MORTES EVITÁVEIS POR HUMBERTO SANTIAGO

Caros Bonfinenses,

Lendo a reportagem sobre a morte da jovem Bruna Gomes de Oliveira Muniz, me trás a lembrança algumas conversas que tive com colaboradores da Prefeitura de Senhor do Bonfim.
Não tenho conhecimento se a dita jovem foi acometida da doença em Senhor do Bonfim - a reportagem não esclarece -, no entanto, ratifico aqui as minhas preocupações anteriormente passadas aos colaboradores públicos, onde enfatizei a necessidade de urgência em trabalhar com o pessoal das Endemias, estes sob a coordenação de José Rodrigues ou "Zé Andorinha", pessoa a quem respeito por prezar pelo serviço que executa e saber exatamente, as necessidades do Município. Ainda que a jovem não tenha sido acometida da doença em Senhor do Bonfim, vale a pena chamar a atenção.
Quando falei com José Rodrigues, me foi colocado que o serviço de Endemias estava em segundo plano e que, até o próprio carro estava quebrado e incapacitado de transportar, ou seja, o serviço de prevenção epidemiologia estava parado. Em conversa com o Secretário Hélio, lhe fiz ver a necessidade dos serviços e acho que a questão do carro foi resolvida.
Temos que entender de uma vez por todas que a Dengue é uma doença que veio para ficar e que, os serviços de Endemias não podem ser paralisados. No caso da Dengue, a batalha é diária, metro por metro da extensão territorial da geografia urbana de nosso Município.
Podemos evitar mortes sim! Não só podemos como temos a obrigação social e sanitária de executar os trabalhos de prevenção que se fazem necessários. Uma morte havida não deve se tornar ou transformar em mais um número estatístico. A perda de um elemento da população para a Dengue, deve ter o efeito de sacudir a administração municipal, de forma a intensificar os trabalhos em andamento ou, de outra forma, resolver as questões materiais e humanas que travam os trabalhos de prevenção da Dengue e de outras doenças de total conhecimento de todos e, mais precisamente da Secretaria de Saúde do Município.
Neste momento, urge que a Câmara de Vereadores fiscalize as ações do governo municipal de forma a proteger à população Bonfinense. Em mesmo tom, fazer acompanhamento junto a Dires sobre a ajuda dada pelo Estado para o mesmo fim, ou seja, os casos de Endemias.

Matéria relacionada: http://maravilhanoticias.blogspot.com.br/2014/03/saude-bonfinense-estudante-de-direito.html


Humberto Santiago
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE