ITIÚBA: ASSOCIAÇÃO DE MULHERES RURAIS GANHA PRÊMIO POR PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE


N o ano de 1997 na localidade de Ponta Baixa, interior do município de Itiúba na região norte do estado, um grupo de mulheres formado na maioria por agricultoras e donas de casa decidiu fundar uma associação e de lá para cá muitas histórias e conquistas vem sendo contabilizada pelo grupo.

Recentemente elas foram contempladas pelo Prêmio Mandacaru, em reconhecimento às praticas de sustentabilidade no semiárido Brasileiro.

Nos dias 09 e 10 do corrente mês, uma representante do IABS Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, esteve visitando a comunidade para avaliar os trabalhos do grupo, que além do reconhecimento social, também receberam um incentivo financeiro no valor 60.000,00 para ampliar suas práticas junto à comunidade. Conheça um pouco sobre este Trabalho.

Construção de 91 cisternas, criação de biblioteca comunitária e sede própria; projeto de horticultura e criação de galinhas; inclusão digital para jovens e crianças da comunidade.


O Projeto Mulheres do Campo na Agricultura Familiar Sustentável realizará com os recursos provindos do Prêmio Mandacaru II a perfuração e instalação de um poço artesiano; construção de estufas e instalação dos equipamentos e materiais necessários para cultivo de hortaliças; montagem de um galinheiro para produzir ovos e insumos para adubos; crescer a barragem próxima à comunidade para estender a produção de hortaliças e verduras; construir uma cisterna calçadão, buscando atender o maior número possível de famílias beneficiadas; confecção de 200 folders para sensibilização e educação ambiental dentro da comunidade; instalação de caixas de água suspensas para abastecer as hortas.

1. Objetivo Geral

O Principal objetivo é produzir alimentos promovendo o acesso e disponibilidade dos mesmos, de forma solidária e associativista, como instrumento de garantia da segurança alimentar para a população propiciando igualmente a oportunidade de trabalho e a geração de renda. Oferecer maior quantidade de água limpa de forma sustentável e equilibrada, favorecendo o consumo humano e a produção de alimentos. Trabalhar conceitos e promover iniciativas de preservação ambiental e convivência com o semiárido.


2. Público beneficiário

18 Mulheres e suas respectivas famílias residentes no Povoado Ponta Baixa.


3. Atividades

• A Perfuração do poço artesiano já foi efetuada e está completa, porém o mesmo não foi instalado, porque durante a perfuração a empresa especializada detectou que não havia vasão suficiente para fazer a água jorrar externamente. Por este motivo, o grupo de mulheres que produziriam hortaliças com a água do poço preferiu construir um galinheiro e produzir apenas carne de aves e ovos para consumo próprio e comércio do excedente.

• A Ampliação da barragem já foi efetuada, o grupo de famílias que irão produzir hortaliças às margens da barragem já estão produzindo hortaliças;

• A cisterna calçadão já foi construída;

• Instalação de caixa para água com capacidade de 05 mil Litros e construção de base concluída;

• Pintura da Sala de Atividades pedagógicas da Associação - concluída;

• Atividades dominicais com crianças carentes da comunidade – em andamento;

• Reunião/oficina de capacitação sobre o cultivo de hortaliças – 01 oficina realizada, falta 01 oficina.

• Construção de estufas – Estão em ponto de cobertura, falta apenas à tela sombrite monofio, a qual será comprada com a segunda parcela do recurso;

• Construção de 01 galinheiro – Será feito com a segunda parcela do recurso.
No final da nossa entrevista a jovem animadora Miraneide, disse que conta com outras parceiras a exemplo; Prefeitura de Itiúba, Instituto Diamante Verde, CONSISAL e outros.


ASCOM - PMI
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE