corpos dos jovens irmãos com diversas fraturas, cortes profundos e partes dos corpos dilaceradas.
.
Itapicuru Fm

DESABAFO: FALTA SINAL DE TELEFONE NAS POPULARES


Gostaria de usar esse espaço para reclamar do descaso da OI Telefonia nesta cidade principalmente no bairro das Casas Populares.

Ocorreu uma pane no sistema telefônico do bairro após um tremendo estouro que não se sabe onde, e nem o que ocasionou há mais de vinte dias, grande parte dos TELEFONES RESIDENCIAIS das Populares ficou inativo por esse motivo. Acontece que nós como consumidores e com nossas contas pagas estamos sem telefone desde então.
Contatei a OI varias vezes por telefone e informam que não há previsão para se resolver o problema pois a "região" foi atingida.
De fato, quando vi alguns técnicos fazendo reparos NOS POSTES E NAS CAIXAS , questionei essa situação e me disseram que resolveriam o quanto antes mas até agora nada...
Saliento ainda que além de ficar sem comunicação, o serviço de INTERNET também foi atingido, ou seja, quem precisa da internet como no meu caso como ferramenta de trabalho, fica a mercê dessa empresa injustamente sendo prejudicado financeiramente.

Quem vai pagar o meu prejuízo?
É justo o consumidor que está em dias com sua conta passar por tal situação ?


Cerqueira Jr.
morador da RUA SÃO PAULO .

NATAL: CONFRATERNIZAÇÃO ISLAB


No último sábado, aconteceu a confraternização do Laboratório e consultório odontológico ISLAB com todos os seus colaboradores. Na ocasião o Diretor geral e Bioquímico, Danilo Queiroz, agradeceu a grande ascensão do ISLAB em 2013, graças aos médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, demais profissionais de saúde, aos seus colaboradores e aos seus clientes, pois sem esta parceria e confiança depositada no ISLAB, não seria possível o grande sucesso desta empresa. Concluiu desejando um feliz Natal e um 2014 repleto de realizações!


Att: Danilo Queiroz.

NATAL: MENSAGEM DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM