ANDORINHA: SECRETÁRIO VALTONIO GUIMARÃES RESPONDE A CRÍTICAS DO VEREADOR CANTÍDIO BARBOSA


Valtonio Guimarães, secretário Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Andorinha,comentou nesta quarta-feira (11),durante visita a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Andorinha, sobre recentes declarações do vereador Cantídio Barbosa (PT do B). O edil afirmou em plenário que a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município não desenvolve projetos voltados para o homem do campo, principalmente durante os períodos de estiagem.
Em resposta, o secretário Valtonio Guimarães (popular Toinho), falou com a equipe da Ascom sobre o assunto e respondeu o seguinte: " O vereador de forma totalmente desconhecedora e por motivos meramente politiqueiros tenta disseminar a falsa idéia de que nada foi feito pela nossa secretaria. Gostaria de aproveitar a oportunidade e apresentar um breve relato apontando algumas atividades da nossa pasta que vem beneficiando centenas de pessoas".

Abaixo, algumas das realizações apresentadas pelo secretário Valtonio Guimarães, realizadas pela sua pasta, e que contradiz as afirmações do vereador Cantídio Barbosa .


GARANTIA-SAFRA E BOLSA ESTIAGEM
O município de Andorinha está inserido nos programas Bolsa Estiagem e Garantia-Safra, dois programas de fundamental importância para dezenas de famílias Andorienheses que sofrem com os efeito da estiagem no município ao longo dos anos. O bolsa estiagem é um programa do governo federal que disponibiliza benefício financeiro as famílias de agricultores atingidos pela seca, cadastrados e contemplados no referido programa.

O Bolsa Estiagem é um programa do Governo Federal que disponibiliza benefício financeiro emergencial as famílias de agricultores atingidos pela seca, cadastrados e contemplados no referido programa. Em Andorinha, desde que o secretário assumiu,em 2013, o número de famílias beneficiadas aumentou em 400%,saiu de 304 para 1.339 famílias beneficiadas.
o Garantia-Safra é um programa de incentivo ao produtor rural( agricultura familiar) onde eles devem plantar no mínimo uma tarefa e meia(1,5 ta) de feijão e/ou milho,com as sementes distribuídas pela secretaria de agricultura,vindas do Governo Federal. Caso o produtor não tenha sucesso com a plantação dessas culturas por conta da estiagem, recebe um seguro no valor de R$ 850,00. No início da gestão, existiam 73 produtores cadastrados, hoje esse número aumentou em 1.200%, beneficiando atualmente 885 produtores familiares.

ABASTECIMENTO COM CARROS- PIPA



A cooperação técnica entre Exercito , Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foi outra ação importante que possibilitou atender aproximadamente sete mil pessoas com abastecendo de água potável em cisternas em diversas localidades município.
Além da parceria com o exército, foi firmado um convênio com a SUDEC-BA- Superintendência de Proteção e Defesa Civil e COMDEC MUNICIPAL, no valor total de R$ 130.000,00 (verba dividida em dois períodos de 2013 e 2014) para abastecimento de água potável, com carro -pipa, somando mais uma ação de combate a estiagem.



DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR, PRONAF
A DAP é um documento que reconhece o produtor como agricultor familiar facilitando seu acesso a diversos programas do Governo Federal como: Bolsa estiagem, Garantia-Safra, Minha Casa Minha Vida-rural, acesso à crédito do PRONAF. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria a EBDA, realizou entre 2013 e 2014 aproximadamente 1200 cadastros, beneficiando centenas de famílias no município.

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE OVINOS , CAPRINOS E BOVINOS
Quando o assunto é o melhoramento genético um trabalho importante está sendo desenvolvendo junto aos pequenos criadores. Dois carneiros reprodutores da raça Dorper, são utilizados em sistema de empréstimo aos produtores com o intuito do melhoramento genético dos seus rebanhos.90 criadores e mais de 600 animais já foram beneficiados com projeto.
A secretaria em parceria com o Sindicato Rural de Miguel Calmon, promoveu um curso de inseminação artificial para 15 produtores de leite do município. Já está programado para janeiro a inseminação de 45 matrizes, desses produtores, com o objetivo de aumentar a produção de leite no Município.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
A prefeitura de Andorinha ,através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a CDA - Coordenação de Desenvolvimento Agrário entregou 80 títulos de terra no município. Esta importante ação garante a propriedade da terra e permite o proprietário acesso mais fácil a políticas públicas.

PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS- PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS
A perfuração de poços artesianos, tem beneficiado diversas comunidades rurais que há anos sofre com a falta ou limitações, no abastecimento de água potável, problema este que assola várias famílias em época de estiagem.
A prefeitura através da Secretaria de Agricultura em parceria com Exército e a Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB) perfurou cerca de 15 poços artesianos ,além de dois poços que estão em fase final de instalação de dessalinizadores, localizados nas comunidades de Lagoa da Onça e Lagoa das Baraúnas.
PRODUÇÃO DE SILAGEM
A silagem é um processo de aproveitamento total do milho ou do sorgo, onde é processado numa forrageira e armazenado em sacos ou lonas, para alimentação dos animais em período de estiagem.
Em 2013 e 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, beneficiou cerca de 100 produtores rurais, doando 3.000 sacos plásticos, 300m de lona (material apropriado para Silagem), além disso viabilizou a forrageira para os produtores que necessitavam, bem como o acompanhamento de um técnico, para ensinar todo o processo de silagem. A silagem tem como objetivo aproveitar o milho que não produziu grãos por conta da estiagem, servindo de alimento para os animais.
MILHO -CONAB
O Programa de Venda em Balcão de Milho subsidiado da CONAB beneficia os produtores de pequeno porte.
No município de Andorinha –, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, quando tomou posse, encontrou apenas 30 produtores cadastrados, sendo que nenhum havia recebido milho. Entre 2013 e 2014, após um trabalho de muita dedicação, essa realidade mudou;220 produtores forma cadastrados e 445 toneladas de milho entregues. Há previsão da continuidade do programa para o município com o apoio da Secretaria de Agricultura do estado enquanto a estiagem persistir.
PROGRAMA VIVER BEM NO SEMI–ÁRIDO
O Programa “Viver Bem no Semiárido” lançado pelo Sistema FAEB/SENAR tem como objetivo principal promover ações duradouras e impactantes para que o homem do campo esteja preparado para enfrentar os períodos de estiagem.

O sistema FAEB/SENAR, pretende contribuir com o desenvolvimento rural e sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivências com o semiárido, melhoria de gestão da propriedade, aumento da produtividade, rentabilidade dos empreendimentos rurais e respeito ao meio ambiente.
Está sendo investido no programa mais de 7 milhões de reais e entre os 417 municípios baianos Andorinha foi 27º município contemplado dentre poucos que conseguiram. No Município de Andorinha, 30 produtores no período de três anos, estão sendo beneficiados através de capacitações e apoio técnico para gerir sua propriedade, cuidar dos animais (vacinação e vermifugação), plantar palma,etc.
Com esta parceria FAEB/SENAR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e meio Ambiente, o Governo Municipal participa do programa com uma contrapartida que consiste na construção de barragens subterrâneas, além da disponibilização de um técnico da secretaria.
PROGRAMA VIDA MELHOR
O Programa Vida Melhor do Governo da Bahia é um conjunto de estratégias que busca incluir sócio-produtivamente, pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia com vistas à sua emancipação.
O Programa é direcionado para pessoas prioritariamente inscritas no cadastro único, na faixa etária de 18 a 60 anos, que estão trabalhando ou procurando trabalho, com renda familiar por pessoa de zero até meio salário mínimo.
A Prefeitura Municipal de Andorinha através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, elaborou 14 Projetos do programa “Vida Melhor”, para as associações rurais desses oito foram aprovados para as associações de Lajedo, Sítio do Açude, Lagoas das Baraúnas, São Gonçalo, Ipueira do Marcio, Ipueira Cavada, São João e Lagoa Funda.
No total 160 produtores foram beneficiados com:
800(oitocentas) Matrizes de Caprino e Ovino;
40 (quarenta)Reprodutores de Caprino e Ovino e
08 (oito)Máquinas Forrageiras.
01(um) Tanque de resfriamento

"São ações já realizadas e muitas outras em andamento que demonstram nosso empenho e o comprometimento da Prefeitura de Andorinha, tendo a frente o prefeito José Branco. Somando esforços no combate aos efeitos da seca estamos buscando garantir que a população atingida pela estiagem consiga conviver de uma forma menos sofrida com o clima e os longos períodos de estiagem". Concluiu o secretário Valtonio Guimarães.

Todas essas informações apresentadas pela secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente a assessoria de comunicação do município estão a disposição da população, inclusive do vereador Cantídio Barbosa, na sede da Ascom que fica na prefeitura de Andorinha, ou no próprio órgão na avenida José Gorgozinho Filho, s/n - telefone (74)3529 1209.

A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DE ANDORINHA
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, por muitos também chamada por Secretaria de Agricultura , é responsável pelo levantamento das necessidades da população rural do município, despertando em nível de comunidade, o senso de participação e cooperação. Promove a integração das atividades rurais existentes com os programas e projetos elaborados pelas secretarias municipais, atuando em conjunto com os governos Estadual e Federal, na implementação de ações e programas para executar obras, produtos e serviços relacionados com a infraestrutura rural e o bem estar da população Andorienhese.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Andorinha
Nossa Terra Crescendo com a Gente.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE