REGIONAL: TRINTA E CINCO ANOS DE MISSÃO DA TERRA NA DIOCESE DE BONFIM


Neste ano completam-se TRINTA E CINCO anos de Missão da Terra na Diocese de Bonfim. A Missão da Terra foi formada na sua maioria por camponeses e camponesas humildes e despossuídos que foram aos pés da Santa Cruz, símbolo de fé, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Monte no dia 31 de outubro e 1 de novembro de 1979 pedir forças a veneradas Santa Cruz para enfrentar os grileiros daquela época como também prestar solidariedade aos camponeses da comunidade do Pimentel e Desterro que estavam sendo perseguidos por fazendeiros e poder público daquele município.

A partir daquele memorável encontro, a cada ano se efetua uma nova romaria em lugares diferentes no âmbito da diocese. Com o passar do tempo essas caminhadas e concentrações foram crescendo, em oração, em reflexão sobre a terra, a água, em número e entusiasmo, com muito sacrifício. Basta lembrar ano passado em Andorinha onde se especulam que mais 8 mil pessoas estiveram presentes.

Com o tema: Preservação ambiental e direitos humanos, cuidado com a exploração e o lema: Ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo, EX 3,7-8. A Comissão Pastoral da Terra e as Paróquias do Zonal V (Saúde, Caém, Capim Grosso e Serrolândia) convidam todos os sacerdotes, comunidade e movimentos sociais e eclesiais a participarem da 35ª MISSÃO DA TERRA da Diocese que acontecerá no dia 28 de setembro de 2014, das 9 às 17h.

O evento terá inicio às 8h30min com a acolhida da paróquia Nossa Senhora da Saúde e em seguida uma caminhada com três paradas pelas ruas sendo um em frente ao Rio da Mangueira com o tema: Preservação ambiental, a segunda frente ao fórum Raimundo Vilela com o tema: Direitos humanos e trabalho degradante a terceira frente a Igreja Nossa Senhora da Saúde onde os movimentos populares colocaram em ação de graças suas conquistas, sinais de libertação. Das 13h30min às 15h30min terá a confissões na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e em seguida da santa missa que será celebrada por Dom Francisco e concelebradas pelos padres presentes encerrando assim o evento.

Partilhem conosco este momento de fé, de vivência da amizade, do abraço caloroso, no dia 28 de setembro em Saúde.

Programação:

8h - Concentração dos romeiros(as) na BA 131, ao lado do Posto Mariquita
8h30mim - Acolhida da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde
- Introdução da Missão da Terra - CPT
9h – Caminhada
1ª parada: Tema: Preservação ambiental.
Responsável: Grupo de teatro da Paróquia de Saúde
Local: Rio da Mangueira, BA 131
2ª Parada: Direitos humanos/trabalho escravo
Responsável: PJMP da Paróquia São Gonçalo do Amarante/Caém
Local: Forum Raimundo Vilela
3ª Parada: Sinais de libertação
Responsável: Escola Família Agrícola de Quixabeira e projeto conviver de Saúde
Local: Igreja Nossa Senhora da Saúde
12h: Partilha da farofa
13h: Espaço Cultural e pronunciamento de entidades
13 às 15h30min - Confissões na Igreja
15h30min. Celebração Eucarística e envio dos romeiros e romeiras
Local: Praça Albino Pereira
Envio dos romeiros(as).

Antonio Celio
CPT Centro Norte – Diocese de Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE