EDUCAÇÃO: GREVISTA DO IF BAIANO SENHOR DO BONFIM REPUDIAM CONTRA CALENDÁRIO ALERNATIVO

NOTA DE REPÚDIO

Os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica, depois de repetidas tentativas de negociação e discussões inférteis em grupos de trabalho (GTs), ao longo do ano de 2013, deliberaram pela deflagração de GREVE NACIONAL, desde o dia 21 de abril de 2014.

Sabemos que o governo e, infelizmente, alguns reitores, diretores gerais e chefes de departamentos de institutos federais pelo país, não se dispõem a dialogar com os trabalhadores e, além disso, atacam e constrangem os servidores grevistas.

Repudiamos toda e qualquer forma de assédio moral e constrangimento de integrantes da gestão do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CAMPUS SENHOR DO BONFIM, em relação aos trabalhadores que participam do movimento paredista em curso nacionalmente.
No nosso campus, foi flagrada uma articulação da gestão, ao convocar uma reunião de pais, sem ao menos reunir-se com os servidores antecipadamente, bem como não convidá-los oficialmente para participação da mesma. Reunião esta que através de um dos pais presente na plenária expôs e constrangeu servidores que se encontram no seu direito de greve, além de tentar desmoralizar todo movimento grevista e sua luta nacional. O comando de greve ao fazer uma avaliação do fato, conclui que a gestão do Campus compactuava com as argumentações do pai em questão.

Diante de algumas ações empreendidas pela Gestão do Campus, que ao que parece, visam enfraquecer o movimento paredista, vimos tornar público nossa NOTA DE REPÚDIO a proposta denominada CALENDÁRIO ALTERNATIVO, deliberado por um quantitativo mínimo de pais, alunos e docentes que se encontravam na reunião realizada no dia 07 de maio de 2014, assim, não representando a TOTALIDADE dos pares do Campus Senhor do Bonfim. O Comando de Greve ao analisar a referida
reunião, observou inúmeras ilegalidades na sua condução, assim, deliberando tomar medidas cabíveis ao questionamento da mesma perante as esferas judiciais.

As ações do Calendário Alternativo se apresentam revestidas da ideia de ajudar aos alunos para que estes não tenham prejuízos com a greve. Considerando que o movimento grevista é algo legítimo, o fato da DIREÇÃO ACADÊMICA convocar e incentivar, via e-mail e contato telefônico, os servidores a aderirem ao horário paralelo é algo assedioso e constrangedor.

Além disso, está claramente comprovado que os estudantes terão o calendário letivo prolongado, inclusive com perda de qualidade do trabalho pedagógico. Com o Calendário Alternativo, as aulas serão reduzidas em 2 (dois) ou 3 (três) dias semanais. Os prejuízos no conflito de calendários com o retorno da greve será
maior e mais grave para os estudantes. Além disso, não foi garantido o debate com os alunos dos cursos subsequentes e dos cursos superiores, comprovando a falta de isonomia para a  deliberação do referido calendário.

Há que se compreender que a greve visa trazer benefícios para TODOS, assim, a atitude de propor horário alternativo é VERGONHOSA, considerando que no IF BAIANO, é único campus em greve que implementou tal horário de aulas.


A LUTA SE FAZ NECESSÁRIA.

COMANDO DE GREVE
Senhor do Bonfim, 16 de maio de 2014
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE