RELIGIÃO: SETE NOVOS PADRES FORAM ORDENADOS EM SENHOR DO BONFIM


Com a quadra do Colégio das Irmãs Sacramentinas lotada, por caravanas de fieis que vieram de todas as paróquias da Diocese de Bonfim aconteceu na noite do último sábado, um momento histórico na Paróquia do Senhor do Bonfim, quando foram ordenados sacerdotes sete novos padres, numa missa solene presidida por D. Francisco, concelebrada por Pe. José Vieira, foram ordenados sacerdotes os então diáconos, Darlan dos Santos, Rafael Batatinha de Castro, Robson Miranda Farias, Wheider Gerlan Santana Miranda, Edivaldo da Silva Pinho, Tiago Rafael Chagas e Lucivaldo França, pela imposição das mãos sacerdotais de D. Francisco Canindé Palhano, Bispo da Diocese de Bonfim, confirmados também com a imposição das mãos de quase 40 padres de toda a Diocese que estiveram presentes, sete jovens que renunciaram a seus desejos, para fazer a vontade de Deus e dar continuidade à Missão que Jesus os instituiu, "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" [Marcos 16, 15], foram anos de estudos, aprendizado, convivência em comunidades, aprendendo as diferentes situações e experiências com povos diferentes, até esse momento, de abraçar definitivamente suas vocações.


Familiares dos novos sacerdotes seguravam as novas vestes, que daquele dia em diante se tornaram uma segunda pele, na vida de seus filhos.

Os ordenandos prometeram respeito e obediência ao Bispo e a seus sucessores.


Prostrados diante do Bispo e da comunidade presente, em sinal de pequenez e abandono nas mãos de Deus, os candidatos renunciaram a seus desejos e se comprometeram a tomar consciência do que farão e colocar em prática o que celebraram aquela noite, de modo que ao celebrar o mistério da morte e ressurreição do Senhor, mortificando os seus corpos, e fugir aos vícios e vivenciar uma vida nova, esse  é um dos propósitos dos novos padres.

Com o auxilio de um sacerdote e de suas mães, os novos sacerdotes foram vestidos com sua casula.


Ao final D. Francisco recordou aquele dia (26) de julho em que se comemorava 08 anos de sua nomeação pelo então Santo Padre o Papa Bento XVI, e citou "me sinto feliz, muito feliz, exatamente hoje a oito anos, o Santo Padre o Papa Bento XVI, me nomeava Bispo dessa Igreja Diocesana de Bonfim, e hoje oito anos depois, apresento para a Igreja de Jesus, não para esta paróquia ou para aquela paróquia, não para a Catedral, mas para a Igreja de Jesus, sete novos padres, sete novos padres, uma alegria imensa que só Deus pode compreender, no meu coração de pai de pastor de bispo desta igreja, sou um bispo muito feliz, porque estou trabalhando de maneira toda especial naquilo que é oque existe demais importante para a igreja que é a formação dos padres, agradeço as famílias que estão aqui e que ofereceram seus filhos, a minha gratidão ao padres ao meu clero as equipes de pastoral vocacional, as religiosas, aquele grupo de amigos que com R$ 10 mensais, ajuda naquele que há de mais importantes para a igreja que é a formação dos sacerdotes".

Dom Francisco lembrou também das críticas que recebeu quando enviou os seminaristas para o Seminário Maria Mater Ecclesiae em São Paulo, e aproveitou para agradecer ao padre Reitor do Seminário em São Paulo, representado pelo padre José L. no qual entregou uma lembrança da Diocese de Bonfim.

Aqui chegando D. Francisco encontrou quatro padres, um ano depois faleceu o saudoso padre Edimilson Sobrinho, aos 33 anos, que era reitor do seminário aqui em Bonfim, conseguindo com muito trabalho chegar a oito sacerdotes em Bonfim e hoje somando a mais sete novos sacerdotes, D. Francisco se torna o Bispo das Vocações na Diocese de Bonfim.

Ainda ao final de sua fala D. Francisco anunciou a ida de padre José Vieira que estava como chanceler da Cúria Diocesana, e que ajudou com as vocações em Senhor do Bonfim, sendo cedido por um tempo a pedido de D. Murilo Krieger, Arcebispo Primaz do Brasil em Salvador, para trabalhar no Tribunal Canônico de Salvador, onde irá analisar várias causas matrimoniais.

