POR HUMBERTO SANTIAGO: UM POUCO DE RESPEITO HUMANO!

A despeito da sua indignação quanto ao que fizeram com o Dr. José Douglas, coloco-me junto a você de forma indignada, sobre a hipocrisia existente em Senhor do Bonfim e no nosso Brasil.

Lamentável a forma como o MP tratou o profissional médico José Douglas e, muito pior, como parte da população consagrou os malefícios contra a honra do dito profissional.

Não sei se o Dr. Douglas é Servidor Público ou um simples contratado de segunda classe como são todos os médicos, não concursados, e contratados para trabalharem no hospital e nos PSFs da vida.

Independente de qualquer placa de especialização, todo médico está liberado a praticar qualquer ato médico, desde que, assuma as suas responsabilidades em conformidade com o Código de Ética Médica do CFM:

"Capítulo III

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

É vedado ao médico:

Art. 1º Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.

Parágrafo único. A responsabilidade médica é sempre pessoal e não pode ser presumida."


Verifique-se que o parágrafo único acima, evidencia a responsabilidade pessoal do medico e nunca a PRESUMIDA.

Irresponsabilidade ou desconhecimento das leis, para quem cunhou como crime, a placa de atendimento como cardiologista, só existiria crime só houvesse os erros de improbidade ou negligencia. Por outro lado, no ano de 2012, quando estive em Senhor do Bonfim à frente do HDAM, não presenciei nem nunca tive nenhuma experiência ruim, fruto do trabalho do Dr. Douglas. Ao contrário, sempre executou bem o seus serviços, ainda que não houvesse as melhores condições de trabalho e isto, valendo para todo o corpo médico da época.

Ainda à época, o Dr. Douglas me confidenciou estar fazendo um curso de especialização em Cardiologia a distância, havendo que faltar alguns dias do seu trabalho para as suas aulas presenciais e provas a que tinha que se submeter.

Temos que entender que todo profissional vive do que produz e a carga horária médica prevista em Lei, é de 24 horas semanais. Se o profissional está recebendo os seus vencimentos com atraso, é obrigação dele procurar atividades que ele consiga a remuneração necessária para custear as suas despesas e dos seus dependentes, esta é a sua responsabilidade familiar.

O Ministério Público possui conhecimento de crimes maiores existentes no serviço público e por estes nada fazem como sejam:
a - Filas indignas para marcar uma consulta com especialistas que não se sabe o quando nem se irá acontecer;
b - Falta de exames laboratoriais imprescindíveis para um bom diagnóstico e acompanhamento da evolução do paciente;
c - Centro Cirúrgico do HDAM que não possui ALVARÁ DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA e está em estado incompatível para a produção de serviços, com paredes morfadas, janelas impróprias e falta do instrumental e materiais necessários.
d - Falta de Sanitarismo na Cidade, o que obriga aos esgotos estarem correndo a céu aberto.
e - Falta de Aterro Sanitário com o devido tratamento do lixo reciclável, tratamento tipo tóxico, infecto-contagioso e orgânico com o chorume a contaminar os nossos lençóis freáticos.

Enfim, meu amigo Paulo Machado, faço minhas as suas palavras, O DOUTOR DOUGLAS QUE CONHEÇO, não é o homem que fora injustificadamente preso.


Humberto Santiago
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE