POLICIAL: INEMA REALIZA FISCALIZAÇÃO DE RIOS E BARRAGENS DA REGIÃO DURANTE O PERÍODO DA PIRACEMA


No dia de ontem (04/02/2014) a Unidade Regional Piemonte da Diamantina (URPD) - Inema em Senhor do Bonfim com o apoio da CERB e da Polícia Militar da Bahia, deu início a Operação Piracema, que resultou na apreensão de redes ao longo do lago da Barragem de Ponto Novo – BA.

Piracema é o período de desova dos peixes que ocorre entre os meses de novembro à fevereiro. Durante esse período, os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução.

A pesca durante o período da piracema é crime, conforme a Lei de crimes ambientais nº 9.605/1998, Art. 34, que diz: “Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgãos competentes: Pena – detenção, de 1 (um) ano a 3 (três) anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.”

O período defeso da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru vai de 1º de outubro à 28 de fevereiro. Sendo neste período a pesca permitida apenas para a subsistência, desde que utilizem, para o exercício da pesca, linha de mão ou vara, linha e anzol. Lembramos que durante esse período os pescadores recebem o Seguro Defeso.

Ao término de um dia de operação, foram apreendidos cerca de 800 metros de redes de pesca e recolhidos 30 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro ao longo do trajeto da fiscalização. Segundo Diogo Rios (Coordenador Técnico da URPD) a operação irá continuar até o dia 28/02/14 e outros rios e barragens serão visitados.


Por: Ariana Carritilha e Larissa Santana - Unidade Regional Piemonte da Diamantina - Inema de Senhor do Bonfim.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE