sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FÉ: PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM REALIZA PRÉ-NOVENA VISITANDO ÓRGÃOS PÚBLICOS E EDUCACIONAIS

Foto: Maravilha Notícias

Confira a Programação da Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim

Até a próxima terça-feira (7), acontece a Pré-Novena da Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim.
Iniciada no dia 1 de janeiro, a pré-novena tem o objetivo de levar a imagem peregrina de Senhor do Bonfim a visitar diversos lugares da sede e dos distritos. Ontem (02), foi a vez da Prefeitura Municipal, Capela Santa Luzia e Capela de Nossa Senhora Aparecida (Alto do Cigano). Confira a programação até o dia 7 de janeiro:

03-01
Pré-Novena 3º Dia: ECC, Terço dos Homens, Cursilho da Cristandade
Visita da Imagem Peregrina: Colégio Prof Isabel de Queiroz, SAMU, Polícia Militar, INSS, Capela de Nossa Senhora de Fátima (Alto da Maravilha)

04-01
Pré- Novena 4º Dia: PJ, Pastoral Familiar, Missionários Leigos (Redentoristas)
Visita da Imagem Peregrina: Rádio Caraíba, Comércio, Supermercado Andorinha e Casa Carvalho, Capela de Mãe Rainha (Derba)

05-01
Pré- Novena 5º Dia: Movimento Carismático, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo
Visita da Imagem Peregrina: Capela do Santíssimo Redentor e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da comunidade Kolping

06-01
Pré-Novena 6º Dia: Grupo Nossa Senhora da Piedade, Fraternidade Eucarística, Terceira Idade
Visita da Imagem Peregrina: Hospital Regional, Fórum e Hospital e Maternidade Dr.Paulo Hilarião, Colégio Sagrado Coração, Fábrica de Velas Rainha, Direc 28 e Capela do Cristo rei (Gamboa)

07-01
Pré Novena 7ºDia: Grupo de Oração do Alto da Maravilha, Apostolado da Oração e Vicentinos
Visita da Imagem Peregrina: Complexo Policial, CIRETRAN, Cavepe, Capela de Nossa Senhora das Graças (Pêra)

Foto: Maravilha Notícias

Após a Pré-Novena, acontecerá o Novenário Solene, entre os dias 8 e 16 de janeiro.No dia 17, dia do Padroeiro Senhor do Bonfim e feriado municipal, acontece a seguinte programação:
6h-Alvorada
8h- Celebração do Batismo
10h- Missa Solene em Louvor a Senhor do Bonfim
17h- Missa Campal e Procissão


ASCOM

ECONOMIA: PREVIDÊNCIA ESTADUAL INICIA RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS NA SEGUNDA-FEIRA


A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) inicia, na próxima segunda-feira (6), o recadastramento anual da Previdência Estadual para o ano de 2014. Divididos em grupos, os aposentados e pensionistas estão sendo convocados via carta, e-mail e mensagem de texto para a primeira etapa do recadastramento, que acontece durante neste mês e em fevereiro. Desde 2007, o Estado suspendeu 1.821 benefícios pagos de forma irregular, gerando economia de R$ 91,7 milhões aos cofres públicos.

O primeiro chamamento contempla mais de 10,5 mil servidores aposentados de 48 órgãos da administração pública estadual. Os convocados para esta primeira etapa têm até o final de fevereiro para comparecer a uma das 44 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev).

Documentos

Para o recadastramento, os inativos devem apresentar carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de endereço, a exemplo de contas de água, luz ou telefone. Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento pode ser realizado através de procuração por instrumento público ou mediante formulário de procuração, disponibilizado gratuitamente nas unidades do Ceprev, nos 15 Pontos Cidadão e no Portal do Servidor.

É necessário apresentar também atestado médico, para os dois primeiros casos, e atestado de vida, para a última situação, que pode ser concedido por autoridade pública (médico ou delegado) confirmando que o servidor está vivo e reside no município informado. Já os casos de morte devem ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante apresentação da respectiva certidão de óbito em qualquer uma das unidades do Ceprev. Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual na capital e no interior, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados, estão disponíveis no Portal do Servidor.


SECOM

VOCAÇÃO: DIOCESE DE BONFIM REALIZARÁ ORDENAÇÃO DIACONAL NESTE SÁBADO


A Diocese de Bonfim, através de seu Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé Palhano, realizará no próximo dia 4/1/2014, às 19h30min, no espaço de eventos do Colégio Sacramentinas, a imposição do Sacramento da Ordem Diaconal de 7 Seminaristas:


  • Darlan dos Santos 
  • Edivaldo da Silva Pinho 
  • Lucivaldo França de Oliveira
  • Rafael Batatinha de Castro
  • Robson Miranda Farias
  • Thiago Rafael Charles
  • Weider Gerlan Santana Miranda. 

Na oportunidade, convida todos paroquianos para esse grande momento da história da Diocese.

PASCOM
Fotos: Maravilha Notícias

CAPIM GROSSO: PREFEITURA EMPOSSA NOVOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


Na tarde da ultima quinta-feira, 02 de janeiro de 2014, a Prefeitura Municipal de Capim Grosso, através da Secretaria de Saúde, realizou a posse dos novos agentes comunitários de saúde. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do Prefeito Municipal, os vereadores Manoel Fernandes, Dete de Pedrinho, Arivelton Mota, Ney do PT e Bruno Vitor, os secretários municipais Edelzo Carlos do Nascimento, Antonio Martinho e Jandira Sousa, familiares, a comunidade e a imprensa local.

Fizeram parte da mesa de autoridades o prefeito, Manoel Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Clécia Vilas Boas, Coordenadora da Atenção Básica do Município, Luiz Fontoura, Secretario de Administração Geral, Alexandra Rios, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Dayana Caribé, Secretária Municipal de Saúde.

Para dar inicio a cerimônia, a Orquestra Flor do Meu Sertão, executou o hino nacional brasileiro, acompanhados do Diretor de Cultura, Denis Wilson.

A primeira a fazer uso da palavra foi à secretaria Dayana Caribé, que destacou a importância do cargo de agente de saúde: “Vocês tem papel fundamental frente à Secretaria de Saúde. Vocês são o elo entre a comunidade e nós. Por isso, devem estar sempre atentos a todos os detalhes”, disse Dayana.

O presidente da Câmara, Sr. Manoel Fernandes falou para os novos agentes se espelharem nos antigos colegas: “Sigam o caminhos dos veteranos e aceitem conselhos para enfrentar os desafios da nova profissão”, concluiu o Sr. Manoel.

O prefeito aproveitou a oportunidade e falou sobre as mudanças da saúde no município: “Os profissionais da saúde vestiram a camisa da secretaria e através da força dessa equipe a saúde em Capim Grosso está de cara nova e essa é nossa meta. É uma nobre missão assumir o cargo de agente de saúde, estou muito satisfeito em iniciar o ano de 2014 gerando empregos”, finalizou o prefeito.

A convite da Secretaria de Saúde, o Agente Comunitário, Odilon deu boas vindas aos novos colegas e destacou casos freqüentes como hipertensão, gestação e diabetes além de ressaltar como é gratificante poder trabalhar ajudando as pessoas.

Os novos agentes assinaram o termo de posse e receberam a mochila e o uniforme.


ASSCOM – PMCG

POLICIAL: RESULTADO DA OPERAÇÃO FIM DE ANO 2013


Salvador, 3 de janeiro de 2014 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite de ontem (02/01/2014) a Operação Fim de Ano 2013. Nestes 13 dias de Operação foram registrados 360 acidentes, que deixaram 301 feridos e 42 vítimas fatais nas rodovias federais que cortam o estado. Comparando à Operação Fim de Ano 2012, houve uma redução de 3,48% na quantidade de acidentes e de 16% em números de vítimas fatais, com um aumento de 20,4% em quantidade de feridos. No ano passado, foram registrados na Operação Fim de Ano 2012, 373 acidentes, com 250 feridos e 50 vítimas fatais.

Considerando-se o aumento nacional da frota de veículos (dados Denatran), os números ajustados ficam em reduções de 10% e 21,7% no número de acidentes e mortos, respectivamente, e acréscimo de 12,2% no número de feridos leves e graves.

Mais uma vez a imprudência, a falta de respeito às Leis de Trânsito e a falta de atenção dos condutores foram as principais causas dos acidentes graves. Fato claramente percebido ao se analisar os principais tipos de acidentes, onde as colisões, acidentes com motocicletas e saídas de pista seguidas de capotamento ou tombamento foram os responsáveis pela maioria das mortes nas rodovias federais do estado, conforme a tabela abaixo:

TIPOS DE ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS

Acidentes Quantidade de Acidentes Número de Vítimas Fatais
Colisão Frontal 14 24
Colisão Lateral/ Transversal/ Traseira 06 08
Saída de Pista/ Capotamento 07 07
Atropelo a Pedestre 02 02
Queda de Motocicleta 01 01
A BR 116 foi a rodovia com maior incidência de acidentes com vítimas fatais, seguida pelas BRs 101, 020 e 242, conforme quadro abaixo:

ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS POR RODOVIAS

Rodovia/Quantidade de Acidentes/Quantidade de Vítimas Fatais
BR 116/09/12
BR 101/07/09
BR 020/03/09
BR 242/05/05
BR 110/03/03
BR 407/01/02
BR 324/01/01
BR 415/01/01


Em todo o estado foram fiscalizados 17.607 veículos e 16.969 pessoas, sendo extraídas um total de 7.020 notificações de trânsito, número 52,5% superior ao mesmo período do ano passado (4.602). Novamente, o destaque ficou com as ultrapassagens indevidas (1.631). Além disso, 283 condutores foram notificados por problemas com equipamentos obrigatórios e 476 pela falta sua ou dos passageiros, do uso do cinto de segurança. Das 2.231 motocicletas fiscalizadas, 234 foram autuadas por algum tipo de irregularidade. Foram emitidas 389 notificações por ausência/irregularidades da CNH, sendo 62 recolhidas. 217 documentos veiculares (CRLV) foram retidos. Nove documentos, entre CNHs e CRLVs, foram apreendidos por haver indícios de adulteração ou falsificação.

COMBATE AO EXCESSO DE VELOCIDADE

Apesar de inúmeras campanhas realizadas e a comprovação evidente dos riscos de se trafegar com excesso de velocidade, esta conduta perigosa permanece nas Rodovias Federais. Nesta operação, a fiscalização da PRF com os radares flagrou um total de 14.189 veículos cometendo a infração.
PRF X EMBRIAGUEZ AO TRÂNSITO

A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de bebida alcoólica na direção de veículos, utilizando etilômetros tradicionais (foto ao lado), além de novos modelos, que detectam a concentração de álcool no ar expelido pelo analisado sem necessidade de sopro. O resultado do esforço supracitado, aliado a campanhas educativas e maior rigor da legislação se apresentou, nesta operação, de forma bastante positiva. Houve um aumento do número de testes realizados neste período em relação ao ano anterior (3.034 x 2.805 testes – incremento de 8,16%), com 66 condutores autuados por dirigir alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Além disso, 13 condutores foram presos por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012). Este último dado indica uma tendência, também verificada a nível nacional, da redução gradativa do hábito nocivo do uso de bebida alcoólica na condução de veículo, haja visto, no mesmo período do ano passado, ter ocorrido a detenção de 28 motoristas por embriaguez, mais do que o dobro do período atual.
No total, durante esta Operação, 89 pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária por crimes, tais como a própria embriaguez ao volante, mandado de prisão em aberto, receptação de veículos, falsificação documental, porte ilegal de arma de fogo etc.

Salvador, 3 de janeiro de 2014.

ORIGINAL ASSINADO E ARQUIVADO NESTA 10ª SRPRF
MÉRCIA OLIVEIRA
Chefe do Núcleo de Comunicação Social

SEGUNDA-FEIRA INICIA CURSO RETA FINAL DO BANCO DO BRASIL

A partir desta segunda-feira dia 06/12 inicia o curso Reta Final do Banco do Brasil.
Aproveite a oportunidade e faça sua inscrição!!
Últimas vagas. Contatos : 3541-5865
Próximo a rádio Caraíba, Prédio da Faculdade Anhanguera.
Início imediato!


POLICIAL: HOMEM TIRA PRÓPRIA VIDA EM CAÉM


Um homem identificado como Reinaldo Francisco dos Santos, 33 anos natural do município de Caém, tirou sua própria vida na manhã dessa quinta-feira (2), no povoado de quebra coco. Informação de familiares que o mesmo sofria de depressão. Reinaldo pegou uma corda na cozinha amarrou no telhado de sua casa e se enforcou, Policiais Militares se deslocaram até o local fizeram a ocorrência o corpo foi conduzido ao DPT de Jacobina onde foi necropsiado e liberado para sepultamento.


Espaço Aberto.Net

POLICIAL: GAROTO DE 13 ANOS MORRE EM ACIDENTE DE CARRO EM ITIÚBA


O garoto Ronaldo Souza, 13 anos, morreu em um acidente de carro na tarde de ontem (01) na localidade de Carrapato, zona rural de Itiúba. O motorista do veículo em que Ronaldo estava perdeu o controle do carro e capotou, o menino faleceu na hora.
O corpo foi removido para o IML de senhor do Bonfim e em seguida foi liberado.
A morte do menino causou muita comoção em Itiúba, o sepultamento aconteceu às 16:30h dessa quinta-feira (02).


Portaldenoticias.net

DESABAFO: 365 DE “UMA NOVA (E VERGONHOSA) REALIDADE”

Ninguém se esqueceu das observações que fiz publicar quando o desastre político-administrativo que se instalou em Senhor do Bonfim no dia 1º de janeiro de 2013 completou 100 DIAS, sob o título 100 DIAS DE “UMA NOVA REALIDADE”.

Agora, já são 365 DIAS DE “UMA NOVA (E VERGONHOSA) REALIDADE”, porque quase nada mudou, consolidando a decepção geral, inclusive daquelas pessoas que acreditavam ser ainda muito cedo para uma avaliação desastrosa e que para muitas outras pessoas já se anunciava como VERGONHOSA REALIDADE, motivando manifestações populares (Acorda Bonfim e Basta Bonfim), exigindo a saída do Prefeito.

Efetivamente, nada ou quase nada mudou e por isso repito na íntegra as observações dos 100 primeiros DIAS, com pequenas observações de melhora ou piora (textos em vermelho) que apenas consolidam a VERGONHOSA REALIDADE em que vivemos, porque não são apenas 100, mas 365 DIAS:

• SEM recuperar a iluminação pública, tanto nos bairros periféricos, como na Praça Nova (mesmo tendo contratado um caminhão MUNK para o serviço, durante oito meses, dos quais o GOVERNO DA VERGONHOSA REALIDADE está devendo seis);

• SEM realizar a Limpeza Pública nos padrões mínimos de eficiência, apesar do preço exorbitante (o contrato firmado com a empresa está sob suspeita de irregularidade, sendo investigado por uma CEI-Comissão Especial de Inquérito, instalada na Câmara de Vereadores);

• SEM oferecer à população um serviço de saúde elementar, básico (chegou a faltar até seringas). (noutros momentos chegou a faltar gaze, luva cirúrgica para exames de toques íntimos, medicamentos e, principalmente, gestão eficiente);

• SEM pintar sequer um metro de meio-fio (serviço presente apenas em poucas ruas do centro da cidade, em ocasiões especiais: aniversário da cidade, 7 de setembro e fim-de-ano);

• SEM recuperar as dezenas de ruas esburacadas (recuperou cerca de 0,03%, dos quais ainda deve às empreiteiras contratadas, aumentando em cerca de 300% a buraqueira encontrada do governo anterior, inclusive pela execução mal feita de serviços. Exemplo: Rua Barão de Cotegipe);

• SEM promover faxinaços nos bairros da cidade (as reclamações são diárias nos meios de comunicação da cidade);

• SEM expor planos e muito menos metas de governo, porque inexistentes (já estamos no 3º Secretário de Administração e Planejamento que não consegue administrar e muito menos planejar, por pura ineficiência e por ausência de discernimento e aptidão do PREFEITO pra gerir a coisa pública, ou, no caso do 3º e atual Secretário, por enquanto - acredita-se! -, pelo pouco tempo que assumiu a pasta);

• SEM evitar o inchaço de pessoal apadrinhado contratado na Prefeitura (dispensou a quase totalidade dos contratados, mas ainda deve a totalidade de seus salários, alguns com até seis meses, vítimas da VERGONHOSA REALIDADE);

• SEM concluir o recadastramento de servidores, ação que é praticada por administrações planejadas, nos primeiros dias de governo (transcorrido UM ANO de desgoverno, é natural que não saiba quantos servidores efetivamente possui, mesmo contando com funcionário competente à frente dos Recursos Humanos, porque as contratações de conveniência e apadrinhamento continuam – que digam os vereadores do “amém”);

• SEM agir com transparência no trato da coisa pública, com anúncios de licitações suspeitas (caso da consultoria em serviços de engenharia); (acrescido de outros casos em evidência, a exemplo de: caso da contratação de empresa para gerir a comunicação social, mesmo tendo um Bacharel em Marketing e um técnico em Comunicação Social – recentemente trocados em seus respectivos cargos de Chefia de Gabinete e Assessoria de Comunicação -, inclusive com profissionais de jornalismo contratados; caso da contratação de uma Cooperativa para os serviços de transportes da Prefeitura – este, suspenso por determinação judicial, ante as evidências de irregularidades e muitos outros casos);

• SEM merenda escolar de qualidade mínima (uma situação que nem mesmo as TRÊS Secretárias Oficiais e as outras Secretárias de Fato não conseguiram resolver);

• SEM política de comunicação social, perdendo o diálogo com a população (agora, como bem observou um radialista, trocaram SEIS por MEIA DÚZIA, colocando o Chefe de Gabinete na COMUNICAÇÃO e o Assessor de Comunicação na Chefia de Gabinete);

• SEM evitar o NEPOTISMO (esposa de secretário e irmão de secretária nomeados para cargos de confiança).(sem comentários);

• SEM iniciativa para atender os anseios populares (a INÉRCIA se firmou como MARCA MAIOR DA VERGONHOSA REALIDADE);

• SEM planejamento para enfrentar as questões mais elementares da vida do Município (parece que UM ANO foi insuficiente para entender o importante significado da palavra PLANEJAMENTO, ante o DESGOVERNO que se consolidou nesses 365 DIAS como o GOVERNO DA VERGONHOSA REALIDADE);

• SEM mudar a cara da cidade (sem comentários);

• SEM vocação para liderar (sem comentários);

• SEM aptidão para administrar (sem comentários);

• SEM apresentar propostas de soluções de curto, médio e longo prazo para solucionar problemas comuns e elementares do Município (sem comentários);

• SEM perspectivas de mudar realidades tão simples e antigas (a frustração já ultrapassou os limites do círculo de adversários políticos e já afetou grande parte do círculo de correligionários).

• SEM VERGONHA DE ENGANAR: “quem manda não é o povo; é o chefe de gabinete” (depois da desastrosa experiência, parece que quem vai mandar é o 3º e atual Secretário de Administração e Planejamento, fazendo surgir, para os mais otimistas, ‘um filete de esperança’, muito mais pela credibilidade pessoal que goza no seio da comunidade o novo Secretário, do que pela vocação de liderança e aptidão de administrar do Prefeito, porque são qualidades necessárias, mas inexistentes nele – já está mais do que provado).

Observações do jornalista e advogado Josemar Santana

(que continua sem dar importância às tentativas de ataques pessoais – falsos, mentirosos -, porque está consciente que esse é o expediente natural de covardes e de quem não possui argumentos para neutralizar as suas observações, indefensáveis, porque verdadeiras).

CLIENTE DA MEGA MÓVEIS DE MONTE SANTO FAZ COMPRA COM MOEDAS E GANHA UM CARRO 0 KM!


A senhora Katiana Maria de Andrade trabalhadora rural do povoado de Tapera, município de Monte Santo, efetuou a compra de um armário de cozinha na Mega da cidade de Monte Santo e foi sorteada e premiada com um Ford Ka 0km no dia 28/12/2013.


No link do vídeo, a sortuda conta como comprou o armário com a ajuda de seu marido, fazendo suas economias em moedas, já que ele também é vendedor ambulante de cocadas no povoado que residem, e recebe muitas moedinhas como pagamento.


Katiana ainda não decidiu o que vai fazer com o prêmio, mas garante que graças a deus, o seu ano novo será inesquecível.