Emocionado D. Francisco finalizou dizendo aos novos sacerdotes, "quero dizer aos meus sete novos padres, sejam padres do jeito de São João Maria Vianney, vivam a vida de fé de oração e de confessionário, e de Eucaristia como viveu aquele homem aparentemente tão frágil, que dentro da igreja ficava sozinho dia inteiro, e uma vez chegou aquele homem e perguntou a ele, padre João o que é que o senhor faz aqui nessa igreja? Sozinho sem ninguém, 'como querendo dizer a ele, padre vá fazer alguma coisa' ai o padre respondeu, olhou para o sacrário e disse, eu olho para Ele, e Ele olha para mim, queridos padres novos, essa é a vossa vida, essa é a vossa missão, sedes santos como Santo é o Vosso Pai que está no céu".



"É a maior felicidade que eu tenho, só tenho que agradecer a Deus, por ter um filho padre é uma benção, só sinto saudade pela mãe dele, por não estar presente, e se ela estivesse estaria muito feliz, eu já chorei muito lembrando dela", disse o senhor Álvaro Chagas da Silva, pai de Padre Thiago.


"Nós estamos muito felizes, essa é uma das maiores alegrias de nossas vidas, desde pequenininho que a gente percebia e encaminhava ele nesse caminho, eu desejo que ele siga a frente e que Deus o abençoe", disse o senhor Nelson Farias, pai de Padre Robson.

A coordenadora da Pastoral de Liturgia, senhora Fátima comentou sobre a ordenação e disse, "Na história dos 80 anos da Diocese, é a primeira vez que acontece um evento desse muito grandioso, é uma graça assim, muito grande para nossa paróquia, é uma demostração de fé, que a nossa cidade está crescendo, no espírito e com consciência de católicos que querem seguir a Jesus, de jovens que querem entregar suas vidas a Deus e servir e ensinar através dos ensinamentos de Jesus, de sua palavra, dos sacramentos, há tantas pessoas que precisam e precisamos de muito mais, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais e Jesus seja glorificado", comentou Fátima.

Já para o coordenador da Pascom (Pastoral de Comunicação), José Lima, esse é um momento impar, "é um momento ímpar na nossa Paróquia, na nossa Diocese, é a primeira vez que acontece um fato desse da gente ter sete ordenações em um só dia, então ´vai beneficiar bastante nossa diocese, e isso é muito importante para nós católicos", ponderou Zé Lima.


A mãe de padre Wheider, Dona Nely ela já tinha em seu coração a chegada desse dia, apesar de ter resistido no início por se tratar de seu primogênito, e comentou, "Ele é o meu primeiro filho, é o meu primogênito houve resistência por isso, mas depois era o que ele queira e eu resolvi apoiá-lo porque ele estava feliz no caminho que ele resolveu seguir, a vocação dele falou mais alto no coração dele e por consequente falou ao meu coração também, então eu fiquei feliz, claro que mãe não ficaria feliz em ver o seu filho feliz? Então hoje eu me sinto realizada no meu filho, porque ele está seguindo a vocação dele, e hoje os olhos dele brilhavam tanto que eu me senti muito muito muito feliz", emocionada revelou a senhora Nely.

Familiares e também amigos dos novos padres estiveram presentes no evento, Gilse dos Santos, um amigo irmão de padre Robson, que cresceram juntos no Alto da Maravilha e ambos fizeram parte do Grupo Jovem JUREC (Juventude Renascida em Cristo), do final dos anos 90 para o início dos anos do novo século XXI, onde juntos a vários outros jovens vivenciaram momentos inesquecíveis que contribuíram para a formação de tantos que ali participavam das reuniões semanais, Gilse relembrou, "para mim é um momento de muita gratidão a Deus por ver um amigo meu se tornar padre, de ter crescido com ele e ver ele hoje receber essa graça e de perceber que realmente Robson é um homem santo, homem que a gente foi vendo que foi dando esses passos rumo ao sacerdócio, podemos perceber como Deus foi bom com gente nos dando uma graça de ter um amigo hoje que se tornou sacerdote, realmente sacerdote tirado do meio dos homens, escolhido por Deus é só agradecer a Deus pela vida desse filho Dele que é doado e ofertado a Igreja", disse o amigo Gilse.

O distrito de Igara na zona rural de Bonfim teve na noite de sábado seu primeiro sacerdote, Padre Rafael Batatinha, que desabafou "primeiro lugar agradeço a Deus, e uma coisa que devemos acreditar é que Deus nunca perde a esperança por nós, e a esperança é aquela que sempre vai triunfar, a esperança a fé a caridade, como o diz propriamente o Apóstolo Paulo, na carta aos Corintios, a esperança é aquilo que rejubila, é aquilo que nos dá graça e aquilo que Deus nos concede, hoje não só eu quem me felicito, mas toda a minha paróquia na qual eu amo de coração a paróquia de Igara, mesmo que muitas vezes ela possa ser tachada por ser um lugar um pouco violento, mas a esperança sempre reinará, a esperança é a última que morre, como já diz alguns nas suas profecias, mas a esperança é aquela que dá a alegria e a força para aqueles que acreditam em Deus e eu acredito naquele povo de Igara no qual eu amo, no qual eu sou filho de lá, tenho orgulho de ser chamado de igarense e de canoeiro, porque nós somos persistentes, trabalhadores e acima de tudo, filhos amados e queridos por Deus", disse Padre Rafael.


O Repórter Netto Maravilha, também amigo e ex-coordenador do grupo de jovens no qual Padre Robson fez parte no início de sua adolescência falou emocionado com Padre Robson que disse, "nesse momento o que eu poderia dizer que é a graça de Deus sempre e Ele nos escolhe é a única coisa que a gente pode dizer é que nós não somos dignos, mas a graça de Deus vai nos dignificando a cada dia e a nossa alegria é servir, servir sempre, desde que eu participava do grupo de jovens eu sentia esse chamado a falar de Deus, mas eu me sentia como Abraão 'mas meu Deus o que eu vou falar', mas, ao mesmo tempo Deus falava ao meu coração para me abrir e entregar-me a sua graça, então a cada dia eu procuro cada vez mais corresponder a essa graça e ser fiel a partir de hoje, com esse novo sim, então muito obrigado a todos vocês, e a você meu grande irmão Netto", finalizou emocionado Padre Robson.

Padre Wheider, que sempre demostrou um zelo especial pela Casa de Deus, e que desde cedo como bem disse sua mãe Dona Nely, depois da ordenação sacerdotal resumiu assim esse momento único em sua vida, "as palavras neste momento nos faltam para definir tão grande graça que Deus opera nas nossas vidas, como elas me faltam nesse momento eu faço uso das palavras do Papa Bento XVI, na sua primeira aparição pública, logo após ter sido eleito, 'Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes', alguém dizia também que Ele não chama os capacitados, mas capacita aqueles que chama, peço ao povo bonfinense, povo de onde provenho a essa cidade maravilhosa, que eu tanto amo, aqui onde eu aprendi a chamar Jesus Cristo de Senhor do Bonfim, que reze por mim, que interceda pelo meu sacerdócio, afim de que eu seja sacerdote segundo o coração de Deus", disse Padre Wheider.

Presente também nesse momento histórico na cidade de Bonfim, o Ministro da Comunhão Eucarística Cival expressou, "é com grande alegria que nós estamos vivendo esse momento, sabemos que toda Igreja de Bonfim está muito feliz, toda comunidade, o povo de Deus, com a ordenação de sete novos padres que irão levar a cada família a cada comunidade a certeza de que se faz necessária a presença real de Deus na família, é uma grande alegria, porque são jovens que nós conhecemos desde o período de grupo de jovens, e hoje estão se ordenando, e essa alegria passa também para cada um de nós, agora ficamos na expectativa de que, qual deles poderia ficar aqui em Bonfim, já que nosso Padre José Vieira, terá que se ausentar, vamos aguardar a nomeação do novo padre que ficará em Bonfim para a partir daí também nós também começarmos fazer um trabalho de aproximação da nossa paróquia e um trabalho pastoral aqui em nossa comunidade, então que Deus abençoe a todos eles, a nossa Paróquia a nossa Diocese, e iremos continuar lutando e trabalhando em nossa comunidade para que o Reino de Deus cresça cada vez mais", finalizou Cival.


Crescido também no Alto da Maravilha, no mesmo grupo de jovens, hoje o Bancário Cicero Diego, que hoje faz parte da família de Padre Robson, comentou a emoção do momento, "o grupo de jovens já vinha com esse objetivo, todos nós já vinhamos predestinados por Deus mesmo, cada um com a sua vocação, e o grupo ele foi como uma árvore que deu belos frutos, e um desses frutos também é Robson, assim como eu entrei na vocação matrimonial, outros amigos na vida de celibato, outros em comunidades de vidas consagradas, o que eu posso dizer é que o grupo realmente foi uma árvore e essa árvore foi frutífera, que gerou vários frutos e tenho certeza que dará belas sementes também" disse Diego.


Edição e fotos: Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE