COTIDIANO: ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA LEVAR ÁGUA A COMUNIDADES RURAIS DE SENHOR DO BONFIM


Sistema de esgotamento sanitário para a sede também foi anunciado no evento

Na tarde desta quarta-feira (23), o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, assinou a ordem de serviço para a realização de obras que vão levar água tratada e de qualidade para as comunidades de Rancharia, Pinicapau, Rapousa, Tapuia II, Gameleira, Lagoa do Boi, Queimada Grande (Queimado), Caldeirão de Dentro, Garrote e Limões, situadas no município de senhor do Bonfim. O empreendimento contará com a construção de 42,5 quilômetros de rede distribuidora de água e 336 novas ligações domiciliares, que vão beneficiar mais de mil pessoas. As intervenções somam R$ 1,59 milhão, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

A assinatura aconteceu em cerimônia realizada no auditório do Instituro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Senhor do Bonfim, e também contou com a presença da diretora de Operação e Expansão Norte da Embasa, Rita Bonfim, do gerente regional da Embasa, Vinícius Araújo, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Augusto, vereadores locais, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Com a obra, a Embasa alcança mais de 98% de cobertura de atendimento com água tratada em todo o município de Senhor do Bonfim, segundo Abelardo de Oliveira Filho. “É sempre uma imensa alegria, para todos nós, a realização de momentos como este, tendo em vista que, além de levar mais qualidade de vida à população, estamos também contribuindo para a redução de doenças”, destacou.

Para a líder comunitária Rita Pereira, que representou as associações das comunidades beneficiadas, a obra vai trazer um grande alívio. “É um sofrimento muito grande não ter acesso à água, e, há muito tempo, sonhamos com a chegada de uma água de qualidade em nossas residências, pois sabemos o quanto isso representa para todas essas famílias”, afirmou Rita.

Implantação de sistema de esgotamento em Senhor do Bonfim

No encontro, o presidente da Embasa também anunciou o recente contrato entre a empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da ordem de R$ 65 milhões, para a implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede de Senhor do Bonfim. O projeto prevê o assentamento de 148 quilômetros de rede coletora e beneficiará 5,6 mil unidades domiciliares. De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Antônio Augusto, as duas obras concretizam a elevação da qualidade de vida da população do município. “Elas vêm em um momento de grande importância para Senhor do Bonfim, já que estamos construindo o plano municipal de saneamento básico, e isso reforça o trabalho conjunto que vamos desenvolver para melhorar a vida de nossa gente”, ressaltou o secretário.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE